Treino em Rolo, com Suplementação

super.byke

New Member
Re:Treino em Rolo, com Suplementação

OnWheels, esperimenta usar um leitor de MP3 e coloca umas musicas com uma batida que gostes... vais ver que a diferença na monotonia do treino altera brutalmente (pelo menos comigo funciona) :)
Eu já consegui estar 1h50 em cima da bike, mas a televisão não me serve de distracção.
O que mais me ajuda a passar o tempo é uns phones e um leitor de MP3... e como não tenho tempo para fazer montagem de músicas aproveito estas http://cycleindoor.podomatic.com/

PS - se souberem de mais sites para fazer download deste tipo de musicas coloquem aqui
 

agirão

New Member
Funciona e bem..!!

Para nos colocar bem dispostos, há milhentas músicas! Experimenta Kisomba! Metallica! Queen ( i Will Rock You )..!! Só para citar algumas!

É assim que treino. Ou, como estou num espaço amplo, com a aparelhagem.

O PESSOAL QUE VIVA PERTO DE COIMBRA, ESTÁ CONVIDADO A FAZER UM TREINO, AGORA NA ÉPOCA NATALÍCIA, NO MEU ESPAÇO! PODEM TRAZER O ROLO, OU FAZEMOS SPINNING..!!

Isto não é comércio, pois só tenho o ginásio aberto para treinos privados..!!

Dar-me-ia bastante prazer..!!

HAVEMOS DE COMBINAR..!!
 

ocram

New Member
desde ja quero dar os meus parabens , pela construçao deste topico ... infelizmente tambem estou longe de coimba se nao tambem ia fazer essa aula :) .... mas existem soluçoes , Video conferencia assim ja todos faziam a aula :) , é uma ideia ;)
 

agirão

New Member
Amigos!

Com a finalidade de conseguir dinheiro para ajudar na saúde de uma Criança, vou começar a fazer sessões de treino em rolo pelo país!

Irei ter o prazer de pedalar com pessoas que gostaria de conhecer pessoalmente.

Levarei a bike, o rolo, uma câmara de filmar, uma televisão, para todos verem o conta-quilómetros e para nos orientarmos.

Darei notícias em breve!
 

nirvugo

New Member
Infelizmente também estou longe de Coimbra :s gostava de fazer uns treinos com mais pessoal, sei que há sempre a hipótese das aulas de spining no ginásio embora nos dias que correm e com as despesas que cada um tem não seja nada fácil conciliar tudo.
Em relação ao que foi dito pelo Agirão penso que realmente poderá ser uma questão de "falta de força" pois sinto uma dificuldade acrescida nas subidas com bastante inclinação, embora naquelas com menos inclinação acompanhe (e até passe) o pessoal mais experiente (e por experiente refiro-me a amigos que andam nisto há mais de 15 anos e que já competiram). Nunca fiz uma prova de esforço porque nunca me aconselharam a fazer mas ja fiz um electrocardiograma e estava tudo ok. :mrgreen:
Se o amigo Agirão pudesse colocar alguns treinos para melhorar a componente de força ficava-lhe muito agradecido. :lol:
Cumprimentos.
 

vitormines

New Member
Boas,

Ontem não consegui treinar devido ao muito cansaço provocado por uma noite mal dormida e uma viagem grande de carro que fiz. Hoje ainda me senti um pouco cansado mas felizmente sem dores nas pernas, o que me permitiu fazer o treino, podia ter sido melhor mas não consegui, fiz o que pude e dei sempre tudo.

RESULTADOS DA SESSÃO QUATRO:

km km/h

1º 20' - 7,11 21.33

2º 20' - 18,52 34,23 (utilizei o rolo na resistência minima e uma relação 52x11, de vez em quando subia uma ou duas mudanças e mudava o ritmo)

3º 10' - 21,15 15,78

4º 20' - 33,11 35,9 (utilizei o rolo na resistência minima e uma relação 52x11, de vez em quando subia uma ou duas mudanças e mudava o ritmo)

5º 20' - 40,66 22,65

6º 15' - 44,91 17 (decidi fazer mais 15minutos mesmo nas calmas :) )

Só por curiosidade fiz um sprint estando a bike com a relação 52x11 e o rolo na resistencia minima e consegui chegar quase aos 80km/h, o rolo fez um barulho tipo turbina de avião, tive medo de o estragar e abrandei. lol

Nos 20' de andamento livre senti dificuldade em manter velocidades elevadas por muito tempo, conseguia atingir velociades elevadas sem problemas mas sempre por pouco tempo. Porque é que isto acontece?

