UCI Official 2012 World Cup

Se calhar se fosses tu a pensar um bocado reparavas que realmente aqueles calções de freeride prendem muito mais os movimentos, são mais pesados e como é obvio influenciam negativamente a performance do atleta, ou achas que o resto dos altetas todos é que são burros e ele é o esperto?

Sai um like para o comentário do Zanetti e um pensa nas "bacoradas" que dizes para o carlitox25.

cumps

Edit: Eu não concordo com a parte de regulamentar tudo, ao ponto de se chegar ao ridículo, neste caso só acho que como atleta profissional o Fumic devia meter a performance em frente da estética.
 
Last edited:

lmorais

Member
Apenas uma questão de marketing e imagem, tanto da equipa cannondale como do próprio Fumic. O XC foi até à muito tempo a vertente do BTT em que menos se apostou na imagem. O Fumic aparece um pouco como o Cedric Gracia no DH, irreverência, imagem... etc.
Por acaso a marca é a mesma, a Cannondale, secalhar não é por acaso.
 

RuiDiegues

New Member
Um atleta de top, como é o caso teve certamente autorização, ou indicação da equipa que representa para competir com aqueles calções, ou será que o equipamento que usa habitualmente estava para lavar e só tinha aqueles calções secos... :D:D

Parece-me mais que foi uma forma da equipa colocar um atleta a competir, com uma peça de roupa diferente e que se destacou de todos os outros participantes, conseguindo assim aquilo que nós estamos a fazer... falar sobre eles...

Como tal, não acredito que o Fumic tenha usado aqueles calções, sem autorização, ou indicação de alguém, as razões só eles saberão... :cool:
 

klaser

Well-Known Member
Isso do jeito que anda se o Fumic tivesse ganho a corrida iam dizer que era dos calções,assim como dizem das rodas...enfim...
 

huppy

Member
Malta, voces fartam-se falar mas nao acertam uma, é impressionante!

Não se ve logo que e por causa do calor, como são mais largos facilitam o arejamento do material! :D
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Se a Nike desenvolveu um equipamento para o Lance Armstrong em túnel de vento (materiais e formas que reduzem o atrito ao ar), como é que alguém pode pensar que estes calções do Fumic são "tão eficientes" como os vulgares "calções de licra" (justos à perna).

A diferença pode não ser grande, mas se eles tentam poupar todos os gramas e conseguir todas as vantagens (mesmo que mínimas), acho contraproducente a utilização destes calções.

Esta é apenas a minha opinião.

Um abraço e boas polémicas

ny12xx
 

filks

New Member
Esta conversa até chateia...Se nada o impede de andar com os calções e se ele se sente bem qual é o problema?Calções de freeride?? prender movimentos?? Mais pesados?Vocês já devem ter pegado nos calções do homem para estar a dizer isso...Enfim!
Agora falarem aqui de testes com túnel de vento?? aerodinâmica?? Acho que estão completamente enganados isto aconteceu numa taça do mundo de cross country não foi numa prova de estrada!!! Na estrada podíamos falar nisso agora no BTT tenham paciência, aqui o vento tem pouca ou nenhuma influencia...

Podiam dizer e achar bizzaro a forma como este correu, pois sem duvida que não é normal ver-se isto nas provas, mas também tem que ver que a cannondale é uma equipa especial, em que os atletas andam lá para curtir e na palhaçada não é como grande parte das equipas que o seu único objectivo passa por vencer, se poderem vencer melhor e certamente esse será um dos objectivos mas acredito que não seja prioridade...

O homem antes corria com uns óculos casuais amarelos, desses ninguém fala, experimentem dar uma volta com uns óculos do mesmo género e vão ver...mas ninguém nos diz que os óculos não foram concebidos com o fim de serem usados num desportista de topo durante a competição!!!o mesmo acontece com estes calções....

Falem de coisas com interesse....
 

syndicaterider

New Member
Sinceramente ,, eu fico pasmado com as polemicas que se criam neste forum!!!Até a porcaria de uns calções servem para criar discussão??!! Parecem os beatos que vão a missa para ver a roupa do vizinho!!
Então no Downhill a maior parte dos atletas anda a dormir?? usam calças e calções deste género...ah mas no downhill os movimentos e as performances não devem contar!??
 
Last edited:

Paulo986

New Member
Mas quais discussões?!?!?! mas anda tudo tão agressivo porquê?!?!:conf:

isto é um fórum e cada um é livre de dar a sua opinião, desde que não fuja ao assunto, e como foi uma novidade, no mínimo estranha, o pessoal começou a comentar a situação...
Acho que ninguém aqui está a fomentar polémicas, mas sim a dar a sua opinião sobre os benefícios ou não, gosto ou não, dos calções do Fumic!

haja paciência....
 

Narciso Magalhães

Active Member
Quem diria que uns meros calções dariam tanto que falam... :lol:

A explicação mais lógica parece-me ser a que o huppy apontou, é para facilitar o arejamento do material ! :mrgreen:

É pá, isto foi tudo uma grande jogada de marketing e só não fez ainda mais furor porque o Fumic não andou no grupo da frente... Agora quanto a questões mais técnicas, os atletas (e equipas) desde que não desrespeitem o regulamento são livres de correrem com aquilo que bem entenderem ! Quem somos nós para questionar se este ou aquele material é melhor ou pior...

E para finalizar, não podia estar mais de acordo com klaser... Ainda bem que o Fumic não ganhou esta etapa da Taça do Mundo senão era ver o pessoal a trocar de calções como aconteceu com as rodas 29... :)
 
Relevante é este ano, o NINO já leva dois 1º lugares e um 2º ! ! !
Consistência e regularidade nestas 3 primeiras provas para além do NINO, apenas Stander e Fontana !
A questão dos calções é apenas acessório e fait divers ! ! !
 

