troca de guiador sobrelevado em avanço só com um parafuso

pratoni

Active Member
Boas a todos.

Fiz aqui uma pesquisa no fórum e não encontrei nada do genéro... :s

É o seguinte, estou a tentar iniciar a minha namorada nestas coisas das bikes e comprei-lhe, já há algum tempo, uma bike da decathlon de baixa gama mas ela não acha a posição muito confortável.

Estava a pensar mudar o guiador por um mais largo, mas o que lá está é sobreelevado e o avanço é do genéro desta imagem (em termos de aperto e de ser de rosca, não o ângulo negativo):

technomic.jpg


Como é que mudo um guiador sobrelevado nestes avanços com apenas um parafuso e que não abrem para se colocar o guiador? :-K :-K

Se fosse um guiador recto por outro recto, sei que não havia grande problema, mas o sobre-elevado tem aquele ângulo da elevação e o avanço não tem espaço para passar o guiador... :(
 

jota

Member
Com jeitinho isso sai! Eu transformei a minha bike de estrada numa speed bike e troquei o guiador tradicional de estrada por um recto e, para o tirar, foi uma questão de jeito.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Nao te preocupes que ele sai bem, alias ele nao se materializou dentro do avanço

bem dito. Não te preocupes em deformar o avanço, porque de certeza que é em aço e é maleável o suficiente para abrires a zona do parafuso e ganhar algum espaço.

Jepas
 

pratoni

Active Member
Obrigado a todos :yeah:

Jepas said:
Boas,

Nao te preocupes que ele sai bem, alias ele nao se materializou dentro do avanço

bem dito. Não te preocupes em deformar o avanço, porque de certeza que é em aço e é maleável o suficiente para abrires a zona do parafuso e ganhar algum espaço.

Jepas

Eu sei que ele não se materializou já no avanço, teve que ser colocado lá de alguma forma. A minha pergunta é como o tirar.

Tiro o guiador para o lado ou forço-o mesmo a passar na ranhura? Seja como for aquilo vai riscar ou nem por isso, se tiver muito jeitinho?
 
Eu fazia o seguinte...

Abre o avanço e tira o parafuso fora... utiliza algo com certa 1 ou 2 cm (uma borracha de lápis, por exemplo), para fazer de calço e criar uma folga... depois... com muita calma, paciencia e uma minis :cheers:.... tiras o guiador...
 

pintox

Member
Viva!
Aproveitei este tópico para pedir uma opinião aos foristas mais experts na técnica.
tenho em casa uma "velhinha" com um avanço e guiador em aço de um só parafuso como aquele indicado na imagem em cima, mas com suspensão.

Gostava de saber se seria possivel substituir por um avanço e guiador em aluminio, pois já noto pontinhos de ferrugem e para ser sincero não fica lá nada bem, provavelente terei que lhe mexer na caixa da direcção. :s
 

Fura_A_maneira

New Member
Boas,

Respondendo a esta segunda questão, visto que na 1ª o guiador já deve ter saido do avanço... :D

Basicamente tudo é possivel de se fazer, podes trocar o teu avanço e guiador de ferro por um de aluminio sem qualquer problema!!

Podes escolher um avanço que já inclua o espigão que entra dentro do quadro visto teres uma caixa de direcção de rosca, mas acabas por ficar limitado em termos de modelos.
A segunda alternativa, e secalhar a mais interessante, é comprares um espigão em separado onde depois podes aplicar um avanço convencional. Neste caso ficas com um maior numero de possibilidades de escolha relativamente ao comprimento do avanço e a sua inclinação.

Apenas tens de ter em conta que quando fazes a troca, tem de ser tudo do mesmo diametro, ou seja o tubo da suspensão que deve ter 1"1/8 (25,4 mm se não estou em erro) tem que ser igual ao espigão que ai vai entrar. Percebeste??

Abraços
 

pintox

Member
Obrigado pela dica.
Vou tentar desmontar pelo parafuso no topo e ver o que se pode fazer.
A questão é que o avanço e espigão são uma peça só, e eu queria pelo menos ter a hipotese de ajustar para mais que um utilizador, pois vai passar a maquina de treino para toda a familia :wink:
Além disso aquele tipo de avanço é muito feioso!
As medidas de que falamos são em polegadas, certo?
 
Top