6ª maratona da beselga

plur

New Member
Bons dias... !!! bem k rika maratona ;) Um circuito espectacular , boa gente, muito bem sinalizado, participação feminina activa para ajudar o ambiente! Espero que toda a gente tenha gostado. ate jazz
 

poliveira.eng

New Member
4º ano na Beselga... e continua sem desapontar!

Este ano decidi voltar à Maratona, depois de no ano transacto me ter ficado pela Meia, devido À falta de treino que levava.
Tinha um certo receio de não aguentar bem esta Maratona... Passei o "ano" a fazer provas de 40kms e estava +/- formatado para isto. Foi por isso que parti para a Beselga no domingo de manhã com alguma apreensão!

Outra preocupação advinha das condições climatéricas: será que chove? se chove, levo impermeável? mas eu detesto impermeável! E então se levar duas camisolas? Será que vou ter calor? E levo calção ou calça? Toda esta logistica me passou pela cabeça no sábado à noite!
Optei por levar duas camisolas interiores, ir com calção e levar capas para sapato! Escolha acertada! Se na subida para as eólicas passei um bocadinho de calor (até comentei com o cafealbino que tinha trazido roupa a mais, antes de ele me fugir por eu ter deixado cair os oculos!), na última grande subida da maratona passei um frio descumunal! (as camisolas já estavam muito suadas e com o vento que se fazia sentir, custou bastante quando se colaram ao corpo).

Só esperava que não chovesse antes da partida! Quase que conseguia que a minha prece fosse ouvida, mas fomos brindados com 5 minutitos de chuva fraca (nem se sentia!)

Arranque como sempre em magote! Deixei ir pra frente quem queria e afinei o meu ritmo. Tinhamos 70kms para "ajustar contas"...
Fui contando com umas ajudas preciosas ao longo do caminho, especialmente o António Gomes (aka cafealbino) e o João Sousa, que me deixaram rolar grandes kms com eles!
À medida que os kms vão passando vamos ficando cada vez mais sozinhos. Se na partida vamos num grupo de 20 ou 30, quando chegamos à divisão da MEIA e MARATONA já vamos em micro grupos de 2, as vezes 3. Da divisão para a frente a corrida é contra o maior adversário que nós conhecemos, NÓS mesmos! Vamos rodando sempre sozinhos, e quando se avista alguém lá mais ao fundo até renasce uma alma nova...
Perto do km 50, quando ja estava completamente sozinho, tive um pequeno imbróglio com dois cães pastores, mas que resolvi com uma pequena paragem e uma esguichadela de bebida isotónica (Não percebo o que é que os cães têm contra as bebidas isotónicas)

No 3º reforço fui praticamente obrigado a levar qualquer coisa nos bolsos, apesar de não me apetecer comer nada. Ainda assim as duas senhoras que lá estavam praticamente me batiam não metesse eu 2 chocolatinhos nos bolsos da jersey!!! (Aproveito pra informar que no final foi o Pedro Augusto que roeu estes 2 chocolatinhos sentado no alcatrão, ao sol, junto ao nosso carro!)

Ao contrário do que esperava cheguei ao final muito bem fisicamente, a pedalar bem e depressa... Atingi o top 20 que era uma coisa impensável aqui há algum tempo. Fiz 17º lugar com um tempo oficial perto de 4h01m, o que dá uma média em movimento de 18kmh (temp mov 3h 58m, o tempo parado foi em dois abastecimentos de agua e uma pausa fisiologica).

Esqueci-me de referir o controlo da classificação, a cargo da Siim. Primeiro ano que se monta este parato na Beselga e o pessoal ainda está habituado a mudar de distância no decorrer da prova, o que levou a alguns enganos (já corrigidos). Gostei do posto de consulta e acho que pro ano, com o sistema plenamento implementado a coisa vai correr muito bem! Se fosse possivel estender daqueles tapetes por várias partes do percurso daria muito jeito (principalmente nas zonas mais enlameadas....)

Quanto aos banhos não foram dos melhores, mas dado que não nos quisemos deslocar a Penedono, e o número de pessoas presentes foram muito bons!
O almoço registou o mesmo "problema", mas que até acaba por não ser um problema! Demora mais? Demora, mas a gente vai conversando, e com o número certo de casacos até nem se sentia o frio. O lombo estava bom e caíu muito bem! Só tive pena de não comer as feijocas cá fora, mas comi a bela da fava! :)

Portanto meus caros, contem comigo pró ano! Maratona novamente! Posso é eventualmente sugerir que limitem o número de incrições e sejam fiéis À mesma, mas entendo que queiram agradar a todos... (aqui que ninguem nos ouve, ente ano estiveram aí quê, umas 800-900 pessoas? E deu pra todos, se é que me entendem!)

