Tubeless - pneus tortos :P

Comedian

Member
Olá.
Ontem após umas boas horas perdidas, consegui converter a roda da frente para tubeless - crossride com um specialized butcher (falta ainda a de trás).

Basicamente segui este video:

Com uma variação em que no fui coloquei o selante antes de encher o pneu, anteriormente e seguindo o vídeo enchia o pneu para uma primeira verificação mas ao esvaziar o pneu para colocar o selante... a fita (uma da mavic) saía do sítio e deixava de funcionar.

Ainda assim, para o pneu de trás, terei de aperfeiçoar a técnica.

A minha questão é... o pneu da frente actualmente está "torto", quando ando reparo que o dito faz uma estranha "elipse" - isso já vos aconteceu? sugestões para o colocar menos "esquisito"? a roda em si não me parece empenada... apenas o pneu o "está".

Obrigado desde já.
 

OPEN

Member
O pneu pode estar danificado, depende do tipo de pneu ou simplesmente mal alinhado.

Ás vezes basta tirastes um pouco de ar e forçar o pneu com as mãos para o sítio certo.

Não percebo a parte onde dizes que a fita saía do sítio. As fitas para tubless são tipo fita cola, depois de aplicar não mexem assim de qq maneira.

Aplicas-te calor no fim?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
O OP fez isso com o kit da Joes, que basicamente é composto por uma fita feita com camara de ar... não foi através de fita autocolante....
O pneu pode também ter defeito...
 

OPEN

Member
ok, agora estive a ver o vídeo e é diferente. A meu ver é estranho qdo comparado com o sistema de "fita cola"! Este leva fita e uma 2º fita de borracha!

No meu caso, limpar o aro, aplicar a fita stan's notubes, calor no fim e está pronto, mete pneu, líquido e siga.
 
Last edited:

Comedian

Member
Muitas questões :)
Vou tentar responder a todas:
1) Existem 3 versões do Butcher e a minha não é da downhill - é a grid.
2) Não apliquei calor - honestamente nem sabia que tal era preciso.
3) Espero que não seja defeito do pneu - vou tentar esvaziar um pouco e tentar "manusear o pneu".
4) A fita que tinha era uma da Mavic e não era autocolante - também não percebi porque saía do sítio - coloquei o pneu sempre com cuidado e verifiquei depois que a fita estava no sítio correcto - era no processo de encher o pneu, verificar que estava tudo ok, despejar para colocar o selante que a coisa acontecia - acabei por não despejar... colocar o selante ainda com o pneu vazio, enchi e voilla - funcionou - embora com o pneu empenado .

Espero que o pneu não tenho mesmo qualquer defeito - vou ver.

Devia ter feito um vídeo - e se calhar até faço, ainda me falta o pneu de trás.
Cumprimentos,
José Machacaz
 

RTC

Super Moderador
Provavelmente a parede do pneu não está toda colada ao aro. Se calhar não encheste o suficiente para colar o pneu todo junto ao aro. Analisa o pneu em toda a volta e vê se não notas que ainda tens pneu dentro do aro. Se sim, tens que colocar mais pressão até ele dar o último estalo e vedar por completo.
 

davidream

Active Member
bOAS!
O colega RTC referiu a situação que acho que está a acontecer,se o pneu não levar com pressão suficiente para acamar no aro(geralmente ao encher dá um estalo) acontece isso,fica torto!e nota-se imenso ao andaro_O
há 2 possibilidades,ou enches o pneu com muita pressão até ele ficar no sitio e depois baixas até á pressão pretendida,ou quando estiveres a meter ar vai puxando o pneu para abrir contra o aro,vais fazendo esse movimento em várias zonas diferentes da roda até ficar perfeito.
Cumps
 

Comedian

Member
Obrigado.
Aqui a questão é que coloquei e só reparei depois (umas boas horas depois) - faria sentido encher novamente? (ainda por cima - o compressor morreu logo a seguir [lei de murphy] - desisti e recomecei o processo - mas deu para aprender algumas coisas :)
 

FMCurto

Active Member
O que custuma funcionar bem para mim é aplicar um bocado de selante à mão, espalhando com o dedo, na borda do pneu a toda a volta, escorrega melhor para a posição certa e depois de seco cola,o que pode ajudar a evitar o pneu descolar mais tarde.
Os pneus custumam têr uma linha a toda a volta que depois do pneu montado fica logo acima do aro, verifica se essa linha esta direita a toda a volta do pneu.

Se a tua válvula tem miolo removível julgo preferível encheres primeiro o pneu sem liquido para vêr se ele "assenta" bem, faz os tais estalos que já falaram, bastante alto,parece quase o aro a partir :)
Tirando o miolo consegues montar facilmente com os compressores das bombas de gasolina, é só usares a função "pneu vazio", por norma para assentar e vedar bem as fugas convém encher com uma pressão maior, 3 bars ou mesmo um pouco mais (no pneu tem escrito a pressão máxima), depois poens o liquido através da válvula, um seringa na farmácia deve custar 50 centimos.

Mas, já tive dois pneus que realmente deformaram, mesmo estando bem assentes estavam ovalizados.
 
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