1ª Maratona BTT Cidade de Coimbra - Taça Regional do Centro XCM - 24.03.2013

joks

New Member
Pois bem vou abrir as hostilidades...

Participei na Maratona, apesar da muita lama (que não faz parte da responsabilidade da organização) e a dureza que a mesma provocou com o acumular de Kms, vou dar nota positiva à organização.

Zona de partida / meta: 3 *** (no meu entender o padock podia ter sido melhor organizado, não há muita lógica em meter atletas da meia-maratona, apesar de federados, entre os participantes da Maratona.
Percurso: 4 **** (pena este percurso não poder ser feito com piso mais seco)
Sinalização: 5 ***** (impecável)
Staff nos cruzamentos e vias públicas: 5 ***** (do melhor que tenho visto)
Abastecimentos: 4 ****
Banhos: 4 ****
Almoço: não usufruí.

Em resumo, apesar do empeno, gostei muito de ter participado nesta prova e resta-me dar os parabéns à organização.
 

gilcunha

New Member
Também fiz os 70km e gostei bastante. Principalmente da zona do Loureiro. Nada a apontar. Parabéns. Almoço não fui (no meu caso seria mais lanche :rolleyes:) e banho tomei em casa.
 

Pedro_Carvalho

New Member
Também fui a maratona, o almoço estava delicioso, e os banhos quentes com boas condições. Tudo 5* para ano tou lá! Com menos lama não teria levado o mesmo empeno mas adorei!
 

lparede

New Member
Os meus parabéns pela prova.

Gostei imenso do percurso (meia). Claro que se estivesse seco seria outra coisa, mas isso ninguém podia controlar.

Gostei da organização por boxes. Partida correu bem, excepto a parte em que "campeões", que partindo das últimas posições, toca de ziguezaguear por entre o pessoal, sem o mínimo cuidado...

Abastecimentos, marcações, e parte do staff, tudo bom. Banhos, almoço e lavagem de bicicleta não usufruí.

Agora dois pequenos reparos:
- Na de zona de Brasfemes, dou por mim a ser ultrapassado por um carro e logo de seguida apanho outro, quando ia a fazer um cruzamento. Que estava a GNR a fazer?! A dormir?! Claro que não culpo a organização, apenas quero relatar a falta de cuidado da autoridade, nesta situação.
- Antes da descida para o abastecimento dos 20Km, havia uma cortada, junto a uma oliveira. Com os olhos fixos no trajeto, não reparo num dos ramos da oliveira e bato-lhe com a cabeça. E não fui caso único, quanto sei. Penso que faltou aqui um sinal a alertar para uma zona com algum perigo, mas eu também deveria ter aberto os olhos. :)
Mas o mais grave foi que após o embate fiquei algo tonto e tive que baixar a cabeça junto da bicicleta para recuperar. O elemento do controle que lá estava em vez de vir ter comigo, para ver estava bem, ainda se riu do meu embate! Cada pessoa é uma pessoa, e esta era uma besta.

Mais de resto, até para o ano, para o II Maratona BTT Cidade de Coimbra. :)
 

C@JO

New Member
a organização não esteve a altura de receber tanta gente ... as classificações na entrega dos prémios foram e continuam no site uma vergonha ...

basta ver aqui : http://www.coimbrabike.pt/inscricoes/gestao/classificacoes_provisorias.php

quero dar os meus parabens ao primeiro classificado da meia-maratona por ter feito o percurso em 00:31:02 (loooool) e nem ter sido ele o 1º classificado.
resultados da maratona a mesma coisa e ainda por cima só aparece até ao 23º lugar ...
e eu ainda nem sei em que lugar fiquei, mas também a credibilidade do mesmo já esta posta em causa ...


mas gostei da sinalização e da marcação ao longo do percurso do banho com aguá sempre quente!
 

gfilipe

New Member
Participei na Maratona.
Adorei o percurso.. com uma diversidade de trilhos fantastica.
Bem sinalizado, so nao digo muito bem porque faltou uma sinalizacao no loureiro em que apos uma descida super rapida se tinha de virar a esquerda e apenas tinha fitas( nao se via aquela velocidade ).
O staff..fantastico, muita gente, muitos agentes nos cruzamentos, etc
A lavagem das bikes porreira, com varias mangueiras e a ser feita assim de forma rapida.
Os banhos com agua quentinha e boas condicoes
O almoco..epah 10*, a massa estava no ponto e o frango muito bem cozinhado, gelatina mesmo a calhar ;)

Posto isto, foi um bom evento e todos os que nele tem responsabilidade estao de parabens!!!!!!!!

