Usas a bicicleta para ir para o emprego / escola?

NEGATIVEFRAME

New Member
Boas. Eu quando comprei a minha Bike, foi com essa intenção. Gastava por mês cerca de 200€ ( Gasóleo e Portagens ) sem contar com o seguro e o desgaste da viatura. Tenho a felicidade de ter balnearios e cacifo no meu emprego o que facilita e de que maneira a minha vida. Desde que comprei a minha Burra (Outubro 2011) apenas não a levei 2 dias por causa do temporal. Faço por dia +- 40 kms e posso vos dizer que no inicio era puxado. Andei uns dias todo partido, mas agora noto que faço este trajecto como se fosse ali à esquina comprar pão. Demoro menos tempo e as subidas já as faço com mudanças mais pesadas. De manhã custa um bocadito, sair do ninho e levar logo com a brisa fresca na carola, mas no fim da viagem (45 min.) sabe bem tomar um banho e sentir o corpo bem desperto. Conclusão : Poupo 200€ + Faço exercício físico gratuito + Não poluo o ambiente + Não contribuo para o transito em Lisboa.
 

fmesquita86

New Member
Eu estou a estudar seriamente esta questão... Poupar uns 150€ por mês em gasolina, fazer exercício à borlix e praticar uma actividade que gosto, está sem dúvida a pesar muito na decisão... Para além de que posso sempre tomar banho no trabalho e guardar a bicicleta em lugar seguro. São cerca de 45km ir e vir e acho que iria valer muito a pena. Quando chegar o tempo mais quentinho vou fazer a experiência, por agora ainda não tive coragem :)
 

SeteGu

Active Member
A resposta é sim. Seja qual for o local para onde me tenha de deslocar (dentro da cidade e arredores) opto quase sempre pela bicicleta. Apenas não o faço em caso de mau tempo, quando está muito calor (para não chegar todo transpirado) ou quando não tenho a bicicleta por perto ou em condições.

Na pratica, diria que mais de 90% das vezes faço os meus percursos citadinos de bicla. :p
Com estas voltinhas acabo por fazer alguns quilometros em asfalto por semana (numa btt).

Cump.
 

Luis Gil

New Member
Na verao faço pelo menos 2 vezes por semana , mesmo sendo 45 kms (90 no total) é ao mesmo tempo um bom treino porque faço ainda um acumulado de aprox 600 mtrs para cada lado e como tenho condicoes para tomar banho no trabalho melhor nao podia ser....
 
Eu por vezes vou, tambem moro perto do trabalho. Mas faz me confusao, porque so porque vou de bike, em vez de carro, as pessoas olham e comentam. Nao que nao ligue, ou me faca diferenca, mas esta mentalidade vai continuar em Portugal.
Moro numa cidade conhecida por o "Povo" andar bastante de bicicleta, mas o facto é que cada vez se ve menos bicicletas na cidade.
 

iMiguel

Member
Eu estou a acabar de montar a minha single-speed para poder ir para o trabalho. Trabalho numa escola, e como já se sabe, moços + curiosidade + bicicleta nunca deu bom resultado, principalmente numa escola :D

Sendo assim, espero que ate ao final do próximo mês já tenha tudo para poder montar a maquina... neste momento estou a gastar 120€ só em combustível
 
A única vantagem (mesmo a única) da crise é que já tenho mais companhia nas ruas.

Amanhã vou mandar aumentar o tamanho do parque de bicicletas, qualquer dia estão tantas bicicletas como motas no estacionamento. :cool:
 

abelha2

Active Member
Como já tinha referido neste tópico, não vou de bicicleta, pois a distância é muito grande, no entanto enquanto foi possivel (por causa do horario) sempre usei os transportes publicos.

No entanto, desde o final do ano passado para o ínicio deste, noto muito menos carros no estacionamento, e uma maior abertura das pessoas para partilhar o carro, mesmo tendo de fazer uns pequenos desvios para tal.

Eu não costumo andar durante a semana de bike, mas acredito que muitos bttistas, não vão de bike para o trabalho por não poderem tomar banho no emprego\trocar de roupa. Vejo por vezes gente que treina de manha antes de ir para o emprego, esses provavelmente não se importariam de ir para o trabalho de bike, se tivessem onde tomar banho.

Se tivesse uma empresa, era uma das questões que ía estudar (se não houver interessados, não valia a pena gastar dinheiro), pois da mesma forma que algumas empresas implementam mini-creches, para que os funcionários não percam tempo a ir buscar\levar os filhos, a colocação de um balneareo, não aumentaria em quase nada os meus custos, e diminuía em muito o dos funcionnários, ao mesmo tempo que aumentava a sua satisfação.
 

nuno_85

New Member
Uso. Pelo menos 1x por semana (normalmente 2), são cerca de 10km a atravessar Lisboa, quase sempre por ciclovia... e no trabalho dá para tomar duche e ter a bicicleta em segurança. É 1 crime é não ir mais vezes :)
 

snowdevlin

New Member
uso!!
desde que não chova muito, esteja frio ou calor, os 14km de cada viagem para o trabalho ninguem mos tira!
e o que se poupa em combustível.... ah pois é, também motiva!
 

SEVEN7

Member
Boa tarde
Sempre que o tempo o permite e a vontade não falta, aproveito para pedalar um pouco até ao trabalho.
E assim à tarde sempre dá para aproveitar mais um pouco.
Poupa-se em combustivel e sempre se treina mais um pouco.
Boas pedaladas.
SEVEN7
 
Logo que não chova e estejamos em horário de verão, vou de bicla quase sempre...

