v brake vs discos

x0388891

Member
Relativamente ao tópico, é óbvio que existem factores que contribuem grandemente para a escolha recair entre esta ou aquela tipologia de equipamento, uma: o factor peso que nos dias de hoje não é tão discrepante como outrora, outra: bastante mais influenciável é o preço, porque os top of the line custam uma pipa de massa. Só para concluir e justificar o que acabei de dizer é o facto de até em competição os atletas já não optarem por trocar os discos por v-brakes no tempo seco, como faziam há uns anos atrás, agora correm sempre com disco.
So para concluir não trocava os meus hope pelos melhores v-brake do mercado só para ganhar algumas gramas, que são coisa que não me preocupa. Agora dizerem que tomando como o ano inteiro, os v-brake estão ao nivel dos discos: não concordo porque experimentei o melhor destes 2 mundos e as diferenças existem e são bem notórias.
 

oliana

Active Member
Então quando eu me lembro da lama mais barrenta se agarrar ao pneu criando um travão extra junto ao aro da suspensão e no quadro, é que eu digo "benvindos discos xt".
Tambem tive vbrakes. E travavam bem. Mas estes não se comparam. Em nada!
 

ritch

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eu tinhas uns avid single digit 3 com pastilhas parecidas assim com diferentes zonas e smpr funcionaram bem! é vdd tnh de por o travao para venda!!!
 

TLouro

Member
Boas,

Posso dizer que a minha evolução em termos de travões foi quase completa:

"ferradura" na BMX dos anos 80-> cantilever -> v-brake -> discos mecânicos (AVID BB5) -> discos hidráulicos (SLX)

Em cada uma das passagens senti uma evolução colossal no poder de travagem, sendo que umas das mais significativas foi mesmo a passagem de discos mecânicos para hidráulicos.

No que se refere aos v-brake vs discos hidráulicos, admito os primeiros satisfaçam as necessidades de grande parte dos utilizadores, pelo menos daqueles que fazem uma utilização ligeira da bike. Para os levezinhos (SeteGu, aposto que estás nesta categoria ;) ), os v-brakes também serão capazes de cumprir, mesmo para utilizações um pouco mais exigentes.

Agora, para quem é mais pesado ou abusa um pouco nas descidas, não dá para comparar: os travões de discos (hidráulicos!) estão muito à frente!

Cumps
 

ritch

New Member
T louro

eu tive quase a mesma evolução que mas com avid bb7 mecanicos e agora elixir 1 e sinceramente no poder de travagem nao vi grandes melhorias.... talvez mais sensibilidade por fazer menos força na manete mas, a capacidade efectiva de travagem é muito identica! opnião muito pessoal e com uns modestos elixir 1.... nao trocas-te a dimensão dos discos nessas evoluções?
 

TLouro

Member
Ritch,

Só troquei mesmo os travões, mantendo os discos. Mas é natural que não sintas muita diferença, porque pelo que sempre ouvi os BB7 são muito bons e até equivalentes a hidráulicos de gama média. Assim sendo, o aumento de performance para os elixir não será muito significativo.
 

ritch

New Member
deve ser mesmo isso!

Um exemplo muito prático que a qualidade do material muitas vezes tem um factor muito mais alto que a tecnologia aplicada no produto.

E antes destes elixir tive uns single digit 3 e, os bb7 eram efectivmente melhores, mas os sd3 foram trocados ao abrigo da garantia por os elixir 1....
 

SeteGu

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Nem mais ritch... assim como uns bons v-brake superam alguns hidráulicos... aliás eu passei de V-brake deore LX (de paralelogramo) com calços jagwire de 3 secções, manete deore com cabos jagwire e com aros mavic (UB control) para hidráulicos SLX e não notei assim tanta diferença quanto isso... e falam maravilhas do SLX. Espero que com discos e pastilhas ICE e coisa melhor... atualmente tenho os calços de origem e discos Hayes Stroke Ace.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Já deixei de comentar a temática V/B versus disco, mas tenho uma imagem recorrente; aros com revestimento cerâmico e calços específicos.

A molhado têm um comportamento "quase" suficiente, mas a seco...

Uso V/B com calços BBB TriStop e são muito bons; mas uns R1 travam mais (digo eu).

