Tu não és um bttista

Nozes

Active Member
Acima de tudo isso mesmo,Kris...
Obrigado pelas tuas palavras,e muitas e boas pedaladas!

LLourenço,obrigado pelo convite,desses sítios que referiste conheço Monsanto e alguma coisa de Palmela,de várias provas de XC (em Palmela também DH) ao longo dos anos.Há vários anos que não me perco por essas paragens,mas quem sabe um dia...

No passado domingo fui a um passeio.Já há algum tempo que não o fazia.Era aqui perto de casa,e tinha pouca gente,cerca de 60 participantes.Depois de convidar um amigo e ele não ter podido comparecer,lá fui sozinho,fazer 50km a passear,e tentei encontrar alguém com quem conversar e que andasse no meu ritmo.Não tive sorte.Toda a gente com quem me cruzei estava mais interessada em dar o seu máximo,rolando pelos estradões no meio das vinhas de Alcanhões a fundo,sem pararem nos abastecimentos.A partir dos 30km,aborrecido por pedalar sozinho e num estradão sem interesse nenhum,pensei em ir ainda mais devagar,a ver se alguém aparecia.Até quem vinha mais devagar que eu estava preocupado com a sua "classificação".Passei por membros da organização,que me davam a posição: "Vais em 6º,mas os gajos da frente já levam muito avanço!".De pouco servia dizer que estava ali para passear,ou que já não pegava na bike há um mês.
Fiz 49km em menos de 3h,dos quais só uns 600 metros de singletrack no total.Pouco ou nada falei com outros participantes,nem fiquei para o almoço.Fui para casa apenas contente por ter mais 50km nas pernas do que tinha no sábado.E sem vontade de participar em mais passeios destes.

Bom fim de semana a todos
 

schwinn

New Member
Este post descreve o rumo que a maioria das pessoas que anda de bike de BTT, tem tomado e infelizmente são raros os companheiros de pedaladas que encontramos por esses trilhos fora que aproveitam para ver a paisagem, comer uma barra ou mesmo para esperar por um elemento do grupo que já não aguenta e já pensa "porque não fiquei a dormir?!".

Felizmente que ainda exitem pessoas que se podem intitular "BTTistas", eu tenho esse orgulho por pertencer a este grupo.
Há poucas semanas fomos a um passeio por teras Alentejanas - Vidigueira- passeio esse muito falado e concorrido e na realidade o traçado que nos oferece e as zonas que passamos, é digno da "fama" que tem tido, mostra o outro lado do Alentejo. Nós parámos inumeras vezes para tirar fotos, esperar por companheiros que já vinham um pouco a precisar de forças mas a maioria das pessoas que passavam por nós enquanto estávamos parados nem nos viam, já não têm o hábito de perguntar se está tudo bem! Podiamos estar a cair que ninguém se preocupava.

Pois nós ainda somos do tempo que era BTT e continuamos a propagar esta mania, estamos constantemente a repetir "Bom dia!", perguntar a alguém que está parado "Está tudo Bem, precisas de ajuda?", tirar fotos para mais tarde recordar e acredito se o fizermos sempre, esses outros que por aí andam, podem ver realmente o que estão a perder e mudar!

Neste passeio, já quase no final, passámos por um companheiro que estava parado, tantas outras pessoas já por ele tinham passado e ninguém reparou (ou não quiseram reparar) que ele esava a começar a ter dores e roda vazia, parámos e ajudámos a recuperar e como já tinha tido 3 furos (o dia não lhe estava a correr bem!) já não tinha câmaras de ar, cedi a minha e lá foi ele já a rolar, para mim este é o Espirito BTT.

Acredito que as pessas se vão converter ao BTT!
 

SURFAS

New Member
Posso dizer que hoje em dia GRANDE PARTE da malta, não é BETETISTA.

Agora pelo que estou vendo muitos estão a converter-se à estrada, talvez andassem enganados estes anos todos.