Antes de terminar gostaria de deixar aqui os meus agradecimentos aos companheiros de aventura:
Henrique Machado (pelas grandes viagens que nos proporciona sempre), Sebastião Machado (parabens pela prestação, 100º em 424, tás no percentil 25!) e Pedro Augusto (sempre o mesmo "atolambado" mas um companheiraço de aventura porreiro!)

Um abraço e boas pedaladas
Pedro Oliveira

PS-Agora tenho de esperar pelas fotos da Organização! Fiquei muito triste quando vi que o Ministro não me tinha apanhado em foto nenhuma (pudera, o cafealbino meteu-se à frente... o que as pessoas fazem pela ribalta... tsss tsss :p)

PS2-
..., participação feminina activa para ajudar o ambiente! ...
Também notei o grande número de elementos femininos! Muito bem! Pró ano mais senhoras ainda!
 
Last edited:

hugo almeida

New Member
Boas, pois é amigos mais uma maratona na Beselga e somos brindados com mais do mesmo....tudo 5 estrelas.Força Eugenio e Sergio.
Espero e desejo que esteja tudo bem com participante que caiu ao km 26.
Abraço e boas pedaladas
 

Wrath-of-God

New Member
Bom dia

Por norma sou breve nos meus comentários mas hoje vou-me alongar.

Já corro para Beselga à vários anos e volto por algum motivo, e hei-de continuar a voltar, mas este ano fiz a prova de maneira diferente. Como sou BBTista domingueiro, nas meias-maratonas não faço melhor que estar no 1º quarto da geral e nas maratonas fico sempre a meio da classificação, por isso ultimamente tenho-me dedicado ao passeio puro e duro, sei que custa ver passar por nós pessoas que à partida tem um andamento mais lento, mas só custa os primeiros :). E posso dizer que foi de longe o ano que mais gostei da prova de Beselga, apesar do percurso ser igual ao do ano passado (peço desculpa se estou enganado, mas aí 90% é igual - e não é uma crítica, porque se o percurso é fantasticamente belo, não me importo do ver todos os anos), deu para o apreciar, como o nunca tinha feito até hoje. E agrada-me ver que cada vez mais há pessoas a pensar como eu, acima de tudo o convívio, o desporto e o companheirismo.

Os Beselguenses têm que agradecer a Deus as paisagens que vos deram, e nós temos que agradecer a Beselga de as mostrar a todos nós.

Quanto à organização não me vou prenunciar, porque a PERFEIÇÂO não se comenta, aproveita-se e foi o que eu fiz, e nem o almoço mancha, nem que seja pelo motivo de: "mas alguém precisava mesmo de almoçar, depois das entradas???"

Quanto ao único ponto negativo que eu vinha a mencionar nos outros anos, que era referente aos banhos, com a solução das piscinas em Penedono, só passaram para um dos melhores banhos que há em provas do género.

Um ano mais, um muito obrigado
 
B

biker30

Guest
Logo abrir o rescaldo de um grande evento um comentário miserável de alguém que nem deveria ser digno de poder escrever aqui (deca81). Ando há bastantes anos no BTT, já participei em provas/passeios de Norte a Sul e mais uma vez fiz bastantes kms para participar numa grande prova/evento como foi o caso desta 6ª maratona da Beselga que aconselho a todos os amantes desta modalidade.

