v brake vs discos

A.M.F

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É quase a mesma coisa não passa de travões,antigamente quando eles falhavam era com a sola das botas que eu travava.Os discos tem um factor é que não gastam os aros.Como os aros são quase vendidos a peso de ouro,neste momento não nos podemos dar ao luxo de andar a comprar rodas.Eu pessoalmente até gosto mais dos v-brake,são mais leves e mais fácil de manutenção.Mas há muitos quadros e suspensões que já não tem apoio para eles é a modernice.Os travões de disco ainda estão muito longe para travar como as motos e como os carros.Qualquer dia inventam para o btt com ABS.
 

abelha2

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EU tenho v-brake e gosto, até acho melhor, por exempo no caso das forçs aplicadas ao aro, o disco ter maior manutenção, e aquecer mais (maior desgaste??), mas gosto até ao dia em que começa a chover...depois é rezar...e esperar que aquilo trave

Se fize-se eu uma bike a minha medida, levava um disco á frente e um v-brake atrás, para poupar € e peso, mas como isso dificilmente se encontra, acho que ao trocar de bike, compro com discos
 

grade

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Tenho V-brakes e sinceramente, entre discos e V-brakes, prefiro os primeiros..!!

Manutenção mais simples, mais leves e travam o que quisermos, tendo em conta que o que determina a capacidade de travagem é a velocidade que imprimimos à bike..!! Como ando devagar, os V-brake nunca me falharam!

O meu receio é que com os avanços na área dos travões de disco, qualquer dia desapareça o sistema V-brake! Cada vez é mais complicado arranjar quadros, suspensões, etc. que permitam optar pelos v-brake..!!

Serão que estão condenados à extinção?!!
 

afonso

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Tenho V-brakes e sinceramente, entre discos e V-brakes, prefiro os primeiros..!!

Manutenção mais simples, mais leves e travam o que quisermos, tendo em conta que o que determina a capacidade de travagem é a velocidade que imprimimos à bike..!! Como ando devagar, os V-brake nunca me falharam!

O meu receio é que com os avanços na área dos travões de disco, qualquer dia desapareça o sistema V-brake! Cada vez é mais complicado arranjar quadros, suspensões, etc. que permitam optar pelos v-brake..!!

Serão que estão condenados à extinção?!!

boas

Eu tb como utilisador de V-Brakes,XTR,Avid, em duas bikes,tambem me interrogo se estaremos a ficar uns dinausauros:D
Mas enquanto conseguir encontrar suspençoes e quadros V-brakes não me converto aos discos.

afonso
 

Mach 4

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Este tema faz-me lembrar as cassetes VHS vs DVD's.

Peso 65k. Bicicleta completamente montada pesa entre 12 a 13kg.
De origem trazia disco mecânico Tektro á frente (160mm) e V-brakes atrás, tb da Tektro.
Tive mais tarde a oportunidade de experimentar também um travão mecânico da Shimano na roda traseira.

Como a roda de trás da minha bike já trazia o cubo para poder adaptar outro disco optei por comprar um kit de uns travões hidraulicos Shimano M575 de 2009, acabadinhos de sair para o mercado. Como eram recentes ainda havia pouco feedback do pessoal e tive uma má experiência com eles no inicio.
Acabei por trocar o par dentro da garantia e até agora 5*. Foi um problema numa série na linha de fabrico, coisa que pode, e acontece, com qualquer componente de Btt de vez em quando (vejam o caso das Rebas que não bloqueavam e vedavam mal).

Conclusão :
acabei assim por experimentar os três tipos de travões e a verdade é que para mim, e para o que eu faço, acho sinceramente que todos eles travam de uma forma espectacular.

O que me levou a trocar para hidraulicos foi o sistema de travagem das manetes, que é muito mais suave ao tacto e fácilmente doseado em altas velocidades. O factor estético tb teve muito peso uma vez que este modelo fica soberbo na minha bike. Lindos...
Isto não acontecia nem nos V-brakes nem com os discos mecânicos.
Outros motivos já aqui foram enunciados como o aparecimento de ruidos entre os calços e as jantes com a chuva, a poeira e a areia nos cabos e bichas, etc.
Existem sempre os prós e os contras, vários pontos de vista, dependendo muito da experiência pessoal de cada um, mas na minha só posso dizer uma coisa...realmente havendo dinheiro e vontade é ir em frente.
Para mim a troca compensou, e não me arrependo em nada de a ter feito.
 

