Tu não és um bttista

mauro.abr

New Member
O que faz as pessoas são as atitudes. Contudo, temos que saber respeitar. Infelizmente, pela tua descrição, não faço btt porque quando me inscrevo nas provas esforço-me para ficar sempre o melhor classificado possível. Luto constantemente contra mim e desafio-me até chegar ao limite. Tendo em conta que a minha profissão me desgasta muito, não deixa espaço para muitos "passeios" ou aventuras no mato e, para todos os efeitos não faço treino específico, dá-me um gozo tremendo deixar "aqueles" que investem fortunas em bicicletas e equipamentos todos xpto para trás.

Ganho alguma coisa com isso? Não, até perco tempo e acredito que alguma saúde (quedas), mas sou assim mesmo. Não obstante à minha opinião, continuo a respeitar todos os ciclistas e dá um gozo enorme cruzar-me com muitos ciclistas aos domingos de manhã.
 

Rui Marçal

New Member
Mais uma intervenção minha, lol...

Acho que a malta interpretou mal o post do Mach4, mas ou o leu na diagonal ou simplesmente querem pegar em algo...

Eu gastou dinheiro na minha bike, muitos até, se calhar até demais. É cara, eu sei. Visto Assos apesar de também ter outras marcas mais baratas, mas, Assos em carneiras é muito bom e gosto de estimar a minha retaguarda...

Mas não me dá qualquer gozo ultrapassar um tipo com bikes mais caras que a minha, ou mais bonitas ou seja lá o que for. Se calhar, é por isso que não gosto de maratonas...Aí posso ultrapassar muitos e também ser ultrapassado, lol...

O que mais me dá gozo é fazer aquela subida técnica, aquela descida do caraças, isso sim dá-me um gozo tremendo. Mas, para isso, ou arranjo kit de unhas, ou invisto numa boa bike e tento ter nela o "melhor" material que por vezes é o mais caro.

O que me dá gozo é pedalar com gajos como o Nozes e aprender com ele. É evoluir a bike trocando aquela peça que já se desgastou...por uma melhor que o amigo já experimentou e é excelente.

O que me dá gozo como diz o Mach4 é ir aonde os outros não vão, é fazer muitos km em cima da bike, é sair de manhã e chegar à noite com a máquina com fotos de paisagens que nem sabia que existiam.

Também me dá gozo tentar superar-me, mas a mim, não ao meu colega. Normalmente, dá-me gozo ir no fundo do pelotão com os "mais fracos" e explicar-lhes como devem evoluir, o que devem trocar, basicamente falar, ou do BTT ou de outra treta qualquer, falar, só falar. Fazer amigos, isso dá-me um gozo do caraças.

É um pouco esse o espírito que se fala neste tópico, é um pouco isso que o Mach4 tenta explicar...

Excelentes pedaladas malta.
 

pirilampo

Member
Já várias vezes li este texto e o mesmo aparece várias vezes aqui no fórum...mas nunca é demais(senão me engano foi escrito no ano e 2007 ou 2008 pelo Sr. António Malvar, e continua atual).
Eu sei que é grande mas não custa nada...

"- Felicidade para uns é poder pegar na bicicleta e desbravar esses trilhos e caminhos do Portugal esquecido,sozinhos ou na companhia de amigos,contactando as simpáticas e hospitaleiras gentes dessas nossas aldeias mais remotas e ignoradas,num fim de semana ou ao longo das férias,em total esquecimento e numa profunda paz interior.

- Felicidade para uns é poder participar em competições,para conquistar um lugar entre os primeiros,daí: fama,reconhecimento,taças medalhas e dinheiro.

- Felicidade para uns é participar nos passeios que se organizam aos fins de semana em diversos locais do país e assim fazer novas amizades,conhecer outros espaços, outros caminhos,ou simplesmente estar entre os que gostam de andar de bicicleta.

- Felicidade para uns é entrar em competições muito simplesmente para participar sem pretensões a pódios,estar no evento, ao lado dos campeões à partida, competindo consigo próprio,fazer-se chegar ao fim,entrar na mesma volta do primeiro ou ficar à frente do vizinho ou do amigo.

- Felicidade para uns é treinar sem outro objectivo que não seja o de manter-se em forma,pegar na bicicleta e fazer o “ritual” do treino: 1 hora hoje, 2 horas amanhã, todas as manhãs de domingo, etc.

