X Maratona Trilhos da Raia

DonCorleone

New Member
Estava à espera que alguém abrisse o tópico mas como ninguém se chegou à frente cá estou eu :)

Foi a minha primeira participação e só o facto de dizer sem qualquer problema QUERO REPETIR SEMPRE QUE PUDER, diz tudo o que pode ser dito sobre a prova.
Espectacular, o tempo não ajudou, mas a organização, percurso, paisagens, staff da ACIN, abastecimentos, esteve praticamente tudo irrepreensível.

Ao João Afonso, presidente da ACIN, que se notava que estava abatido com o terrível tempo que se fazia e fez sentir no dia da prova só posso agradecer por tudo o que a vossa equipa nos disponibilizou.

Fiz a Maratona, 87km, e andei a penar durante muito tempo, quase sempre sozinho, mas terminei que era o meu principal objectivo e não fui o último :D

Só uma coisa podia ter sido melhor, sabendo que ainda haviam atletas em prova o final estava um bocado confuso e até um elemento da organização me enganou (não propositadamente é claro) sobre por onde era o caminho.

De resto 5 Estrelas!
Venham mais 87km para o ano, com chuva ou sol :D
 

Ricasmetx

New Member
Ca vamos então ao feedback.

Aspectos Positivos
-Excelente staff da ACIN, se estava a chover para nós para eles também estava
-Abastecimentos com tudo o que se tem direito
-Marcações. Apesar da chuva "desfazer" a cal estavam tudo bem marcado
- Percurso 5 estrela. Sonao gostei da descida no rio de lama, mas infelizmente ainda nao se conseguem controlar as condições climatéricas que essa descisa com piso seco... era a loucura :D

Oportunidades de Melhoria
-Banho de Agua Fria. Eu entendo que banhos para 850 pessoas nunca é facil, mas caramba se nao podem reduzam o no de inscritos.
Depois de 4h à chuva (sim fui dos ultimos e nao me envergonho :p ) o minimo que se merecia era um banho digno e quente até para nao apanhar uma constipação. Pois qual o espanto qdo abro a torneira.... agua FRIA
-Almoço. No momento em que cheguei existia uma fila de cerca de 100 pessoas e devido a 2 factos. Apenas um ponto de serviço de refeição e ausência de lugares para sentar. Na altura em que fui foi um caos
 

markituh

Active Member
Pela 1ª vez fui até Idanha para participar nesta maratona que tanto se tem falado.

Percurso:
Excelente percurso com trilhos muito fixes, fiz apenas os 55km. Sem duvida que tinha paisagens espectaculares para se andar de bicicleta. Os abastecimentos não usei mas pelo que vi, estavam bem apetrechados. No que se refere as marcações, nada a apontar.

Banhos:
Não usei

Almoço:
Não usei

No geral, gostei bastante de ter participado. Parabéns à organização pelo excelente trabalho que fez. Para o ano se der espero fazer a distancia maior.
Venham as fotos
 

baldeante

Member
DonCorleone nunca poderias ser o ultimo esse fui eu ;)

Ainda fiz os últimos 4/5 km com o penúltimo, não tive coragem de passar o colega ele ia visivelmente tão farto da chuva como eu, como já ia no fim lá fiquei ...

Dificuldades técnicas : chuva a partir dos 25 km mais coisa menos coisa e impossibilidade de usar o prato do meio (a frente) mais ou menos a partir dos 35 km, tirando isso e apesar da lama e chuva constante cada vez tenho mais a certeza que é nestes passeios mais agrestes que me divirto mais ... a lama trás sempre uma visão completamente diferente do terreno ...

Para mim única coisa que não gostei foi de monsanto tive se subir praticante tudo a pé pois não tinha aderência na pedra da calçada e ainda por cima a descida foi a pé pois achei a pedra demasiado escorregadia, alem de molhada havia lá uns musgos muito manhosos e como aquilo era só pedra arriscar cair não era opção ...

E no fim tive agua quentinha ser o ultimo tem as sua vantagens :D

Os meus agradecimentos a organização e especialmente ao carro vassoura que teve a paciência de ir atrás de mim nos últimos 30 e muitos km
 

markituh

Active Member
Alguém sabe quem era o senhor que tirou as fotos e depois no fim as estava a vender no local de almoço?

