:twisted:
Após ter ultrapassado os 6.000km aqui fica uma análise à minha Scott MC 40 (2005)
Aqui foi o seu ponto mais alto… o 1º encontro do ForumBTT
Especificações:
quadro» Scott ultra light alloy 6061 custom (alumínio) / Butted mainframe and swingarm /
Marathon racing geometry / 125 mm rear travel / Sealed cartridge bearings
suspensão» Rock Shox Revelation 426 Air U-Turn 100/130 mm c/ poploc
amortecedor traseiro» Genius TC EVO c/ remote lever 3 mode / 125 - 75 (traction mode) e lock
desviador traseiro» Shimano XTR RD-M970
desviador dianteiro» Shimano LX FD-M580 E-Type
manípulos» Shimano LX ST-M585 Dual Control XT 2008 RAPIDFIRE Plus Shifter (SL-M770)
travões» Shimano LX 580 Disc XT 2008 (Disc Brake Lever BL-M775)
discos» Massi 180 (frente) / Avid 160 mm (trás)
pedaleira» Shimano XT FC-M760 HOLLOWTECH II / 22x32x44
corrente»Shimano XTR CN-7701 dura-ace
cassete» Shimano XT CS-M760 / 11-34 T
avanço» OnOFF Notion 31.8 / 90 mm
guiador» OnOFF Carbon 1.0 / 31.8 mm /25 mm de elevação / 660 mm comprimento
punhos» Odi O Grips
caixa de direcção» Cane Creek S3
pedais» Shimano PD-M520
espigão» Scott RC 2 OS
selim» Selle Itália SLR XC gel flow
rodas» Mavic CrossMAX XL
pneus» Schwalbe Nobby Nic 2.1 UST (frente) / Maxxis CrossMark 2.1 LUST Larsen TT 2.10 LUST (trás)
A Sua evolução foi feita aos poucos… e sendo testada ao longos dos km.
E testada nas melhores sombras…
Análise
Tipo de utilização
- Maratonas
- Passeios
- All-Mountain (incluindo descidas como o Avalanche e Extreme Raiders cá na Lousã)
Quadro:
Em conjunto com o amortecedor e do ILS (Inteligent Linkage System) fazem deste quadro uma referência de versatilidade, pois adapta-se muito bem as diferentes solicitações. Os 125 mm de curso traseiro e as diferentes regulações do amortecedor permitem que ela se comporte como uma bike de XC a subir, tendo uma tracção fenomenal (75 mm de curso e traccion control - TC… ou bloqueada nos pisos bons) e uma verdadeira enduro a descer e a ultrapassar os obstáculos com o curso total.
O tamanho M (tenho 1.82m) revelou-se o tamanho certo para o meu tipo de condução, pois não se torna demasiado “curto” a subir… e a descer tem o tamanho ideal para controlar a bike.
A qualidade de construção é boa… mas os rolamentos da suspensão estão expostos (em 2006 foram revistos os parafusos, passando a cobri-los totalmente).
Em termos de manutenção, os pontos de rotação da suspensão traseira precisaram de ser limpos no final de 1 ano de uso (fazia barulho de fricção) e substituidos após 2 anos. A caixa de direcção (de esferas) gripou muito cedo e teve de ser substituída por uma FSA de rolamentos selados, tendo sido actualmente substituída por uma Cane Creek S3.
Amortecedor:
O Genius TC EVO c/ controlo no volante e 3 posições de funcionamento 125, 75 TC (traction mode) e bloqueio, é outro exemplo da versatilidade desta bike. A regulação das camaras (+) e (-) é facilmente feita através dos dados de uma tabela fornecida pela Scott (http://www.scottusa.com/downloads/genius.zip)… usando eu (83kg) 11.0 bar na (+) e 6.0 bar na (-), e o rebound no meio do curso. A tabela com as pressões médias encontra-se impressa no próprio amortecedor.
Para esta operação é seguir estas indicações…
http://www.scott.com.br/produtos.asp?pg=1&cat3=Bike&cat4=info_tecnicas&codigo=17
O amortecedor está muito exposto à lama vinda da roda de trás, deixando por vezes de funcionar a alavanca que permite o bloqueio… mas nada que uma pequena limpeza não resolva. Funciona sempre bem em todas as ocasiões, mesmo coberto de lama.
