órbita

350plus

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Bom dia,

Relativamente à Órbita e outras marcas portuguesas, acho que tão numa situção muito complicada em termos de mercado, encostadas à parede pelo mercado.
Por um lado as marcas chinesas inundam o mercado de bicicletas de de 30 euros e por outro têm as marcas internacionais que dominam o mercado de média e alta gama.
Face a esta situação a escolha de uma estratégia para estas marcas torna-se então incrivelmente difícil.

Tive a oportunidade de hà pouco tempo visitar a fábrica dá SIRLA em Águeda e pude constatar que a abordagem deles tá quase 100% concentrada na venda em grandes superfícies de modelos de baixa qualidade, com peças totalmente importadas, com margens de lucro que devem ser muito pequenas e impeditivas de qualquer tipo de crescimento. Existem uns poucos modelos mais caros mas que apenas cobrem pequenos nichos de mercado e actualmente não há investimento na marca.

Quanto á Órbita vejo que estão a tentar investir na marca com o lançamento de uma bicicleta halo de 6400 euros (para usar um termo usado na indústria automóvel, mais info http://en.wikipedia.org/wiki/Halo_model). De certeza que os gestores não contam ver muitos modelos desta bike de carbono vendida e esperam que a simples presença da bike nos catálogos e na boca do povo suba imagem a da marca. E possivelmente vão usar esta bike para patrocinar algum atleta português de renome.

Devido ao minúsculo tamanho do mercado português é difícil que esta estratégia tenha resultados tangíveis. É que o nome órbita já anda à muitos anos associado a bikes de supermercado. Se querem mesmo entrar no mercado de alto nível penso que é indispensável a criação de uma nova marca (voltando aos automóveis criar uma coisa estilo Lexus) e apostar em três coisas: produtos com conceitos e tecnologias alternativas, design e gráficos sempre actuais e marketing agressivo. A Rodi surge como um bom exemplo pois fez alguns destes passos, criou uma marca nova (Blackjack) aplica design muito apelativo aos produtos e mesmo a tecnologia já está a atingir um nível bastante interessante, isto a a acreditar na reportagem que à uns meses atrás vinha na Bike Magazine.

E pronto, desculpem o testamento mas o nosso mercado de bikes é algo que me interessa bastante e gostaria muito que as empresas portuguesas tivessem a capacidade de inovar e vender produtos de alta qualidade no panorama internacional.
 

DEL9JUMBO

Member
Bom dia,

Relativamente à Órbita e outras marcas portuguesas, acho que tão numa situção muito complicada em termos de mercado, encostadas à parede pelo mercado.
Por um lado as marcas chinesas inundam o mercado de bicicletas de de 30 euros e por outro têm as marcas internacionais que dominam o mercado de média e alta gama.
Face a esta situação a escolha de uma estratégia para estas marcas torna-se então incrivelmente difícil.

Tive a oportunidade de hà pouco tempo visitar a fábrica dá SIRLA em Águeda e pude constatar que a abordagem deles tá quase 100% concentrada na venda em grandes superfícies de modelos de baixa qualidade, com peças totalmente importadas, com margens de lucro que devem ser muito pequenas e impeditivas de qualquer tipo de crescimento. Existem uns poucos modelos mais caros mas que apenas cobrem pequenos nichos de mercado e actualmente não há investimento na marca.

Quanto á Órbita vejo que estão a tentar investir na marca com o lançamento de uma bicicleta halo de 6400 euros (para usar um termo usado na indústria automóvel, mais info http://en.wikipedia.org/wiki/Halo_model). De certeza que os gestores não contam ver muitos modelos desta bike de carbono vendida e esperam que a simples presença da bike nos catálogos e na boca do povo suba imagem a da marca. E possivelmente vão usar esta bike para patrocinar algum atleta português de renome.

