troca de amortecedor FOX TRIAD->RP23 e colocação de 1 bloqueador remoto na talas RL

meloy

New Member
Bom após um abono inesperado surgiu a oportunidade de comprar uma sumpjumper fsr Expert de 2006.
Bastante bem conservada!
Assim larguei a minha Rockhopper SL 2010 que fica a aguardar novo dono!

Agora ando com duas ideias em mente!
trocar o amortecedor FOX TRIAD por um RP23 ou mesmo um RP2.
E colocar uns bloqueadores de suspensão no guiador para a suspensão FOX Talas RL

e assim deparo-me com dois problemas:
1- será que todos os RP23/RP2 têm a mesma medida!? e/ou que todos eles dão para instalar na minha StumpY
(o amortecedor que tenho actualmente tem as medidas 6.50" x 1.50" No reducers)

2- Apenas encontrei uma maneira "caseira" de colocar um bloqueador remoto no guiador e não sei até que ponto é eficiente/eficaz e duradouro,...
www.alshub.com/ (tem que se clicar onde diz "DIY FOX REMOTE LOCKOUT" em cima na parte direita)

E se isto tudo vale mesmo a pena?!?
 

zribeiro

New Member
Acho que a única diferença entre o rp2 e o rp23 é que o rp23 tem mais uma regulação que o rp2. Com o RP2 ficas muito bem servido, com o 23 em principio melhor ainda. o FOX Triad nunca experimentei, por isso não sei se vale a pena a troca. E em relação às medidas, existem RP2 e RP23 com diferentes medidas entre olhais.

Quanto ao bloqueio da suspensão, existem por aí mais tópicos de como fazer um bloqueio remoto para uma suspensão, para outras suspensões, até para Rock Shox, acho que o funcionamento do bloqueio em si será igual. É uma questão de pesquisar no fórum.
 

duarte

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Compras uma grande bike, olha a minha com o rp23, funciona 5 estrelas.... 11.800kg


dsc06991y.jpg
 

P.M.

Member
Também possuo uma e mudei há uns tempos para um rp23... Mas... Tens a certeza do ano do quadro? Os modelos de 2006, já eram todos de 120mm, cujo amortecedor tinha 7.5"x1.75"! Em 2005 é que ainda havia modelos de 100mm de curso, com amortecedor 6.5x1.5...

De notar que caso seja de 120mm, os amortecedores que existem para venda são todos de 7.5x2". Isto vai fazer com que o link vá bater no quadro... Mas é bastante dificil chegar ao final de curso.
De resto, só tens a ganhar com o rp23. O triad não é grande amortecedor, mexe-se demasiado e obriga a usar mais pressão que o normal, para impedir o bombear (e depois perdes em sensibilidade).

P.M.
 

meloy

New Member
O que queres dizer com o link!?
é melhor não comprar o 7,5X2 ??

o que é q vai bater no quadro? a parte de lado por ser 2' de espessura?
 

P.M.

Member
Link é a peça que faz a ligação entre triangulo traseiro-trangulo dianteiro e onde aperta o amortecedor.
De origem, a stumpjumper trás um amortecedor de 7.5"x1.75" (ou 190mmx44,5mm). Mas essa medida não é vendida normalmente. O que encontras é 7.5"x2" (ou seja, 190mmx50mm).
O valor de 190mm diz respeito à distância entre os furos do amortecedor. O segundo valor 50mm é o curso do amortecedor. Mais curso no amortecedor, maior o curso total do quadro.
Como o amortecedor vai comprimir mais um pouco, o link vai bater no quadro. Contudo isto apenas ira acontecer mesmo no final do curso, pelo que se tiveres cuidado com as pressões, nunca vais chegar a este ponto (não é suposto, seja qual for o amortecedor).

P.M.
 

meloy

New Member
Conclusão?

Posso comprar que em principio nada de mal vai acontecer?
e o que de mal poderá acontecer é o amortecedor no fim do percurso bater (e não amortecer nada)
se bem que isso só acontecerá em situações extremas
isto vai partir o amortecedor ou o quadro!

mas o btt está cheio de situações extremas em termos de pancadas!
axo eu...

em suma!
é de trocar por um 7.5X2 ?!!?
o não vale a pena porque irá partir ao final de algum tempo!?
 

P.M.

Member
Uma situação extrema, será um grande drop para flat... Algo que normalmente não se faz....
Sim, troca.

P.M.
 

dfilp

Active Member
Os amortecedores estão preparados para esgotar o curso e baterem no fundo.
Agora se o link bater no quadro antes de o amortecedor chegar ao fim do curso, pode sem um problema. Pode partir o quadro.

Vai depender muito do tipo de andamento.

Mas em vez de comprares um 7.5"x2", também podes comprar um 7.5"x1,5". Vais perder uns mm's de curso, mas não corres o risco de o link bater no quadro.
 

meloy

New Member
De qualquer maneira estamos a falar de uma diferença de 5 milímetros de percurso!?
não deve fazer assim tanta diferença!
eu peso 93 kg, mas com a pressão correcta é igual ao litro? ou seja mesmo com o meu peso não vai haver problema no excesso de percurso do amortecedor?

Outra coisa!
é fácil de fazer em casa a troca ou é melhor numa loja porque é necessário ferramentas e/ou técnicas especiais?
 
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