v brake vs discos

Jepas

Super Moderador
Boas,

é uma pergunta muito geral, mas os discos são mais pesados, mais caros e mais complexos. Contudo são mais potentes, mais doseáveis e trabalham melhor em condições adversas.

Para mim vale a pena trocar (estou a referir-me a discos hidráulicos, claro). O meu termo de comparação: Shimano XTR v-brakes VS Hope Mono Mini 180/160 mm

Jepas
 

Remi

New Member
Adiciono também que os discos hidráulicos não têm tanta manutenção (quase não desafinam, grande parte dos modelos autoajusta as pastilhas) e não são afectados pelo empeno das rodas.

Só vejo duas razões para se usar v-braques, peso e preço. E a primeira não é assim tão relevante a não ser que pratiques XC de competição, logo ... se podes comprá-los .. dále! .. não te vais arrepender. É um excelente upgrade.
 

esquilas

Member
Boas

Eu utilizo os dois sistemas, v-brake na bike de xc e disco na de fr

Acho que pra xc discos nao vale a pena trocar, se comprares uma bike nova e tiveres indeciso ia vale a pena ponderar, mas estar a por discos e rodas novas eh um esticao valente pra muita boa gente

Ja em fr e outras modalidades do estilo disco sem duvida, apesar de atras nao fazer nenhuma diferença (pelo menos em tempo seco)
 

Bravellir

New Member
Andei muito tempo indeciso, até pq não achava que os meus v-braques me deixassem ficar mal. Acabei por gastar imenso e comprei os discos. No inicio até andava meio chateado, mas depois os discos acamaram e eu fiz a primeira descida de 4 ou 5 km a abrir e .. haaaaaaaaaaa..... vale a pena. São muito mais precisos e muito mais disponiveis. Agora deixo-me ir á vontade nas descidas pq tenho confiança que consigo parar em muito pouco espaço.
Não é que seja um upgrade essencial, até pq se não tiveres rodas preparadas para discos pode significar um investimento razoavel, mas qd possivel acho que vale a pena.
 

Iloper

Member
na minha humilde opinião:

bikes com menos de 12kg: não vale a pena, os discos empenam, material mais caro e pesado.
Bikes com mais de 12kgs: sim... a potencia é maior.
 

simaooliveira

New Member
Viva!

Tinha uns v-brake sram 5 com pastilhas de 3 componentes e gostava imenso deles... entretanto troquei para disco hidráulico e, na minha opinião, a diferença é brutal - com um dedo travas sem qualquer esforço, a potência de travagem aumenta, ganhas mais confiança nas descidas. É verdade que o peso aumenta mas este será o único ponto em que perde em relação aos v-brake, já que o preço vai compensando com a manutenção (pois como já foi dito necessitam de menos manutenção).

Abraços
 

Frei

New Member
é assim, tinha uma bike com v-brakes triplo composto bla bla bla...

travavam bem e mesmo com água...

um grande problema era a entrada de água nas bichas que me f*d*a os cabos todos e ficavam com um travar que não tinha nada a ver... com uns hidráulicos é claro que tens mais potência de travagem, ah e não entra água para as bichas...
 

José Martins

Administrator
Para além de todas as vantagens dos discos hidráulicos já referidas, partilho a que me levou definitivamente a efectuar a troca, quando ainda tinha uns v-brakes XT, potentes por sinal, mas ...
em pleno Verão, uma descida que nunca mais acabava, terreno bem seco, coberto de areia e de repente, uma curva tipo de 90º.
Se travava a fundo, fugia-me a roda de trás, com a da frente ainda pior.
Não sei como, a muito custo lá consegui abrandar o suficiente para fazer a curva sem me espalhar. Decidi-me, vou trocar.
Já fiz a mesma zona e curva vezes sem conta, sem me preocupar com a velocidade, pois a travagem potente e doseada dão-me a segurança e confiança para o fazer na boa.
Tenho uns XT.
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Qando tinha v-brake gostava de adar sempre com os ditos bem afinados e a travar em cima, funcionavam bem mas quando chovia a coisa ficava linda, tinha que ir mais devagar. Além disso o minimo empeno nas rodas era notorio, mesmo que não abrandasse o andamento chateava-me o barulho...

Quando mudei de bike ter discos era uma condição incontronável e ainda bem... são mais pesados mas a nível de funcionamento compensam e bem...

Abraço
 

Doctor

New Member
Minha opinião: V - brakes!!

Mas... têm de ser v-brakes com potencia, aros cerâmicos e pastilhas para esse tipo de aros.