Um abraço

ny12xx
 

SeteGu

Active Member
Mal seria se não travassem ny12xx. Os SLX também travam um pouco melhor que os v-brake que tinha mas custaram-me umas 5x mais (digo isto sem fazer contas). :roll:
 

TLouro

Member
Boas,

Os meus v-brake eram uns deore com manetes LX e calços BBB triple compound. Não travavam mal, mas em situações mais exigentes nem davam para começar quando comparados com os travões de disco, mesmo com os mecânicos quando bem afinados.

Mas lá está, admito que uns bons v-brake sejam suficientes para quem não os leve aos limites e/ou seja leve. Portanto, SeteGu, para te dares tão bem com v-brake só podes ser um peso-pluma! ;)

Quanto à falta de performance dos teus SLX, é bem possível que a questão esteja nos discos. É a primeira vez que vejo alguém queixar-se de falta de potência nestes travões e muitos defendem que os discos são quase tão importantes como o resto do sistema de travagem.

ny12xx, a conceção dos travões de aro tem uma grande vantagem relativamente aos travões de disco: o braço da força de travagem! Isto é, a potencia de travagem deriva do momento que resulta da multiplicação da força de atrito gerada, pela sua distância ao centro da roda - o braço da força. Ora, nos travões de aro, mesmo que a força de atrito gerada seja menor, o braço é enorme quando comparado com os travões de disco!

Cumps
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

E nem só do "travão/calço/manete" depende a travagem.

A qualidade do aro é muito importante. Não referindo os cerâmicos, os aros convencionais apresentam diferenças de atrito brutais.

Eu tinha uns Mavic 317 e troquei as rodas por umas CrossRide. A primeira coisa que senti foi perda no poder de travagem.

Os aros das CrossRide têm indicador de desgaste, o que se traduz numa redução de 1,2mm na superfície de travagem:

vrrim2.jpg


Pode parecer pouco, mas representa aprox. 20% visto que o calço tem 6mm de largura.

vrrim1.jpg


Os aros 317 são completamente lisos (sem indicador de desgaste), e desta forma, permitiam um grande acréscimo de superfície de contacto = potência.

Outro problema recorrente com os V/B, são os empenos nos aros; se o aro não estiver perfeitamente alinhado, também não é possível afinar os travões convenientemente.

Quando se fala em V/B, habitualmente pensa-se em bikes de supermercado, e destas forma, generaliza-se a percepção de falta de qualidade/potência.

Quanto ao "braço da força", tens toda a razão. Já imaginaste discos com o diâmetro do aro? Até há:

magurahs332011011.jpg


Tanto quanto dizem, nada se lhes compara em poder de travagem.

Um abraço

ny12xx
 

mauroferreira

Active Member
Isso que mostras aí já são uns travões hidrálicos, mas com o sistema vbrake.
Já agora uma grande vantagem nos Travões é no empeno da roda, tenho uma bike com vbrakes e aquilo é um problema afinar por causa dos aros andarem sempre a empenar (pneus de estrada a subir passeios não faz milagres).
 

ny12xx

Super Moderador
Isso que mostras aí já são uns travões hidráulicos, mas com o sistema vbrake.

Companheiro

Eu sei disso, mas é apenas para ressalvar que existe mais para lá dos "discos"...

Estes (ou muito similares) já cá andam há uns bons aninhos.

...e aquilo é um problema afinar por causa dos aros andarem sempre a empenar...

... conforme referi no meu post anterior.

Um abraço

ny12xx
 

SeteGu

Active Member
Os meus aros eram precisamente esses (Mavic XM 317).
É verdade TLouro (peso +/- 60kg) mas a verdade é que com os SLX não noto assim tanta diferença quando estaria há espera. Os discos supostamente são bons... são de uma gama equivalente ou superior à gama SLX da Shimano. Se têm tanta qualidade não sei...

Eu queria ter metido logo discos XT ice tech mas como os €€ não abundavam optei por meter aqueles visto que supostamente eram bons e estavam com uma grande promoção. Como as pastilhas de origem também não eram as ice tech decidi que se mais tarde sentisse pouco poder de travagem e/ou fadiga colocaria tudo shimano ice tech.
Sim... realmente também vejo toda a gente a falar muito bem dos SLX... tenho pena que seja um dos poucos que não está (pelo menos por agora) tão satisfeito assim... espero mesmo que o problema seja dos discos (senão mando os travões para garantia).
 
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