Foi feita a manutenção ao fim de 1 ano e pouco de uso… apesar de ainda funcionar a 100%. Nunca deu o mínimo problema.
Suspensão:
A Rock Shox Revelation 426 Air U-Turn 100/130 mm é muito equilibrada, com regulação do rebound, floodgate (que ajusta a “força” com que o bloqueio deixa de actuar – no meu caso 2 voltas a contar do +), ajuste da compressão (uso no min.) e bloqueio, bem como um poploc no volante.
É ligeira (1814 g), tem regulação da altura entre os 100 e os 130 através de um uma regulador na perna esquerda (12 voltas) normalmente uso com 5 voltas (a partir dos 130) cerca de115 mm em percursos irregulares... ou 7 (110 mm) em percursos rolantes ou subidas.
Tenho usado 110 psi na câmara (+) e 120 na (-), apesar de estar abaixo do recomendado, considero que ela se torna mais sensível.
As pressões podem ser reguladas com base na tabela impressa na perna esquerda.
Anteriormente também usei…
Marzocchi MX Pro 120 ETA que trazia de origem, revelando-se a RS Revelation é muito mais sensível, robusta e regulável… sendo o U-Turn uma mais valia em relação à optimização da sua utilização em todas as ocasiões!
Rodas e pneus:
Quanto às rodas… nada mais há a dizer: são as Mavic CrossMAX XL! Leves, robustas e rolam bastante bem.
Os pneus Schwalbe Nobby Nic (frente) (36 a 40 psi) e Maxxis CrossMark (trás) (37 a 40 psi) revelaram-se uma boa escolha, pois à excelente qualidade roladora dos Maxxis CrossMark alia-se uma grande estabilidade e controlo dos Nobby Nic. Utilizo Slime para tubless em ambas as rodas.
Anteriormente também usei…
Mavic CrossLand: robustas, preparadas para tubless… e a um preço acessível.
Hutchinson New Python e Spider.
Guiador, punhos e avanço:
Uma das ultimas aquisições, o OnOFF Carbon 1.0 (100% em carbono) tem se revelado mais confortável e facilita a condução da bike em todas as situações que o anterior Scott em alumínio.
Os punhos da Odi são macios e agradáveis ao tacto, tendo demonstrado uma boa duração e não causam desconforto em longas distâncias.
O avanço de origem (110 mm) foi substituído por um OnOFF Notion de 90 mm… e a condução tornou-se mais fácil!
Experimentei igualmente o avanço montado “para baixo” e gostei, tendo ficado a frente mais baixa e facilitando nas subidas e longas distâncias.
Em termos de ciclo computador uso um Sigma BC 1200 Wireless.
Selim e espigão:
O Selle itália SLR XC gel flow foi uma agradável surpresa, pois apesar de não ser “volumoso” é anatómico, não sendo um sacrifício pedalar longas distâncias com ele. Quando começa a incomodar basta andar um pouco em pé para ficar outra vez tudo bem.
O espigão em alumínio é facilmente ajustável devido ao fecho rápido… mas já apresenta sinais de desgaste na pintura. Precisa de limpeza e lubrificação com frequência (coloco massa consistente com teflon) pois faz barulho incomodativo quando algo não está bem!
Anteriormente também usei…
Não sei se era de mim… se do anterior selim, um Selle itália ProLink GEL que após alguns km tornava-se desconfortável.
Travões:
Os Shimano LX estão num bom nível. Fiz um pequeno up-grade nos discos… 180 à frente (massi) e mantive a medida 160 atrás (avid).
Muito bons no que respeita ao poder de travagem, controlo, resistência à fadiga e aquecimento.
Só têm um contra… quando salta lama para o espaço aberto em cima, fazem algum barulho a roçar nos discos, mas nada que outros não façam!
Transmissão:
A pedaleira de eixo integrado XT… que em termos gerais é em tudo semelhante à anterior LX tem correspondido ao esperado!
Corrente XTR: leve, robusta e silenciosa, é unida com um elo rápido da SRAM.
Cassete: 11-34 da Shimano XT. Leve e com um funcionamento exemplar.
Desviador da frente Shimano LX… é o elo mais fraco desta transmissão, apesar de não comprometer, quando fica cheio de terra deixa de funcionar a 100%... estando muito exposto.
Desviador de trás Shimano XTR… preciso e silencioso, é lindo!
