v brake vs discos

nelsonasp

New Member
Saudações

Ambos os travões precisam de manutenção, a questão é que os v-brake precisam de uma manutenção mais regular enquanto que os discos raramente se lá mexe mas essa manutenção é mais barata e rápida...

Para mim disco é a opção certa... se os v-brake fossem a melhor opção os profissionais do BTT usariam v-brake. sei bem que é um argumento parvo mas é bem válido...

Abraço
 

Frei

New Member
Experimentei os meus avid juicy 5 hoje so tenho a dizer bem, bonitos, com grande poder de travagem e de facil dosagem...
 

oliana

Active Member
Conguito.

Tenho uns xt 2007 com manetes dual. Potencia qb. Tiro as rodas e volto colocá-las as vezes que quero. Os discos ficam impecávelmente desencostados das pastiljas. E já vão com 4000 km.
Quando apanham certa sujidade ou alguma gordura os vbrakes deixavam de ser suves na frente e tinham tendencia a variar na travagem,conforme o tacto ao longo do aro. Os discos até podem apanhar gordura, que limpa ao fim de poucas travagens.
Nos vbrakes,aros a sujidade gordurosa provocava um certo polimento dos aros.
Experimentei muitos calços e nunca resolvi isto.

Estou a falar dos meus antigos vbrakes.
 

cesarn

Member
Estou a reanimar este tópico porque gostaria de tirar uma duvida releccionada com esta tema.

Durante vários anos utilizei v-brakes em passeios tipo "família" e agora que resolvi aderir ao BTT passei a utilizar travões de disco. Além das diferenças já descritas, fiquei com a sensação que os travões de disco permitem fazer travagens mais intensas (quando se utiliza o travão da frente) sem que a roda traseira levante (já cheguei a bloquear a roda da frente por breves instantes). Acham que a distância entre o eixo da roda e o ponto de travagem pode influenciar isso ou é apenas impressão minha?

Abraços
 

oliana

Active Member
Olá.
Acho que não. Poderás notar mais suavidade e progressividade. O facto da travagem ser mais perto do eixo não terá influencia no comportamento da roda ao bloquear. O que se quer é o contrário. Travar com potência sem bloquear as rodas. Tipo abs.
 

cesarn

Member
obrigado pela explicação oliana. Vê-se mesmo que sou novo nestas andanças e que não percebo nada disto!! :lol:
 

A.M.F

New Member
Infelizmente a minha bike só dá para travões de disco.Se desse já tinha mudado para v-brake,é que agora quero tirar os discos para mudar os cubos e os jogos de chaves sextavadas não dão,a 3 é pequena e a 4 é grande.
Pedia ao pessoal para me ajudar a desapertar esses parafusos que são 6.
 

Jepas

Super Moderador
A chave necessária para desapertar os discos é a Torx T25, há à venda em qualquer loja de ferramentas (ou de bicicletas). Muitos multi-tool's incluem essa chave precisamente por isso.

Jepas
 
5000 km percorridos com vbrakes incluindo algumas maratonas... manetes xt dual e ferraduras lx, calços bbb tristop...

80% estrada, 20% monte... lama e agua nas provas de estarreja 2009 e maria da fonte 2010 foi o que nao faltou... se notei a falta de potencia ? nao !

Se nos 5000 km tenho queixas de barulhos ou afinação ? nada !

Gastei nesses 5000 km 2 conjuntos de calços tristop, custam 7e... ando sempre com a bike porto aldeia, ou seja sempre a tirar e meter rodas... é simples e eficaz !

Manutenção zero... e os aros ainda apresentam pista... encomendei agora umas mavic crossride vbrakes/disco...

a unica vantagem que vejo discos... um dedo para a bike, menos esforço nos pulsos... com a lama trava pouco melhor que os vbrakes com os tais calços xpto que uso (os de origem travavam uma porcaria, nada a ver com estes)...

desvantagens... pouco curso de afinação, um pequeno empeno do disco e "hig hig hig" irritante, "comem" pastilhas e as pastilhas custam 12€ ? Se for um tipo medricas mete o material a ferver e a cheirar a esturro... lol... já vi um tipo com uma bike assim...

Logo, isto é cada um deve escolher o que melhor se adequa, eu sem dúvida vou manter os vbrakes... pela simplicidade e pela economia...

A bike é para andar ou é para parar ? ;o)
 
Last edited:

heretic_

New Member
Já agora só uma questão... quais as principais desvantagens de travões de disco mecânicos?? Eu uso travões de disco mecânicos e até agora não vejo contras, são bastante precisos e com uma potência de travagem mais que suficiente... acho que o unico inconveniente que vejo á partida será de serem mais facil desafinação visto serem accionados por cabo , será isso?? se bem que em 2 anos os meus nunca levaram manutenção...
 

Ridler

New Member
Nos travões de disco mecânicos é necessário exercer mais força na manete para igual poder de travagem, ao fim de alguns km torna-se cansativo, além de que não se consegue travar com un dedo ou dois como nos travões hidráulicos ou nos bons V-Braques, tens excelentes travões mecânicos, como os AVID BB7, mas o preço deles é para esquecer.
 

marrokan

Member
boas,
eu tenho AVID BB5 mecânicos, na minha, e até agora nada a apontar.
eu nos meus consigo travar só com 1 dedo, talves por andar de mota esteja abituado, quando ando na bike parece manteiga, lololololol
mas tanto de mota como de bike, uso mais vezes 2 dedos nas manetes

abraços e boas pedaladas
 

MSoares

Member
Boas,

é uma pergunta muito geral, mas os discos são mais pesados, mais caros e mais complexos. Contudo são mais potentes, mais doseáveis e trabalham melhor em condições adversas.

Para mim vale a pena trocar (estou a referir-me a discos hidráulicos, claro). O meu termo de comparação: Shimano XTR v-brakes VS Hope Mono Mini 180/160 mm

Jepas

Que são mais potentes e doseáveis acredito, agora que trabalhem melhor em situações adversas duvido. Na semana passada participei numa prova em Tavira onde havia água e lama em abundância e houve muita gente com problemas nos travões de disco e até houve quem fosse obrigado a abandonar. Nessa semana foi uma correria às casa de bicicletas da cidade para resolverem os problemas com os travões.
 

kayaker

New Member
Recomendo é a utilização de cabos e bixas Jagwire. Instalei hoje um kit numa bike dobrável e ficou muito diferente. O toque é perfeito e atrito não se nota.

Na fizzbikes está a metade do preço normal e são jagwire originais mas em rolos. Eles cortam e fazem os kits.

As pontas são fabulosas mesmo. Desenhadas para os pontos de força.
 
Top