Um abraco meu..Gonçalo Rodrigues e de toda a equipa BlackBulls ADCRP / CNI
 
E

Eu...Bike

Guest
Lamento, mas estou farto de participar em provas e tenho a relatar o seguinte:

Esta organização, não estava à altura de receber tanta gente !! Por isso é cada vez participo em provas mais pequenas. Isto é de loucos, pela primeira vez que organizarão esta prova e metem lá esta enormidade de gente.

Só pensam no dinheiro que estão a realizar. Marcações uma vergonha, andei perdido cerca de 4 kms e acabei por desisitir.

Tinha o almoço pago e nem sequer lá apareci.

MARATONA COIMBRA ............ JAMAIS
 
Last edited by a moderator:

Vigfuz

New Member
LAMA MUITA LAMA. O Spa foi aberto e todos tomaram um banho de lama. Não é facil andar com uns kilinhos extra de lama, mas faz parte do jogo.
Não gostei das boxes na partida e para mim foi uma organização desorganizada neste aspeto. Daí que muitos supostos campeões, sairam das ultimas boxes, e tiveram que andar a trepar para chegar á frente. E que jeitaço dava sair á frente, para aquela subida em single track.
Também não gostei da lavagem das bikes, que estava muito lenta (seria da lama??). Acho que eram poucas mangueiras para tanta lavagem, deveriam ter disponibilizado (se possivel) mais. Não estive para estar arrefecer e fui me embora tomar banho.
Os banhos também não eram suficientes para tanta gente (balneários pequenos e com poucos bancos).
Não almocei.
Aparte disto , penso que é uma prova a repetir (1ºano logo alguns problemas organizacionais que devem ser corrigidos ), e se estiver com tempo seco será mais acessivel.
 

Jorge Dias

New Member
Boa noite,

Reservo o meu comentário global para mais tarde, mas gostaria de focar 2 falhas que não deveriam ter acontecido e que têm a ver com a postura com que algumas pessoas ligadas ao funcionamento das provas de BTT teimam em manter:

-os "comissários", nome pomposo que ostentam com nítida vaidade, e os responsáveis pelo controle da chegada

Os primeiros pelo enredar da entrega dos dorsais aos federados: ou apresenta cartão ou não corre. Uma pessoa desloca-se 200 ou 300kms e porque se esqueceu do cartão de federado já não o deixam correr, porque, alegam, pode não estar inscrito, pode estar inscrito mas estar suspenso, pode... É um infindável numero de suposições que não se consegue ultrapassar. O atleta pagou a inscrição e não pode correr porquê? Se diz que está federado, e afinal não está, não pode ser desclassificado no final? É preferível penalizar só porque se esqueceu de apresentar o cartão?

Quanto ao controle da chegada: quando cortei a meta ouvi alguém que estava a controlar as chegadas a dizer que eu era o 1º. Tive o cuidado de imediatamente dizer que estava inscrito na Maratona, mas só fiz a Meia Maratona. Qual é o meu espanto quando vou ver as classificações e apareço em 1º lugar. Será que nestas alturas, porque estão numa situação nova, o cansaço, o stress, as pessoas perdem o bom senso?