Há uma vertente no ciclismo, muito apreciada na Bélgica, Estados Unidos, Inglaterra que é o CicloCross e muitas das maratonas por este nosso país fora não são mais que percursos de CicloCross. Até nas provas da Taça do Mundo durante muitos anos aconteceu e ainda acontece, o traçado pouco tinha/tem de crosscountry. Este ano já mudou bastante com o traçado na prova do Reino Unido de puro BTT e houve mais e será mais ainda para o próximo ano, em que se prevê que mais irão utilizar as suspensões totais.
Lembro-me de comentários das 24 horas do Monsanto, dizerem que o percurso era muito técnico ... bom é Monsanto, e eu que já percorri muitos recantos deste nosso pais em busca de singlestracks (acabei de vir de Pitões das Junias) posso dizer ... Monsanto é o Rei no que diz respeito a percursos de BTT.

Lembro-me do fins dos anos noventa, inicio do século o Monsanto cheio de gente pelos trilhos, hoje em dia vê-se alguma gente nos estradões, anda-se pelos "técnicos" quase sem passar por alguém.

Em relação ao comentário do amigo Nozes, eu prefiro ir sozinho fazer 60 kms e uns bons 1500 de acumulado pelo Xurês até Pitões das Junias, ou subir os 25km até às antenas e fazer a descida técnica da Serra Amarela no Geres do que ir a qualquer maratona/raid/passeio com 50 a 1000 indivíduos que estão sempre cheios de pressa para irem a lugar algum.

Mas pronto cada um sabe de si, mas não digam que são BETETISTAS!!!
 
Last edited:

quete

New Member
boas

... li praticamente todo o topico... e penso sinceramente que cada um deve ser bttista conforme lhe proporcionar mais prazer, pois penso que é isso que temos que aproveitar nesta passagem tão rápida que é a vida... eu sou daqueles que adoro curtir trilhos novos e completamente sozinho em pura comunhão com a bike e com a natureza que te rodeia...contudo tambem participo em maratonas onde estabeleço as minhas proprias marcas a atingir e em que obviamente não dou tanta atenção á paisagem ... portanto o importante é tirar real prazer da actividade respeitando sempre o que nos rodeia, quem nos rodeia e sempre solidario com o companheiro que necessita ajuda... ( aquele que vai para a maratona sem qualquer apetrecho para desenrascar qualquer avaria só com o ojectivo de ir com menos peso:confused:tem que se aguentar..)

