Travessia BTT Flor da Rosa - Vila Velha de Ródão

Cabe-nos o privilégio de abrir este rescaldo à 1.ª Edição deste evento, uma travessia com recurso a GPS por paisagens bastante bonitas e sem grandes dificuldades de maior, tirando a parte do percurso mesmo antes do abastecimento (único), onde pedalámos por dentro de autênticos lamaçais, riachos, ribeiros, caminhos atestados de água e outras dificuldades provocadas pela muita chuva deste rigoroso inverno.



Estivemos representados numa equipa mista, designada por Zona 55/O Praticante/Fôjo-Zybex, em estreita colaboração com esta Organização a cargo da Associação Desportiva de Flor da Rosa. Adiantamos que este evento terá direito a um artigo de rescaldo na edição n.º 54 da revista desportiva "O Praticante".

Saímos de Abrantes pouco passava das 06H30, ainda noite, chegando perto das 20H20, novamente noite, mas não foi por ter-mos demorado muito tempo a cumprir os cerca de 65km, o que fizemos em 04h20... foi antes uma grave falha logística que obrigou os participantes a esperar e desesperar em Vila Velha de Ródão por transporte de regresso ao ponto de partida (Flor da Rosa) onde deixáramos os carros. O que testemunhámos foi uma insuficiência de meios de transporte e/ou falta de coordenação e/ou escassez de staff. Não fosse esta situação menos boa e o evento teria arrancado a bom nível.

O secretariado teve bom desempenho, mas a hora de partida foi demasiado cedo, principalmente para esta altura do ano e porque quem é de mais longe pensa 2x antes de se inscrever, pois têm de se levantar com as galinhas ou, se tiverem a carteira recheada poderão optar por pernoitar na bonita Pousada de Flor da Rosa, a qual poderia ter feito uma parceria com esta Organização e oferecido uns preços mais vantajosos aos participantes e acompanhantes, ganhando também alguma visibilidade com isso. A partida foi um bocado desprezada, pois cada um arrancou quando entendeu, ao invés, deveria ter-se aproveitado a ocasião para uma partida em pelotão e antes de ir para o percurso propriamente dito, poderíamos ter feito uma volta de reconhecimento pela aldeia, por sinal muito bonita.

Em relação às paisagens, conforme frisámos no início deste rescaldo que poderão confirmar pelas fotos que captámos, o percurso foi bastante interessante. Lamentavelmente não encontrámos (quase) ninguém a tirar fotos, à excepção de 1 ou 2 pontos à entrada de povoados. A zona de abastecimento colocada sensivelmente a meio do percurso teve o suficiente, mas as sandes estavam difíceis de engolir. As famosas carcaças teriam sido mais bem-vindas.

O track gps em si, não teve qualquer dificuldade em ser seguido, pelo menos para quem tinha GPS :rotfl:. No final faltaram algumas placas de indicação (banhos, almoço, lavagem de bikes), valeu a ajuda de populares. Os balneários, apesar de terem poucos chuveiros lá resolveram, valeu serem poucos participantes. Já o almoço esteve ao mais alto nível, servido junto às margens do Rio Tejo, com uma excelente paisagem, o vento é que estava bravio. A sopa estava deliciosa e o porco no espeto também, mas só uma pessoa a ter de servir tanta gente não chegou para as encomendas e não parava quieto para conseguir satisfazer tanto pedido, mas lá se foi safando, sempre com simpatia.

O pior foi mesmo a longa espera após o almoço e ainda em Vila Velha de Ródão, que depois se prolongou em Flor da Rosa, pois as nossas bicicletas só vieram na 2.ª carrada. Na próxima edição optem pela deslocação em autocarro antes e não depois, para assim o pessoal poder ir embora quando quiser...

Para visionarem as nossas fotos poderão aceder ao álbum online.

Aproveitamos para convidar os restantes participantes a partilhar fotos, vídeos ou somente opiniões.

Brevemente o rescaldo no nosso blogue, não deixem de nos visitar!
 

Tufo

New Member
Olá Arcturus, falámos-nos em Nisa no abastecimento, avisei-te da GoPro ligada, lembras-te?

Já vi que também adoras longas tiradas. Bem-vindo ao clube! Envia-me o teu email ou contacto por MP, preciso pedir-te um favor. Abraço.
 
Top