Capas das espias da Flying Snake da Transfil com revestimento composto por carbono e kevlar, bem como de uma manga plástica em todo o comprimento… o que ajuda a melhorar o desempenho no desviador da frente, pois o cabo está muito exposto.
Manípulos dual control LX… simples de usar e muito precisos.
Anteriormente também usei…
Pedaleira de eixo integrado LX, que é um exemplo de robustez… apesar de ter trocado os rolamentos (pelos XT) e os pratos grande e meio aos 3000 km, tudo funcionou sem problemas até aos 5000 km.
Corrente XT: fiável, leve, robusta e silenciosa, era unida igualmente com um elo rápido da SRAM.
Cassete: 11-34 da Shimano XT. Leve e com um funcionamento exemplar tendo feito mais de 4500 km com duas correntes!
Desviador de trás Shimano XT invertido: durou 5000 km sem grandes problemas, mesmo quando partiu a mola que fazia a recuperação continuou a trabalhar, apesar das oscilações.
Positivo: :twisted:
Qualidade de construção
Versatilidade
Quadro
Controlos e funcionamento da suspensão e amortecedor
Posição de condução
Negativo :evil:
A lama por vezes impede o normal funcionamento do controlo do amortecedor traseiro
O cabo do desviador da frente está muito exposto
Alguns eventos que realizei com a minha Scott MC 40 desde finais de 2005:
Maratona Internacional de Idanha-a-Nova (2007)
Maratona PTG 100 – Portalegre (2006 e 2007)
Maratona do Centro – Leiria (2007)
Maratona do Encontro Shimano – Águeda (2007)
Maratona da Brenha - Figueira da Foz (2007)
Maratona do Mondego (2006 e 2007)
1º Encontro ForumBTT (Arrábida) (2006)
Encontro Luso-Galaico (Esposende) (2006)
Trilhos de Baco (Vidigueira) (2006)
Maratona do Ceira (Serpins – Lousã) (2006)
24 Horas Figueira da Foz (2006)
Rota das Aldeias de Xisto (2006)
Maratona de Abiul (Pombal) (2006)
Maratona de Quiaios (2006)
Maratona da Aventura 21 (Serra do Buçaco – Mealhada) (2006)
Maratona da Expobike (Santarém) (2006)
Maratona G100 – Grândola (2005 e 2006)
Maratona de S. Miguel (Penela) (2006)
Maratona do Diário de Coimbra (2005)
Maratona de Inverno (Arazede) (2005)
Até agora tem sido a minha companheira inseparável... e assim deve continuar! :wink:
Informações:
http://www.scottusa.com/global/bike/
Manuais:
http://www.scottusa.com/support/europe.php#bike05
Informações técnicas:
http://www.scott.com.br/produtos.asp?pg=1&cat3=Bike&cat4=info_tecnicas
Maxxis CrossMark:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14947.msg163815.html#msg163815
http://www.maxxis.com/
Schwalbe Nobby Nic
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15180.msg122734.html#msg122734
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,9145.msg82783.html#msg82783
http://www.schwalbe.de/gbl/en/homepage/
Pneus XC/Maratona:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14947.msg122031.html#msg122031
Pneus Enduro:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20791.msg191462.html#msg191462
Volante OnOff Carbon 1.0
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,17114.msg137506.html#msg137506
http://www.onoffcomponents.com/pdf/catalogo_onoff.pdf
Rock Shox Revelation:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14258.msg116065.html#msg116065
http://www.sram.com/en/rockshox/
Pedaleiras:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15317.msg133212.html#msg133212
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,16456.msg190117.html#msg190117
http://cycle.shimano-eu.com/
CossMax XL
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,860.0.html
http://www.mavic.com/
http://tandems.free.fr/mountain/bricolage/roue/Crossmax/Crossmax.html#Anchor--Crossm-21602
Comparativo Enduro:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15449.msg125640.html#msg125640
Apresentação da minha Scott MC 40 no tópico: Gostas da tua menina? É linda ? Mostra-a ao pessoal, aqui!