Jorge Dias
 
Boas! Os "tremoceiros" da Casa do Povo de Cadima, participaram com o Carlos Eduardo e Pedro Sancho na meia-maratona, obtendo muito boas classificações, e com o Marco Santos a terminar a difícil(culpa da chuva) Maratona, e Aires Costa (eu próprio) abandonar ao Km 55 por indisposição, ou por não ter conseguido chegar á jeropiga do Loureiro...Pela 3ª vez que participo na maratona de Coimbra e só tenho a dizer que a organização (Brasfemes/Loureiro) esteve muito bem:
-Na escolha do percurso, sem engarrafamentos no inicio.
-Alguns singles-track que a lama não ajudou mas compreende-se que não seja fácil depois de ter as marcações feitas alterar percurso por motivos de chuva na véspera digo por experiência própria.
-Marcações(até aos 55km) impecáveis, pessoal dos postos na estrada sem nunca abandonar os locais e nunca vi tanta policia!
-"Assistência em viagem" ... Obrigado Nuno do Loureiro pela rapidez e ás meninas que estavam em Antanhol que foram super simpáticas.
-Banhos impossível dizer mal.
-Almoço o recomendável, e cerveja para os tremoços de Cadima...

No fina ainda provei a jeropiga e lá estaremos no dia 14 Abril na aldeia do Loureiro.
Um forte(108kg)abraço!

Algumas fotos:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.624726437553173.1073741830.341117995914020&type=1
 
Last edited:

TeamZener

New Member
Bom Dia.
ainda não vou dar uma opinião final. mas fica já alguns comentários, ao nível da segurança dou 5 estrelas.
aguardo ainda pelas classificações finais de todos os concorrentes, pois as que estão no site, não se reportam a todos os participantes.
e espero pela fotos,
 

ueta

New Member
Bem acho que as opiniões duma prova destas dependem muito da preparação de cada um e andamento de cada um e passo a explicar, comentários que li aqui e não concordo (não querendo dizer que quem os disse esteja errado).
1º li aqui que não houve engarrafamentos, talvez isto não tenha acontecido para o pessoal que anda na frente mas para quem anda cá atras, e eu fui um deles, pela inscrição tardia e pela má preparação que conscientemente levava para esta prova, estive até aos 10km (final da primeira grande zona de subidas) bastante tempo quase parado ou parado com pessoal a frente e os ditos emgarrafamentos, quando finalmente se começa a descer, aqueles singles, ainda foi pior, pois quem não está á vontade a descer foi descer á mão quando podia ter descido a andar para não correr o risco de ir para cima de alguem literalmente.
2º zona de lavagem mais uma vez para o pessoal que chegou primeiro e talvez tambem para os ultimos, deve ter sido suficiente, agora para a altura em que chegou o grosso do pessoal devo dizer que estive a vontade 30m para lavar a bike.
3º marcação concordo que boa excepto na descida rápida onde já alguem falou aqui que deveriamos virar a esquerda e apenas uma fita ( não fosse o sr da carrinha que lá estáva parado e eu não tinha voltado para o trilho.
4º Apesar de compreender que talvez ninguem estivesse á espera da chuvada da noite anterior, já saberiam que o piso estava bastante encharcado e acho que poderia ter escolhido alguns caminhos alternativos , pois havia descidas que estavam impraticáveis, mais uma vez acredito que para os primeiros até estivesse razoável, agora para quem lá passou depois de 200, 300 400, etc bikes, tenham paciencia.

Com isto acho que a critica se resume a uma coisa muito simples, deveria organizar uma maratona a pensar em todos, e não apenas nos pros que andam lá na frente.
 

TiagoDP

New Member
Epah...Alguém me sabe sclarecer qual foi o tempo do 1º classificado na meia e na maratona? Aquele primeiro classificado da meia obviamente que é lápso... mas depois entre o 2º da meia e o 1º da maratona só há uma diferença de 15min!! poderá isto estar certo?

Quanto à prova....

Na partida o sistema de boxes é sempre o mais justo. Não se tem que estar um tempo infindável na partida para não se ficar atrás dos super domingueiro. E claro que os federados devem ter sempre prioridade em relação aos restantes.
O percurso muito bom. Tudo em proporções correctas para que quem não esteja à vontade em determinadas situações como partes técnicas, subidas e afins não desespere com a extensão destas. 95% do percurso estava ciclável apesar da chuvada da noite anterior. Aquela parte final junto ao rio fica na memória. Dispensava aqueles metros em cima da linha de comboio....
Quanto ao resto, só usufrui dos banhos. Nada a apontar.