Luís Costa

New Member
E para finalizar, não podia estar mais de acordo com klaser... Ainda bem que o Fumic não ganhou esta etapa da Taça do Mundo senão era ver o pessoal a trocar de calções como aconteceu com as rodas 29...

...Continuo a dizer que o tamanho das rodas é que deviam ser regularizadas. Não andarem uns com roda 26, 27.5 ou 29.... mas sim como no ciclismo todos com o mesmo tamanho de roda.
Cumprimentos
 
Já agora andavam todos com bikes iguais e com componentes iguais, e com equipamentos iguais, e com sapatos iguais e óculos iguais, e pneus iguais e era tudo igual e a malta ficava toda igual .... contente ! ! !
 

Narciso Magalhães

Active Member
Presentemente essa questão não está regulamentada e como tal os atletas podem optar pela roda que entenderem mais apropriada para cada pista. Mas não te esqueças que se começar a regulamentar esse tipo de opções também se poderia equacionar outro tipo de opções, do género ser obrigatório correr de semi-rigida ou de suspensão total... A meu ver, o mais correcto é cada atleta optar pela bike e/ou componentes que lhe derem mais garantias.
 

Luís Costa

New Member
A minha opiniao é que o tamanho da roda devia ser igual para todos... Agora componentes e bike rigida, semi-regida ou suspensão total... cada qual com a sua opção! "tipo regras do ciclismo" lá só há um tamanho de rodas...
 

jv-

New Member
Depois desta conversa toda que o meu controverso comentário despoletou, vou falar francamente:

Eu estava a brincar com a situação, mas ao mesmo a apontar o dedo a situações que eu considero muito sensíveis neste desporto. Antes de mais, eu odeio licras em btt, odeio. Em estrada tudo bem, em btt não. Para mim o btt tem algo haver com a forma descontraída mas irreverente de estar na vida, e obviamente, andar de bicicleta. Além de licras em btt, também odeio cenas pouco técnicas. Felizmente estas taças do mundo estão muito animadas com atletas como o schurter, o kulhavy e o absalon com um andamento muito forte, que proporciona grandes momentos competitivos e um total suspense sobre o que vai acontecer na próxima volta. Por outro lado temos o Fumic, o Fontana e o Naef que me deliciam com pormenores de deixar água na boca, manobras no ar, equipamento e atitude de verdadeiro btt, sem perder os lugares da frente, mas sempre com o divertimento a ocupar um lugar muito importante nas suas corridas. Desde sempre que gostei da Cannondale (como alguém referiu) pela forma irreverente de estar no BTT, desde o Cedric, ao Fumic, e acho que é um eterno símbolo de que o divertimento pode estar presente na competição de alto nível, que nem sempre o mais importante é ser o mais rápido, mas sim o mais divertido, e acima de tudo, de que há mais pessoas como eu a pensar assim. Voltando ao ponto inicial é mesmo sobre isto, sobre a falta de descontração, os nervos e a fuçanga que se vê nesta competição que tenho medo que acabe por se perder no tempo todo o sentimento que deu origem a este desporto. Mas são espectáculos como o deste Sábado que me fazem continuar a gostar da competição de Cross-Country.
 

Miguel.RS

Member
Viva,

:bompost:

Entretanto, reparem nas declarações de Kulhavy: "I had a plan for the last lap, but Nino was half a meter faster then me". Eu bem que me pareceu que o momento decisivo da prova foi a tal subida em que Schurter se antecipa ao Kulhavy e este abranda e o Nino dispara. De facto, a corrida fez-se de um pormenor...

:eek:fftopic:

Eu uso calções como os do Fumic à anos e nunca me senti limitado pelo uso dos mesmo. Álias, só à bem pouco tempo passei a usar os calções mais tradicionais e por razões de maior conforto no inverno. O curioso é que quer o Fumic quer Fontana usaram sempre esses mesmos calções nas três cerimónias de pódio.

Cumprimentos,
Miguel
 

Polegar

Active Member
Explicações do Fumic no Face!!! o home dos calções :)

After I received so much feedback about wearing the baggies, I just wanted to give you a quick explanation, why i ride them. I hope you find the answers to all your questions.

Small World Premiere – Fumic races World Cup in Nove Mesto in baggy shorts.

It was a plan of mine for a while already and i felt Nove Mesto is the place to do it. It is a new venue, with a new school course and with that to me it is the place for new things!
I discussed it with the team for long and we tried several things over the last months.
Using them ones does not mean i will use them all the time from now.

Its not that I want to copy downhillers or freeriders. Not at all. I just think it fits super well to the modern sport of XC Mountainbiking. Fast, sporty, technical and stylish. There are no disadvantages to me. I use the baggies every day in training for 2 years already.
To be really honest i think that at least 80% off all bikers and lady bikers, would lfeel way more comfortable riding in baggies than in lycra. So why not ride them on the highest level of our sport: XCO World Cup Racing.

Lycra has a long history in Mountainbiking and cycling in general and i was part of this over the last years. The sport changed and so did I. So why not change what we wear?

For all the critics. Yes i had my worst World Cup result this season in baggies, but this does not mean anything to me. Did you ever have a bad day? I did in Nove Mesto, and i hope for a better day in La Bresse. My legs are there and i am riding more consistent than ever before. I will bring those baggies to the podium. Promised!
 

RTC

Super Moderador
No fundo é como nos guiadores sobrelevados vs rectos. Cada um anda com o que sente melhor.
 
Last edited:
Top