Escrevo neste post apenas porque deixa-me triste o comentário deste rapaz (a julgar pela foto, se for menina peço desculpa) e envergonhado por saber que alguém que pratica o mesmo desporto que eu ser tão pequenino a nível de Pessoa. A este senhor(a) duas coisas, no meu entender não é digno de andar neste tipo de eventos, pois embora existam pessoas que passam outros na partida, situação que também reprovo, é extremamente triste desejar uma situação dessas a outro “foi pena não ser os dentes”, andamos todos para nos divertirmos, uns de uma maneira e outros de outra e o desejo é que nunca ninguém saia magoado. Se ele estava com a corrente partida deveria de o ter ajudado, é esse o espírito que deve reinar nestes eventos e que tenho encontrado em todas as provas/passeios onde tenho andado, seja em caso de queda ou problemas nas bicicletas. A segunda é que das suas afirmações vergonhosas, tiro apenas uma conclusão, tem de dar mais ao pedal, treinar mais e falar menos, pelos vistos apenas o passou porque ele teve o azar e partiu a corrente, e não foi apenas por se ter colocado mais a frente na meta que apenas o voltou a ver nessa situação. Vai ver que, se treinar mais, vai conseguir andar mais do que ele(s) e como vai a frente já não o vê de corrente partida. Quando se anda pouco e fica para trás, tem de ter paciência e apreciar o azar que acontece aos que andam mais do que o senhor (pois só com o azar deles os volta a ver, sem ser na meta de partida e chegada) e rezar para que não lhe aconteça o mesmo. Espero que numa próxima prova/passeio a que vá, não lhe aconteça a sim o viu e ignorou, ou tenha mesmo o azar de cair e partir os dentes e toda a gente passe sem lhe ligar nenhuma, não ia gostar. De uma coisa tenho a certeza, teria não apenas uma, mas várias pessoas prontas para o ajudar, porque felizmente a maioria dos que anda nestes eventos não são como o senhor(a), pequenino de mente, como pessoa e pelos vistos medíocres a andar de bicicleta.
 
Last edited by a moderator:
Bom dia colegas bttistas. Primeira vez na Beselga, até porque sou novo nesta coisa de maratonas (a 5ª este ano), mas posso dizer que se quiserem, podem já registar a minha inscrição para 2011.
Caminhos muito bons com vistas FANTASTICAS. A subida ás heólicas em que se vê o pessoal todo a serpentear a serra é magnifico. Depois a descida até á barragem tambem é muito fixe..
Tudo *****. Os banhos foi bastante bom. Quando se tem quase 800 pessoas para tomar banho não é facil fazer melhor. Já fui a terras com um poder muito superior á Beselga, com 1/4 dos concorrentes e a situação do banho não foi melhor.
O único repara a fazer é a lavagem das Bikes. Aí sim, acho que deviam melhorar um pouco. O almoço estava fantastico e até o tempo ajudou.
Obrigado e até para o ano.
Boas pedaladas a todos..
 

pedrosecco

New Member
Bom dia aos companheiros do pedal.
Também estive em Beselga, pela 1ª vez a acompanhar os camaradas dos Secos Team, mas não pude participar por causa de uma gripe arreliadora. Contudo, gostei do que vi: o ambiente, a camaradagem, o espírito que se vive nestes eventos (sou "caloiro" nestas coisas), etc. Quanto aos trilhos, não posso ter uma opinião formada, mas a julgar pelos comentários "colhidos" na zona de chegada, eram espectaculares. Quanto à organização, na minha modesta opinião de principiante, esteve impecável a todos o níveis, sabendo que num evento desta natureza e com esta dimensão, não corre tudo a 100% nem toda a gente fica agradada. Há sempre falhas, por mínimas que sejam. Mas por qualquer razão, esta foi a 6ª edição e de certeza que correu melhor que a 5ª e a 5ª melhor que a 4ª e por aí fora. E para o próximo ano, de certeza haverá a 7ª e eu penso lá estar.
Quanto às picardias aqui no forum e em relação à prova, é pena que existam. Este é um desporto onde prevalece a amizade e o companheirismo e seria bom que as pessoas não se esquecessem disso.
Como não pude participar, entendi que deveria dar o m/ pequeno contributo tirando algumas (poucas) fotos e dois pequenos vídeos, embora não sejam de boa qualidade. Agora gostaria de saber como os coloco aqui no forum para as poder compartilhar com quem quiser.
Um abraço a todos e boas pedaladas.
 

atouguia

New Member
Bom dia Pessoal.

Esta foi a 1ª vez que fui a Beselga e concerteza lá voltarei. Adorei a meia-maratona, pena foi não ter tido o treino necessário para realizar uma prova como estou habituado. Tenho de agradecer em especial ao meu companheiro de pedalada que sempre me apoiou e motivou. Apesar dos azares que tivémos, chegámos ao final inteiros (ou quase). Os trilhos eram mágnificos, adorei a zona da barragem, que vista mágnifica e que descida alucinante.
Quanto ao pessoal da organização, nada a apontar. Nunca fui a uma maratona onde houvesse entradas para o almoço, ainda por cima com a qualidade que esta maratona teve.
Muitos parabéns à organização e contem connosco para o próximo ano.

Abraço a todos.
 