Prof. agirão, obrigado pelas suas palavras de incentivo, é uma motivação extra para quem treina nos rolos. :)

Por acaso não conhece o Telmo Pinão pois não? Ele é de Coimbra e pedala com a ajuda de uma protese na perna esquerda, somos colegas na ANDDEMOT...


Vmédia final: 25,62km/h

cmpts
 

agirão

New Member
Conheço perfeitamente o Telmo Pinão ( Grande Atleta ), irmão do meu ex-aluno José Orlando Pinão ( Grande Atleta )!

O Telmo é um excelente exemplo de força de vontade!

Irei colocar esses treinos de força!

Mais logo, volto aqui..!!

Desde o princípio do mês ( só com três dias de treino ), levo 251 quilómetros! Hoje fiz 30' de aquecimento e 2 x 10KM, com 5' de recuperação. A primeira
( 8' 48'' ), a segunda ( 8' 52'' ). Não tomem estes treinos como exemplo, nem de médias nem para segui-los! São fruto de bastante trabalho anterior!
 

vitormines

New Member
Pois é, ele já me tinha falado que andava a tentar arranjar um bom patrocínio para a suplementação, é bom para ele. Também tenho que tentar arranjar um para mim... :) Se tudo correr bem irei com ele aos paralimpicos em 2012, é um grande sonho que tenho. Para já somos 3 na selecção, eu, o Telmo e o Pedro Basílio. Mas fiquei muito surpreendido com o andamento dele numa prova que tivemos em Águeda, foi a primeira vez que ele participou e deu muita luta, tem muita garra. :)
 

vitormines

New Member
Bom dia prof. agirão,

Estou preocupado com uma coisa... para a próxima semana vou trabalhar para Lisboa, ou seja, vou ter que andar com as malas às costas... Não sei se vou poder levar pra baixo a bicicleta e o rolo já esta semana, ou até mesmo este mês. :( Se eu fizer treinos de atletismo consigo manter a forma em que estou ou vou perder sempre qualquer coisa? Se eu n conseguir levar a bike vou tentar inscrever-me num ginásio, mas queria evitar isso porque fica caro. Que devo fazer?

cmpts
 

vitormines

New Member
Prof. A. Girão,

Sempre me vai facultar um plano de treino para atletismo? Parece que vou conseguir ir treinar pro ginásio do estadio nacional atraves da ANDDEMOT. :)

cmpts
 

agirão

New Member
Vitor, hoje farei isso.

Um plano para hoje:
20' aquecimento;
10 x 2' pesado ( pedaleira grande / carreto pequeno ), sentado ( FORÇA )
Recuperação 2' ( pedaleira do meio ) e ( 3º carreto ), sentado ( FREQUÊNCIA ).
20' relaxamento.
 

Andre_Mad

New Member
agirão said:
Tenho pensado bastante nesta situação, desde que o colega Vírus colocou a questão. Após conversas com pessoas dedicadas ao treino há já bastante tempo, somos de opinião que, em ambos, existe mais facilidade em trabalhar em regimes muito próximos do limiar aeróbio. por estranho que possa parecer e, depois de termos colocado várias hipóteses, tendemos a pensar que poderá ser algum défice de força, havendo facilitação do esforço pela inércia do trabalho mais rápido.
Como forma compensatória, deverá ser feito trabalho de séries longas, em regimes não muito elevados e com tempos de recuperação curtos. É o tipo de trabalho que poderá equivaler, no atletismo, a séries de 1000 metros, em esforço sub-maximal. Resumindo: trabalho longo, não muito rápido, com recuperação curta.

Poderei colocar alguns exemplos práticos, num próximo post.

Amigo (se me permite que o trate por amigo) A. Girão. Li este post de uma ponta a outra com grande interesse mas esta sua intervenção deixou-me algo intrigado.

Passo a explicar...

Faço Cycle (variante de Spinning/RPM/etc etc) com regularidade há cerca de 1 ano complementando isso com saídas em BTT. Nada de extremamente programado pois a vida profissional e pessoal nem sempre permitem seguir um plano pre-definido "religiosamente".

Tenho 28 anos (nasci em 1981), tenho 1,94m de altura, 83kg (com variação de +- 1kg).