Gostava de entrar em contacto com ele.
 

EXAUSTO

New Member
4º ano consecutivo nos Trilhos da Raia, este ano pela primeira vez fiz a meia ,uma vez que me acompanhou o meu míudo ( 14 anos feitos em Agosto,e grande prova,117º lugar) , em termos de organização nada a dizer , tudo muito bem como de costume, este ano os abastecimentos muito melhores que o ano passado,o que começa a destoar em termos de qualidade organizativa e peço para a organização considerar como um alerta, é a repetição de percursos, eu vou á 4 anos a Idanha e os trilhos eram já TODOS conhecidos , caramba, vocês têm condições únicas para poderem variar os percursos TODOS os anos, é um bocado frustrante para quem faz 400 kms ,ir andar em trilhos já conhecidos.Não deixem que o evento morra ou perca interesse por esse motivo, compreendo que queiram visitar os "postais" da região ( Monsanto,Penha Garcia,Idanha a Velha, barragem ) .mas não se pode ter tudo, e está na altura de irem á procura de novos postais.

Cumprimentos ,e continuem o bom trabalho
Exausto
 
Foi um dia duro de pedalar, mas isso ja faz parte da fruta da época;)

Antes de mais agradecer o esforço ao pessoal da organização pelo enorme esforço e dedicação.

Ofereço 3 criticas contrutivas para mais 10 edições de trilhos da raia com muito sucesso:


  • Limitem as instcrições um pouco, 850 é muita gente, quantidade de gente não significa que melhore o evento.
  • coloquem em cada abastecimento assistencia à malta, o básico, óleo, ferramentas, bombas ar, nada como um patocinio não resolva.
  • tal como ja li, conhecer novos trilhos, a zona raiana é vasta e tem mais recantos para descobrir ;)

Abraço e até para o ano
 

DonCorleone

New Member
Baldeante se calhar ainda falámos um pouco depois da saída de Medelim no primeiro abastecimento não? Eu falei com um companheiro que estava para a Maratona mas como íamos começar as subidas ficou para trás e nunca mais passou por mim que eu tenho visto
 

qpinto

New Member
Boas... "Companheiros" ;)

Em primeiro de tudo agradecer a presença de todos e as desculpas por algo que tenha corrido menos bem e… agradecemos as sugestões e as criticas, para assim podermos melhorar o que o poder ser.

Todos temos uma ideia de como deve ser um evento com esta envergadura, mas é isso mesmo, opiniões, que agradecemos. Mas também há participantes, que pensam exactamente o contrário de algumas das sugestões aqui apresentadas. Em que ficamos? Qual a melhor decisão? Não é fácil. Temos que arranjar um equilíbrio. Mais de 800 participantes e o mesmo número de sensibilidades…!

Uma vez mais obrigado pela vossa presença e compreensão.

Continuação de boas pedaladas...! :xau:

Até breve...!

qpinto
 
Boas,

Em meu nome, em nome da ACIN e de todas as pessoas envolvidas na organização desta X Maratona queremos agradecer a vossa presença, sem vocês nada disto seria possível.

Com as condições atmosféricas adversas que se fizeram sentir, quer para participantes, quer para a organização, consideramos que o evento na sua generalidade correu bem, mas também temos consciência e sabemos que alguns aspectos tem de ser melhorados, é para isso que cá estamos já em 2015.

Quanto à questão dos trajectos já serem conhecidos por alguns participantes, aí a situação já é bem diferente, este assunto é por nós analisado todos os anos; para se manter a qualidade de trilhos e paisagens que vos temos oferecido não é fácil fugir muito ao que está, se para a maratona até se poderá visitar no futuro, uma ou duas aldeias com potencial de trilhos e paisagens, (que já foram visitadas noutro evento organizado em Idanha) na meia maratona já não é bem assim, não nos podemos afastar mais de 25/27Km da Idanha, ao mesmo tempo manter a interligação com a maratona e dar qualidade de trilhos e paisagens, que todos vocês certamente querem; sendo que o maior numero de participantes vai à meia maratona.

Há ainda outros aspectos que nos dificultam e de que maneira a elaboração dos percursos, que são eles o alcatroamento de caminhos que anteriormente estavam em terra, o encerramento consequente de outros tantos que se julgava serem públicos e ainda o termos de pagar a proprietários para lá podermos passar (já aconteceu). Só nesta maratona foram 8 os proprietários com quem tivemos que falar para nos autorizarem a passagem.

