Desde 1998 que faço Btt em distancias superiores a 20Km's, e normalmente em locais em exigentes! Sempre na modalidade XC!
Até 2007 sempre utilizei V-brakes, e muitas vezes me decepcionaram. Ou era a roda que empenava, ou era a sujidade no aro e na pastilha que afectava a travagem. Enfim, li bastante informação relativamente aos travões de disco, e queria mesmo trocar. Trocando seria sempre para Hidraulicos, pois os discos mecânicos são (na minha mais modesta opinião) uma porcaria!
Os €€ não abundavam, mas quando troquei de bicicleta, ter discos era uma prioridade. Vinha com uns Lx, que me agradaram, e mais tarde mudei para os XTR.
Não notei uma diferença enorme entre ambos, mas não é preciso muita sensibilidade para se notar alguma diferença.
Cumprido este desejo de ter travões de disco, pensava eu que seria só maravilhas. Sempre ouvi falar em pouca manutenção, grande poder de travagem, e a tal questão do empeno das rodas não incomodar.
Cedo fiquei desiludido com estas expectativas. Para afinar os XTR foi o cabo dos trabalhos, e bastava tirar as rodas e voltar a montar, para a pastilha ficar a roçar ligeiramente no disco. Toca a afinar ligeiramente.
Depois foram os bombitos a colar.
Depois, em vez de roda empenada, foi disco empenado.
Enfim, pensava que seriam só maravilhas, e acabaram por me trazer problemas que me dão muito mais trabalho a resolver do que qualquer problema nos v-brakes!
Entretanto surgiu a oportunidade de montar a bike que tenho agora, e nem pensei duas vezes. Agora a prioridade passou a ser a montagem com V-brakes! E em nada me arrependo.
Com aros cerâmicos e pastilhas adequadas, o poder de travagem em seco é igual, ou até mesmo melhor que os discos. Com agua perdem ligeiramente, não muito, e em lama, ai sim nem se questiona a vantagem dos discos.
Como peso 65kg, e com as SLR não preciso de me preocupar muito com os empenos. Hoje em dia hás bastantes soluções para proteger os cabos e as bichas, assim como uma enorme oferta de vários materiais para estes produtos, que nos dão uma enorme fiabilidade, mesmo sobre condições muito adversas.
Agora, o mais importante é mesmo teres a solução que mais te agrada e que melhor se destina à utilização que dás à bike!
(desculpem o testamento. Apenas queria explicar que os discos não são só maravilhas, assim como os v-brakes não são só problemas, e vice-versa)