travoes a oleo Tektro HD-M330

xmeiro

Member
Saudações.

Os travões da Tektro, da experiência que tenho com eles, parecem ser todos feitos com os objectivos de serem fáceis de usar e de manter, e de serem fiáveis, ainda que não sejam extraordinários.
Sangrar é fácil, encontrar pastilhas é fácil, afinar é fácil.
Não sendo travões de topo de gama são acessiveis e permitem o acesso a muitos de nós a travões hidraulicos.
Como qualquer travão o seu rendimento é dependente de muitos outros factores. Coisas como o desenho e diâmetro dos discos, a marca e tipo de pastilhas, peso do utilizador, se chove, está enlameado ou está pó, são tudo factores que influenciam a satisfação de qualquer utilizador com os seus travões.

Os travões de marcas mais conceituadas variam muito na sensação que dão ao utilizador - uns são mais bruscos, outros mais progressivos, etc. Se ainda estiveres muito no inicio se calhar usavas esses mais uns tempos enquanto descobres o que precisas e o que preferes nuns travões, o que te vai ajudar quando começares a busca pelo tão desejado upgrade a teres as perguntas certas para fazer aqui no fórum, para que de facto fiques satisfeito com o investimento.

Upgrade recomendável é umas pastilhas melhores - as de origem duram muito mas são sempre muito fraquinhas. Pessoalmente gosto das BBB, marca da qual uso as sinterizadas, mas se seguires esta via certifica-te de que escolhes as pastilhas adequadas aos discos (alguns discos não "gostam" de pastilhas metálicas, tendo indicado "organic pads only" ou algo do género).


Agora pedala que é o que a bicicleta mais precisa.
 
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novvato

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muito obrigado, mas so mais uma pergunta, os discos são tektro, os que vêm com os travões quando compramos uma bicicleta (berg trail 4.0) quais são os tipos de pastilhas para eles?
 

Baba

Member
Tens que ver no próprio disco se tem a indicação de "organic pads only" , se não tiver, à partida podes utilizar qq tipo de pastilha.
 

Anatatto

New Member
Tenho um Tektro Auriga com 6500 km's e até agora 5*, mudei-lhes o oleo (mineral) 1 vez, aos 5000 km's e mudei os discos para uns A2Z SP2, mudei as pastilhas é claro. Motivo da troca dos discos? Os discos de origem aqueciam muito e dava por mim a chegar com a manete ao guiador e não travam por aquecimento excessivo... Agora posso dizer que ficou um conjunto perfeito, travam que se farta e nunca mais fiquei "sem travões".
 
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