Uci world cup xco 2014

Grande regresso do Nino, ao seu nível !

É pena que a participação tuga seja reduzida, Rosa, Costa e Almeida !

Julgo que já deveriamos ter uma participação maior e melhor.
 

tpfernandes

New Member
O problema é que não se vê melhor em PT e (espero estar muito enganado mesmo) nunca vamos ter ninguém a andar num top 15 por exemplo... :)

Agora a minha pergunta é: o que têm a mais os pilotos top 20 mundiais do que os nossos tugas ??
 

EXAUSTO

New Member
Tudo, campeonatos nacionais competitivos, sponsors, mas acima de tudo uma cultura competitiva que os faz ser cada vez mais fortes desde tenra idade.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Se calhar o facto desses pilotos do top 20 serem profissionais e terem contrato com equipas de fábrica ajuda.
Se um Português tivesse actualmente no 29º lugar do ranking do mundo de ténis era uma grande notícia e um resultado fantástico. No BTT, tal como no ténis, Portugal nunca teve grandes valores a nível mundial, no entanto ao contrário do ténis, há que tenha a espectativa que as coisas mudem de um dia para o outro.
 

EXAUSTO

New Member
Falta trabalho de base e MUITA competição, circuitos duros e exigentes e incutir nos míudos ,a ideia e a vontade de vencer.
 

tpfernandes

New Member
Concordo contigo EXAUSTO, de facto, penso que falta bastante cultura competitiva aos nossos atletas desde novos. A maioria das nossas jovens promessas perdem-se pelo caminho e os que andam por lá, acordaram tarde...

Quanto aos profissionais e a terem contratos com equipas de fábrica, não sei se será assim tão relevante... Os nossos que estão no estrangeiro neste momento, vê qual profissão deles e o que fazem no seu dia a dia. Não estão associados a equipas de fábrica mas têm patrocinadores que lhes permitem andar com tudo o que têm vestido e com as máquinas que têm em mãos sem pagar 1 cêntimo, nutrição igual, clínicas de fisioterapia igual, ginásios igual, etc, etc, etc...
 
Verdade se diga que nos "miúdos" a vontade de vencer é já um objectivo intrínseco em qualquer jovem... Agora não condeno nenhum pai e eu próprio como pai também que oriente algum filho para viver do ciclismo... ;)

Falar e exigir dos filhos dos outros que trabalhem neste nosso ciclismo que não dá sustento de vida a ninguém, reclamando que tem de fazer o melhor pelo país, é fácil... ;)
 

Narciso Magalhães

Active Member
Como diz o provérbio "Roma e pavia...".

O XCO nacional tem tido uma evolução fantástica nos últimos 4/5 anos, inicialmente devido à medalha de prata do Ricardo Marinheiro no Campeonato do Mundo de 2009 em Camberra e impulsionada com a presença do David Rosa nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Ainda não foi assim há tantos anos que o nível físico e especialmente técnico quer de atletas quer das pistas em Portugal era baixíssimo. Ainda me recordo bem que o calendário nacional era marcado antes do inicio da época e durante o decorrer da mesma algumas das provas eram adiadas ou mesmo canceladas. Hoje seria impensável.

Os problemas do XCO nacional foram muito bem diagnosticados, especialmente durante a última qualificação olímpica, em vários tópicos aqui no fórumBTT e a federação teve a capacidade (sim, eles lêem o que por aqui se vai escrevendo) de operacionalizar muitas dessas medidas. No entanto existem sempre muito entraves à evolução, basta ver os comentários relacionados com as pistas mais técnicas. É essa cultura que tem vindo a ser alterada paulatinamente e que deverá começar pela formação de base em que os miúdos têm de treinar e ser treinados, e muito, a nível técnico.

Um dos grande factores para o desenvolvimento da modalidade, e que passa um pouco despercebido à grande maioria das pessoas, foi o acesso e a desmistificação dos planos de treinos na altura, se bem se recordam, com o plano de treinos "Via Simples" do Paulo Marinheiro aqui no fórumBTT. Actualmente é impensável um atleta não ter um treinador. Naquela época acontecia precisamente o contrário.

O único ponto onde me parece que não só não evoluímos, como ainda regredimos, foi no campo do controlo anti-doping. Muito trabalho há ainda a fazer nesta área.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Os recursos da seleção não me parece que sejam equiparáveis aos de uma equipa profissional.