cumprimentos
 

kris

New Member
Boas caro Nozes e restantes
Tal como já disse aqui no fórum eu comecei a prática desta maravilhosa modalidade há pouco tempo. Há cerca de 3 meses quase 4 recomecei a andar de bike e só comecei a praticar btt a sério há mais ou menos 1 mês (a minha primeira volta a sério foi no dia 22 de Agosto com o grupo ao qual pertenço com muito orgulho pois todos os elementos são bttistas de verdade, claro que nesse dia foram outros elementos que não pertencem ao grupo daí termos tido a participação de 15 bttistas), mas senti sempre de inicio uma paixão enorme e diverti-me sempre muito durante os meu treinos iniciais.
Referi antes que no meu grupo há bttistas de verdade pois não vejo nenhum elemento a tratar os outros com desdém, nem mesmo a mim quando os acompanhei a primeira vez com a minha linda EMT. No grupo existe uma grande união e um sentido de entre-ajuda muito forte pois sempre que alguém tem um problema mecânico todos param, ajudam e esperam para que o problema seja resolvido (tive esse exemplo de camaradagem no último treino onde um dos bttistas teve problemas com furos no pneu da frente), claro que há aqueles que são mais pacientes que outros mas no fundo existe uma coesão muito grande e para todos o mais importante é divertirmo-nos, mas acima de tudo sabemos rir de nós próprios e passamos sempre 2 a 3h de pura diversão. Por isso mesmo falei que pertenço ao grupo com muito orgulho.
Nozes tal como disseste em relação às pressas que a maioria tem nas provas, o divertimento não está presente e se por acaso alguém que resolve como tu participar na esperança de apenas conviver e divertir-se e por acaso tem algum azar mecânico ou outro e se como tu vai praticamente sózinho num determinado ponto e por acaso precisa de ajuda, essa falta precisamente por todos os outros irem com pressa de chegar a lado algum como dizia o colega Surfas. Apesar de ter alguma vontade de participar numa prova (claro que isso será só para o ano, pois ainda tenho muito que aprender) depois de ler tantas vezes neste fórum que existe uma grande maioria que só vai para ganhar e esquece o verdadeiro espírito do que é o btt quase que perco a vontade de ir, mas se realmente decidir ir escolherei uma prova na qual outros elementos do meu grupo estejam presentes pois sei que terei sempre acompanhamento e ajuda caso seja necessário.
Há pouco falei além do divertimento de sabermos rir de nós mesmos e neste grupo a que pertenço temos muitas situações em que isso acontece, e sei disso porque além de desfrutarmos das paisagens lindíssimas que temos aqui na zona (e falo de toda a zona da Figueira da Foz e arredores) também conversamos e todos partilham situações mais ou menos cómicas consoante a gravidade ou falta dela. Eu por exemplo na última volta tive uma situação bastante cómica, no meio de várias nessa mesma manhã, da qual eu ri mesmo tendo sido comigo e que consistiu numa queda para o pior sitio que podia ter tido pois resolvi cair para o lado e ficar sentada num "puf" de silvas...LOL. O mais engraçado foi não ter conseguido sair de lá sem a ajuda de um dos meus colegas, e aí fica o exemplo do sentido de entre-ajuda que existe entre todos neste grupo. Tal como tudo na vida o meu grupo rege-se por regras que acho muito importantes, uma delas é precisamente a "obrigação" que existe de o penúltimo ter sempre em atenção o último, e em certos trilhos após se fazer os mesmos há sempre um ponto em que os que vão mais avançados esperam pelos mais atrasados. Claro que também há picanços, mas esses são sempre saudáveis pois são na medida certa e ajudam, isto na minha opinião.
Todos os domingos me junto aos que chamo carinhosamente de "meus meninos" (quase de forma maternal) e quando o faço divirto-me sempre e levo o resto da semana a desejar que o domingo chegue depressa pois sou tratada da melhor forma. Apesar de ser a única menina no grupo sou tratada como igual mas ao mesmo tempo de forma especial. Acima de tudo sou respeitada, além de saber que estão sempre lá para me ajudar e ensinar e todos nos divertimos durante as horas que estamos juntos.
Por isso mesmo digo andem de bike sempre que puderem, mas acima de tudo divirtam-se quer andem sózinhos ou acompanhados.
Abraço a todos os colegas de pedal.

P.S.- Desculpem lá o post ser tão longo só espero que não o achem muito chato...LOL
se o acharem demasiado chato têm bom remédio, não o leiam...fica ao critério de cada um

Só mais uma coisinha, desculpem lá alongar-me tanto
A "VIDA" é demasiado curta para nos preocuparmos com coisas tão mesquinhas. Veja-se o exemplo do nosso colega de pedal que morreu no passado sábado a fazer aquilo que mais gostava que era conviver com os amigos e colegas de pedal a trilhar pelos maravilhosos trilhos que temos por cá (muitos dos quais também já percorri) e acima de tudo divertir-se a fazê-lo.
Grande A.M.F. descansa em paz e vela por todos nós até nos tornarmos a encontrar noutra vida, noutro local e noutros trilhos.
 
Last edited:

SURFAS

New Member
Só mais uma coisinha, desculpem lá alongar-me tanto
A "VIDA" é demasiado curta para nos preocuparmos com coisas tão mesquinhas. Veja-se o exemplo do nosso colega de pedal que morreu no passado sábado a fazer aquilo que mais gostava que era conviver com os amigos e colegas de pedal a trilhar pelos maravilhosos trilhos que temos por cá (muitos dos quais também já percorri) e acima de tudo divertir-se a fazê-lo.
Grande A.M.F. descansa em paz e vela por todos nós até nos tornarmos a encontrar noutra vida, noutro local e noutros trilhos.

