Tu não és um bttista

hmarques

New Member
e assim vai ser o meu primeiro post, provavelmente fora do sítio (desculpem admins) mas este motivou-me.
Gostei do 1° post do topico, li a minha pagina e depois esta ultima.
realmente tinha uma ideia diferente do btt.

comprei uma bike usada umas semanas porque estava a ficar-me demasiado pelo sofa.
36 anos ja da jeito um bocado de exercício.
arranjei uma berg torah 3.0 que me pareceu jeitosa para ganhar pulmao e pernas, e tenho andado a fazer +-15kms a cada 2 dias, com muito gozo, mas em estrada...
Mas realmente o que gostava era de umas subidas calmas e umas descidas a saber travar.

gostei deste post que falava de carregar trilhos no telemóvel mas desconheco como o fazer... tenho usado o Sports-tracker mas trilhos, ali, ainda não vi nada para os meus lados.

então para finalizar, 2 perguntas simples:
- quais as apps que permitam encontrar e carregar trilhos (arredores de Lisboa , idealmente, que a gasolina ta carissima :) )
- havendo apps, eventualmente, me pode indicar uns para uns passeios pequenos, de iniciação? nao tenho problemas nenhuns em ir sozinho, nao quero a momento nenhum ir num grupo e alguem se sentir incomodado por eu nao conseguir acompanhar o ritmo - dai preferir ir sozinho, pelo menos ter algum ritmo.

obrigado e desculpem alguma falta de acentos e cedilhas, o tablet ta com manias :-\
 

clodomirog

New Member
Boas.

hmarques, vou tentar dar 1 ajudinha, espero k sirva. Para seguir tracks aconcelho-te o OruxMaps (disponivel para android pelo menos). podes descarregar mapas offline na propria app ou no pc com outros programas. Para encontrar trilhos, vai depender da tua zona, se ha bastantes percursos disponiveis ou nem por isso. mas podes sempre criar usando o site gpsies.com e exportar para gpx ou kml e usar no oruxmaps, juntamente com o mapa offline da zona em questão.
Também podes usar mapas online, atraves de net, mas vai-te comer net e bateria...

Sobre o tópico, já vi de tudo. Bons e maus percursos, boa e má organização, bons e maus praticantes (e não me refiro a nível técnico, mas pessoal)... se a malta vai pra competir, n tenho nada contra, desde que o faça com desportivismo e educação. concordo com muita coisa, mas discordo com outras k disseste. Se for pelo passeio, convivio e comida, porque não?? ninguém te vai obrigar a comer... Aliás, essas provas forem bem organizadas é 1 boa forma de juntar o desporto com a divulgação da zona, dos seus costumes, tradições e gastronomia.

digo eu k percebo pouco disto...
 

korreya

New Member
É por isso que adoro o CIRCUITO NGPS...dá-me um gozo enorme participar nestes encontros...andamento livre,autonomia total,convívio...parar num tasco,comer uma bifana e confraternizar...tirar umas fotos a paisagens espectaculares...90% no norte para pena minha que sou da Figueira da Foz,mas faço Kms de estrada para poder estar presente e desfrutar dos trilhos que o pessoal do NGPS nos dá a conhecer...o próximo é dia 17 Novembro em Vila Nova de Cerveira e eu já tenho presença confirmada.
Boas pedaladas
Nuno Correia
 

Lanwolve

New Member
Parabéns Nozes! Mais um excelente tópico iniciado com uma reflexão genuína, coisa rara nos dias que correm.

Já se misturou aqui os que praticam BTT pelo BTT e os que praticam ciclismo e gostam de bicicletas e andam também no mato e fazem competição e etc... O teu texto fala do espírito do BTT, como ele era antigamente, e não da antiguidade em ser BTTista. Mas existem várias modalidades de BTT e cada um pratica o que quer e onde quer.

De qualquer forma revejo-me naquilo que escreveste.


A cair desde 2005! :cheers:
 

Rui Marçal

New Member
Boas Lanwolve,

O Nozes é um BTTista da velha guarda. Ele também participa em provas mais viradas para o Enduro, Downhill, daquelas só para quem tem kit de unhas...

