VI BTT Tasca du Xico - Pinhal Novo - 30 Outubro

JG/..

New Member
Foi a minha primeira “Tasca”.
Atirei-me para a distância maior, dado estar plenamente convicto que, no meu quintal já conhecia tudo.
Pois bem, reconheci 30% do percurso.
Duro, deslumbrante.
Apoios – um exemplo a seguir.
Marcações – outro exemplo a seguir mas, atenção ao que vai ficar na serra no pós “Tasca”.
Lavagens – nunca viram tantas mangueiras para lavagem.
Abastecimentos – pouco usei, mas, estavam lá.
Meta – no melhor local, e, com tempos reais.
Almoço – não utilizei.
Acumulado – 1500 segundo a organização, não me parece que tenha sido só isso.

Um obrigado a todos os que se preocuparam comigo a 7 km da meta aquando fui ferozmente atacado pelas cãibras.

VII Tasca do Xico – Eu vou
 

Martinuno

New Member
Boas,

Em nome dos elementos do FVF BIKE TEAM queremos dar os parabéns aos organizadores deste maravilhoso evento, assim a como todo o staff envolvente que nos proporcionou um maravilhoso dia de BTT.
Maravilhosa esta prova.
Para o ano contém connosco novamente.

Bom video rafaxl8 ;)

Cumprimentos...e mais uma vez, estão de parabéns :cheers:
 

Espigão

New Member
Pedalo há cerca de 20 anos pela Serra Mãe, posso dizer que nasci mesmo a pedalar por lá :lol: não é o meu quintal mas sim a "minha quinta" :lol: e estes tasqueiros de ano para ano surpreendem-me com novos singles e cada um mais espectacular que o outro.

Hoje vivi um misto de emoções neste maravilhoso palco de BTT. O meu filho recém-nascido pela 1ª vez deu-me apoio nos trilhos juntamente com a sua Mãe e Avós, os amigos(as) foram mais que muitos ao longo de todo o percurso a darem-me também um forte apoio, os trilhos encantaram-me e de que maneira, o dia esteve fantástico, o piso (que muitos temiam por causa da lama) do melhor que tenho encontrado pela Serra Mãe e cheguei pela 2ª vez ao 2º lugar desta Maratona. Com tanta motivação quase deu para agarrar o 1º classificado... :lol:

O contrato continua em vigor com o S. Pedro e obrigado pela chuva que caiu esta semana. Foi sempre a abrir mesmo com um larsen TT 1.9 à frente... :lol:

A Organização está uma vez mais de parabéns e tal como afirmei no final da Maratona na entrevista, esta é uma das melhores a nível nacional e não há muitas. Tenho 4 ou 5 Maratonas de eleição (próximas da perfeição) e esta é sem dúvida uma delas.

Para breve o Rescaldo deste grande dia e entretanto, deixo no meu SITE os dados finais da Maratona que afinal, passaram um bom bocado o anunciado pela Organização. Até aqui nos reservaram uma bela e empenante surpresa... :lol:

Bem hajam Tasqueiros!

Cumprimentos

Hugo
 
Last edited:

Luis Gil

New Member
Bom nao tenho muito mais acrescentar do que já foi dito,tendo eu participado pela 1º vez nesta maratona e pela Serra Arrábida, FIQUEI FÃ, foi um belo empeno mas tudo isso foi superado pelas maravilhosas paisagens, excelentes singles (singles a subir , singles a descer que mais dizer )... subidas a levar o corpo ao limite, descidas de curtar a respiracao e a organizacao que dizer !!!!! e o almoço !!!! 7**

No inicio havia pessoal a queixar-se dos preços....quem foi sabe a esta maratona sabe que o preço foi mais do que justo...

Esta maratona já está no meu calendario para 2012

PARABENS TASQUEIROES!!!!!


PS: Foi falta vermos as fotos ... onde anda elas ???
 
