Tutorial - Escolha de Pneus

SeteGu

Active Member
O site da Schwalbe apresenta uns gráficos com as caracteristcas de cada pneu para ajudar a escolher o mais apropriado para cada utilizador.

O Rapid Rob é uma versão "rasca" do Racing Ralph... Ainda mais rolante que este último tens o Thunder Burt (2.1) e o Furious Fred (2.0).

Sempre que possível recomendo as versões snakeskin.
 
Last edited:

kodiak

New Member
Olá pessoal.

Cá venho mais uma vez cá ao fórum pedir o vosso concelho.

O meu pneu traseiro (Michelin Country Trail 26*2.00) fez perto de 2500km e está a dar o berro (o da frente ainda deve dar para mais cerca de 1000km).

Gostaria de saber se é possível converter as jantes da minha bicicleta (rockrider 8.1) para tubeless. Dando para converter, vinha cá pedir a vossa opinião sobre que pneu (aproveito e compro logo para trás e para a frente) e kit tubeless que devo comprar (melhor relação qualidade presso). Se houver alguns cuidados a ter durante o processo, gostaria de obter as vossas opiniões.

Normalmente, os trilhos por onde ando é à base de terra, gravilha e algumas pedras.

Algumas sugestões?

Obrigado.
 

Trailrock

New Member
Boas pessoal,
Hoje na minha volta, encurtada devido aos percalços, tive 4 furos. duas câmaras de ar para o galheiro (vários furos nelas) e outras duas tive que remediar com aqueles remendos pois ja não tinha mais câmaras suplentes. Os meus pneus são os Schwalbe Rocket Ron e Racing Ralph, ambos na versão performance e em 2.1. Tenho estes pneus há quase 1 ano e estas foram as primeiras vezes que furei, tinham de ser logo 4 num só dia.. Adiante, a verdade é que os pneus são mesmo muito finos e aqueles picos das silvas trespassam a borracha que nem manteiga. Tenho em mente duas soluções, câmaras de ar com gel, ou conversão para tubeless, esta ultima deixa-me um pouco apreensiva pois os pneus não são versão tubeless e tenho receio que em algum caso o pneu descole da jante. Qual é a vossa opinião ?

Um abraço
 

gfrmartins

Active Member
O meu conselho é Tubeless nisso, mas não nesses pneus

Esses pneus na minha opinião são demasiado fracos e não aconselho por isso em tubeless.

Em relação a câmaras de ar com gel, pode melhorar um pouco mas acho que não fará assim tanta diferença nesses pneus
 

SeteGu

Active Member
A meu ver o liquido faz toda a diferença... aliás não sei como não furaste muito mais vezes.

Mete liquido nessas camaras (não precisas de comprar camara$ XPTO) e até esses derreterem não deves ter mais problemas. Depois se quiseres metes tubeless.
 

gfrmartins

Active Member
Eu não sou da mesma opinião as câmaras de ar ajudam mas com pneus fracos e finos como esses não fazem milagres.

Para mim a solução ideal era pneus mais resistentes a Tubeless. Mas sim, podes experimentar colocar liquido nessas câmaras e experimentar
 

SeteGu

Active Member
Para furos (em principio) chega e sobra. Rasgões/cortes é que já é outra conversa.

E cuidado com a pressão dos pneus demasiado baixa (pode trilhar as camaras).
 

seagate

New Member
maxxis ikon 3c TR 650b. 610 gramas cada, tenho em tubeless. O melhor pneu que utilizei até hoje sem dúvida. Nunca me deixou sem tracção como outros já deixaram. Aliás, parece que estão colados ao solo!

Tenho 95kg, meto 1.9b no da frente, 2.3b no de trás (tinha 2b mas depois da primeira volta furei 2 vezes. Desde lá com 2.3b já fiz pelo menos 1000km e nunca mais tive um furo).
 

MiGuEl_82

Active Member
O meu conselho é Tubeless nisso, mas não nesses pneus

Esses pneus na minha opinião são demasiado fracos e não aconselho por isso em tubeless.

Em relação a câmaras de ar com gel, pode melhorar um pouco mas acho que não fará assim tanta diferença nesses pneus

Não concordo nada... Tive Rocket Ron Performance 2.25 em 26 e 29... Cada um fez mais de 5000 kms praticamente sem furos e sempre em Tubeless...
 

Bikulas

New Member
Boas pessoal,
Hoje na minha volta, encurtada devido aos percalços, tive 4 furos. duas câmaras de ar para o galheiro (vários furos nelas) e outras duas tive que remediar com aqueles remendos pois ja não tinha mais câmaras suplentes. Os meus pneus são os Schwalbe Rocket Ron e Racing Ralph, ambos na versão performance e em 2.1. Tenho estes pneus há quase 1 ano e estas foram as primeiras vezes que furei, tinham de ser logo 4 num só dia.. Adiante, a verdade é que os pneus são mesmo muito finos e aqueles picos das silvas trespassam a borracha que nem manteiga. Tenho em mente duas soluções, câmaras de ar com gel, ou conversão para tubeless, esta ultima deixa-me um pouco apreensiva pois os pneus não são versão tubeless e tenho receio que em algum caso o pneu descole da jante. Qual é a vossa opinião ?

Um abraço
Já tive a versão performance dos Rocket Ron que fiz a conversão para tubeless.
Um dia que fui fazer estrada, pus um pouco mais de pressão (30 PSI) e o de trás saiu da jante. Felizmente foi atrás e ia devagar.

Aconselho a meter camaras de gel se ainda tiveres pneus para uns km, mas vê se não tens picos que vão furar a camara de gel logo na instalação.
 

gfrmartins

Active Member
Não concordo nada... Tive Rocket Ron Performance 2.25 em 26 e 29... Cada um fez mais de 5000 kms praticamente sem furos e sempre em Tubeless...