- Felicidade para uns é pegar numas cartas militares e com a bicicleta tentar chegar e passar por onde se planeia sem se perderem,saudavelmente obstinados em se localizarem no mapa a todo o momento e assim passarem horas e dias complemente absortos.

- Felicidade para uns é enfiarem-se por esses caminhos desconhecidos e reconhecê-los para futuramente guiar os amigos e os amigos dos amigos por essas paisagens por eles antes descobertas e preparar guias e roteiros desses trilhos para que muitos outros venham por si só a conhecer esses maravilhosos recantos.

- Felicidade para uns é pegar na bicicleta e com ela aprender e fazer as maiores acrobacias: cavalos, éguas, “bunny hops”, subir pedras, descer escadas, subir escadas, saltos com “tables”, etc.

- Felicidade para uns é domar a bicicleta naquelas descidas técnicas cheias de pedras quase verticais sem pôr o pé no chão,complemente embriagados de adrenalina.

- Felicidade para uns é subir de bicicleta sem desmontar aquela “parede” de piso escorregadio que durante tanto tempo parecia impossível de se fazer,ou fazê-la à frente dos outros do grupo com os pulmões a queimarem e o coração a explodir dentro do peito,mas saboreando o êxtase do sucesso.

- Felicidade para uns é rolar passeando calmamente de bicicleta ao longo das estradas marginais ou das estradas florestais e beber do prazer da brisa da manhã de Domingo na cara,exibindo ou não aquela nova colorida blusa de lycra,ou aquele novo capacete com pala.

- Felicidade para uns é levar toda a família a andar de bicicleta e com eles descobrir uma nova vida em convívio,uma forma mais nobre de ocupar os tempos livres em alternativa à volta saloia de carro,aos centros comerciais,às praias apinhadas de gente e às frustrantes tardes televisivas.

- Felicidade para uns é Ter uma bicicleta de montanha e com isso poder ser reconhecido como um aventureiro,um radical do desporto,um atleta ou como tendo uma forma física invejável..

- Felicidade para uns é comprar a bicicleta mais exótica,construir a bicicleta mais leve,montar a bicicleta mais “high tech” e tê-la imaculada sob uma redoma na sala de estar lá de casa,contemplando-a dias a fio,devorando todas as revistas da especialidade na busca da última criação tecnológica do mais avançado e futurista possível, para montar na sua bem amada. Andar nela não é o mais importante até porque se vai sujar, só se estiver seco,for em bom piso e houver muita gente para a admirá-la.

- Felicidade para uns é pedalar nos grandes charcos e lamaçais destes invernos rigorosos,enterrando-se em lama até à alma num total desprezo pela bicicleta, borrifando-se para centros de pedaleira,cubos,correntes e tanta outra tralha que parece incomodar os outros,e chegar a casa e esquecer-se da bicicleta num qualquer canto da garagem,varanda ou arrecadação.

- Felicidade para uns é poder transportar-se de bicicleta para o trabalho e com uma cara de satisfação ultrapassar os que escolheram ir de carro e que num total desespero esperam impacientes que aquela fila de carros parados na sua frente se mexa,acumulando stress e levando o dobro do tempo a lá chegar.

- Felicidade para uns é saber tudo o que há para saber sobre bicicletas e passar tardes a discutir sobre qual a melhor suspensão,o melhor material de quadro,o futuro das bicicletas de suspensão total ou a actual forma do Tomac, a doença da Furtado e da loucura do Palmer.

- Felicidade para uns é ter uma bicicleta dita barata e levá-la a fazer o que os que as têm ditas caras e sofisticadas não conseguem,e poderem provar que o que verdadeiramente interessa é ter pulmão e pernas.

- Felicidade para uns é ter uma bicicleta dita cara mas que não pareça,sem peças coloridas ou exuberantes mas poder secretamente confidencial com alguns (não assim tão poucos) que aquela bicicleta está avaliada em centenas ou milhares,e daí tirar um imenso gozo.

- Felicidades para uns é viajar de bicicleta indiferentemente de ser em estrada ou em terra em total auto-suficiência durante semanas expedicionando vários países ou regiões engrandecendo o seu conhecimento de outros horizontes,de outros povos e de si próprio.

-Felicidade para outros é poder escrever sobre assuntos relacionados com a bicicleta e fazer testes e análises de produtos,de competições e passeios,e recrear em todos uma vontade férrea de pegar na bicicleta e com ela gozar uma ou diversas daquelas formas de felicidade.