E esses nossos que estão no estrangeiro, ganham bem para fazer apenas disso a vida deles?
Como dizes e bem, "A maioria das nossas jovens promessas perdem-se pelo caminho", e porquê?
Porque é que um jovem Português se há de entregar de corpo e alma ao XCO em vez de se dedicar mas é à entrada no ensino superior e conclusão de um curso?
Pode-o fazer, mas como não há nenhuma equipa profissional de XCO em Portugal, já sabe à partida que não vai conseguir dar o salto para a profissionalização em Portugal nem o salto seguinte para uma grande equipa a nível mundial, ao contrário do que felizmente ainda vai acontecendo na estrada.
 
Narciso Magalhães, concordo com tudo, só faltou dizer que apoios monetários precisam-se, não se pode incutir sempre as despesas aos mesmos, atletas e clubes que são os que mais trabalham no campo e nas organizações das provas.
 

EXAUSTO

New Member
Se os top do xco nacional , elites, sub 23, juniores e femininos, fizerem durante um ano ou dois , o campeonato nacional SUÍÇO, o xco nacional dá um salto de 10 anos.
É preciso é que depois esse salto qualitativo,seja aproveitado nos campeonatos nacionais e tenha expressão na quantidade e na qualidade dos atletas de todos escalões.
 

Narciso Magalhães

Active Member
O argumento da não existência de profissionalização em Portugal, na minha opinião, não é válido.

Conforme referia no post anterior, a grande evolução do XCO nacional deu-se em 2009. Nessa altura, se bem me recordo, não havia profissionais do BTT. Com o desenvolvimento e crescimento da modalidade levou a que chegassem muitos apoios. Actualmente há, pelo menos, 5 ou 6 atletas que fazem vida de profissional.

Dou o exemplo do David Rosa. Teve vários convites de equipas de fábrica que foram sempre recusados. Isso leva a crer que as condições que usufruem em Portugal permite-lhes viver, e bem, do BTT. E não é o único.

Não esquecer também que o Gonçalo Amado, desde o ano passado, é atleta profissional. Anteriormente também já o Ricardo Marinheiro o tinha sido na equipa de fábrica TX-Active Bianchi.

Se a modalidade continuar a crescer como nos últimos anos, não me espanta minimamente que em breve haja mais de 10 atletas profissionais.

E digo mais, se este fenómeno do XCO tem ocorrido nos anos 90 a modalidade teria tido um crescimento ainda mais espectacular.
 

Narciso Magalhães

Active Member
Note-se que no post anterior só fiz referência a atletas que competem em equipas portuguesas e exclusivamente na modalidade de XCO.

Caso contrário faltariam ainda acrescentar 3 atletas: Luís Leão Pinto (profissional na BMC), Tiago Ferreira (profissional na Team Protek) e David Rodrigues (desconheço se é profissional de estrada mas em 2010 foi profissional de XCO na InfoTre-Lee Cougan).
 

Polegar

Active Member
O David penso que seja profissional de estrada. LibertySeguros-Feira-KTM. Mas penso que quando chegar ao Nacional XCO ele deve andar por lá. E é sempre uma carta a ter em conta.
 

Narciso Magalhães

Active Member
O David Rodrigues, apesar de competir essencialmente na estrada e muito esporadicamente no XCO, é o actual campeão nacional sub-23 e obteve um fantástico 4º lugar na última etapa da Taça de Portugal que decorreu no Fundão.

Esta, juntamente com a do Nuno Matos (que deixou a modalidade ainda em júnior e é actualmente profissional de estrada na Radio Popular Boavista), foi a maior perda do XCO nacional. E, se bem se recordam, não foi propriamente pelos resultados desportivos ou monetários.

O regresso deste atleta ao XCO, na minha opinião, seria uma mais grande valia para a modalidade.
 

JoaoPeixe

New Member
Que grande corrida feminina, a francesa não dá hipotese!!
Pena a nossa joana barbosa ter sido eliminada logo na segunda volta!!!
Ao 12h45 vai ser os masculinos, vamos ver como se portam os nossos portugueses!!
 
mais uma para o velho,quem sabe nunca se esquece.Parabens para a Shimano com o seu XTR DI2,3 atletas no top5,melhor começo com este sistema e impossivel.
 

EXAUSTO

New Member
Boa, é preciso é ser consistente nos resultados , e a melhoria ser progressiva , não vale a pena rodar em 2º com o brasileiro Avancini e depois acabar em.......
Mario Costa em 46 , muito bom.
 
Top