Last edited:

MarioVieira

New Member
Parabéns a todos, participamente e organização. Não fui a tempo para me inscrever, no entanto como tinha saido bastante cedo de Setúbal para dar uma voltinha pela Serra, decidi ir ver o arranque ao Pinhal Novo, fazendo depois o percurso atrás do pessoal dos 40km´s. Como sempre a ideia com que fiquei, é que estava tudo muito bem organizado e fazendo o mais dificil que desde á muito tempo é imagem de marca, surpreender toda gente, mesmo o pessoal que anda diariamente na zona com trilhos desconhecidos !!
 

atce

New Member
Nao me inscrevi a tempo e deu para perceber o porquê das confirmaçoes num apice. Fiz parte do percurso da maratona em auto-gestao tranquilamente sem prejudicar os melhores e ate acho que ajudei uns knts ao leva-los na minha roda ;) Tudo mto bem marcado (pelo menos) até à subida do rego d'agua onde decidi voltar para casa com o valente empeno que ja levava, mas nao era o unico pois muitos se queixavam da dureza da prova eheh exceptuando uma descida em calçada (depois de cruzar a estrada da rasca, logo antes de chegar à estrada dos picheleiros), estava muito escorregadia e em 2 minutos vi 3 a seguirem em frente porque era muito dificil travar (faltava la um sinalzito de descida perigosa). Trilhos excelentes que jamais sabia existirem, tecnicos, duros, lindos, aquele 'calvario' é isso mesmo, apesar de ver os grandes atletas (top15 na altura) a subirem aquilo como se nada fosse :eek: Os abastecimentos estavam minados de boa disposiçao e simpatia, algo nada caracteristico na populaçao da margem sul lol um dos voluntarios falou-me em mais de 100 pessoas espalhadas no auxilio à prova! agradeço tambem o facto de me terem fornecido água mesmo nao estando inscrito. Ajudei 2 companheiros com quedas (um desistiu, o outro continuou mas referia nao se lembrar da queda - ndr: ficou com umas pedras bem cravadas nos orificios do capacete :eek: ), que tudo esteja bem com eles.
Um bem haja à BTTascaduXico, só tenho pena de nao ter conseguido inscrever-me e de usufruiur da vossa prova a 100%. Obrigado pela extraordinaria manhã de BTT e companheirismo na nossa Arrabida, força e continuem!
 
Last edited:

Unknown_Rider

New Member
Da minha parte está tudo dito, iria repetir-me. Já fiz alguma Maratonas e esta conseguiu surpreender-me pela organização.

Para mim foram duas estreias, na Tasca e nos trilhos da Arrábida que nunca os tinha feito.

Obrigado a todos os envolvidos.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Podem contar comigo para o próximo Tasca do Xico

Adorei!!

A unica coisa que tenho a dizer "mal" é pelo simples facto de terem colocado a malta, nos 40km (80km passaram lá ??), aquela vala que desciamos em degrau e depois subiamos á mão, havia necessidade com tantos outrs trilhos ??? Fica a minha opinião.

Andei mais tempo com a bike ao lado nesta Meia Maratona do que o ano passado, tendo feito os 70km (nesta cansei me menos..)

Queria dar os parabens ao amigo Hugo Carvaho, pelo 2º lugar, bem como ao Melitão, que chegou primeiro e ao 3º lugar, o rapaz da Cannondale

Agora, dar um abraço grande ao amigo Tufo e ao colega da BH (Zona 55 Bike Team, Torres Novas) - bela terra!!
 

FishBike

New Member
Caros companheiros do pedal.
Permitam-me que venha aqui mais uma vez dar a minha opinião. Sei que posso ter parecido mais "indelicado" e até "ofensivo" na forma como me expus no "post" anterior, mas seria mesmo uma forma de expressão "mais agressiva" para este facto não passar despercebido. Mas é claro que se ofendi alguém, peço desde já as minhas desculpas porque não era essa a intenção, mas sim chamar a atenção a uma situação GRAVE.
Mas tal como o amigo Xeryf já me respondeu pessoalmente, esta situação foi registada e será tida em conta na próxima edição e eu espero poder comprová-la!! Pois como também disse, de um modo geral, a organização está de parabéns pelo excelente dia que proporcionou a todos nós, com todos os pormenores e "pormaiores" que têm vindo a ser descritos.

Agora dizerem-me que havia pontos de água espalhados pelos 80km, desculpem mas não é verdade!! Fiz média de 16km/h, portanto não passei a voar pelos trilhos. Do pessoal que dava apoio nas estradas, disseram-me sempre que não tinham água (devo ter tido azar aos que perguntei, pois houve um grupo de amigos que reparei que lhes deram umas belas minis...) e a assistência à entrada do trilho da VB, responderam-me que era só assistência mecânica e realmente vi barris de isotónico em cima da mesa, mas tudo fechado!

