Truques caseiros para tirar peso à bike

marinito

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Um tuning do foro espanhol...10 gramas mais leve

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marinito

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O XTR era muito pesado...um pequeno tuning e parafusos Tiso aluminium...antes 148 gramas, despois 138...nom e muito pero fico contento...

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JoaoMCO

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Boas...
Isso de apenas 3 parafusos em vez de 6 nos discos também me parece uma bocado arriscado...
Mas se alguém experimentar depois não se esqueça de deixar o resultado :mrgreen:




JM
 

Alf

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Eu não recomendo por razões óbvias.

Agora se quiserem fazer façam apenas no de trás. Ao contrário do que parece, o travão da frente está sujeito a forças muito maiores que o travão de trás, devido à inércia (o de trás também sofre do mesmo mal, mas menor, exactamente devido ao centro de massa estar num ponto mais distante em relação à roda. Com a roda da frente isso não acontece, o centro de massa está atrás da roda.

Há quem use no DH, mas é para prevenir o empeno dos discos em caso de embate nas pedras.

O que eu recomendo é: para os discos, usem 6 parafusos, de aço ou de titânio preferencialmente.

P.S: façam no da frente apenas se não o usarem... se usarem 10% o da frente e 90% o de trás, já fará mais sentido tirar parafusos à frente.
 

tkul

Utilizador Banido
Se usa 10/90... o melhor é tirar completamente o travão! :roll:

Isto há com cada uma... :lol:

Á frente penso q não há nenhum problema nem deve haver!!

:lol:
 

zanetti

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tres parafusos ?tira mais dois !!! :mrgreen: as vibraçoes que sao causadas aquando da travagem ,seria um perigo,ja se interrogaram porque tem os discos 6 furos ?o paulissen nao trava da lhe gas ,lol ,ride on ...
 

Batas

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Ok... Mas mesmo assim, numa situação extrema... Pelo menos eu não estou a ver-me a aplicar 78,5463% da potência de travagem no travão traseiro e 21,4537% no travão dianteiro...

E quanto a mais, 6 parafusos de Ti rondam os 7g. O que dá praticamente 1g por parafuso... Ao tirar 3 parafusos poupam-se 3g em cada disco... Numa zona crucial para a segurança. Preferia andar sem tampa da direcção, sem tampas das válvulas, sem parafusos da garrafa de àgua, meter parafusos em alu nas manetes e manipulos de velocidades, comprar um conta km mais leve, um capacete mais leve, uns oculos mais leves, roupa mais leve, aperto do tubo de selim mais leve...

e.t.c. E tirar esses 3g/6g em qualquer parte, menos nesses parafusos...
 

PGMNV

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Boas,

Andando no mundo das motas também, o travão principal é sempre o da frente, seja em estrada ou em TT, é ele que pára tanto a mota como a bicicleta, o de trás é mais para equilibrar a travagem e ajudar no abrandamento.
A fazê-lo aconselho fazer no de trás, será sempre o que sofre menos forças.
Embora ache que colados com Supercola 3 seria ainda mais leve.... ;)

Um abraço

Pedro Vicente
 

João Ramos

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pastilha, o Roel Paulissen (acho que é assim que se escreve) só usa três parafusos em cada disco (numas rodas Crossmax SLR) ;)

Se é seguro ou não, não sei...
 

pinhocastro

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PGMNV said:
Boas,

Andando no mundo das motas também, o travão principal é sempre o da frente, seja em estrada ou em TT, é ele que pára tanto a mota como a bicicleta, o de trás é mais para equilibrar a travagem e ajudar no abrandamento.
A fazê-lo aconselho fazer no de trás, será sempre o que sofre menos forças.
Embora ache que colados com Supercola 3 seria ainda mais leve.... ;)

Um abraço

Pedro Vicente

Para não entrar em off-topic vou ser breve:
PGMNV concordo plenamente contigo! E ainda digo mais, antes de preocuparem com 3 g em deterioramento da segurança, pensem mas é a aprender a andar de bicla de BTT, tirando dirt (ou coisas assim) o travão da frente é o que faz a bicla parar!!!


Abraço
Pinho
www.VAMOSINDODEBICLA.com
 
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