Clarifiquem só as classificações.
 

zeperdi

New Member
Este ano São Pedro não está a ser amigo dos ciclistas e das organizações dos eventos.

Para 1º evento teve muita coisa boa e outras menos boas.

Dou nota positiva à segurança mas, ainda assim, numa estrada cruzei-me com carros que passavam a uma velocidade demasiado alta.

Coisas más (destaco estas por serem as que menos razões têm de existir nos dias que correm):
- marcações deficientes em alguns locais
- o site do evento é mau
- a secção das classificações é muito má

Fora isso, foi mais um passeio com muita lama, slides e, no meu caso, 2 quedas :)
 

city_hunter

New Member
Fiz os 45km (46,xx Km) e esquecendo a parte da lama, achei excelente. Claro que a lama ninguem a pode controlar, mas em alguns sítios tornava-se perigoso, principalmente em ST com ribanceiras à beira!!!
O que baralh tudo isto e para a organização não será de todo fácil é que se atribui à partida um dorsal para uma determinada distância e depois cada um decide, a meio da prova, fazer o que lhe apetece. Poderei não estar a ser justo, mas quem se inscreveu na maratona e só fez a meia (e vice-versa), só tem que ser desclassificado, ponto. Acho que para quem faz isso, não o faz no sentido de batota, mas talvez porque teve "mais olhos que barriga", ou porque teve problemas com a bike ou até físicos; isto para dizer que para esses a classificação não será o mais importante, será portanto o disfrutar de uma manhã de btt com mais umas centenas de "colegas" e aparecer desclassificado na tabela, não será nenhuma tragédia e facilita em muito a vida à organização.
Já que falei em batota, faço só um reparo e em específico num dos pontos do percurso, já no final, quando iniciamos o single junto ao rio. Tudo bem, estava uma pessoa do staff a indicar a subida para o single. Quem o fez sabe bem as condições do terreno (lama-cola!); Já depois de vir a sofrer com algumas caimbras, vejo dois "artistas" que foram pela estrada... (mais à frente dava para descer para o asfalto). Para além de falta de respeito, são batoteiros denegrindo por completo o espírito do btt.
 

RMRF85

New Member
Bom dia!

Lamento mas na minha opinião a organização desta prova não estava à altura de 800 (??) inscritos.....

Nota positiva:
- marcações
- segurança (GNR, PSP, Staff..)
- sistema de boxes


A melhorar:
- os balneários eram ridículos para tanta gente
- a lavagem de bicicletas (30min de espera????)
- percurso (do 8 ao 80 - rios de lama ou alcatrão com fartura) o tempo também não ajudou, é certo.
- as classificações no site....
- a diferença da inscrição 7,50€ para 12€ era as lembranças....resumia-se a um bidon e um saco dos CTT ?????

Há provas muito mais pequenas que têm muito mais qualidade (trilhos, almoço, preço, lavagem, brindes....)
 

xupm41jmc

New Member
Olá pessoal do BTT !!!
Não tenho muito a dizer acerca desta prova. Nem muito jeito para a escrita, mas não podia deixar aqui uma simples recomendação à ORGANIZAÇÂO.
Qual o interesse em ter tantos participantes, sem condições para tal?
Em minha opinião entendo que não havendo condições para tanta gente e sabendo que as condições climatéricas, não têm ajudado, devia a organização ter tido o cuidado de ter menos participantes.
Esta moda do LOW COAST, em minha opiniao no BTT é só para ir buscar mais dinheiro. Estamos a acabar com o espirito do BTT.
Camaradagem, convivio, entre outro sentimentos
Tenho participado em provas mais pequenas 150, 200 participantes em que existe um calor humano e vimos as organizações preocupadas com os participantes, aquilo que não aconteceu nesta maratona.
Sugiro a todos os organizadores e organizações que mantenham o espirito do BTT e não vejam isto como uma forma de ganhar €€€€€€.
Esse não é o esprito do BTT.
 
Top