No entanto já faz BTT há muitos anos. Tem uma coleção de bikes já com uns anos bem porreiras, sempre afinadas e com material de topo na época. É sempre um prazer rolar com ele e olhar para o que tem debaixo da carneira e verificar como naquela época era muito mais difícil fazer BTT. Os trilhos de Downhill também eram mais fáceis, alguns, que agora até serve para bikes de XC mas sempre com kit de unhas. As bikes de XC evoluíram muito principalmente a nível do curso das suspensões e amortecedores com mais curso hoje numa bike de XC que na altura numa bike de downhill...

Ele acha que o percurso da meia maratona foi mau porque é daqui, tal como eu. Ele acha que foi mau e desinteressante porque conhece muito mais do que foi apresentado, tal como eu.

Embora Santarém não seja um jardim muito bonito em termos de trilhos, há muita malta como ele que conhece muitos e bons...Eu já vou conhecendo alguns e até eu conseguia fazer melhor.

Eu organizei este ano o meu primeiro passeio, o IV Encontro Cannondalept em Porto de Mós. Eu é que sei o mal que dormi nos dias que antecederam o passeio. No próprio dia estava a chover e naquela serra é perigoso. Tivemos de adiar a hora de partida. Fui várias vezes fazer o percurso. Analisei o track várias vezes. Fui lá com colegas meus para ver o que achavam e ganhei 0 (zero) euros. Gastei algum, isso sim, e gastaram os meus colegas que foram lá comigo, em combustível e alimentação.

Organizei o passeio por carolice, e só isso...Queria levar uma série de malta (73) que nem conhecia, conhecia os nicks de alguns que andam por este fórum e outros, só isso...mas agora conheço mais alguns e até já há malta que fala comigo nos 4 cantos do país. É por isto que gosto do BTT.

Claro que em Santarém não pedalaram 73, mas 2000 e tal e no ano passado entupiram-se alguns singles e a zona espetáculo. Eu estive também parado na zona espetáculo mas não me queixei muito, até estive à conversa com quem estava à minha volta.

Apesar disso, fazer uma meia maratona com tanto alcatrão e estradões faz algum sentido? NÃO.

Como disse o Nozes, a roda 29' foi rainha e as bikes de ciclocross só não o foram porque ou ninguém levou nenhuma ou foram muito poucas...

Senhores da organização, neste momento há muitas componentes do BTT, se querem fazer provas de XC, queremos coisas técnicas, subidas, descidas, regos, pedra, dificuldade. Se querem fazer a prova como este ano, pelo menos avisem. Eu comprava uma bike de ciclocross e ficava mais bem classificado.
 

Rui Marçal

New Member
Entretanto fui ler o rescaldo do evento.

A malta apontou como pontos positivos as tortas de azeitão, os abastecimentos, os banhos quentes, o almoço, os estradões e a subida do CNEMA para dividir o pelotão, etc...

Como pontos negativos, o lixo (como eu previa), a última subida, o afunilamento da partida e da chegada, a areia, etc...

E por incrível que pareça não falar de BTT!

Engano meu, falaram da subida do Vale de Santarém com difícil? Lol, se eles conhecessem as subidas que há lá mesmo ao lado com 30% de inclinação até abriam a boca, lol....Aquilo é difícil?

Ou seja, a única coisita que minimamente se poderia considerar BTT, pois é preciso alguma técnica para não patinar ou levantar a roda da frente deveria ter sido eliminada. Lol, aquele rescaldo é só rir...
 

mlouro

New Member
Boas,

Amigos Nozes e Rui, mesmo na mouche! Realmente pelo rescaldo percebe-se que muita gente não pratica a parte TODO-O-TERRENO do nome BTT, isto para não falar na designação original de "Mountain Biking".. Lembro-me de há muitos anos às vezes ver grandes concentrações de cicloturismo, mas parece que hoje em dia talvez tenha passado quase toda a gente para o estradão?
Em todo o caso, e em relação ao post original do Nozes, não o vejo como uma crítica, mas sim como um incentivo a estas pessoas para sairem da sua zona de conforto e exprimentarem o BTT a sério.. é verdade que a competição em si tem o seu próprio estimulo, mas talvez não percam nada em deixar essas pseudo-competições de lado um ou dois fins-de-semana e irem descobrir alguns locais onde não conseguiriam ir de carro, e quem sabe, talvez até ganhem um outro respeito pela natureza!

