Olá a todos.
Passaram 15 dias desde a entrada em vigor do novo código da estrada, e embora ainda seja cedo talvez se possa começar a fazer alguns balanços no que diz respeito às bicicletas.
Assim sendo, alguém notou diferenças no comportamento geral dos condutores relativamente às bicicletas em particular na distância e velocidade de ultrapassagem? Ou nas prioridades em cruzamentos? Questões que envolvem directamente a nossa segurança.
Embora só tenha pegado ontem na bicicleta, após uma paragem prolongada, posso dizer que pelo menos em termos de distância e velocidade de ultrapassagem fiquei muito positivamente surpreendido! Neste momento estou cautelosamente agradado com a generalidade dos condutores.
Eu e a minha mulher fizemos o percurso que fazemos com mais frequência (a estrada que vai até à praia da Fonte da Telha a partir do Seixal) e praticamente todos os carros ultrapassaram-nos passando para a outra faixa de rodagem tanto na zona em que tem duas faixas em cada sentido, como na parte de Almada em que só tem uma faixa em cada sentido. Isto é, comportaram-se como se fossemos outro carro e a velocidades abaixo da média anterior. Mesmo os poucos que não passaram totalmente para a outra faixa deram uma boa distância e velocidade baixa. Comentei isto com a minha mulher e ela concordou.
Por acaso cruzamos-nos com uma colega Bttista que vinha em sentido contrário e um Audi Q7 (que tem uma boa aceleração) optou por abrandar e andar devagar atrás dela em vez de a ultrapassar, porque nós vínhamos em sentido contrário, apesar de na altura estarmos a umas boas dezenas de metros e dar bastante espaço para uma ultrapassagem. O carro acabou por ultrapssar mais ou menos quando nos cruzamos todos porque a colega se chegou para a berma para lhe dar passagem.
Isto até pode ter acontecido porque fomos andar de tarde e o pessoal estaria mais mole por causa do almoço. Mas antes também se almoçava e as razias a alta velocidade da maioria dos carros na mesma estrada eram muito comuns nessa hora. Terei que confirmar nos próximos dias e em horas com mais movimento.
Terá havido mesmo alguma mudança no comportamento de parte dos condutores? Foi uma experiência única? Voltará isto tudo ao mesmo assim que o pessoal se farte de abrandar por causa das bicicletas?
E vocês, notaram alguma alteração?
Passaram 15 dias desde a entrada em vigor do novo código da estrada, e embora ainda seja cedo talvez se possa começar a fazer alguns balanços no que diz respeito às bicicletas.
Assim sendo, alguém notou diferenças no comportamento geral dos condutores relativamente às bicicletas em particular na distância e velocidade de ultrapassagem? Ou nas prioridades em cruzamentos? Questões que envolvem directamente a nossa segurança.
Embora só tenha pegado ontem na bicicleta, após uma paragem prolongada, posso dizer que pelo menos em termos de distância e velocidade de ultrapassagem fiquei muito positivamente surpreendido! Neste momento estou cautelosamente agradado com a generalidade dos condutores.
Eu e a minha mulher fizemos o percurso que fazemos com mais frequência (a estrada que vai até à praia da Fonte da Telha a partir do Seixal) e praticamente todos os carros ultrapassaram-nos passando para a outra faixa de rodagem tanto na zona em que tem duas faixas em cada sentido, como na parte de Almada em que só tem uma faixa em cada sentido. Isto é, comportaram-se como se fossemos outro carro e a velocidades abaixo da média anterior. Mesmo os poucos que não passaram totalmente para a outra faixa deram uma boa distância e velocidade baixa. Comentei isto com a minha mulher e ela concordou.
Por acaso cruzamos-nos com uma colega Bttista que vinha em sentido contrário e um Audi Q7 (que tem uma boa aceleração) optou por abrandar e andar devagar atrás dela em vez de a ultrapassar, porque nós vínhamos em sentido contrário, apesar de na altura estarmos a umas boas dezenas de metros e dar bastante espaço para uma ultrapassagem. O carro acabou por ultrapssar mais ou menos quando nos cruzamos todos porque a colega se chegou para a berma para lhe dar passagem.
Isto até pode ter acontecido porque fomos andar de tarde e o pessoal estaria mais mole por causa do almoço. Mas antes também se almoçava e as razias a alta velocidade da maioria dos carros na mesma estrada eram muito comuns nessa hora. Terei que confirmar nos próximos dias e em horas com mais movimento.
Terá havido mesmo alguma mudança no comportamento de parte dos condutores? Foi uma experiência única? Voltará isto tudo ao mesmo assim que o pessoal se farte de abrandar por causa das bicicletas?
E vocês, notaram alguma alteração?