Permitam-me este desabafo, mas como podem ver não é assim tão fácil gerir a questão dos percursos.

Uma vez mais bem-haja a todos por terem vindo a Idanha.

Boas pedaladas!
 

Duke86

Member
Foi uma maratona Trilhos da Raia marcada pelas condições climatéricas um pouco mais duras do que se desejava mas são sempre estas maratonas que vamos recordar no futuro mais intensamente.

Obrigado ACIN por mais uma maratona de alto nível!

Boas pedaladas!
 

prcunha

Member
Sejam quais forem as limitações, vale tanto a pena, que mesmo depois de termos feito o Granfondo Skyroad Aldeias do Xisto na véspera, ainda aí fomos marcar presença na Meia.

É um grande evento, nunca tinha feito a meia, "só" as duas maratonas anteriores, e a parte entre Medelim e Idanha-a-Velha foi muito louca. E em 3 anos disto, mesmo quando repetem alguns locais, variam sempre os caminhos/singles ou outrasopções.

Parabéns!
 

craks pedal

New Member
Olá Amigos,

Grupo%2520Idanha.jpg

Faltava aqui os fotógrafos e malta que "andava fugida" e estavam 2 amigas de Monsanto que foram convidadas para a foto :)
Grupo%2520Idanha%25201.jpg

Faltava o amigo Sérgio Silva que na altura foi buscar o casaco...

Estreia dos Craks do Pedal a pedalar em Idanha-a-Nova e estreamos também num novo modelo de deslocações que queremos repetir mais vezes, alugamos um autocarro, reservamos hotel e refeições e preparamos o primeiro fim semana Craks do Pedal para toda a família (quem quisesse, claro...) e conseguimos uma jornada de diversão e convívio muito agradável, com um sábado a passear e no domingo a família a apoiar a malta do pedal, foi espetacular, a repetir sem duvida...
Em relação á maratona (meia no nosso caso), pena o S. Pedro não ter ajudado, o que tornou o percurso mais duro (a malta gosta de dureza :p), porque encontramos um evento bem organizado, trilhos bem fixes, diferentes da nossa zona, o que se procurava, com alguns singles pelo meio de muros de pedra, bonitas passagens por Medelim e Idanha-a-Velha, bons singles á volta da barragem, banhos quentes e para terminar belo almoço.
Parabéns á organização.
Siga para a próxima...
 
E fotos? São só para "pagantes"? Onde as podemos consultar?
Obrigado

Estamos a tentar reunir as fotos que alguns fotógrafos foram tirando ao longo dos percursos...assim que as tenhamos em nosso poder, como de costume, serão colocadas no nosso sitio a titulo gratuito.
 

qpinto

New Member
Idanha-a-Nova... CATEDRAL do BTT

Boas... "Companheiros" :cool:

O “postal” que junto… foram o lixo que alguns participantes largaram numa extensão de cerca de 1,5km, e dentro de uma propriedade privada.

Tem que se saber respeitar o ambiente, e estas situações para as organizações, são muito nefastas, pois são elas que responderão perante os proprietários, as autoridades e acima de tudo... o meio ambiente agradece que... o tratemos bem. :nana:

Fica o alerta…!

IMG_9784.jpg

Boas pedaladas e...

Até breve...! :xau:
 

bat ttman

New Member
olá qpinto, HÁ MUITA GENTE QUE NÃO SABE QUE O BTT NÃO É SÓ PEDALAR. FIZ A MARATONA E TAMBEM REPAREI AO LONGO DO PERCURSO O LIXO QUE AS PESSOAS QUE SE DIZEM PRATICANTES DE
DESPORTO AO AR LIVRE(BTT) MELHOR FICASSEM EM CASA NO SOFÁ A DEITAR OS SACOS DAS PIPOCAS PARA O CHÃO. COMO DISSE E BEM A ORGANIZAÇÃO É QUE FICA MAL.
 

baldeante

Member
DonCorleone é bem possível que tenhas deixado de me ver numa subida parti a corrente numa e dado a chuva e o vento no local levei um bocado a dar a volta ao problema ...
 
Top