Abraços e boas subidas e descidas
 

Luis Gil

New Member
Desculpem mas ao ler as varias respostas fico ainda com mais duvidas... mas afinal o BTT é o quê ?
Para mim o BTT é tudo e nao é nada e passo a explicar.

Eu que faço provas de longa distancia (ultras, travessias) em autosuficiencia isso é que é BTT ?
Eu que faço maratonas da taca isso é que é BTT ?
Eu que faço provas por etapas isso é que é BTT ?
Eu que faço meias-maratonas isso é que é BTT ?
Eu que faço passeios organizados isso é que é BTT ?
Eu que faço passeios Domingueiros com os amigos isso é que é BTT ?
Eu que subo e desço paredes em pedra, calçadas romanas etc isso é que é BTT ?
Eu que ando em estradoes no alentejo isso é que é BTT ?
Eu que ando na praia, nas falesías junto ao oceano Atlantico isso é que é BTT ?
Eu que faço provas de 24hrs isso é que é BTT ?
Eu que para treinar técnica faço provas de downhill isso é que é BTT ?


Pois é amigos eu faço isto tudo e com um unico objectivo (ou nao) andar de bike e disfrutar de cada momento seja ele qual for onde for e como for........ só que afinal ainda nao percebi se faço BTT ou se ando em BICICLETAS TODO TERRENO.... algum iluminado pode-me eslcarecer ?
 

Mach 4

New Member
O TEU btt é apenas mais abrangente do que o de muitas outras pessoas que TEM uma btt.
Ou seja, tu andas em todo lado (btt) e complementas o teu conhecimento/técnica de uma forma mais completa do que muitos outros que só pensam em competir ou andar em estradões, sem o minimo de desafio.

Eu tenho um excelente exemplo aqui bem perto de mim - Serra de Valongo, talvez dos melhores locais para fazer btt aqui no norte.
Outro excelente local é a serra de Stº Tirso. Muita pedra, muito puxadinho, mas muito gozo também. O que dá cabo de mim são as subidas mas tivesse eu mais tempo para lá ir treinar esse aspecto e acredito que iria melhorar muito.
Já conheci pessoal deste fórum a pedalar aqui no parque da cidade e perguntei se já tinham ido alguma vez a Valongo ao que eles responderam que não. Tenho pena de saber que ainda existe muita gente que ainda não sentiu o prazer de fazer puro btt. Começam por dizer que é muito dificil e puxado, mas ao andar SÓ em estradão não vão conseguir nunca apurar a sua técnica e evoluir o seu btt.

Quanto pessoal tem os seus grupinhos para dar umas voltas somente na cidade?
Nocturnos em ciclovias, passeios em estrada com excelente mato ao lado. Eu consigo ir de minha casa até ao parque da cidade quase sempre em terra, mas a maior parte do pessoal prefere ir pelo alcatrão, tendo por vezes, mesmo ali ao lado, árvores e terra batida. Nem que seja só gravilha, sempre é melhor do que estrada, estrada, estrada...depois um dia deparam-se com um verdadeiro obstáculo e nem travar sabem.

Para isso andem com uma SS porque as mudanças não vos vão fazer falta nenhuma.
 
Last edited:

ernez

Active Member
HÓ Luis, tu já és mais pro do que bttistas, ehehehe, é pá todos somos bttistas, uns mais outro menos, mas ao fim e ao cabo a vertente que nos move é a mesma, uns por desporto, outros por lazer, todos andamos de bicicleta e corremos km por trilhos, uns com mais atenção aos pontos de passagens outros nem tanto, ehehehe, (prós), agora é assim, reflictamos: Quem não tem prazer e apenas anda pela competição, ai meus amigos, ai, esses não são com toda a certeza bttistas, abraço.
 