Neste mundo tão variado da BTT há lugar para todos, sendo cada um feliz à sua maneira, e é errado não respeitar todas aquelas formas de estar porque todas elas são um espelho da felicidade interior de cada um. É errado escarnecer desta ou daquela postura pois isso é ofensivo e não cabe a ninguém julgar sobre qual deve ser o padrão de felicidade que se deva ter com a nossa bicicleta.


Mas afinal quem pode ainda ignorar que não será o veículo de duas rodas sem motor o meio de locomoção por excelência do futuro das nossas cidades e grandes vilas.
Animem-se pois, estamos aqui para ficar e sejam felizes, cada um à sua maneira, claro está."
Texto de : António Malvar

FUI
 

abelha2

Active Member
Na minha opiniao so é bttista quem tem uma bicicleta em condições, isto tem de ser boa e estar em boa estado e limpa
Ha que estar bem equipado também, nada de roupa da sporzone e afins, so se aceita assos
E depois claro convem ir dar umas voltas para nao fazer ma figura nas maratonas

por esse ponto de vista, só é heterosexual quem não usa roupa de lycra.

(nada contra quem usa, foi só para responder à letra)
 

j.santos

New Member
Grande tópico!! Já foi criado à bastante tempo mas ainda dá o que falar, pensar, partilhar, discutir...

Não acham que o relato do Mach4 dava um "granda" spot publicitario????

"Ao descerem os ciclistas, vendo o verde, ultrapassaram-me sem dificuldade nenhuma, mas tiveram de abrandar devido aos carros que seguiam á sua frente enquanto que eu, uns metros atrás deles e a pedalar com força (devia estar perto dos 60kmh) curvo ligeiramente á direita e saio repentinamente da estrada, lançando-me na tal rampa...e foi aí que dei provavelmente o maior salto da minha vida em bicicleta. Quando caí já levava engrenada a mudança correcta para continuar a pedalar sem perder a velocidade, e depois de mais uns "sobe e desce", e de uma grande derrapagem no final, abrando já no parque da estação de serviço. Olho para trás e vejo os ciclistas a fazerem umas gincanas sobre o trânsito e percebi que, apesar de me estarem a ver lá á frente, evitavam olhar para mim. Eu coloquei a minha "Factor" bem visivel para perceberem o quanto limitados eles estavam com as suas "fininhas" comparativamente a uma BTT.

Ouvi uns barulhos do outro lado da circunvalação no sentido ascendente, mesmo ao lado da entrada do parque, olhei e vi um grupo de adolescentes a apontar para mim, com os polegares para cima e a gritar - "Altamente meu!!"
Percebi que tinham visto a "cena" toda e vibraram com aquilo."

Se eu representasse uma marca pegava neste guião :D
 

Mach 4

New Member
trailrock (gosto do teu nick!),

Acredita que foi tal e qual o que se passou, mas se um dia quiseres aproveitar o meu relato para efeitos de publicidade estás á vontade...mas não te esqueças que tens de me pagar os direitos de autor ;).

Rui, mais uma vez demonstras pelo teu último texto, que sabes muito bem o que é o espirito Bttista :yeah:.

Estava eu num fim de tarde a pedalar aqui no parque da cidade do Porto, ia a "rasgar", embalado pela música dos meus Mp3, quando passo por um rapaz que estava parado com a sua "Focus" no caminho. Seguiu-me com o olhar e eu ao fim da recta olhei para trás e achei que ele estava a precisar de ajuda. Voltei para trás, parei junto a ele, retirei os phones dos ouvidos e perguntei-lhe - "Está tudo bem? -Precisas de ajuda para alguma coisa?"
Pensei que ele tinha furado, mas afinal não, então ele vira-se para mim e pergunta-me :

- "Tu por acaso és o Mach 4?"
- "Sim, sou eu. Como é que descobriste?"
- "Pela tua bike."

Apesar de serem quase 20h00 lá fomos nós dar uma volta juntos a conversar, pedalando devagar. Ainda fizemos uma gincana por entre as árvores e mostrei-lhe uns caminhos que ele nem conhecia. Trocámos os nrºs de télémovel e despedimo-nos. Por vezes ainda me cruzo com ele nas nossas voltas, cumprimentamo-nos e falamos um pouco, sempre na maior, sem marcações de saídas e sem grandes compromissos.
Isto para mim É a verdadeira essência do BTT.