Sim mas acho que ninguém se está a ralar muito, é apenas uma conversa entre "amigos". Pelo menos a meu ver, pois acho que cada um faz o que quer, é livre disso. Mas como faço BTT há uns anos acho que nestes ultimos anos anda-se a perder o espirito do verdadeiro BTT!!!
 

kris

New Member
Sim mas acho que ninguém se está a ralar muito, é apenas uma conversa entre "amigos". Pelo menos a meu ver, pois acho que cada um faz o que quer, é livre disso. Mas como faço BTT há uns anos acho que nestes ultimos anos anda-se a perder o espirito do verdadeiro BTT!!!

Não podia estar mais de acordo, todos somos livres de fazer o que queremos.
O que é de lamentar é que se esteja a perder o espírito desta maravilhosa modalidade da qual tenho conhecimento há pouco tempo mas que me apaixonou logo de inicio.
 

abelha2

Active Member
kris pelo mesmo motivo que tu eu nao vou a provas em que seja recolhida a classificação, vou apenas a passeios...

ainda ontem paramos para ajuar um companheiro que tinha o guiador desapertado, ficamos em ultimo por uns tempos, mas com ajuda de todos la retomamos o grupo.

o interesse é conviver, rir e andar de bike, nao o chegar em primeiro ou em ultimo

eu ca nas zonas mais tecnicas ate prefiro ficar um pouco para tras, para evitar confusoes
 

kris

New Member
Eu devido a só agora me ter iniciado não participei em nenhuma, mas devo confessar que gostaria de ir mas...

ainda ontem paramos para ajuar um companheiro que tinha o guiador desapertado, ficamos em ultimo por uns tempos, mas com ajuda de todos la retomamos o grupo.

o interesse é conviver, rir e andar de bike, nao o chegar em primeiro ou em ultimo

eu ca nas zonas mais tecnicas ate prefiro ficar um pouco para tras, para evitar confusoes

Quando ao domingo vou ter com o meu grupo gosto de ir precisamente porque mesmo que alguém tenha um problema seja mecânico ou de outra natureza todo o grupo espera e temos claro um colega que se prontifica sempre a ajudar, em relação às zonas mais técnicas também prefiro ficar para trás pois ainda não estou muito habituada e também para evitar confusões.
 

Scorp

New Member
É isso mesmo, posso dizer que concordo com muito do que tem sido comentado neste post e quero fazer apenas uma resalva a um tema que já aqui foi falado que é a cada vez maior quantidade de lixo que encontramos aí por esses trilhos e caminhos fora...

É uma tristeza, na minha opinião, isto porque o btt é e deveria continuar a ser um desporto "amigo" da natureza...

É triste que no final de cada prova ou passeio organizado fique um rasto de lixo, desde ambalagens de comida, câmaras de ar, garrafas, latas e afins, enfim literalmente uma "javardice"

Afinal de contas ser bttista é também ser amigo do ambiente!!!

;)
 

PedroTenreiro

Active Member
Desculpa lá,mas não és.
Sim,tens a bike,e o equipamento,mas…falta-te algo.
Podes ter entrado neste mundo há poucos ou muitos anos,podes ser novo ou “metido na idade”,és da cidade ou do meio do “deserto”…mas não és bttista.

O btt é um desporto com cerca de 30 e poucos anos,que começou a aparecer neste nosso cantinho no final dos anos 80,e teve uma grande fase de expansão em meados dos anos 90.Na altura,ser “radical” era o que estava a dar,e btt era sinónimo de competição,e então era normal ver provas de cross country com centenas de inscritos,apenas para fazerem algumas voltas a um circuito,a todo gás.
Mas depressa muitos desses participantes mudaram de ideias,porque por essa altura,as bikes eram tudo menos confortáveis,estáveis ou eficientes.Suspensão e travões eram áreas ainda em desenvolvimento,e os componentes com alguma qualidade eram inacessíveis á maioria dos praticantes.Dos que ficaram,uns continuaram na competição,mas a maior parte (e eram bem poucos) dedicou-se aos primeiros passeios organizados (guiados,nas calmas!),ou mesmo a andar por aí sozinhos,à descoberta,de trilhos e dos próprios limites.Andar sozinho,para quem começou a fazer btt nos anos 90,era muitas vezes a única hipótese,não havia net ou telemóveis para combinar pedaladas…enfim.
Mas as bikes foram evoluindo,e ficando mais apelativas.Confortáveis,fiáveis,eficientes.Começou a ser possível fazer mais de 2h no mato sem ficar maltratado das costas,e principalmente,sem que a bike perdesse peças pelo caminho ou desafinasse mudanças e travões.