Tiveste os Performance a tubeless e 5000ks sem nenhum furo nem problema?

É que a própria schwalbe não aconselha estes pneus em tubeless, e dos colegas que tenho com estes pneus, todos mais tarde ou mais cedo acabaram por trocar devido aos muito furos que tinham.

Atenção que não estou a duvidar de ti, é só mesmo porque não é essa a experiência que tenho desses pneus schwalbe versão performance. Mas também depende das zonas, o que se faz com os pneus e sorte também claro
 
Last edited:

Trailrock

New Member
Boas pessoal, desde ja obrigado a todos pelas respostas.. A minha opção também recai mais para as câmaras de gel, uma vez que ja usei ha uns anos quando praticava DH e os furos eram menores em relação as câmaras normais. Ontem por acaso em quase um ano foi a primeira vez que furei com estes pneus, em cerca de 600km sensivelmente. A verdade é que gosto muito dos pneus, principalmente o RoRo na frente e alem disso ainda tem muito pneu para gastar.. Vou então optar pelas câmaras de gel e quando precisar de mudar de pneus compro pneus tubeless e converto as rodas. Já agora acham melhor as válvulas shrader ou presta por depois acrescentar o liquido ?
 

Bikulas

New Member
Boas pessoal, desde ja obrigado a todos pelas respostas.. A minha opção também recai mais para as câmaras de gel, uma vez que ja usei ha uns anos quando praticava DH e os furos eram menores em relação as câmaras normais. Ontem por acaso em quase um ano foi a primeira vez que furei com estes pneus, em cerca de 600km sensivelmente. A verdade é que gosto muito dos pneus, principalmente o RoRo na frente e alem disso ainda tem muito pneu para gastar.. Vou então optar pelas câmaras de gel e quando precisar de mudar de pneus compro pneus tubeless e converto as rodas. Já agora acham melhor as válvulas shrader ou presta por depois acrescentar o liquido ?
Depende do desmonta de válvulas que tiveres, é igual no que toca a repor liquido. Se for Schraeder usas um tubo mais largo, se for Presta mais fino. Com Schraeder ate nem é preciso tubo, dá para por direto do frasco.
Aconselho Schraeder porque assim podes encher nas bombas sem te preocupares com adaptadores.
 

Bikulas

New Member
Tiveste os Performance a tubeless e 5000ks sem nenhum furo nem problema?

É que a própria schwalbe não aconselha estes pneus em tubeless, e dos colegas que tenho com estes pneus, todos mais tarde ou mais cedo acabaram por trocar devido aos muito furos que tinham.

Atenção que não estou a duvidar de ti, é só mesmo porque não é essa a experiência que tenho desses pneus schwalbe versão performance. Mas também depende das zonas, o que se faz com os pneus e sorte também claro
Realmente gostava de saber como fazem tantos km com os pneus.
Os meus performance com 1500km estavam a fazer estrada porque já só tinham os tacos laterais, ninguém percebia que era um Rocket Ron. Furos que me deixassem apeado também não tive, mas que estavam cheio de picos, lá isso estavam. Se lhe pusesse uma camara de ar iria ter um passador :rotfl:
 

Trailrock

New Member
Boas,
gfrmartins eu penso que sim, uma vez que ontem uma das câmaras que coloquei era da minha namorada e era presta.. Entrou normalmente..
Tanto a minha bomba de levar como a que tenho em casa dão para ambas as válvulas. Outra duvida que tenho, sou um bocado leigo neste assunto, a válvula presta dá para desapertar em cima, mas com a schraeder como faço para meter o liquido ? Tenho de apertar a válvula e encher assim ?
 

MiGuEl_82

Active Member
Tiveste os Performance a tubeless e 5000ks sem nenhum furo nem problema?

É que a própria schwalbe não aconselha estes pneus em tubeless, e dos colegas que tenho com estes pneus, todos mais tarde ou mais cedo acabaram por trocar devido aos muito furos que tinham.

Atenção que não estou a duvidar de ti, é só mesmo porque não é essa a experiência que tenho desses pneus schwalbe versão performance. Mas também depende das zonas, o que se faz com os pneus e sorte também claro

Pois, mas a verdade é que fiz e as únicas vezes que furei foi por não ter líquido: 1 em Monsanto quando ainda tinha a 26 e outra na Arrábida já com a 29. Neste último caso até foi um furo de tal modo pequeno que me permitiu fazer ainda uns bons 40 kms tendo só de parar umas 3 ou 4 vezes para acrescentar um pouco de ar.

O uso que dou aos pneus não é meigo... Sintra, Belas, Monsanto, com muito trilho técnico com pedras e raízes à mistura...

Quanto à Schwalbe não aconselhar o seu uso em tubeless, acho normal... Convém forçar a malta a comprar a versão Evolution ;)
 

kily69

Member
boas pessoal preciso de um pneu para trás para a minha bike de btt. Ela é roda 26 com camara de ar. Ando há procura de um pneu preço/qualidade para lama, pedra, trilhos tecnicos
Ando a ver os maxxis TT 26 x 2.00 a 19.50, ou maxxis medusa 26 x 2.10 a 20.50€.Que acham?
Há frente tenho um geax sangard.
 

kanoysta

Member
Supostamente (pelo menos é o que testes têm mostrado), só tens benefícios se usares um pneu mais largo. Ganhas em tração e em atrito.
Por isso iria para 2.1 ou mais largo até.
Até determinada largura (à volta de 2.35) parece ser sempre melhor em todos os sentidos.
 
Top