http://www.canecreek.com/
http://www.selleitalia.com/
http://www.transfil.com/
http://www.slime.com/bike/index.php
http://www.marzocchi.com/
http://www.odigrips.com/index.htm
http://www.sigmasport.com/en/startseite/
http://tires.hutchinson.fr/uk/intro.php
http://www.parktool.com/repair/
Após ter ultrapassado os 6.000km aqui fica uma análise à minha Scott MC 40 (2005)
Aqui foi o seu ponto mais alto… o 1º encontro do ForumBTT
Especificações:
quadro» Scott ultra light alloy 6061 custom (alumínio) / Butted mainframe and swingarm /
Marathon racing geometry / 125 mm rear travel / Sealed cartridge bearings
suspensão» Rock Shox Revelation 426 Air U-Turn 100/130 mm c/ poploc
amortecedor traseiro» Genius TC EVO c/ remote lever 3 mode / 125 - 75 (traction mode) e lock
desviador traseiro» Shimano XTR RD-M970
desviador dianteiro» Shimano LX FD-M580 E-Type
manípulos» Shimano LX ST-M585 Dual Control XT 2008 RAPIDFIRE Plus Shifter (SL-M770)
travões» Shimano LX 580 Disc XT 2008 (Disc Brake Lever BL-M775)
discos» Massi 180 (frente) / Avid 160 mm (trás)
pedaleira» Shimano XT FC-M760 HOLLOWTECH II / 22x32x44
corrente»Shimano XTR CN-7701 dura-ace
cassete» Shimano XT CS-M760 / 11-34 T
avanço» OnOFF Notion 31.8 / 90 mm
guiador» OnOFF Carbon 1.0 / 31.8 mm /25 mm de elevação / 660 mm comprimento
punhos» Odi O Grips
caixa de direcção» Cane Creek S3
pedais» Shimano PD-M520
espigão» Scott RC 2 OS
selim» Selle Itália SLR XC gel flow
rodas» Mavic CrossMAX XL
pneus» Schwalbe Nobby Nic 2.1 UST (frente) / Maxxis CrossMark 2.1 LUST Larsen TT 2.10 LUST (trás)
A Sua evolução foi feita aos poucos… e sendo testada ao longos dos km.
E testada nas melhores sombras…
Análise
Tipo de utilização
- Maratonas
- Passeios
- All-Mountain (incluindo descidas como o Avalanche e Extreme Raiders cá na Lousã)
Quadro:
Em conjunto com o amortecedor e do ILS (Inteligent Linkage System) fazem deste quadro uma referência de versatilidade, pois adapta-se muito bem as diferentes solicitações. Os 125 mm de curso traseiro e as diferentes regulações do amortecedor permitem que ela se comporte como uma bike de XC a subir, tendo uma tracção fenomenal (75 mm de curso e traccion control - TC… ou bloqueada nos pisos bons) e uma verdadeira enduro a descer e a ultrapassar os obstáculos com o curso total.
O tamanho M (tenho 1.82m) revelou-se o tamanho certo para o meu tipo de condução, pois não se torna demasiado “curto” a subir… e a descer tem o tamanho ideal para controlar a bike.
A qualidade de construção é boa… mas os rolamentos da suspensão estão expostos (em 2006 foram revistos os parafusos, passando a cobri-los totalmente).
Em termos de manutenção, os pontos de rotação da suspensão traseira precisaram de ser limpos no final de 1 ano de uso (fazia barulho de fricção) e substituidos após 2 anos. A caixa de direcção (de esferas) gripou muito cedo e teve de ser substituída por uma FSA de rolamentos selados, tendo sido actualmente substituída por uma Cane Creek S3.
Amortecedor:
O Genius TC EVO c/ controlo no volante e 3 posições de funcionamento 125, 75 TC (traction mode) e bloqueio, é outro exemplo da versatilidade desta bike. A regulação das camaras (+) e (-) é facilmente feita através dos dados de uma tabela fornecida pela Scott (http://www.scottusa.com/downloads/genius.zip)… usando eu (83kg) 11.0 bar na (+) e 6.0 bar na (-), e o rebound no meio do curso. A tabela com as pressões médias encontra-se impressa no próprio amortecedor.
Para esta operação é seguir estas indicações…
http://www.scott.com.br/produtos.asp?pg=1&cat3=Bike&cat4=info_tecnicas&codigo=17
O amortecedor está muito exposto à lama vinda da roda de trás, deixando por vezes de funcionar a alavanca que permite o bloqueio… mas nada que uma pequena limpeza não resolva. Funciona sempre bem em todas as ocasiões, mesmo coberto de lama.