E então,muita gente descobre o btt.Uns por influência de outros,outros porque as moto4/jipes eram mesmo muito caros de manter,porque o médico mandou fazer exercício,porque “quando era puto divertia-me a andar de bike,deixa lá ver se ainda…”,porque…várias coisas.
E a coisa começa a crescer.A competição passa para segundo plano,e os passeios,até aqui ,meros encontros de malta que queria conhecer novos trilhos e confraternizar com pessoas que partilhavam o mesmo gosto,começam trasformar-se.Por pedido de alguns participantes,a quilometragem aumenta,e a dificuldade técnica diminui.Deixam de ser guiados e com andamento controlado,para serem marcados e de andamento livre.Aqui acaba muito do convívio e entreajuda presente nos passeios guiados,para aparecerem os “picanços” e “treinos para a prova tal”.Cicloturistas de estrada são atraídos para estes passeios de longa distância,por não haverem na sua modalidade suficientes passeios de andamento livre,à imagem de Espanha ou França,por exemplo.Habituados a “mordomias” como assistência técnica,abastecimentos fartos e almoços de gastronomia típica da região,cedo impõem às organizações tratamento igual nestes passeios,e aqui acaba um dos princípios basilares do btt: A autosuficiência. A ideia de levar umas barras de cereais ou umas sandes no bolso do jersey é abandonada,e passa a ser a organização a ter a função/obrigação de alimentar antes,durante e depois do passeio os participantes,com todos os custos que isso acarreta.Brindes,banhos (“quentes,ou então nada feito para o ano que vem!”)…e temos algo completamente diferente do que tínhamos há apenas alguns poucos anos.

E então aqui estás tu.
Compraste uma bike e juntaste-te ao grupo.Como não queres ficar mal visto entre os teus pares,foste para aquela de marca conhecida,talvez até a de carbono,porque é “mais rápida”,e equipaste-a com pneus para rolar bem,fininhos e com tacos baixos.Como não tens técnica,andas pelos estradões,e não te aventuras com a tua bike por sítios difíceis,porque “é perigoso”,”perdes o ritmo”,ou “assim é difícil fazer 80km esta manhã”.Nunca te aventuras a descobrir caminhos novos,muito menos sozinho,mesmo com o telemóvel,porque “pode não haver rede”,e…vais andar para a estrada,ignorando que practicamente todos os acidentes realmente graves com bicicletas são na sua maioria atropelamentos.
E começas a fazer kms na estrada,e talvez compres umas rodas para montar uns slicks,ou até uma bike de estrada! Ganhas ritmo,poupas o material…e não fazes btt.
E aí vais tu para as maratonas,provas feitas à tua medida: Muitos quilómetros de estradão,sem zonas técnicas para não criar engarrafamentos,com abastecimentos e almoço dignos de um festival gastronómico (mas não de um atleta),assistência técnica…até o belo do carro-vassoura! Aqui competes contra outros como tu,não existe tempo para conversas ou entreajuda,tens de dar o teu melhor,fazer menos tempo que o ano passado,ficar à frente do amigo que te tem andado a “picar”...e à frente de tantos que apenas foram para se divertir,que até pararam para almoçar,tirar fotos,ou ajudar quem teve um problema mecânico…mas o que interessa mesmo é que fizeste “237º em 2500!!!”.Mal sabes tu,que se alinhasses à partida de uma prova de verdadeiro btt,não terias a mínima hipótese.

