Área Metropolitana do Porto: Plano define 876 km de ciclovias

apcmo

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Li hoje no Jornal de Notícias online a seguinte notícia que está datada de ontem:

Plano define 876 km de ciclovias
Ontem
Inês Schreck
O plano de acção "Futuro Sustentável", apresentado esta quinta-feira, quer a diminuição da dependência do carro, novos espaços pedonais, a recuperação dos rios e a valorização das zonas rurais. Projectos a executar até 2013.

Cinco anos depois de ter sido lançado, ouvidas 5500 pessoas e 320 entidades, o Plano Estratégico de Ambiente da Área Metropolitana do Porto, promovido pela Lipor, identificou quatro áreas prioritárias de intervenção (Água, Mobilidade, Ordenamento do Território e Áreas Naturais, Educação para a sustentabilidade) e definiu uma série de projectos-âncora para corrigir os problemas ambientais da região.

Num mapa que abrange os futuros 16 municípios da Grande Área Metropolitana do Porto - são 14, mas o plano já conta com Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra - destaca-se uma malha de linhas amarelas que simbolizam as ciclovias a criar, num total de 876 quilómetros.

Porto, Matosinhos e Maia são os concelhos que concentram maior número de trajectos. Para que as ciclovias - sejam urbanas, de recreio ou de ligação entre dois locais específicos - sejam eficientes e seguras para os utilizadores, o plano inclui um guia de boas práticas para a execução das mesmas, baseado nas "melhores técnicas mundiais".

Para fomentar aquele meio de transporte, o "Futuro Sustentável" propõe a criação de parques de estacionamento para bicicletas em estações do metro, do comboio, centros de transportes, apontando um total de 336 localizações. "Prevê-se ainda a instalação de parques em diversos equipamentos públicos", revela o documento, que salienta a necessidade de um sistema de aluguer de bicicletas.

No capítulo do Ordenamento do Território, prevê-se a classificação de paisagem protegida para as serras de Santa Justa, Pias e Castiçal, para o litoral de Vila do Conde e as serras da Freita e da Arada, bem como a criação de corredores ecológicos.

No mesmo mapa sobressaem centros de ruralidade no Porto, Maia, Trofa, Póvoa de Varzim e Vale de Cambra. Para ali, estão previstos projectos de agricultura biológica, hortas e quintas pedagógicas, ecomuseus, turismo rural e ecoturismo.

No capítulo da água, diz o plano, "são necessárias intervenções em praticamente todas as linhas de água da região". Para já, estão previstas acções nas bacias hidrográficas dos rios Ave, Onda, Leça, Tinto, Torto, Arda, Caima, Uíma, Ul e Antuã.

Concluído o diagnóstico e definidas as prioridades, o Futuro Sustentável entra agora na fase de implementação com a apresentação de candidaturas de alguns dos projectos a fundos comunitários.


Vamos ver se passam das palavras para as acções!

Paulo
 

pinhocastro

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São optimas noticias para quem andar de bicla na cidade no Porto, eu pessoalmente gostava de andar no meio da confusão, mas era estudante universitário, aventureiro... outros tempos!

Uma coisa muito importante nesta noticia é que ficamos a saber que há alguem que se chama "Inês Schreck"!!!!
Isto sim foi um choque para mim!!!
 

Alf

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Obrigado pela divulgação! :)

Espero bem que cole, e que as pessoas começem a aderir! :D E já agora que começem com isso, porque senão o 2013 vai se transformar em 2031 :wink:
 

apcmo

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Este projecto da Associação de Muncípios da Áera Metropolitana do Porto tem um site com a publicitação das actividades deste e outros grupos de estudo. Esse site é o Futuro Sustentável (www.futurosustentavel.org) e lá encontram-se vários documentos sobre os diversos estudos.

Os documentos que sustentam a proposta da tal rede de ciclovias, encontram-se no capítulo da mobilidade.

Um dos documentos interessantes é sobre como deve ser feita uma ciclovia. Nesse documento indicam que largura deverão ter as faixas, as distâncias máximas para diversos declives. (Não se vê em lado nenhum traços azuis, como na ciclovia algarvia :lol:).

Outro documento, que anexo, é a lista das ciclovias que integram essa rede. Umas já feitas outras a fazer, em duas fases.

Agora só faltará a vontade política e €€€€ para se executar este projecto!

Paulo
 

apcmo

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Sem querer contradizer o MAMM, pois em muitos casos tem razão, este plano de ciclovias, pelo menos no concelho de Vila Nova de Gaia parece ter pernas para andar. Brevemente mais um troço de ciclovia é acrecentada à rede que este concelho já tem.

Esse troço está identifcado no documento que anexei em post anterior como U29 troço 3.

Pertence a uma ciclovia que ligará Madalena à VL8 e servirá a Escola EB 23 de Canidelo, a Escola Secundária Inês de Castro o Parque de Jogos Silva Matos, o apeadeio da CP de Coimbrões e os Bombeiros Voluntários de Coimbrões.