Marco Nunes

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Boas.
Apesar de gostar de Bikes com V-Brakes (já tive) e é verdade que existem travões deste género com muito boa qualidade, a meu ver os travões de disco são superiores em tudo, menos no peso e o preço. Realmente vale a pena trocar os V-Brakes pelos de disco (hidráulico) pois os travões de disco são muito mais fiáveis, mais doseáveis, menor esforço na travagem o que ajuda no controlo da bike, etc. A meu ver, travões de disco, sem dúvida.

Fiquem bem.
 

SeteGu

Active Member
Boas

Venho desenterrar este tópico para explicar o porquê de ser um adepto dos V-brake. :D

A vantagem dos discos hidráulicos, a meu ver, prende-se com a facilidade de utilização (é possível travar a fundo usando apenas um dedo) o que aumenta o conforto, a segurança (é possível segurar melhor o guiador) e dá a perceção de um poder de travagem superior porque aplicando muito pouca força na manete o poder de travagem é muito elevado.
Por outro lado, os V-brake mecânicos exigem sempre que se trave com 2-3-4 dedos para obter a potencia máxima de travagem e é necessário travar com alguma força para os levar ao "limite". Ainda assim, relembro que também há travões V-brake hidráulicos e aí todas as vantagens dos discos hidráulicos que referi também se reproduzirão nos V-brake. ;)

O facto de eu não gostar de discos prende-se maioritariamente com um fator: a resistência à fadiga. Já andei em algumas bicicletas com diferentes travões de disco hidráulicos mas o melhor exemplo que posso dar é de uma Specialized Pitch (travões Hayes Stroker Ryde (203/185 mm), segundo o site da Specialized) e devo dizer que aquecem com bastante facilidade e claro que quando sobreaquecidos travam bem menos e ouvimos rchrchcrchc.
De relevante, também já experimentei uns Avid Juice 5 mas não o suficiente para poder dar a minha opinião.

Resumindo: Até hoje não ainda experimentei nenhuns discos que não sobreaquecessem facilmente (e apanhando água correm sempre o risco de empenar).

Para além do que referi os disco têm uma relação qualidade/preço inferior, a manutenção é mais cara e adicionam algum peso à bicicleta.

É verdade que discos se comportam melhor quando se apanha lama (ainda que uns bons calços de 3 secção para V-brake façam bem o seu trabalho) porém com lama o pneu também agarra menos pelo que alguma diminuição da potência (momentânea) não seja relevante.

Uns bons V-brake (dependendo do sistema em si, dos calços e dos aros) são relativamente baratos, no meu caso nunca exigiu manutenção praticamente nenhuma ao contrário do que já foi dito (em 5anos mudei apenas uma vez os calços e não ando tão pouco quanto isso, poucas afinações pelo meio, 0 problemas, etc...), tem um poder de travagem semelhante a uns bons hidráulicos (já comparei com os Avid Juice 5 :p), e têm uma resistência à fadiga muito superior...

Concluo apenas dizendo que tenho pena que seja cada vez mais difícil arranjar material compatível com V-brake (principalmente quadros e suspensões de nive médio). :(
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Quem ler o teu post fica com a impressão de que se está a regredir ao passar de V-brakes para discos.
Se calhar alguém disse o mesmo quando os carros passaram de tambores para discos.....
 

SeteGu

Active Member
São opiniões... Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens.

Pessoalmente prefiro V-brake.

É verdade que os discos são mais recentes isso (por si só) não significa nada. Só para dar um exemplo: o Common Rail é mais recente que o Injetor-Bomba mas lá por isso não quer dizer que os motores Common Rail (mais recentes) tenham melhor comportamento: ganham linearidade mas perdem "força bruta"...
Neste caso, mais uma vez, são preferencias... ;)
 

Nozes

Active Member
O que me parece é que baseaste o teu comparativo nuns maus travões,os Stroker Ryde são conhecidos por dar problemas,além que são de gama baixa. Mas não ouvi falar em problemas de aquecimento (não sei onde os experimentaste).