Não posso tomar banho no trabalho, mas também, 500m com um desnível de -1 metro, mal chego a pedalar a caminho do trabalho. :D :D
Só na volta é que dou ao pedal.

Nem é que houvesse muita necessidade, podia ir a pé, mas pronto, assim sempre faço o gosto ao pé, nem que seja por 2 ou 3 minutos!
 

nlconcept

New Member
miguelbrito, quem me dera a mim trabalhar tão perto de casa....lol
Mas voltando ao tópico, há umas semanas disse para comigo que iria começar a ir para o trabalho de bike... São sensivelmente cerca de 25km até lá chegar. Com o preço a que está a gasolina, as portagens e a manutenção do veículo, se calhar sou capaz de poupar um cobres indo de bike... Contudo, para meu azar, para conseguir atravessar o rio, tenho sempre que gastar dinheiro no passe... Só num país de 3º mundo é que uma pessoa tem que pagar para atravessar um rio já que a nado tb é proibido...
 

celsan

New Member
Olá,

O combustivel tá tão caro que bem que me apetecia ir de bike... mas... ninguém vai... e ainda por cima sendo eu rapariga... como se costuma dizer... não fica bem :(

Bora raparigas, comecem a dipor-se a ir de bike... Vamos começar a ver raparigas de bike por aí... bora lá... :)

(São cerca de 12km, um pc sobe e desce, mas nada que não se faça :))
 
Last edited:

anarciso

Member
Olá malta,
Desde que passamos para a hora de Verão que estou a deslocar-me para o trabalho de bicicleta e está a correr bem são 40Km todos os dias, 20 de manhã e depois mais 20 no final do dia, menos cerca de 60€ em pass e treino regular todos os dias, tenho a sorte de ter todas as condições para esta prática, armário, balneário etc.. Nos barcos que tenho de utilizar para passar o Tejo Barreiro/Lisboa não tenho problemas com a bicicleta, pois eles deixam passar. O objectivo é manter esta modalidade pelo menos até a hora mudar, depois logo vejo ;)
 
trabalho por turnos, mas de vez em quando vou , sao 25 a 30km o unico problema sao os 600 a 800m de acumulado, mas com a melhoria de forma cada vez é mais facil...
 

FMCurto

Active Member
Ve-se por aqui muitas desculpas: está frio, está chuva, é longe, onde guardar a bike, etc... :)

Só chuvas torrenciais do género de fazer cascata do capacete para a cara e ter de parar pq não vejo (como já me aconteceu algumas vezes) é que me impedem de sair de casa de bicicleta para o trabalho.São só 6km para cada lado se bem que com algum desnível mas hoje em dia até já me faz desejar que fosse mais longe.

Vejo cada vez mais gente, e não é exclusivo do sexo masculino, cruzo habitualmente na zona do campo grande com o sexo femenino, não sei pq talvez por ser uma zona mais plana e tb de maior movimento já que pareçe ser uma espécie de entroncamento para vários percursos.
A crise ajuda mas não me pareçe que seja exclusivamente isso, acho que muita gente perdeu algum do medo que tinham e os (ainda poucos) troços de ciclovia criados recentemente tb ajudam, espero sinceramente que se esteja a criar uma moda.

Não tenho duvidas que as minhas deslocação diárias apesar de não serem muito longas ajudaram-me a manter um bom nivel de forma física (e até mental) e é um excelente escape do stress diário do transito.E pode servir tb como em excelente treino para as voltas de fim-de-semana:
Demoro regra geral entre 19 a 22min para o trabalho e 16 a 19min para casa conforme os semáfros (sim,para em quase todos só me desviando por vez pela passadeira se tiver verde para os peões).Na ida para o trabalho não dá muito jeito mas na ida para casa é quase sempre feita "a rasgar",se vir que apanho os dois primeiros semafros vermelhos desisto de tentar "bater" o meu melhor tempo (15,29min) para fazer uma coisa que tenho reparado ajudar imenso que tem pouco tempo para treinar:
HIIT (High Intensity Interval Training) ou Tabata.os primeiros 5 min funcionam como aquecimeto e o resto do percurso tenta o máximo possivel fazer séries (nem sempre do mesmo tempo) de 2:1- 20,30 ou 40 seg conforme o percurso pela frente a dár o máximo seguido de cerca de metade ou o mais proximo possivel nas calmas.Apesar de já usar a bicicleta diariamente há coisa de dois anos posso dizer que em um mes senti diferença.

Só custa as primeiras vezes, ao fim de algum tempo ficam de tal forma viciados que em vez do componente XTRSLXX0 XPTO já andam a procura de vestuario para o frio,chuva,calor,etc ;)


EDIT:
@nlconcept - Seria uma pedrada no charco e um excelente incentivo para o pessoal se descolar de bike se arranjassem forma de criar um corredor de ciclovia por baixo do tabuleiro da ponte 25 de Abril mas quer-me parecer que a LusoPontes não estaria pelos ajustes.

EDIT2:
Outra coisa que dá alguma pica é já quase conhecer os semafros por tu e saber que se der o litro num determinado troço consegue-se apanhar uma determinada combinação de semáfros verdes.Se não tiver verde, em vez de abrandar tenta-se no dia seguinte mais rápido nesse troço.
 
Last edited:
Top