Esta ciclovia tem 3 troços projectados, estando um deles já concluído há algum tempo e terá no total 3,5 km.

Irei brevemente tirar algumas fotografias e porei aqui para vosso conhecimento.
 

apcmo

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Conforme prometido aqui estou a colocar umas fotografias do troço 3 da ciclovia U29, em Vila Nova de Gaia:


Este troço foi aberto há uma semana.
 

ncarvalho

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De facto não tem grande coisa de ciclovia...
.. mas mesmo sendo apenas um "passeio vermelho"... traz vantagens...

Já há ALGUMAS pessoas que respeitam as ciclovias e os utilizadores de bicicletas. E estando este passeio "pintado" de vermelho, leva a que ALGUMAS pessoas "tolerem" os ciclistas que por lá andam (ou venham a andar)

Eu tb preferia que houvesse uma distinção clara entre passeio (peões) e ciclovia (bicicletas), nem que fosse um de cada lado da rua.. mas é melhor que nada.
E esperemos que apesar deste troço seja assim, apareçam outros melhores.

Em Gaia, de facto, tem aparecido alguma coisa feita... o que é bom... esperemos que isso traga mais ciclistas (mesmo que de fim de semana)...
... e que mais ciclistas tragam mais e melhores ciclovias.

É preciso começar por algum lado... e apoiar estas iniciativas... mesmo que estejam longe da perfeição.

Eu aplaudo e agradeço

NCarvalho
 

apcmo

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É um passeio vermelho em cada lado da rua, é verdade, mas suficientemente largo para o convívio entre os peões e os ciclistas, fazendo a separação do transito automóvel. Aliás este acesso tem mais movimento automóvel que de peões e deve ter sido por isso que a Câmara de Gaia encontrou esta solução.

Se não é o ideal, que não é, penso que de qualquer dos modos é muito melhor que a solução que foi encontrada no Algarve com as famosas riscas azuis que ninguém sabe o que é nem para o que são e, por isso, não são respeitadas.

E como diz o NCarvalho "É preciso começar por algum lado... e apoiar estas iniciativas... mesmo que estejam longe da perfeição.

Eu aplaudo e agradeço"

Paulo Oliveira
 

Almiscarado

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Ciclovias no passeio, NÃO! :shock:
Os peões já têm pouco espaço, não se vai roubar ainda mais. O sitio da ciclovia é na via de circulação, já que é um veículo como os outros.
A fazer, devem ser feitas marcações no asfalto marcando a distancia de segurança para os ciclistas... A nova ciclovia feita no Porto está bem melhor nesse sentido...
Agora chamar de ciclovia um passeio pintado de vermelho, por favor não.
 

HL||ARQ

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Concordo contigo Almiscarado.

Também sou apologista que as ciclovias têm de ser construídas no nível da rua e não encima de passeios.
Somos veículos, e temos que entender que o nosso lugar é nas ruas (com eventuais atalhos, devidamente sinalizados, pelos jardins, praças e outras situações urbanas), e só andando nas ruas é que conseguimos demonstrar que a bicicleta é um meio de transporte (que também serve para fazer desporto!!). E o respeito, que queremos para nós, começa por não incomodar os peões. As ruas, normalmente e na sua maioria, têm largura suficiente para o carro e para a bicicleta.
 

jopedru

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Isto que tem sido feito é melhor que nada.

Contudo ainda acho interessante a atenção que se dá á bicicleta como meio de transporte. Reparem que as medidas que são tomadas tratam ainda como objecto de lazer, isto porque as medidas são presentadas pelos municipios e estes mais não podem fazer.

Muitos tem a noção e querem avançar com a bicicleta como transporte alternativo ao carro, mas enquanto as "ordens" não vierem de cima, pouco mais que isto se poderá fazer. A bicicleta não passará de um transporte paralelo para aventureiros e não alternativo, porque o segredo para a credebilidade deste meio de transporte é a obtenção de um verdadeiro estatuto com direitos rodoviarios.

Até lá somos uma especie de pais em regime de apartheid, onde se destuingue tranportes de bicicletas com ciclovias para os ciclistas "passearem".

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apcmo

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Descupem-me este protesto em forma de video e que podem ver aqui http://www.vimeo.com/7617704.

Sem civismo e respeito não vale a pena fazer obras.

Se repararem bem há estacionamento livre no lado oposto à ciclovia, pelo que a desculpa da falta de estacionameno não cabe nesta situação.

Paulo
 

viskonde

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nessas ocasiões dá me vontade de bater com a bicla nos carros "sem querer" .
afinal se deixassem uma bicicleta no meio da estrada era isso que acontecia..
 

Diablo

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boas pessoal, esta noticia a ser implementada vai ser espectacular, no entanto já todos sabemos que quando a esmola é grande o santo desconfia.
eu que vou todos os dias de bicla, para o porto trabalhar, vai ser porreiro, mas até lá vamos aguardar.
abraço :mrgreen:
 
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