Uci mountain bike world cup 2015

[FONT=&quot]2015 UCI Mountain BikeWorld Cup calendar[/FONT][FONT=&quot][/FONT]
[FONT=&quot]- XCO #1 May 23-24 Nove Mesto na Morave (Czech Republic)[/FONT]
[FONT=&quot]- XCO #2 May30-31 Albstadt (Germany)[/FONT]
[FONT=&quot]- XCO # 3 July4-5 Lenzerheide (Switzerland)[/FONT]
[FONT=&quot]- XCO # 4 August1-2 Mont-Sainte-Anne (Canada)[/FONT]
[FONT=&quot]- XCO # 5 August8-9 Windham (United States)[/FONT]
[FONT=&quot]- XCO # 6 August22-23 Val di Sole (Italy)[/FONT]
 

shelltox

Super Moderador
A primeira prova da taça do mundo XCO 2015 é já no próximo fim de semana e com participação portuguesa
"... A Seleção Nacional/Liberty Seguros de Cross Country Olímpico (XCO) vai alinhar com seis corredores nas provas da Taça do Mundo que vão realizar-se na República Checa e na Alemanha, nos próximos dois fins de semana.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, convocou os corredores de elite David Rosa (Liberty Seguros/Movefree), Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e Ricardo Marinheiro (Sl Benfica), e os sub-23 Gonçalo Amado (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), José Dias (Seissa/Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde). ..."
Artigo UVP-FPC



Irá ser possível acompanhar as provas femininas e masculinas via internet
 

shelltox

Super Moderador
Segundo redbull.tv:
"Cross Country Women – Sunday, May 24 at 9:00 am GMT"
"Cross Country Men – Sunday, May 24 at 12:00 pm GMT"

Como a nossa hora está GMT+1 será ás 10:00 e 13:00 respectivamente.
 

shelltox

Super Moderador
Então e previsões para esta nova época, será de novo Absalon e Schurter a um nível superior ou terão mais companhia na discussão da taça?
 

Polegar

Active Member
Penso que o Vogel e o Fumic andarão a cheirar o pódio e talvez (o que duvido) se metam na luta dos dois. Numa pista com muita lama vai ser bonito de ver :D

que saudades :p
 

Narciso Magalhães

Active Member
As provas transmitidas serão as elites masculinas e femininas. As sub-23 apenas dará para acompanhar no live timing no site da UCI.

Principais candidatos à vitória nesta prova: Nino Schurter e Jolanda Neff.

Principais candidatos à vitória à geral: Nino Schurter ou Julien Absalon e Jolanda Neff.

Em 2015 penso que iremos assistir ao regresso do melhor nível do Kulhavy. Há também quem aposte muito no Florian Vogel, opinião que não partilho. Nas femininas a atleta a acompanhar será Marianne Vos que tentará a qualificação de forma a poder juntar uma medalha olímpica no BTT ao vasto palmarés que possui.

Atletas portugueses: David Rosa, em condições normais andará pelas posições 15-20 e numa ou outra que se adapte melhor às características (Windham p.e.) poderá rondar o top 10. Mário Costa, quando recupere totalmente da lesão contraída este ano tentará entrar no top 40. Ricardo Marinheiro, merecidamente convocado após longa ausência (finalmente!), lutará por entrar no top 60. Penso que no caso deste atleta o mais importante de momento será adaptar-se ao facto de sair muito atrasado na grelha de partida e não cometer o erro de arrancar a fundo ao invés de fazer a corrida de trás para a frente. Se souber controlar estes factores poderá fazer grande resultado no Campeonato do Mundo. José Dias, atleta que evoluiu imenso no último ano sendo também muito regular. Veremos se tem andamento para entrar no top 25 (lugar a partir de onde já se arrecada pontos UCI) ou não. Penso que rondará os lugares 25-35. Gonçalo Amado, a grande incógnita nesta selecção. Atleta irregular e que já sendo de 3ºano tem obrigatoriamente de ter melhor rendimento face ao potencial que sempre demonstrou. Parece-me que será um ano-chave no seu desenvolvimento enquanto atleta. Joana Monteiro, a meu ver não tem andamento para Taças do Mundo mas parece-me bem que seja convocada e que se aposte numa feminina. Atleta importante para Campeonato da Europa e do Mundo no Team Relay.

Para finalizar apenas dizer que sinto a falta da presença de um (ou dois) júnior. Temos em Portugal o João Rocha que se tiver o devido acompanhamento e oportunidades será um atleta a ter em atenção em provas internacionais e num futuro próximo na categoria elite. Sei que nem sempre é fácil levar miúdos a competições internacionais devido aos compromissos escolares mas, de qualquer maneira, fica a nota.
 