Luis Gil

New Member
Mach 4

Apenas quiz evidenciar que efectivamente o BTT é tudo o que está relacionado com actividade fora de estrada, eu entao sei do que falo, faço competiçao e lazer e tanto sei andar a fundo e fazer uma prova com um unico objectivo (ganhar) como fazer uma maratona em passeio e aproveitar tudo o que a paisagem dá ou tirar fotos, etc ou pegar no camelback com 5 kilos ás costas e lá vou eu descobrir Portugal (e dps partilhar os tracks) só nao sou é egocentrico em digo que o BTT é só isto ou aquilo... o BTT é tudo

Eu tenho bikes XPTO como tambem uma com 15 anos com v-brakes etc... alguma diferença.. NENHUMA a unica diferença é que umas servem para usar num determinado sitio e outras noutros mas nao deixam de ser de BTT e eu nao deixo de fazer BTT só porque ando em estradoes... dou valor a todos desde os mais novos aos mais velhos que se levantam para treinar ou para simplesmente darem um passeio de 10 kms o importante é terem o espirito para fazerem o que realmente gostam..

Nada mais acrescentar...
 

Lanwolve

New Member
Mais uma vez se diverge do essencial descrito na mensagem do Nozes, que é o espírito do BTT antigamente, comparado com aquilo a que assistimos hoje.

Não é se fazem, o que é que fazem ou onde é que fazem...:lol:
 

Mach 4

New Member
Concordo Luis, tens uma óptima visão do que é SABER fazer e ESTAR no btt. Gostei!!

O que o Nozes quis transmitir é exactamente o oposto ao que o Luis descreve.
O Nozes realça o facto de muita gente hoje em dia apenas ter contacto com o btt em maratonas, pedalando muito depressa e em locais excessivamente acessiveis e planos e que por isso depois não conseguem evoluir mais a sua técnica nem apreciarem convenientemente as paisagens. O Luis não é desses...é dos que fazem de tudo um pouco. É um open-mind, um "pau para toda a obra" e não um "limitado", já com os que o Nozes critica acontece, mais tarde ou mais cedo, o seguinte :

Aos poucos o companheirismo é trocado pela adversarismo.
O lazer é trocado pela competição.
A técnica pelo facilitismo.
O convivio pelo egocentrismo.

É isto que eu acho que está subjacente ao post inicial da abertura deste tópico.
 
Last edited:

Luis Gil

New Member
Mach 4
Como referi ... dps de ler as varias respostas nao sei muito bem como é que essas pessoas classificam o BTT, eu sei como classificar os outros pelos vistos têm uma visao mais egocentrica mas tudo bem.

Entendo perfeitamente a reflexao do Nozes e estou de acordo em relacao á "essencia" do BTT mas actualmente temos que admitir que as pessoas, as mentalidades , as maquinas evoluiram e foi nesse sentido que eu quiz evidenciar o meu ponto de vista... mas compreendo efectivamente o post inicial..
 

Rui Marçal

New Member
Isto animou e o Nozes ainda não deu por ela...lol...

Boas Marco,

Este tipo, o Marco é um aventureiro e embora tenha começado a pedalar há uns escassos 1 ano e meio, é melhor que eu em técnica. Rolei muito com ele e estávamos sempre a sair do quintal para explorar outros trilhos. Muitos km fizemos de carro para os descobrir.

Além disso, tanto eu como ele bebemos bem da primeira mensagem original deste tópico. Lixo no chão nunca e companheirismo acima de tudo. Graças ao BTT, sou muito mais rico em amigos que era há uns anos atrás...

Luis, respondendo à tua 1ª resposta, tudo o que fazes é BTT, pois fazes mesmo de tudo, mas deduzo que não tenhas vindo a Santarém, ou se vieste, também deitaste lixo por todo o lado, como fiz uma vara (conjunto de porcos)de bttistas que passaram pela natureza?