Foi feita a manutenção ao fim de 1 ano e pouco de uso… apesar de ainda funcionar a 100%. Nunca deu o mínimo problema.
Suspensão:
A Rock Shox Revelation 426 Air U-Turn 100/130 mm é muito equilibrada, com regulação do rebound, floodgate (que ajusta a “força” com que o bloqueio deixa de actuar – no meu caso 2 voltas a contar do +), ajuste da compressão (uso no min.) e bloqueio, bem como um poploc no volante.
É ligeira (1814 g), tem regulação da altura entre os 100 e os 130 através de um uma regulador na perna esquerda (12 voltas) normalmente uso com 5 voltas (a partir dos 130) cerca de115 mm em percursos irregulares... ou 7 (110 mm) em percursos rolantes ou subidas.
Tenho usado 110 psi na câmara (+) e 120 na (-), apesar de estar abaixo do recomendado, considero que ela se torna mais sensível.
As pressões podem ser reguladas com base na tabela impressa na perna esquerda.
Anteriormente também usei…
Marzocchi MX Pro 120 ETA que trazia de origem, revelando-se a RS Revelation é muito mais sensível, robusta e regulável… sendo o U-Turn uma mais valia em relação à optimização da sua utilização em todas as ocasiões!
Rodas e pneus:
Quanto às rodas… nada mais há a dizer: são as Mavic CrossMAX XL! Leves, robustas e rolam bastante bem.
Os pneus Schwalbe Nobby Nic (frente) (36 a 40 psi) e Maxxis CrossMark (trás) (37 a 40 psi) revelaram-se uma boa escolha, pois à excelente qualidade roladora dos Maxxis CrossMark alia-se uma grande estabilidade e controlo dos Nobby Nic. Utilizo Slime para tubless em ambas as rodas.
Anteriormente também usei…
Mavic CrossLand: robustas, preparadas para tubless… e a um preço acessível.
Hutchinson New Python e Spider.
Guiador, punhos e avanço:
Uma das ultimas aquisições, o OnOFF Carbon 1.0 (100% em carbono) tem se revelado mais confortável e facilita a condução da bike em todas as situações que o anterior Scott em alumínio.
Os punhos da Odi são macios e agradáveis ao tacto, tendo demonstrado uma boa duração e não causam desconforto em longas distâncias.
O avanço de origem (110 mm) foi substituído por um OnOFF Notion de 90 mm… e a condução tornou-se mais fácil!
Experimentei igualmente o avanço montado “para baixo” e gostei, tendo ficado a frente mais baixa e facilitando nas subidas e longas distâncias.
Em termos de ciclo computador uso um Sigma BC 1200 Wireless.
Selim e espigão:
O Selle itália SLR XC gel flow foi uma agradável surpresa, pois apesar de não ser “volumoso” é anatómico, não sendo um sacrifício pedalar longas distâncias com ele. Quando começa a incomodar basta andar um pouco em pé para ficar outra vez tudo bem.
O espigão em alumínio é facilmente ajustável devido ao fecho rápido… mas já apresenta sinais de desgaste na pintura. Precisa de limpeza e lubrificação com frequência (coloco massa consistente com teflon) pois faz barulho incomodativo quando algo não está bem!
Anteriormente também usei…
Não sei se era de mim… se do anterior selim, um Selle itália ProLink GEL que após alguns km tornava-se desconfortável.
Travões:
Os Shimano LX estão num bom nível. Fiz um pequeno up-grade nos discos… 180 à frente (massi) e mantive a medida 160 atrás (avid).
Muito bons no que respeita ao poder de travagem, controlo, resistência à fadiga e aquecimento.
Só têm um contra… quando salta lama para o espaço aberto em cima, fazem algum barulho a roçar nos discos, mas nada que outros não façam!
Transmissão:
A pedaleira de eixo integrado XT… que em termos gerais é em tudo semelhante à anterior LX tem correspondido ao esperado!
Corrente XTR: leve, robusta e silenciosa, é unida com um elo rápido da SRAM.
Cassete: 11-34 da Shimano XT. Leve e com um funcionamento exemplar.
Desviador da frente Shimano LX… é o elo mais fraco desta transmissão, apesar de não comprometer, quando fica cheio de terra deixa de funcionar a 100%... estando muito exposto.
Desviador de trás Shimano XTR… preciso e silencioso, é lindo!