Também eu já utilizei v-brakes (e cantilevers antes disso) e sei que a simplicidade e quase nula manutenção são apetecíveis,e diria mesmo que a potência é mais que suficiente para o uso que a maioria dos entusiastas dá à bicicleta.Mas um travão de disco hidráulico de gama média é hoje em dia superior em quase todos os aspectos a um v-brake mesmo de gama alta. Potência,modulação,eficácia em molhado e também baixa manutenção (uma mudança do óleo por ano é suficiente e as pastilhas são super simples de mudar).

De qualquer modo se é o que preferes,nada como continuares a usar v-brakes.
Ah,e v-brakes hidráulicos é coisa que não existe,os hidráulicos que te referes são os Magura HS,que se podem classificar como um travão tipo "ferradura" ;)
 

edununo

Well-Known Member
Experimenta uns bons travões de disco que isso passa.
Além do mais essa comparação de CR vs Injector Bomba não é bem como dizes. ;)
 

SeteGu

Active Member
Ferradura? Desconhecia essa designação, obrigado pelo esclarecimento. ;)

Pode ser da minha (pouca) experiencia, confesso. O contacto com os Avid Juice 5 foi pequeno, infelizmente. Ainda assim, eu e o dono da outra bicicleta (com os ditos travões) fizemos alguns testes de travagem e o que é certo é que a diferença é pequena (sempre inferior a meia bicicleta a favor dos Avid). Hoje como tenho calços e travões diferentes (mais potência) o resultado seria, certamente, semelhante.

Uns bons travões de disco até podem travar melhor e sobreaquecer menos mas pelo que custam, para mim, não compensa.

Onde experimentei os Stroker Ryde? No mato a descer e em plano (a abusar um pouco para perceber se aqueciam facilmente). :p
Ainda assim, garanto-te que com aquele trato os meus V-brake ficam em melhores condições. Como não abusei dos Avid 5 nada posso dizer a seu respeito.
 

SeteGu

Active Member
Acredito que sim EdNuno. Agora do que conheço...

Infelizmente não pude abusar muito dos Avid 5. Quem os tem diz que são travões muito bons. ;)
Os Stroker Ryde desconheço qual a sua "cotação" mas estando numa Specialized não podem ser muito maus (digo eu)...
 

jayme

New Member
Lá por estar numa Specialized não quer dizer absolutamente nada, pois têm bikes equipadas com gama baixa até gama alta, tal como as outras marcas.
A marca não é tudo, pelo preço das Specialized (e outras marcas conceituadas) compras outras marcas mais baratas (Rockrider por exemplo) e superiores a nível de equipamento.

P.s. não tenho nenhuma specialized nem rockrider

Jaime
 

SeteGu

Active Member
Certo mas estamos a falar de uma Pitch que custa mais de 1.500€. Sim... eu sei que muitas vezes paga-se em demasia a marca... :roll:
 
Vai para a lama, mas lama a sério... e tenta travar com uns v-brakes. :)
E eu sou fan de v-brakes, sempre disse q é melhor uns v-brakes gama média que uns discos gama baixa, mas em gamas equiparáveis, os discos são melhores em tudo menos no peso.
 

SeteGu

Active Member
Vai para a lama, mas lama a sério... e tenta travar com uns v-brakes. :)
E eu sou fan de v-brakes, sempre disse q é melhor uns v-brakes gama média que uns discos gama baixa, mas em gamas equiparáveis, os discos são melhores em tudo menos no peso.
Já fui! xP

Devo dizer que fiquei surpreendido com o resultado (pela positiva)! Com calços Jagwire de 3 componentes e v-brake Shimano LX trava consideravelmente melhor na lama (sim era muuita lama :) ).

Ainda assim, como já referi, esse é um defeito obvio dos V-brake. No entanto, também já disse que como na lama o pneu agarra menos também não é necessário ter toda a potência disponível. :p

Eu não estou a dizer que V-brake é melhor ou pior que disco. Estou a dizer que prefiro V-brake pelos motivos que referi no fim da ultima página. É um pouco diferente, certo?
 
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