Ricardo, um grande abraço para ti e para a simpática da tua irmã, e continuem sempre a pedalar com essa paixão.

- Sacar da chave para apertar um espigão solto;
- Sacar da chave para apertar um guiador com folga;
- Ir buscar uma bomba de pé aos arrumos para encher o pneu da bicicleta de uns miúdos, afinar-lhe os v-brakes e dar-lhes 2 câmaras de ar;
- Emprestar a mini-bomba para o pai encher o pneu da bicicleta da filha...

...foi o que eu já fiz mesmo sem me pedirem por vezes ajuda para tal.

São esse sorrisos, são esses "Muito obrigado", são essas expressões, que traduzem o espirito de quem tem uma bicicleta...e um "amigo" por perto.
Poder ajudar, fazer novas amizades, ter prazer em ensinar, guardar os momentos...o BTT é isso.
 
Last edited:

oliana

Active Member
Recentemente no evento "Tasca do Xico" assisti a umas coisas curiosas. Em algumas zonas de assistência existiam fogareiros. Eram servidas bifanas e entremeadas. Uma delas estava a 10 km da chegada. Parei apenas para abastecer de água e levar uma peça de fruta. Fiz os quase 80 km na boa e cheguei perto da 13 horas. Tal como eu, outros fizeram o mesmo, e não pararam para encher o "bandulho". No entanto, depois do belo banho, tinha um almoço fora de série dos melhores que já vi em maratonas. Qualidade e variedade. Deu para estar na confraternização com os amigos até ás 16 horas. Hora a que muitos dos que estiveram nas bifana, entremeadas, bolos e água pé, estavam a chegar.
Depois chamam stressados aos mais rápidos.

A minhas questões são;

Fui eu que estive errado e fiz a minha prova mais rápido, mesmo ficando para trás depois de ter furado no ínicio e ter-me atrasado 10 minutos para o ultimo grupo, passando muita gente nas subidas onde muitos apeados mostravam a sua cara de sofrimento?

Fui eu que estive errado chegando mais cedo e com o estomago mais livre aproveitei a variedade do almoço?

Será que a malta que encheu a barriga de bifanas e companhia, aproveitou bem os trilhos e o almoço ?

Quem se divertiu mais a fazer btt, nos belos caminhos da Arrábida, com o belíssimo dia que esteve?

É certo que cada um se diverte á sua maneira. Mas eu fui para fazer btt, não para me apear em qualquer paragem, e no final aproveitar o almoço e divertir-me com os amigos as peripécias dos caminhos. O unico sítio onde páro de bike para comer uma bifana é em Vendas Novas, nos nossos passeios, Setubal---->Vendas Novas----> Setubal. Essas sim é que valem a pena parar uma 1/2 hora.

Boas pedaladas.
 

Luis Gil

New Member
Oliana

Tu é que estás certo... os outros que andam mais devagar e aproveitam os abastecimentos é que estão todos errados porque um Bttista nao para nos abastecimentos nem percebo porque motivo as organizacoes fazem abastecimentos nao percebo, eu acabava já com os abastecimentos nem aguas nem frutas nem nada se é para irem pedalar que pedalem
 

abelha2

Active Member
Oliana, nem tu estás certo nem eles. Estão os dois. Tu divertiste-te? Penso que sim, logo estás certo.

Eles divertiram-se? Provavelmente sim, logo tambem estão certos.

Cada um vive as coisas à sua maneira, conheço pessoas que vão andar todos ao domingo de manha, e todos os domingos um elemento diferente leva um lanche diferente e uma garrafinha de porto para o "convivio" outros vão a provas e ficam contentes por terem um melhor resultado. Cada um à sua maneira.
 

Mach 4

New Member
O tal texto do António Malvar é tão abrangente que fala nisso tudo. Nada lhe escapou e no fim ele diz tudo, tal como o abelha2 reforça :
-Todos são felizes á SUA maneira.

Boas pedaladas...de qualquer forma.
 

brunno

New Member
Eu ando de bicicleta em todo o terreno, logo sou um "bttista" (ponto).
Basta lembrar que em tudo "a liberdade acaba onde a do outro começa".