A minha experiência é de XC, e neste momento tenho uns v-brakes XT de 2008 com calços Swisstop (verdinhos) a travar numa SLR 08!

Antes tinha uns travões de disco XTR hidráulicos. Magníficos. Muito suaves e nunca me falharam. Neste momento não sinto qualquer diminuição de poder de travagem, e acreditem que acho esta manutenção muito mais simples.

Não há cá nada a "cortar fiambre". Agora, há que salientar que com lama e muita agua, os discos levam obviamente vantagem, mas mesmo assim não mudo de opinião. Isto claro, baseando-me no meu gosto pessoal e na minha experiência!!
 

veeduuu

Member
Julgo que já mencionaram as grandes diferenças entre v-brake e discos.....
Mas acho que antes de gastares dinheiro nesta altura de crise global deverias ponderar estes pontos:

Em que tipo de trilhos dás a utilização ou que modalidade praticas?
Andas durante o inverno/chuva/lama?
Estás preocupado com a questão estetica? Peso? E o preço?
Estás a pensar trocar para discos mecânicos ou hidraulicos?

Se responderes a estas questões será mais fácil aqui a malta te aconselhar!!!

ABRAÇO
RHSilva
 

tkul

Utilizador Banido
:mrsock:

o que preferes:

ter uma travagem do século XX (DISCO HIDRÁULICO)
ter uma travagem do século XIX (TRAVÕES DE JANTES)

Os Vbrake foram a última evolução dos travões de jante actuados por cabo.
Hoje ao ver travões de disco a pouco mais de 60€, questiono-me o porquê de querer vbrakes (isto se o quadro tiver os suportes!).

Em chuva... enfim
Com jantes com os flancos marados... enfim
Com jantes empenadas....uuí!
Com cabos ferrugentos... ou sem serem limpos...ui...uui...enfim!
Sem terem os calços e flancos das jantes limpo... uuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiii!

Deixei de ter travões por cabo em qq coisa como 1996 ou 1997... ou um pouco mais tarde! Já não me recordo...quando comprei os Magura!
Desde então tenho beneficiado das vantagens como a pouca ou nula manutenção, potência, modularidade...
Quando chegou a primeira bike com disco, não quis mais nada. Pena a Kula não ter os suportes de disco.

Se vale a pena?

Eu nem penso no peso... nem nessas coisas lamechas e digo que sim!
Vale a pena todo o centavo!
Uma bike de Homem é feito de peças duradoiras, práticas e acima de tudo funcionais. É claro que o pessoal weightweenie não posso incluir - mas quando olho para algumas bikes, parece que vejo obras de arte!

Trava em molhado/lama/roda empenada
Não necessita de cabos nem bichas
Complicados? mas uma bike é complicada? :roll: :lol:
 

Doctor

New Member
Desde 1998 que faço Btt em distancias superiores a 20Km's, e normalmente em locais em exigentes! Sempre na modalidade XC!

Até 2007 sempre utilizei V-brakes, e muitas vezes me decepcionaram. Ou era a roda que empenava, ou era a sujidade no aro e na pastilha que afectava a travagem. Enfim, li bastante informação relativamente aos travões de disco, e queria mesmo trocar. Trocando seria sempre para Hidraulicos, pois os discos mecânicos são (na minha mais modesta opinião) uma porcaria!

Os €€ não abundavam, mas quando troquei de bicicleta, ter discos era uma prioridade. Vinha com uns Lx, que me agradaram, e mais tarde mudei para os XTR.

Não notei uma diferença enorme entre ambos, mas não é preciso muita sensibilidade para se notar alguma diferença.

Cumprido este desejo de ter travões de disco, pensava eu que seria só maravilhas. Sempre ouvi falar em pouca manutenção, grande poder de travagem, e a tal questão do empeno das rodas não incomodar.

Cedo fiquei desiludido com estas expectativas. Para afinar os XTR foi o cabo dos trabalhos, e bastava tirar as rodas e voltar a montar, para a pastilha ficar a roçar ligeiramente no disco. Toca a afinar ligeiramente.

Depois foram os bombitos a colar.

Depois, em vez de roda empenada, foi disco empenado.

Enfim, pensava que seriam só maravilhas, e acabaram por me trazer problemas que me dão muito mais trabalho a resolver do que qualquer problema nos v-brakes!

Entretanto surgiu a oportunidade de montar a bike que tenho agora, e nem pensei duas vezes. Agora a prioridade passou a ser a montagem com V-brakes! E em nada me arrependo.