Mas espera,nem tudo está perdido,tu não estás perdido!
Pega na tua bike e vai experimentar coisas.Subidas e descidas que vês os outros fazerem e nem nunca tentaste.Pára no alto das subidas e aprecia a vista.Vai a passeios verdadeiramente para passear e conhecer novos trilhos com os amigos e mete conversa com outros participantes,vais ver que não é assim tão mau.Inscreve-te numa prova de xc e vê o que o btt de competição tem sido até aqui,quem sabe se não gostas…Troca essa bike pela que realmente precisas,não são as opiniões dos outros que te fazem rodar os crank’s.Se te doem as costas,se calhar essa bike de xc de competição,que nunca vais usar numa prova de xc,não é a melhor opção para ti,não é?
Não sigas planos de treino feitos para profissionais,se não tens vida para isso_O mais certo é ficares saturado e largares a bike…anda quando te apetece.Se gostas mesmo,vai-te apetecer quase sempre.Não te leves demasiado a sério.DIVERTE-TE,lembra-te de quando eras miúdo e andavas de bicicleta,será que já te esqueceste?Respeita os outros,a Natureza,a ti mesmo.Respeita a tua bike!Ela foi desenhada e construída para andar no mato,em terreno acidentado,e não na estrada.
Não é assim tão difícil,e acredita em mim,vai gostar muito mais deste desporto.


Espero que percebam as minhas críticas,e não levem a mal se fui em algum ponto “contundente” demais,é apenas a minha maneira de ver o “estado da nação”,e estou,como sempre,disposto a ouvir e debater opiniões diferentes…afinal,é para isto que serve o fórum!

Luis Nogueira

A fazer btt desde 1989 :xau:

"Impacábel"

É esta mesmo a essência do BTT e são os caminhos em terra batida e cruzados de raizes e de pedras que me fazem ter prazer em fazer este desporto.
Ainda hj cheguei a casa com os discos cheios de caruma de andar (literalmente) no meio do mato, sem nenhum caminho existente. Só sabia que a minha casa era para certo sitio e para sitio oposto ficava a A25. Desorientei-me várias vezes em caminhos onde certamente ja ninguem passava há uns bons anos, dada a existência de alguns pinheiros com mais de meio metro de altura, "no meio".
"BTT" em alcatrão faz-se, mas é muito mais aborrecido.
Mal posso esperar para levar a minha mulinha para a Serra da Estrela...
 

schwinn

New Member
Algo que adoro fazer com o grupo é fazer os passeios após as enchentes do dia da prova, em autonomia, nós as nossas "meninas" e o amigo GPS, essa maravilha da tecnologia, que nos desculpem as organizações. Também fazemos as chamadas "Maratonas" que para nós não passam de passeios em zonas que não conhecemos (não repetimos com excepção de Idanha a Nova que se trata de uma zona Raínha) mas sempre feito com o grupo junto, com tempo para fotos, troca de palavras e ideias sobre bikes com outros participantes, para nós são sempre passeios feitos no nosso ritmo, no fundo o importante é que cada um aproveite bem os passeios do modo que mais gostam, aproveitem bem os momentos com as nossas "Meninas" por esses trilhos fora.

O Lixo, como o amigo Scorp, refere, é realmente um GRAVE problema de mentalidade, no último passeio organizado que participei, num dos postos de abastecimento, fui colocar a garrafa de água no lixo (uma acção banal) e a pessoa da organização afirmou ser a terceira garrafa que estava a ser colocada no lixo.... inacreditável!
 

Mach 4

New Member
Acrescento que muito das provas que se fazem por esse Portugal fora são um verdadeiro "cancro" visando somente lucro fácil.
O Btt virou negócio para muitas organizações que no fim nos deixam somente com 3 coisas :

- LIXO onde não existia antes:
Para mim isto é um facto inadmissivél e de puro javardismo egoísta.

- Comentários tristes dos que lá colocam os pés:
Da má organização; da água fria; dos batoteiros; do pessoal que usa os "pózinhos" para dar + força, etc. Deprimentes.

- Desfile de vaidades:
Muitos vão só para mostrar a sua montada e tal qual rebanho de cordeiros para dizer que fizeram a dita prova, quando na verdade muitos são os que desistem a meio do percurso.