Mas bons textos que aqui andam. Revejo-me em alguns.
Aventura, descoberta, camaradagem e acima de tudo diversão.
É esta a "minha cena". :)
 

Mach 4

New Member
Eu percebo em parte ao que o Oliana se estava a referir.
Enquanto que existe pessoal que se inscreve nas maratonas para competir (nem que seja com eles próprios) tentando manter o ritmo com uma cadência certa, outros vão mais numa de descontração, dando mais valor aos petiscos (que também pagaram, atenção!) do que fazer um btt mais rápido e sem grandes paragens. Lá está...existe gente para todo o tipo de provas e provas para todo o tipo de gente.

Imaginem que eu só gosto do btt verdadeiramente selvagem onde sózinho, ou com apenas 1 ou 2 amigos, se fazem centenas de km em autonomia total, onde os únicos abastecimentos vão numa mochila juntamente com o resto da tralha necessária para uma aventura dessas. Estou a falar de mochilas a pesarem acima dos 3kg.
Então eu assim também poderia estar agora aqui a criticar todos aqueles que se inscrevem em maratonas/passeios, quer seja para competir, quer seja para "petiscar".

Eu durante alguns anos corri vários ginásios e lá também se vê de tudo um pouco :

Os que vão treinar sózinhos concentrados durante 1 hora, os que ligam mais ás miudas do que os aparelhos, as que vão para o tapete "cochichar" durante 2h, as que vão fazer olhinhos aos monitores, aos que fazem "intervalos" de 15 minutos para conversar, os que gastam mais tempo a olhar para os plasmas do que a treinar como deve ser, etc.

Penso que todos eles até podem ser membros do mesmo ginásio, pois pagam para partilhar o mesmo espaço e tal como nas provas de btt todos são livres de fazer o que quiserem. Eu pessoalmente não concebo a idéia de alguém pagar uma mensalidade num ginásio apenas para ir "dar á letra" e não fazer o que realmente importa, mas se isso, tal como os abastecimentos no btt, dão prazer a essas pessoas não sou eu que vou apontar o dedo a alguém.
 

abelha2

Active Member
Mach 4, o que tu disseste das maratonas e pagarem fez-me lembrar de uma coisa, ainda bem que nem todos acampam lá 20 minutos em cada reforço, senão o preço das maratonas subia muito mais, pois para dar de comer a tanta gente era um caso sério :)

Ainda hoje fui fazer um reconhecimento do caminho casa-serra da freita, em que o objectivo era essensialmente ir o mais longe que consegui-se, mas chegar a casa de dia. Fui sempre por estrada pois era mais perto, e voltei tambem. Pelo caminho fui parando e comi aquelas uvas mais "outoneiras" que tanto gosto, comi tantas que nem precisei do lanche que levava comigo.

Passe-ei por aquelas aldeias em que já so moram velhotes, quase desertas, parei para tirar umas fotos, andei por umas ruelas à procura de um angulo em que consegui-se por entre os pinheiros tirar uma foto à zona de são jacinto (que de nada serviu pois contra o sol nao se via nada).

Em resumo, fiz 45km cheguei a casa todo partido (nao tou habituado a andar tanto), não andei um unico metro sequer em terra, mas para mim, "fiz btt" na mesma, pois é disso que eu gosto.
 

oliana

Active Member
Essas voltas são mesmo aquelas que melhor sabem. Faço-as naqueles dias em que não estou com muita vontade de andar depressa, ou pelo menos no meu ritmo normal. E é nesses dias que vou até ao estuário do rio Sado olhar com atenção para as aves que normalmente não reparamos. Como os bandos de flamingos que são extremamente desconfiados. No entanto tenho tirado algumas fotos curiosas.
É nesses dias que consigo dar de comer uma barra a uma raposa na Arrábida depois de lhe inspirar curiosidade com o telemóvel. É nesses dias que consigo apanhar de surpresa um grupo de saca-rabos a brincar. Díficil é não ver coelhos bravos numa correria atrapalhada assustados com a nossa presença ou espantar um bando de pombos bravos.
Enfim, são os dias diferentes.

As provas cronometradas são para mim outra coisa, embora me divirta na mesma. Como não passo os fins de semana nesses eventos, talvez 4/5 num ano, aproveito para tentar elevar um pouco as minhas doses de adrenalina. Eu sou assim. Tenho os dias próprios para a paródia. Por exemplo, com os amigos amanhã. Vamos até Sesimbra/Espichel e no final uma paragem em Setubal para 2/3 imperiais antes do almoço.
É assim. Somos todos diferentes.
Boas pedaladas.
 

Mach 4

New Member
É assim. Somos todos diferentes.