Dalee

New Member
Já não eram completamente novos para mim esses trilhos, visto que já participei em algumas edições dos passeio e da maratona da Beselga, contudo, e como já era de esperar tudo do melhor! Quanto aos banhos, era realmente o ponto mais negativo dos eventos realizados na Beselga e por isso eu mais os meus camaradas optamos por ir mesmo tomar uma bela banhoca a Penedono que soube que nem ginjas :).
Para a próxima lá voltaremos sem dúvida alguma.

Parabéns à organização!
 

cafealbino

New Member
poliveira.eng

1-"Fui contando com umas ajudas preciosas ao longo do caminho, especialmente o António Gomes (aka cafealbino) e o João Sousa, que me deixaram rolar grandes kms com eles!"

2-"PS-Agora tenho de esperar pelas fotos da Organização! Fiquei muito triste quando vi que o Ministro não me tinha apanhado em foto nenhuma (pudera, o cafealbino meteu-se à frente... o que as pessoas fazem pela ribalta... tsss tsss )"

não se pode ter tudo. ou se anda na mama ou se pousa para as fotos!

abraço:)
 

Pestinhabike

New Member
Segunda participação na vossa maratona, prova excelente,pessoal super simpático, banho tomei em Penedono água quente sem confusões, almoço sem palavras.
Podem contar comigo para 2011
Um Abraço e um Obrigado pelo fim de semana que passei na vossa região.
 

cafealbino

New Member
Verdade!!! Não se pode ter tudo! MAs vá lá, sê razoável, também não fui SEEEEEMPRE na mama! :)
Agora a sério, parabens pelo TOP15 na meia! Muito potente!

Abraço

tou a brincar!
eu sei perfeitamente, que aquilo que disseste foi na bricadeira, eu estou na brincadeira!
parabéns para ti, TOP 20 na maratona!
abraço!
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:


Já muito foi dito, mas nunca é de mais realçar que esta é das melhores maratonas que já fiz... e não foram poucas.

O meu grupo vinha maravilhado com o percurso, apesar de eu os andar a convencer que aquela zona era assim e que eles não se iam arrepender.

O percurso é algo de belo, intercalando partes mais rolantes com as belas subidas... tendo umas descidas mais técnicas que dão um gozo tremendo... tudo isto rodeado por uma paisagem magnífica.

Na ultima semana andava preocupado com a chuva e com as condições do piso, mas o percurso estava muito bom atendendo à chuva que caiu, não tendo subidas "impossíveis" (tirando a da zona da barragem que fiz a 1ª parte a pé) e com descidas não muito perigosas mas muito engraçadas de fazer. Por fim há a ressaltar as marcações que estavam muito boas.


Photo17.png.jpg

foto retirada aqui.

A partida foi dada à hora e o secretariado funcionou muito bem.

Acabei e fui tomar banho logo ali... apanhei água quente e pouca confusão. Os meu colegas chegaram 1 hora depois de mim (fizeram a distância completa) e já apanharam metade do banho em agua fria. Mas a organização disponibilizou outros espaços que certamente tinham melhores condições... o pessoal é que fica por ali por ser mais perto.

Quanto ao almoço... muito bom! As entradas serviam para o pessoal ficar bem, pois não é todos os dias que se apanha um presuntinho, chouriço e feijões, croquetes e rissóis, bola de carne e mais umas iguarias regadas por sumos, vinho e cerveja que nos forraram o estômago perfeitamente para esperarmos uns minutos na fila para a sala do almoço.

Os tempos foram dados na hora... e não sendo o problema das mudanças de percurso não havia problemas.

O pessoal da Beselga está de parabéns mais uma vez, e sabem que a razão do sucesso é o Vosso trabalho a receber tão bem as pessoas.
 

Ruicorreia666

New Member
Bem não tenho por habito comentar no forum mas vou começar a faze-lo a pedido do meu amigo GTDINIS.

Em 1º lugar, Parabens para a organização porque realmente os trilhos eram espectaculares de umas paisagens brutais e muito bem organizado.5*****

Em 2º lugar e não menos importante, quero agradecer ao meu amigo Marco porque me ajudou e nunca me abandonou ("sim pois, porque tenho amigos que mesmo em passeio me deixam ficar no meio do mato, enquanto que o Marco mesmo em competição não me deixou") até ao fim da prova levando a que eu fizesse 10º lugar. Marco mais uma vez aprendi imenso contigo e espero continuar aprender e a treinar para melhorar a cada dia que passa. OBRIGADA POR TUDO...