Devido ao minúsculo tamanho do mercado português é difícil que esta estratégia tenha resultados tangíveis. É que o nome órbita já anda à muitos anos associado a bikes de supermercado. Se querem mesmo entrar no mercado de alto nível penso que é indispensável a criação de uma nova marca (voltando aos automóveis criar uma coisa estilo Lexus) e apostar em três coisas: produtos com conceitos e tecnologias alternativas, design e gráficos sempre actuais e marketing agressivo. A Rodi surge como um bom exemplo pois fez alguns destes passos, criou uma marca nova (Blackjack) aplica design muito apelativo aos produtos e mesmo a tecnologia já está a atingir um nível bastante interessante, isto a a acreditar na reportagem que à uns meses atrás vinha na Bike Magazine.

E pronto, desculpem o testamento mas o nosso mercado de bikes é algo que me interessa bastante e gostaria muito que as empresas portuguesas tivessem a capacidade de inovar e vender produtos de alta qualidade no panorama internacional.

Concordo plenamente.
 

sinais

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350plus said:
e gostaria muito que as empresas portuguesas tivessem a capacidade de inovar e vender produtos de alta qualidade no panorama internacional.

acho que todos gostaríamos, e aqui passa não só pelo sentimento porteguesinho que costuma existir no país, mas pelo reconhecimento do bom trabalho que é feito por muitos portugueses.

Existem marcas prestigiadas internacionais em diversos sectores e que são produzidas cá, a roupa de colecção exclusiva da Gant e a VW sharan são dois dos exemplos, acontece que ainda não conseguímos noutras áreas provar ao mundo que somos tão ou mais capazes, muitas vezes por uma política de imagem à porteguesinha...

Creio que no caso da órbita a questão passará por conseguir arranjar preços de custo reduzidos face ao que se pratica actualmente noutras marcas. Creio que quem compra um bike alemã pela net porque reconhece que a qualidade/preço está num equilíbrio muito bom, irá reconhecer que se existir uma órbita que tenha as mesmas qualidades essa também terá fortes possibilidades de vir a ser comprada.

Muito dependerá do preço final, porque a malta que compra por "carolice" aquela marca porque só gosta daquela marca (mesmo que existam outras melhores e mais baratas) não é a maior fatia de mercado que o btt/ciclismo tem, i.e., 90% dos utilizadores do fórum gostariam de ter uma corratec mas apenas 0,001% efectivamente compram uma.

pronto se exagerei no 0,001 desculpem mas é fazer as contas de quantos na realidade têm :lol: :lol:
 

sacramento

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Alguém mais reparou na Bike Magazine deste mês na página de publicidade à Orbita que o preço da bicileta baixou para os 4800€ ??
Sinceramente n consigo compreender... era pra ver se pegava?? :)

Boas Pedaladas
 

helio69

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Eu não disse... Eu não disse!!!! E então esperem por Março quando começarem a sair as novidades de 2009 para ver como o preço baixa ainda mais! :mrgreen:

Cara? Não me lembro em concreto de todo o equipamento, mas acho que aquilo é XTR por tudo quanto é lado e Reba (corrijam-me se estou errado)... No caso da GT Zaskar em cabono, o modelo com melhor equipamento também dispara para cima de 5000 euros!

Cara é, como são todas as bicicletas, mas por comparação não me parece ser assim ser tão cara!
 

Franck

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Alf_PKS_0 said:
Terá sido um erro? :ideia: :ideia: :ideia:

Um erro??? não acho!! Devem ter uns olhos por aki à espreita!!! :mrgreen: e ao terem visto tanta opinião contradizendo o preço exurbitante, decidiram baixar. Onde te escondes tu Espiãozinho?? Vai dizer à Órbita que 4800 € continua a ser caro! E que pode baixar à vontade mais 2000 € (talvez seja exagero) se querem vender nem que seja uma! Não sei a quem mas assim é provável!!! :mrgreen: :mrgreen:
 

sacramento

New Member
Se andam aqui a espreitar só têm a ganhar com isso... só é de lamentar não terem visto a sondagem feita aos utilizadores do fórum onde se pergunta o custo da bicileta, onde se pode reparar que aproximadamente 65% das pessoas têm bicicletas de custo inferior a 1500€. Logo por aqui poderiam ver qual era o público alvo que deviam "atacar" e no fim de ganhar a confiança das pessoas lançarem então uma "Bomba"!!
Mas isto digo eu que não percebo nada de markting...