AQUI não seremos antes todos iguais?
Não estamos todos a partilhar um forum de btt?
Existe muito português que ainda não sabe a sensação de andar na terra de bicicleta, sabiam disso?
Para mim qualquer um que tenha uma bike de btt e que goste de pedalar por entre a natureza ou por entre as estreitas ruas de uma aldeia é UM de NÓS.

Como eu costumo dizer - a bicicleta é uma...as opções são MUITAS. Viva o BTT!!
 

Rui Marçal

New Member
Boas Mach4,

Isso é que é a minha praia. Sair de casa com o GPS nas mãos e desbravar aquele trilho que demorou umas horas a fazer no Google Earth...Ir por ali fora com a mochila às costas com umas sandes e muita água. Isso é que é brutal e é o que gosto mais de fazer...É pena é só fazer 2 ou 3 por ano...

Ando a pensar fazer algumas aldeias do Xisto....tal como diz o Abelha2. Há uma perto de Vila de Rei que quero ver se faço. Tenho por lá o track...

Abelha2, tu moras perto da Serra da Freita? Fui lá fazer uns percursos pedestres e fiquei rendido à serra. É lindissima, fiquei maravilhado. Vi as pedras parideiras, a cascata da Mizarela, enfim, várias coisas. Foi um fim de semana em cheio. Mas estava sempre com uma coceira do caraças, pois não levei a bike e embora não tenha visto singles tracks, vi "n" de estradões por todo o lado com uma beleza e vista de cortar.

Ficou a promessa de lá voltar mas de bike. Tenho inveja de ti, felizmente tenho o PNSAC mais ou menos perto de mim, loll....

Oliana, a serra da Arrábida também consta do meu currículo e é excelente. Há por ali singles como o fio dental, o estradão cai de costas, o covão do coelho e outros que já não me lembro o nome que são conhecidos a nivel nacional.
Da única vez que lá fui levei um empeno do caraças. Foram alguns 60km com 2000m de acumulado parece-me mas muito duros, pois as subidas são sempre com uma inclinação superior a 15%, muito dificeis mesmo...

Hoje fui dar a chamada volta da treta. Fui com um colega reformado e outro que está quase. Como eles já não tem idade para grandes aventuras fui-os acompanhando. Evitou-se a lama e foi-se para terrenos arenosos para os lados de Alpiarça. Metade foi alcatrão, algo de que nãpo gosto, mas para lá chegar não há grande hipótese.

Mas a vontade era tanta de sair de casa e pedalar, que apesar de não ter feito um único single, foi um ritmo baixo e descontraído, nem suei, soube mesmo bem. Cheguei a casa com uma desposição do caraças. Quem diria...
 

oliana

Active Member
Todos diferentes, mas todos iguais!
Foi aquilo que tentei dar a entender.
Nem podiamos ser iguais, senão nem tinha começado o tópico. Não é?
 

Mach 4

New Member
Boas Rui,

Estou a planear ir aqui - Alicante - terra da Mondraker. Não é assim tão longe como isso. Já lá estive de passagem. Quem vai a Benidorm...vai a Alicante que é mesmo ali ao lado. É tudo uma questão de querer e ter tempo, mas se arranjar quem vier comigo vou de certeza. O Oliana de certeza que também ia adorar esta terra.
Fica aqui um cheirinho :

[video=youtube_share;4XOigBZn_Bs]http://youtu.be/4XOigBZn_Bs[/video]
 

Mach 4

New Member
Já agora aproveito (e peço desculpa ao Nozes do abuso) e deixo mais 2 videos sobre esta terra de nuestros hermanos, onde se pedala tanto na pedra árida como junto ás praias ou no meio da vegetação. Alicante tem de tudo um pouco e o melhor é que depois de uma tarde de btt bem passada pode-se comer um "pescado" bem fresquinho com o azeite da zona e depois comer um gelado de Vodka como sobremesa. Sim, Alicante também é famosa pelos seus exóticos e variados gelados

Ficam então aqui os videos :


[video=youtube_share;rbjAX9GmEQc]http://youtu.be/rbjAX9GmEQc[/video]

...
 

Mach 4

New Member
...


[video=youtube_share;Om_DXjsbq0w]http://youtu.be/Om_DXjsbq0w[/video]

Espero que um dia nos encontremos lá. (Se estiverem com idéias mandem MP para mim).

:back2topic:
 
Top