Bom, não alongo mais porque foi uma bela manhã de BTT, trilhos magnificos, duros qb e parabéns aos vencedores.

FISHBIKE
 

Espigão

New Member
Fishbike, peço desculpa, respeito a sua opinião mas quanto à questão da água, não costumo perdoar quando a mesma falha e sou bastante critico relativamente a este aspecto mas desta vez não falhou. Para além das ZA´s haviam entre as mesmas vários pontos de água. A critica poderá apenas ser por ser servida em copos mas isto prende-se com questões ambientais e aí somos todos "obrigados" a concordar.

Cumprimentos

Hugo
 

Ricardos

New Member
1a vez na prova e fiz os 80k

Positivo ++
- entrega dos dorsais rápida (ainda nem vi o que está dentro do saco, mas parece-me que tem umas garrafas lol)
- trilhos, paisagem, percurso (não me perguntei porquê, mas gostei muito das partes em pave).
Paisagem muito bonita. Foi muito agradável ver o castelo de Palmela, e a península de Tróia. Com o dia de sol que estava, a paisagem estava de facto brutal. Muito verde.
- Sinalização do percurso e segurança. Senti-me seguro o suficiente para atravessar estradas de alcatrão sem olhar para os lados...talvez n o deve-se fazer, mas parecia-me seguro.
- Banhos sem problemas. Fui ao campo da bola e tudo impecável. Água quente e com pressão.
- almoço (muita variedade de escolha, apesar de não ter gostado muito do tempero da carne de porco..., mas o resto impecável).
- os abastecimentos eram bons. Não arrisquei a comer as febras...muito peso para transportar lol
- A famosa subida do Cálvario. Não desgostei. Também faz parte, ter de fazer de burro de carga. Senti-me foi um pouco mal ao chegar lá acima. Fraca alimentação antes da prova!!! Nada que uma barra energética e uns mini-pastelinhos de nata no 1º abastecimento não solucionassem.


Menos positivo
- Discrepância nos valores anunciados de acumulado. de +-1500m para 1700m vai alguma diferença... Achei mal que não anunciassem logo a quando da inscrição o valor do acumulado
- Discrepância nos km anunciados das ZA's.
O ZA1-18k que afinal eram 25 k. o ZA2-40k que afinal era aos 50k e o ZA3 acho que bateu um pouco mais certo com o anunciado. Pareceu-me que houve ali qq desentendimento com os ZA's. Mas tudo se fez, com calma.
- Fiquei um pouco baralhado com a junção do pessoal dos 40k com o dos 80k. Às tantas já tinha pessoal à minha frente dos 40k que me "atrapalharam" um pouco, mas ok eu percebo que é mesmo assim. Foi uma desculpa para eu ir mais devagar.
- a falta dos nº de emergência no dorsal foi de facto uma falha grave. Eu escrevi no dorsal com uma caneta os nºs. Acho que deviam ter feito isso pelo menos. A cena do papel não é boa onda. Não é fácil encontrar um papel tão pequeno em caso de emergência.


Conclusão 4 1/2 em 5

Pró ano estou lá de novo. Se recuperar das caimbras até lá é claro...isto está mau. lol
 
Last edited:

FishBike

New Member
Caro Espigão, com todo o respeito que tenho por si e pelo excelente contributo que tem prestado à modalidade que a todos nos aproxima, não consigo identificar esses pontos de água que refer. Nem eu, nem pessoal que vinha no grupo onde me encontrava, nem pessoal que chegou depois de nós.
Espero que não esteja a contar com os pontos de água que a sua equipa lhe foi fornecendo ao longo da prova, pois isso depende da logistica que cada um tem para si mesmo e também, como sigo e acompanho o seu blog, duvido que tenho feito os 80km's só com os 2 bidons que tinha no inicio da prova. Atenção que não estou a criticar que tenha esse apoio, estou só a ressalvar que a maioria dos participantes, como eu, não dispões deste tipo de logistica para as provas, sendo por esse facto que levava um camelback com água e mais um bidon com istonico.
Vi-me forçado a gerir muito bem a minha hidratação, pois na zona de maior acumulado, entre a ZA2 e a ZA3, nunca vi postos de água, muito menos estando identificados. Eu só queria mesmo abastecer e tencionava parar para o fazer, não era só beber um copito!!
De qualquer das formas, volto a repetir, este foi só um aspecto menos positivo com que me deparei e não quero com isto denegrir a imagem da organização que sem dúvida está de parabéns. Só pretendia mesmo este ponto não fosse esquecido e pudessem corrigir na próxima edição. E como também já disse, a organização já manifestou o seu interesse em corrigir, o que significa que não estarei a falar em vão e houve um reconhecimento dessa falha.
Portanto, esperemos que para o ano as coisas sejam novamente magnificas e que em termos pessoais, também consiga alcançar os meus objectivos e é para isso que cá andamos.