E apesar de todas as criticas que fazem continuam a comparecer que nem tótós a engordarem os lucros de quem se anda a aproveitar desta maré lucrativa.
Penso que podem sempre existir algumas excepções a nivél das organizações mas no fundo o espirito do genuíno Bttista está-se a perder aos poucos com esta massificação desmesurada.
Será tudo uma questão de tempo até ver no que isto vai dar.
 

Blame

New Member
Eu desde puto sempre gostei de dar ao pedal, triciclo, bicicleta com rodinhas, "BMX" e já adolescente (velhos tempos), "Montanha" (agora chamadas de BTT) e sinceramente, nunca gostei muito de andar por caminhos, trilhos, lama, etc. Isso não me retira qualquer tipo de sentimento ou ligação à natureza (que isso dava pano para mangas)... ou ao desporto, sempre me interessei mais pelo lado do esforço do ciclismo/andar de bicicleta, sempre preferi percursos e obstaculos urbanos, de rolar no alcatrão (mesmo que fosse no meio de um pinhal), e nunca comprei uma bicicleta de estrada porque não acho que sejam tão versáteis ou resistentes como as "BTT's" e porque "obrigam" a uma postura e até a um vestuario mais rigoroso e a meu ver "pouco prático" para quem quer apenas fazer desporto, divertir-se e dar umas voltas.

Se me sinto um BTTista ? Vejamos, tenho uma BTT, não uso licras, nem capacetes, ando com alguma frequência (2 a 3 vezes por semana), e esta última equipei-a com pneus semi-slicks... talvez não seja um BTTista (nem me interessa esse rótulo), talvez até nem seja um "ciclista" convencional, agora uma coisa é certa, eu faço-o porque gosto (sempre gostei), não apenas porque calha bem e "ouvi lá no trabalho" que fazer "BTT" é que é moda...

Para se ser alguma coisa não basta apenas parecer ou querer, chegar a uma loja, arrotar a nota e montar-se numa Kona, o que é preciso é ter tomates para sair de casa, com frio ou calor e fazer quilómetros, seja em asfalto ou lama ;)

my 2 cents :cool:
 

proque

Member
Acrescento que muito das provas que se fazem por esse Portugal fora são um verdadeiro "cancro" visando somente lucro fácil.
O Btt virou negócio para muitas organizações que no fim nos deixam somente com 3 coisas :

- LIXO onde não existia antes:
Para mim isto é um facto inadmissivél e de puro javardismo egoísta.

- Comentários tristes dos que lá colocam os pés:
Da má organização; da água fria; dos batoteiros; do pessoal que usa os "pózinhos" para dar + força, etc. Deprimentes.

- Desfile de vaidades:
Muitos vão só para mostrar a sua montada e tal qual rebanho de cordeiros para dizer que fizeram a dita prova, quando na verdade muitos são os que desistem a meio do percurso.

E apesar de todas as criticas que fazem continuam a comparecer que nem tótós a engordarem os lucros de quem se anda a aproveitar desta maré lucrativa.
Penso que podem sempre existir algumas excepções a nivél das organizações mas no fundo o espirito do genuíno Bttista está-se a perder aos poucos com esta massificação desmesurada.
Será tudo uma questão de tempo até ver no que isto vai dar.

Mach 4,

Infelizmente e perante as circunstâncias, sou levado a concordar contigo...
 

Nozes

Active Member
Francesinha,obrigado mas se leres melhor eu não generalizo assim tanto,há de umas e de outras,há de tudo para todos hoje em dia...mas realmente o que parece imperar é o "cicloturismo rural".
 

DiogoAlmeida

New Member
Só li este tópico hoje, até porque só hoje me inscrevi neste forum que já me devia ter inscrito ha muito, hoje aprendi mais coisas e fiquei a saber muito mais sobre bikes do que em alguns anos em que vivo esta paixão do BTT.

Só para dizer que adorei esse texto e que concordo plenamente.(está digno de um prémio!) xD

Viva o convivio e as amizadas geradas no BTT.
 
Top