Seja como for, a essência do BTT não começou pela competição massificada que se vê agora...

Tal como disse e bem o Mach4, há malta que só anda pela cidade e arredores e o maior drop que fizeram foi um passeio de 10cm...Claro que é melhor que ficar no sofá e parece-me que esta maratona de Santarém foi feita para eles, mas se calhar nós é que estamos mal...

O Ernez tocou num ponto ao qual este tópico não se destina, os Prós. Tu pelo que fazes já te inscreves nessa categoria. Consegues competir e passear em auto suficiência. Achas que quem veio a esta prova sabe o que é isso?O autor do tópico, Nozes, como já disse também faz competição como o Luis, mas não foi a ideia que ele deixa transparecer, talvez, e isso deixo para ele escrever veja as provas que faz sobre outro nome que não o nome BTT ou essência que aqui não está descrita.

Luis, a determinada altura dizes que o BTT é tudo o que se faz fora de estrada. Pois é, mas esta maratona teve muito alcatrão e o fora de estrada foram estradões, ou seja, autoestradas...Como diz o Marco Louro, onde está a aventura de conquistar uma serra, um vale ou um single track? O que me dá mais gozo é ir onde o meu carro não vai.

O organizador desta prova deve te-la feito toda de carro, pois podia fazê-lo.

Não há muito tempo tive um belo exemplo do que o Mach4 escreveu: "muita gente hoje em dia apenas ter contacto com o btt em maratonas, pedalando muito depressa e em locais excessivamente acessiveis e planos e que por isso depois não conseguem evoluir mais a sua técnica nem apreciarem convenientemente as paisagens". Há uns tempos atrás fui com 2 colegas que mal conhecia a uns trilhos com muitos singles longos, cheios de pedra e com uma paisagem de cortar a respiração. Eles estão habituados a maratonas e treinam no jardim deles, ao pé de casa. Quando vão às maratonas é para dar o litro e não vem nada, só as carneiras da frente. A técnica deles era um pouco limitada, pois nas maratonas apanham muito pouco de componente técnica...

Esta mensagem do Mach4 está excelente para este tópico:
"Aos poucos o companheirismo é trocado pela adversarismo.
O lazer é trocado pela competição.
A técnica pelo facilitismo.
O convivio pelo egocentrismo."

Infelizmente, há malta que faz BTT, não para fugir ao sedentarismo, stress do dia a dia, mas para ganhar ao vizinho do lado...
 

Luis Gil

New Member
Rui Marçal

Penso que já disse tudo o que tinha a dizer sobre este assunto.... no entanto nao posso de deixar de comentar a facto de colarem aos atletas de competicao um esteriotipo de porcos o que não me parece correcto, sim existem uns que o sao mas num universo de 250/300 federados muitos deles nao são, posso afirmar que já fiz muitos passeios sem caracter competitivo e já vi muito boa gente a deitar lixo para o chao e nao eram atletas de competicao... o civismo nao tem "raças" ou "classes"....

Para mim o egocentrismo é ver o BTT num unico prisma, á que alargar os horizontes e evoluir mentalmente ....
 

Rui Marçal

New Member
Olá Luis,

Os atletas de alta competição ou os outros não são porcos...

Porcos são só aqueles que deitam lixo para o chão e só esses.

E lá está, esses porcos não existem só em competição e ninguém disse isso. Esses porcos existem em todo o lado e no BTT também quando mandam lixo para o chão.
Existem a guiar carros e mandar beatas pelo vidro, existem nas varandas dos apartamentos quando fuma à janela e mandam beatas para o chão, etc...

E penso que ninguém vê o BTT num único prisma, e alargar horizontes é o que a malta gosta de fazer. No meu caso passo a vida a tentar fazer isso. Fazer BTT nas serras dos outros. Aliás, mais de metade dos km que tenho na bike foram feitos longe de casa.
 

Nozes

Active Member
Se eu comprar uma prancha de surf,e for para dentro de água,mas nunca apanhar uma onda...isso faz de mim um surfista :?:
:-K
 
Top