Bons treinos,
FISHBIKE
 

jlalmeida

New Member
Ora bem meus caros, fiz esta prova no ano passado e adorei. Este ano, por razões que não importa, fui até lá "ver passar os ciclistas" e tirar umas fotos.
Não me vou alongar mas... vos digo, fiz algumas partes do percurso, entre elas, a que ligou o parque da Comenda até à estrada do Vale da Rasca, onde se unclui o verdadeiro "Calvário" e... vai lá vai, fartei-me de fotografar empenos :lol: .
Confesso que adoro fotografar e na Arrábida ainda mais mas sofre-se muito a ver passar os ciclistas.
Tenho bastantes fotos no faceBook , podem tirar á vontade mas depois transfiram 5 euros para a minha conta :lol: :lol:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2065770643175.150157.1212057398&type=3
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2065664120512.150154.1212057398&type=3
 

Espigão

New Member
Boas Fishbike,

Antes de mais, obrigado pelas simpáticas palavras relativas ao meu trabalho em torno da modalidade.

A minha Equipa não me deu qualquer apoio ao longo de toda a prova nem é normal acontecer. Parto sempre em autonomia para as provas e daí o capítulo da água ser muito importante para mim e os alertas que faço sempre às Organizações antes do arranque das maratonas.

A única garrafa (pequena) de água que recebi no percurso foi do meu Pai na passagem pelo alto das necessidades e isto só aconteceu porque estava a "pedalar em casa" porque nas restantes Maratonas não tenho mesmo qualquer tipo de apoio.

De resto quer em todas as ZA´s quer em todos os Pontos de Água ( que realmente não estavam identificados como tal) bebi sempre e apenas um copo de água.

Parto apenas com dois bidons cheios de bebida isotónica e água que bebo é unica e exclusivamente das Organizações.

Raramente tenho cãibras mas quando a água falha é normal chegar ao fim com uns bons ameaços e ontem isso não aconteceu porque precisamente achei os pontos de água qb e bem localizados se bem que as ZA´s não estavam bem conforme os km´s fornecidos pela Organização.

Cumprimentos

Hugo
 

Foquinha

New Member
Boas

Podem contar comigo para o próximo Tasca do Xico

Adorei!!

A unica coisa que tenho a dizer "mal" é pelo simples facto de terem colocado a malta, nos 40km (80km passaram lá ??), aquela vala que desciamos em degrau e depois subiamos á mão, havia necessidade com tantos outrs trilhos ??? Fica a minha opinião.

Andei mais tempo com a bike ao lado nesta Meia Maratona do que o ano passado, tendo feito os 70km (nesta cansei me menos..)

Queria dar os parabens ao amigo Hugo Carvaho, pelo 2º lugar, bem como ao Melitão, que chegou primeiro e ao 3º lugar, o rapaz da Cannondale

Agora, dar um abraço grande ao amigo Tufo e ao colega da BH (Zona 55 Bike Team, Torres Novas) - bela terra!!

Oh Hugo, treina mais e reclama menos... :cheers::rotfl:
 
para a organização :yeah: e até para o ano.
em relação as ZA, pessoalmente não senti a falta de nada, nem a falta de líquidos, porque em muitos outros locais havia pessoal da organização com água ou em garrafão, copinho ou em garrafas pequenas.
uma pequena ressalva e fui dos últimos a passar nesses locais :eek:
 

guci

New Member
Boa tarde

sou de longe e nunca participei em nenhuma iniciativa no Sul.

Pelo que aqui li ( e vi no vídeo colocado) este parece-me um bom evento.
Como sou do Minho, tenho que ser seletivo nas minhas saídas para longe. Se alguém quiser sugerir-me um ou dois eventos de BTT (não tem que ser competição) no Sul para eu agendar para o próximo ano agradeço.

Posso pagar, sugerindo também alguma coisa para fazerem por terras minhotas........
 
Top