Com aros cerâmicos e pastilhas adequadas, o poder de travagem em seco é igual, ou até mesmo melhor que os discos. Com agua perdem ligeiramente, não muito, e em lama, ai sim nem se questiona a vantagem dos discos.

Como peso 65kg, e com as SLR não preciso de me preocupar muito com os empenos. Hoje em dia hás bastantes soluções para proteger os cabos e as bichas, assim como uma enorme oferta de vários materiais para estes produtos, que nos dão uma enorme fiabilidade, mesmo sobre condições muito adversas.

Agora, o mais importante é mesmo teres a solução que mais te agrada e que melhor se destina à utilização que dás à bike!

(desculpem o testamento. Apenas queria explicar que os discos não são só maravilhas, assim como os v-brakes não são só problemas, e vice-versa)
 

tkul

Utilizador Banido
46,

Posso dizer que tiveste muito azar ou (não digo que tenha sido) pouco cuidado/falta de destreza.

Quando se tira a roda, o único cuidado a ter é não apertar a manete, se não as pastilhas avançam e não existe espaço para o disco.
Retiro, e coloco a roda (aliás durante anos metia a bike dentro do carro sem roda) e nunca tive problemas.
Em termos de afinação, foi a substituição do óleo do da frente - sem crises, tendo preferido retirar os travões da bike para um melhor trabalho.
Relativamente a discos empenados ---> nunca tive um... nem mesmo a fazer DH entre calhau... e ramos... e com muito calor (no disco) à mistura!

Como vez... duas opiniões completamente distintas.
 

oliana

Active Member
Com um dedinho a bike pára.
Podem partir raios á vontade (bom..., 2 ou 3).
Tiramos e pomos as rodas montes de vezes sem nos preocuparmos com a afinaçâo dos vbrakes.
Travagem suave sem tremideiras.

Estas, as melhores vantagens para mim.
 

Doctor

New Member
A questão da escolha de discos ou V-brakes é das que mais gosto, pois consegue-se falar e escrever milhentas páginas, sem que se chegue à escolha perfeita. O importante é cada um ter o mais adequado às suas necessidades, e utilizar o que acha melhor para si.

Como tal, a escolha é imensamente subjectiva, tendo ambas as opções bastantes factores a apoiarem cada uma!!

Ainda bem que existem várias opções. :D

Agora apenas quero deixar a informação de que o V-brake não é um metodo arcaico e ultrapassado para se travar! Muito pelo contrário.
 

Conguito

New Member
oliana said:
Com um dedinho a bike pára. (com v brake tb(dependedo deste claro))
Podem partir raios á vontade (bom..., 2 ou 3). (aqui tens razao)
Tiramos e pomos as rodas montes de vezes sem nos preocuparmos com a afinaçâo dos vbrakes.(nao e bem assim os discos dao muito mais dores de cabeça nesta area)
Travagem suave sem tremideiras. (depende dos discos)

Estas, as melhores vantagens para mim.
 

Kemys

New Member
Gostei muito de ler este tópico.... andava com ideias de meter um travão à frente de disco mecânico, mas pelos vistos vou-me deixar pelos meus v-brake!!!

E além do mais, eu nos v-brake sei bem mexer e nos de disco.... não tenho experiência.

Uma coisa que ninguém referiu é a questão da força que os travões exercem sobre a roda para parar, ou seja, os v-brake necessitam de muito menos esforço para pararem a roda pois agarram quase no limite da roda, enquanto que os de disco agarram numa zona muito mais centrada da roda, tendo que fazer mais esforço. Nos travões de disco, no meu ponto de vista, quem mais "faz força" para parar são os raios., ou seja, é um esforço extra para os raios, não sei se esta minha ideia esta errada ou certa.... :|

A grande vantagem a meu ver dos discos é quando se anda em sítios de lama em que fica a jante toda suja. Mas também não posso falar pois nunca usei uns travões de disco.....
 

tkul

Utilizador Banido
46 tens toda a razão! Ainda bem que existem opções! O problema é que alguns quadros começam a limitar a sua utilização

Os vbrakes são a última evolução de travões actuados por cabo e com calços a roçar. Apresentam um baixo peso, fácil de manter (mesmo no trilho) com chaves alem e com possibilidade de termos massas rotativas baixas - embora seja no centro e uma jante mais pesada.
O custo de vbrakes gama média baixou imenso, e até travões baratos conseguem surpreender pela positiva.

Discos --> só hidráulicos! E quanto à potênica... ou comparação com Vbrake, nada como comparar, e usar durante uns tempos em quase todas as condições. Depois... escolham.

E depois de aprender, a manutenção é fácil e diga-se abono da verdade que é raro.

 
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