[Video] Aprende a afinar o rebound do amortecedor correctamente

andrextr

Active Member
Boas pessoal !! Este video já está no topico dos fundamentos da suspensão traseira.

No entanto, e face à importancia do assunto, decidi criar outro topico.

Ao longo dos últimos 10 anos tenho encontrado um grande numero de pessoas com o rebound mal afinado (muito lento ou muito rápido). Ve neste video como afinar correctamente, e como isso poderá aumentar a segurança da bike, e a performance tanto a descer como a pedalar.

[video=youtube;BiHQd4mzl3Y]https://www.youtube.com/watch?v=BiHQd4mzl3Y[/video]
Legendas em PT disponíveis.

Abraço.
 

SeteGu

Active Member
Muito interessante. Pelo que percebi é apenas uma opinião pessoal, certo? Só tenho uma dúvida:

Imaginado uma mola sem regulação do rebound: quanto maior for o nível de amortecimento maior o efeito "chicote", correto? Maior será e energia (potencial) armazenada na mola, logo, maior a oscilação...

Pensando agora no tal teste do passeio. Descendo o passeio, provavelmente, o curso da suspensão não irá esgotar... mas nos trilhos, esgotando o curso, não poderá passar a haver (mais) oscilação? Ou o próprio amortecedor já tem isso em consideração e ajusta a força para que a velocidade de recuperação seja constante ao longo de todo o curso?
 

andrextr

Active Member
Não é só uma opinião...é a maneira correcta de afinar. :)

Válida para amortecedores de ar ou de mola. Valida para XC. Para DH pode ser preciso um pequeno fine-tuning como expliquei, mas anda lá perto.

Sem amortecimento a mola oscilaria várias vezes (infinitas se não houvesse fricção) :)
Irei fazer outro video no futuro para explicar como funciona a teoria dos amortecedores, e talvez te responda a essa questão. Mas basicamente a mola (ou o ar, no caso dos amortecedores de ar) absorve e armazena a energia dos impactos durante a compressão. Depois a mola tem tendencia para se extender e libertar essa energia de forma brusca e rápida. O amortecedor serve para limitar a velocidade com que a mola se extende. O amortecedor faz isso dissipando a energia da mola em calor (através da fricção hidráulica...basicamente o fluxo de oléo é obrigado a passar em orifícios estreitos e é estrangulado, daí o barulho do oleo típico que se ouve). Ao aumentares o rebound está a diminuir o tamanho dos orifícios e a aumentar o estrangulamento do oleo. Quanto mais rápido o amortecedor estende maior é a força dissipada pelo amortecedor. Portanto sim, o "amortecedor já tem isso em consideração" lol. O balanço perfeito entre a dissipação e as forças da mola resulta no rebound critico. Ou seja, a mola perde toda a energia armazenada até chegar ao ponto de equilíbrio da forma mais rápida possível.

No teste do passeio a bike esgotou 75% do curso como podes ver no slow-motion. Este efeito do rebound critico não depende da altura do passeio. Depende apenas da força da mola (ou pressão de ar) e do peso da massa suspensa (rider + quadro). Quanto mais pesado o rider, maior a taragem da mola ou a pressao do ar no amortecedor, e maior também terá de ser a quantidade de rebound necessária (numero de clicks) para se atingir o rebound critico. Por isso é que nas bikes há tantos clicks no amortecedor, porque há pessoas com 60kg e outras com 120kg (variaçao de quase 100% no peso do conjunto). Num carro não há tanto esse problema porque o carro pesa muito mais que uma pessoa, portanto o peso dos passageiros é quase desprezado.

damping.png


Hazta.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Tinha essa ideia dos orifícios e do óleo mas não estava a relacionar. Já entendi, foste bastante claro.
:cheers:
 
Top