Boas Pedaladas
 

Joel O.

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helio69 said:
Cara? Não me lembro em concreto de todo o equipamento, mas acho que aquilo é XTR por tudo quanto é lado e Reba (corrijam-me se estou errado)... No caso da GT Zaskar em cabono, o modelo com melhor equipamento também dispara para cima de 5000 euros!

Apesar de ser uma marca que está a apostar no carbono, e ainda não tem muita experiência nesse nobre material, se formos a ver há bicicletas que com este equipamento todo disparam com os preços lá para cima... logo não vejo o preço desta bicicleta tão exorbitante quanto isso. Talvez seja o preço justo dela.
Por outro lado, também concordo, que não é toda a gente que vai dar todo esse dinheiro por uma bicicleta tão recente.
Mas são investimentos, milagres no preço não existem, logo tem que se ter uma certa margem de risco e investir. Parado é que não se anda para a frente. Na minha opinião foi uma boa opção por parte da órbita.
Que tenham alguma sorte

sacramento said:
Se andam aqui a espreitar só têm a ganhar com isso... só é de lamentar não terem visto a sondagem feita aos utilizadores do fórum onde se pergunta o custo da bicileta, onde se pode reparar que aproximadamente 65% das pessoas têm bicicletas de custo inferior a 1500€. Logo por aqui poderiam ver qual era o público alvo que deviam "atacar" e no fim de ganhar a confiança das pessoas lançarem então uma "Bomba"!!
Mas isto digo eu que não percebo nada de markting...

Boas Pedaladas

:bompost:
 

sinais

New Member
sacramento said:
Se andam aqui a espreitar só têm a ganhar com isso... só é de lamentar não terem visto a sondagem feita aos utilizadores do fórum onde se pergunta o custo da bicileta, onde se pode reparar que aproximadamente 65% das pessoas têm bicicletas de custo inferior a 1500€. Logo por aqui poderiam ver qual era o público alvo que deviam "atacar" e no fim de ganhar a confiança das pessoas lançarem então uma "Bomba"!!
Mas isto digo eu que não percebo nada de markting...

Boas Pedaladas

por essa ordem de ideias qualquer marca de carros apenas lançaria utilitários e monovolumes por serem os mais comprados em solo Luso? Eles também têm preços mais baixos e consequentemente bicicletas com menos qualidade no seu todo, mas é uma aposta que estão a fazer e quiçá para a próxima edição de carbono até consigam baixar o preço (se se provar que esse é o entrave à compra de uma órbita)
 

helio69

New Member
Ó joel... essa da experiêcnia com o carbono também não me convence!!!! Afinal de contas, pelo que me dá a entender e pelo que leio nem o quadro da Zascar, ou da OIZ, ou sabe lá mais quantos, não são trabalhados pela marca em si mas sim por fábricas em Taiwan que fabricam estas coisinhas!!!!

Eh pá, eu até quase que apostava que grande parte das marcas nem sequer um engenheiro têm que perceba a fundo sobre o material! Não sei, é um tiro no escuro com grande probabilidade de acertar no alvo, mas não deixa de ser um tiro no escuro!
 

BEJIX68

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Pessoal, está confirmado, o preço de 6.400,00 € era mesmo um erro.
Na Bike magazine deste mês vem uma publicidade à mesma com o PVP de 4.800,00 €.
É só uma diferênça de 1.600,00 €.
Força nos pedais, ppl.
 

Zé Rok

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Realmente este tópico só me dá vontade de rir :rotfl: :rotfl: :rotfl:

O portugês quando é para deitar abaixo não dá hipotese!!!