O que noto, tal como nota o VIRUS, é que sinto melhor rendimento do treino proximo da minha FCMax. Digamos que a 90% é a minha praia... Isto, teoricamente, está para lá do limite aeróbico mas não me sinto ofegante nem com respiração pesada. Controlo muito bem a minha respiração o que me permite manter essas frequÊncias durante algum tempo.

No entanto não sinto défice de força, ultrapassando as cargas pesadas relativamente bem, e noto que em contexto de prova, as subidas não são o meu grande problema (a não ser que seja aquele tipo de subidas longas que são um problema para toda a gente). Sinto sim é dificuldade em rolar (e em descer... mas isso é do campo da técnica ciclistica e não vem aqui para o caso). Tudo o que seja treinos em campos sem inclinação (ou com graus de inclinação baixos) toda a gente me foge!
Noto mesmo que com uma cadencia equivalente, o meu irmão (que tem os valores corporais parecidos com o meu com a excepção que tem mais anos de cycle e é bastante mais seco) deixa-me para trás com a mesma relação de mudança. Isto é possível? Haverá uma tal diferença de potÊncia aplicada na pedalada?

Algum conselho para mim? Como superar essa lacuna? Treino de longa duração em estrada com pouca inclinação?

PS1: peço desculpa de estar a trazer a baila, novamente, o dado da frequencia cardiaca, mas há falta de mais dados de treino, é a unica "baliza" por onde posso me guiar.
PS2: acrescento que tenho uma boa capacidade de recuperação não precisando de mais de 1' para trazer as pulsações para o campo dos 60%/70% após um grande esforço.
 

agirão

New Member
Hoje faz-se muito treino baseado em percentagens. Há alguns anos, os grandes mentores do treino de fundistas ( atletismo ), com alguns dos quais treinei e que eram, e são, reconhecidos mundialmente, focavam a análise da recuperação em parâmetros diferentes. Cada atleta era analisado ( e continua a ser ) de acordo com um vasto conhecimento que o técnico vai adquirindo sobre o mesmo. Nós, atletas que andávamos no topo nacional, comentávamos, incrédulos, os treinos " por correspondência ". Agora, quando me apercebo, estou a cair na mesma situação. Tento justificar para mim próprio que é o medo de algumas coisas que vejo e que algumas pessoas seguem! Conheço excelentes técnicos de BTT ( nós temos esses bons técnicos ) e que não opinam, e fazem muito bem! Tomam esta posição por consciência e porque têm elevado nível. A estes, reconheço o direito de trabalharem neste campo. Estes devem ser procurados! Sabemos quem são, pelo trabalho que fazem, muito bem feito! Quando tenho dúvidas, tenho a dignidade de lhes perguntar! E, acontece muitas vezes!
Mas, noto o seguir-se esquemas universalizados e que, supostamente, servem para quem os queira seguir. Isto é possível de fazer, desde que se trate de situações mais elementares, quase como se fossemos andar de bicicleta com um grupo heterogénio, onde todos aguentassem. Agora, ir um grupo treinar, com diferentes níveis de condição física, de capacidades, de motivações e o grupo manter-se junto o treino todo, é estranho!
Digo isto pela estranheza de que me apercebo e que me preocupa!

André, pelas razões que aponto, vou começar a responder individualmente, para o mail, por isso me permitir uma troca de ideias mais correcta, de forma individual. Claro que não cobro nada por isso, faço-o pelo prazer de partilhar conhecimentos e experiências.
Defendo, muito conscientemente, que os técnicos cobrem dinheiro, aqueles que são profissionais. Exercem, de pleno direito a sua profissão.
Logo mais, responderei para o mail, pois pretendo aprofundar a questão que colocas.

Um Abraço!
 

agirão

New Member
André, será que, quando pratica cycling, o faz em regimes bastante pesados? A dificuldade em manter a frequência de pedalada mais elevada, parece-me ( parece-me ) proveniente dessa característica do treino.
Também me parece que a tão elevada prestação cardíaca se deve à habituação ( nefasta ) de trabalhar longamente neste regime. Há uma adaptação à alta frequência cardíaca.
Para colmatar esta situação, se a proveniência estiver conforme o que penso, há que fazer a readaptação a trabalho de intensidade mais baixa, com treino mais lento, mais leve e mais longo.
 
Top