Em 3º e ultimo para o ano lá estarei para mais uma prova. Mas uma coisa podem ter a certeza não vou desejar que ninguem parta correntes e muito menos os dentes.....
 

nneves

New Member
Bem que posso dizer desta prova? Brutal, valeu as quase 2h de viagem que fiz.

Fiz a maratona (pela primeira vez na minha vida) e adorei as paisagens muito belas etc.

Quando cheguei a zona do comer assustei-me pois vi pessoal a comer rissóis e croquetes (pensei logo fogo depois dos 73km que fiz aparece-me isto), mas sou logo alertado que era só as entradas, só pensei brutal mesmo :).

So tenho uma critica, para o ano liguem o aquecedor na prova :)

Abraços e até para o ano
 

deca81

New Member
Logo abrir o rescaldo de um grande evento um comentário miserável de alguém que nem deveria ser digno de poder escrever aqui (deca81). Ando há bastantes anos no BTT, já participei em provas/passeios de Norte a Sul e mais uma vez fiz bastantes kms para participar numa grande prova/evento como foi o caso desta 6ª maratona da Beselga que aconselho a todos os amantes desta modalidade.

Escrevo neste post apenas porque deixa-me triste o comentário deste rapaz (a julgar pela foto, se for menina peço desculpa) e envergonhado por saber que alguém que pratica o mesmo desporto que eu ser tão pequenino a nível de Pessoa. A este senhor(a) duas coisas, no meu entender não é digno de andar neste tipo de eventos, pois embora existam pessoas que passam outros na partida, situação que também reprovo, é extremamente triste desejar uma situação dessas a outro “foi pena não ser os dentes”, andamos todos para nos divertirmos, uns de uma maneira e outros de outra e o desejo é que nunca ninguém saia magoado. Se ele estava com a corrente partida deveria de o ter ajudado, é esse o espírito que deve reinar nestes eventos e que tenho encontrado em todas as provas/passeios onde tenho andado, seja em caso de queda ou problemas nas bicicletas. A segunda é que das suas afirmações vergonhosas, tiro apenas uma conclusão, tem de dar mais ao pedal, treinar mais e falar menos, pelos vistos apenas o passou porque ele teve o azar e partiu a corrente, e não foi apenas por se ter colocado mais a frente na meta que apenas o voltou a ver nessa situação. Vai ver que, se treinar mais, vai conseguir andar mais do que ele(s) e como vai a frente já não o vê de corrente partida. Quando se anda pouco e fica para trás, tem de ter paciência e apreciar o azar que acontece aos que andam mais do que o senhor (pois só com o azar deles os volta a ver, sem ser na meta de partida e chegada) e rezar para que não lhe aconteça o mesmo. Espero que numa próxima prova/passeio a que vá, não lhe aconteça a sim o viu e ignorou, ou tenha mesmo o azar de cair e partir os dentes e toda a gente passe sem lhe ligar nenhuma, não ia gostar. De uma coisa tenho a certeza, teria não apenas uma, mas várias pessoas prontas para o ajudar, porque felizmente a maioria dos que anda nestes eventos não são como o senhor(a), pequenino de mente, como pessoa e pelos vistos medíocres a andar de bicicleta.

Caro Biker30, em primeiro lugar peço desculpa por talvez ter exagerado nos “dentes partidos”, mas a boa educação cabe em todo o lado, imagine o que uma pessoa sente ao ver estes gajos fazerem-se xicos-espertos fazendo os outros de burros. Penso que não está em causa o andamento de cada um, simplesmente quem quer arrancar na linha da frente levanta o cuzinho da cama mais cedo e já não chateia ninguém. Sou igualmente da sua opinião que se deve ser igualmente solidário, principalmente no monte onde não há muito por onde uma pessoa se desenrascar e por vezes nem se faz ideia de onde estamos, mas há casos e casos, e quem não sente não é filho de boa gente!
Quanto ao resto, que é o que interessa, mais uma vez os parabéns para a Beselga, uma aldeia pequena e típica do interior e que nesta altura do ano através do btt, fica com uma animação quase de “festa de verão”, envolvendo muitos dos seus habitantes.
 
Last edited:

zenight

New Member
Boas pessoal:
Vão neste momento 4 páginas de comentários neste rescaldo, e mesmo contando com o episódio dos "dentes", todos eles são 100 % positivos.
Impressionante!
Parabéns ao pessoal da Associação Beselguense.
E aqui fica o meu obrigado pelo dia fantástico que conseguiram proporcionar a mim e aos cerca de 700 betetistas presentes.
Venha a 7.ª Maratona da Beselga em 2011!
Abraços,
 
Top