Last edited:

Insignia

Active Member
Este ano é do Nino, o Vogel tem feito uma pré época excelente mas penso que não terá andamento para o TOP 3, o Kulhavy está em forma, talvez o atleta mais completo do mundo, prestações excelentes em XCM e em XCO, talvez este ano voltará ao top 3 no XCO, ou estará a guardar-se para os jogos olimpicos... :D
A nível nacional não há dúvidas que o David Rosa é o que se encontra em melhores condições, a chamada do Ricardo tambem me pareceu acertada pois tem mostrado regularidade.
Em sub-23 o José Dias parece-me o melhor preparado, acima de todos os outros do burgo.
Em femininos Joana Monteiro não tem um grande andamento a nível internacional mas é uma peça importante.
 

dmcd

New Member
O David já recuperou a 100% da lesão?
O Mário aparentemente sim, pelo menos no Fundão deu boas indicações.
Concordo com o Narciso, o Ricardo precisa acima de tudo de experiência, é um atleta que daqui a uns 3+ anos pode dar cartas. A ânsia dele em querer fazer um bom resultado prejudica-o bastante.
 

dmcd

New Member
Grande David Rosa!! 20º Lugar!!

Mario Costa em 27º! Muito bom resultado também!

Ricardo Marinheiro em 65º....
 

huppy

Member
Sinceramente, acho que todos os resultados foram bom pois ninguém foi dobrado, coisa que até há pouco tempo era impensável na nossa seleção!

Pelo que percebi o Rosa andou próximo do TOP 10 mas depois não se aguentou, ficando no optimo TOP 20.
O Mario Costa parece-me ter feito um bom resultado, entrando no TOP 30 o que julgo ser novidade para ele!
O Marinheiro saindo muito de traz fez o que pode, e entrou na volta do vencedor o que também é bom!
 

ricabike

Member
O Mario Costa chegou andar no top 20
Estas classificações, permitem que eles arranquem mais a frente para a semana na Alemanha e as coisas assim possam correr ainda melhor, o difícil é conseguir entrar no top 20 ao arranque, depois ai se tiverem pernas que pelos vistos os nossos três atletas estão muito bem neste inicio de época é fácil manter.
Quero acreditar que o Rosa possa ainda este ano fazer um top 10 e Ricardo Marinheiro e Mario Costa top 20.
So um aparte, não esquecer Tiago Ferreira nas Maratonas tem tudo para chegar a numero 1 na Marathon Series e lutar para um pódio no Mundial de XCM.
Estamos numa época de ouro com estes atletas agora é a federação e patrocinadores aproveitarem a capacidades destes grandes atletas, mas nunca esquecendo dos Juniores e Sub-23 porque o plano é sermos regulares em manter um nível de atletas acima da media, e para isso é precisa rodagem dos mesmos.
 

Consciência

New Member
Foi sem dúvida a melhor prestação da Seleção Nacional o que prova a evolução do BTT em Portugal, a qualidade dos nossos atletas e o trabalho da própria Federação. Para quem vaticinava, há bem pouco tempo, um futuro negro e dizia que os nossos atletas de topo não tinham margem de progressão, aqui fica a resposta. Tal como diz o ricabike, o grande Tiago Ferreira, que enveredou por outra vertente com enorme êxito internacional, mas sempre que aparece no XCO vem aumentar a qualidade, bem merece um elogio rasgado. Imagine-se uma Seleção Nacional de XCO com este grande atleta!
 

lmorais

Member
Penso que os nossos atletas estiveram bem, mas se conseguirmos andar a fazer as provas do Mundial XCO regularmente temos capacidade para subir mais posições de forma gradual...

Espectacular o ataque final do Kullavy, muita potência naquelas pernas, espero que este ano ande ao melhor nível. Gostei de ver um atleta da Focus nas primeiras posições, lol
(para quando uma Focus 29'' Full Suspension?)
Próximo Domingo temos mais...
 

ravenxtxt

Member
boas..parabens para os atletas portugueses pelos resultados....lmorais o atleta da focus e um atleta para lutar pelo top 5...e um atleta de renome..axo que a focus fez uma boa contratacao para xco...;)
 

Consciência

New Member
Nem mais Imorais. Na última atualização do ranking UCI, Portugal ocupa a 13.ª posição, com 1656 pontoso que, no momento, coloca dois atletas no JO do Rio. Os pontos devem-se a estes três senhores:
David Rosa - 12.º - 941 pontos
Tiago Ferreira - 70.º - 390 pontos
Mário Costa - 95.º - 325 pontos
Individualmente, parece-me justo destacar o impensável 12.º lugar do Rosa que vai ser difícil aguentar, mas que, certamente, lhe dará muito gozo saborear e também muita motivação extra. O Tiago ( se for fazendo umas provas xco) e o Mário, têm grande margem de progressão que trará grandes vantagens a Portugal aos próprios atletas. Vamos esperar pelo domingo e ver o que Albstadt nos traz!
 
Top