Capas das espias da Flying Snake da Transfil com revestimento composto por carbono e kevlar, bem como de uma manga plástica em todo o comprimento… o que ajuda a melhorar o desempenho no desviador da frente, pois o cabo está muito exposto.
Manípulos dual control LX… simples de usar e muito precisos.
Anteriormente também usei…
Pedaleira de eixo integrado LX, que é um exemplo de robustez… apesar de ter trocado os rolamentos (pelos XT) e os pratos grande e meio aos 3000 km, tudo funcionou sem problemas até aos 5000 km.
Corrente XT: fiável, leve, robusta e silenciosa, era unida igualmente com um elo rápido da SRAM.
Cassete: 11-34 da Shimano XT. Leve e com um funcionamento exemplar tendo feito mais de 4500 km com duas correntes!
Desviador de trás Shimano XT invertido: durou 5000 km sem grandes problemas, mesmo quando partiu a mola que fazia a recuperação continuou a trabalhar, apesar das oscilações.
Positivo: :twisted:
Qualidade de construção
Versatilidade
Quadro
Controlos e funcionamento da suspensão e amortecedor
Posição de condução
Negativo :evil:
A lama por vezes impede o normal funcionamento do controlo do amortecedor traseiro
O cabo do desviador da frente está muito exposto
Alguns eventos que realizei com a minha Scott MC 40 desde finais de 2005:
Maratona Internacional de Idanha-a-Nova (2007)
Maratona PTG 100 – Portalegre (2006 e 2007)
Maratona do Centro – Leiria (2007)
Maratona do Encontro Shimano – Águeda (2007)
Maratona da Brenha - Figueira da Foz (2007)
Maratona do Mondego (2006 e 2007)
1º Encontro ForumBTT (Arrábida) (2006)
Encontro Luso-Galaico (Esposende) (2006)
Trilhos de Baco (Vidigueira) (2006)
Maratona do Ceira (Serpins – Lousã) (2006)
24 Horas Figueira da Foz (2006)
Rota das Aldeias de Xisto (2006)
Maratona de Abiul (Pombal) (2006)
Maratona de Quiaios (2006)
Maratona da Aventura 21 (Serra do Buçaco – Mealhada) (2006)
Maratona da Expobike (Santarém) (2006)
Maratona G100 – Grândola (2005 e 2006)
Maratona de S. Miguel (Penela) (2006)
Maratona do Diário de Coimbra (2005)
Maratona de Inverno (Arazede) (2005)
Até agora tem sido a minha companheira inseparável... e assim deve continuar! :wink:
Informações:
http://www.scottusa.com/global/bike/
Manuais:
http://www.scottusa.com/support/europe.php#bike05
Informações técnicas:
http://www.scott.com.br/produtos.asp?pg=1&cat3=Bike&cat4=info_tecnicas
Maxxis CrossMark:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14947.msg163815.html#msg163815
http://www.maxxis.com/
Schwalbe Nobby Nic
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15180.msg122734.html#msg122734
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,9145.msg82783.html#msg82783
http://www.schwalbe.de/gbl/en/homepage/
Pneus XC/Maratona:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14947.msg122031.html#msg122031
Pneus Enduro:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20791.msg191462.html#msg191462
Volante OnOff Carbon 1.0
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,17114.msg137506.html#msg137506
http://www.onoffcomponents.com/pdf/catalogo_onoff.pdf
Rock Shox Revelation:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14258.msg116065.html#msg116065
http://www.sram.com/en/rockshox/
Pedaleiras:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15317.msg133212.html#msg133212
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,16456.msg190117.html#msg190117
http://cycle.shimano-eu.com/
CossMax XL
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,860.0.html
http://www.mavic.com/
http://tandems.free.fr/mountain/bricolage/roue/Crossmax/Crossmax.html#Anchor--Crossm-21602
Comparativo Enduro:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15449.msg125640.html#msg125640
Apresentação da minha Scott MC 40 no tópico: Gostas da tua menina? É linda ? Mostra-a ao pessoal, aqui!
http://www.canecreek.com/
http://www.selleitalia.com/
http://www.transfil.com/
http://www.slime.com/bike/index.php
http://www.marzocchi.com/
http://www.odigrips.com/index.htm
http://www.sigmasport.com/en/startseite/
http://tires.hutchinson.fr/uk/intro.php
http://www.parktool.com/repair/