Até impliclaram com os calções de um dos responsáveis da empresa.
:suabesta:

Os xicos espertos e iluminados que encheram este tópico de comentários filosóficos, criticam a Órbita mas se calhar andam por ai em bikes bem piores mas com autocolantes de marcas "conceituadas", e que até viram os quadros das mesmas a serem fabricados no mesmo sitio. A ser desenvolvido por um xinoca de olhos em bico.

Prefiro comprar uma ÓRBITA com estes componentes e com esta qualidade (se esta vier a comprovar-se), do que comprar uma bike espanhola.
Sei que não é fácil (por experiençia própria) a uma pequena empresa de um pais pequeno sobreviver num mercado tão aguerrido e competitivo como aquele que temos de confrontar. E com a vossa ajuda ainda se torna mais dificil!!! Se não evoluem são uns otários que não conhecem o mercado, se tentam melhorar os seus produtos mesme que gradualmente são uns otários que não conhecem o mercado!!! São presos por ter cão ou por não ter. Acham que os responsáveis da marca se lessem alguns dos comentários que aqui poram brilhantemente postos, não se iriam sentir desiludidos e, até de certa forma ofendidos
:?: :?: :?:


Amanha quando estiverem orgulhosamente a montar as vossas belas bikes espanholas/fransesas/americanas vão se orgulhar de não terem uma bike ÓRBITA , bike feita por gente com mau gosto e para pessoas sem bom gosto.


As da Decathlon devem ser melhores eles tem dezenas de engenheiros que diariamente investigam soluções milagreiras p'ró universo das bikes, pelo menos não são portuguesas.

Eu pessoalmente se trocar de bike no próximo ano vou contar com a hipotese ÓRBITA
Com o modelo de carbono para estrada já me convenceram, visto que já pus de lado a minha velha Masil para poder anda numa bela ÓRBITA RC 3
0210.

VIVA A ESPANHA ou outro pais qualquer que não seja Portugal...
 

sinais

New Member
Zé Rok said:
As da Dechatlon devem ser melhores eles tem dezenas de engenheiros que diariamente investigam soluções milagreiras p'ró universo das bikes, pelo menos não são portuguesas.

felizmente que somos todos livres de dar opiniões...mas já que as damos ao menos que as mesmas tenham algum fundamento...

As actividades de produção que a Decathlon desenvolve em Portugal são:
a produção de bicicletas e de calçado. No que respeita ao calçado, é de salientar que Portugal é um dos maiores produtores de calçado Europeu e o 2º país exportador para França. A presença da Decathlon produção em Portugal deve-se ao forte Know how, tecnicidade, reactividade, próximidade e o excelente serviço prestado ao cliente (preços, capacidade de criação, capacidade de produção, prazo de entrega, etc..).

...

Em 1997, foi criada a Actividade Ciclismo que até à data tem sido uma actividade em constante desenvolvimento, produzindo 17% das quantidades de bicicletas vendidas na Decathlon.
in http://www.decathlon.pt/PT/decathlon-producao-10240907/#nop
 

jpsantos

New Member
Zé Rok said:
Prefiro comprar uma ÓRBITA com estes componentes e esta qualidade (se esta vier a comprovar-se), do que comprar uma bike espanhola.

Zé Rok said:
Eu pessoalmente se trocar de bike no próximo ano vou contar com a hipotese ÓRBITA

Boas Zé Rok,

Afinal ainda não tens uma Órbita, porquê?

Se é uma marca que está implementada no mercado português há vários anos, por que não foi a tua opção de compra?


Será que foi pela falta de competitividade em relação às marcas espanholas/francesas/alemãs/americanas etc etc... e porque encontras-te uma bicicleta com uma melhor relação preço/qualidade de uma marca estrangeira?

É sobre isto que este tópico fala!

Os "xicos espertos" deste tópico (como tu) preferem efectuar boas compras e fazem comparações antes de adquirirem aquela que vai ser a companheira por uns tempos, por isso é que não vês muitas Órbitas nos trilhos. :wink:


João Santos
 
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