Travões Avid Juicy 5

RuiZinK

Member
Caro jmdcfigueiredo, se o óleo DOT dilatasse, não poderia ser incompressível. Isso é um contra-senso. Se dilatasse ao aquecer teria de comprimir ao arrefecer, o que o tornaria compressível. A temperatura não altera a densidade do óleo DOT, altera (quando muito) a sua viscosidade.
Em relação aos tubos contraírem, bem, não sei onde fui buscar essa ideia, mas já admiti que fui precipitado. Estes tubos podem quando muito dilatar ligeiramente devido à pressão exercida durante uma travagem (agravando com a temperatura). Isto dá a sensação de o travão ter um toque "esponjoso" durante a travagem (tal como acontece nos carros). Daí nos carros de competição se usar cabos com malha de aço, para evitar esta deformação.
Atenção: Não digo que isto seja significativo nas bicicletas, pois estamos a falar de dimensões diferentes, pressões muito diferentes!
 
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jmdcfigueiredo

New Member
Caro RuiZink, o aço é compressível!? A resposta é não!!!!
No entanto dilata e contraí!? SIM, SEM SOMBRA DE DUVIDA(para que é que servem as juntas de dilatação das pontes, por exemplo!?)!

Não vou alimentar mais discussões pois parece estar a ser mal interpretado, e sem estar armado em bom como a rock shox que vem para aqui com livros científicos, digo-vos apenas o seguinte: Todos os corpos – sejam sólidos, líquidos ou gasosos – estão sujeitos à dilatação térmica.

Portanto, e respondendo-te a ti concretamente, sim, o óleo dilata quando aquece e contrai quando arrefece, o que não significa de forma alguma que seja compressível!

Esta discussão já está a fugir para o ramo da física e da termodinâmica, portanto se alguem quiser continuar a discutir sobre isto que mande PM.

Aos demais que se possam ter sentido ofendidos as minhas desculpas.
Espero que isto também não seja "demasiado "paleio""...

Ah, e sangra os travões ze scott, deves resolver o teu problema!

EDIT - Não resisto a deixar-vos este LINK. Passem por lá e esclareçam algumas duvidas...
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
O outro acrescenta "Mas ao dilatarem, expandem em todas as direções e nao apenas no sentido exterior."

Mas qual é a dúvida? Para quem ainda não reparou, os tubos têm o lado de fora e o lado de dentro. E como é óbvio não expande só para onde lhe apetece, expande em todas as direcções. De qualquer maneira não me parece que seja isso que causa o problema.

Acredito que o óleo dilate com o calor, assim como acredito que o DOT dilate muito pouco, por isso mesmo seja usado nos travões, e nunca dilataria o suficiente para fazer o travão travar.
Que seja o ar dentro do sistema já acredito, até porque como sabemos o ar tem humidade. Se é alguem que pertence ao importador do producto em questão a afirmar que a causa é ar no sistema e a solução é sangrar o travão, não estou a vêr onde estão as dúvidas...
 

Nuno Félix

Super Moderador
Meus caros,

sangrem lá os vossos canais internos, de forma a que haja menos compressão e dilatação de nervos e afins....

Tentem discutir os assuntos com seriedade, sem ofensas pessoais ou ataques meramente desnecessários.

O Fórum serve para discutir todos os assuntos relacionados com bikes, mas de uma forma ordeira, adulta, responsável, respeitadora e consciente.

Boas pedaladas!
Nuno
 

jmdcfigueiredo

New Member
Ó FiCaçador, a duvida não é nenhuma!

Expandir é que têm de ser forçosamente para o exterior. Chamasse a isso um pleonasmo, como subir para cima, descer para baixo, recuar para trás...

Quanto ao que acreditas ou deixas de acreditar, lê os posts todos e contextualiza-te. Já quando alguém que pertence ao importador do produto diz que óleo não dilata e tu não estás a ver onde estão as duvidas alguma coisa não vai bem...

Nuno Félix, dentro dos meus conhecimentos é isso que tento fazer, mas quando alguns elementos do fórum são donos de verdades absolutas é muito difícil a troca de experiências...
 
D

danielsilva3

Guest
Boas sera que alguem me pode indicar o nome de como se chama o oleo para os travoes avid juicy 3.
agradecia resposta.

obrigado pelo tempo desponivel para ler este meu post
 

x0388891

Member
Pode ser DOT4 ou superior como o DOT5 que já é sintectico, mas como tal é mais caro e aquando da formação de humidade (ao longo do tempo de vida), este por ser sintectico não absorve a humidade.
 

fabiosilva

New Member
E eu que pensava que o oleo podia mesmo dilatar...! Á cerca de um ano tinha a bike dentro do carro e estava um sol abrasador, em meia hora que lá esteve o travao de trás ficou bloqueado!! Após tirar a bike de dentro do carro passado 10 min já rolava bem. Agora tenho cuidado em ela nunca estar ao sol tanto tempo. Mas nunca tive problema com a eficiencia da travagem nem algo do genero. O tal ar no sistema nao demonstra outros sintomas ou é apenas esse problema? Agora fiquei na duvida se deveria sangrar os travoes. Abraço.
 

ze scott

New Member
Boas pessoal

So para vos dar algum feedback, foi retirado algum oleo do sistema,agora so estou a espera que o sol volte ao Algarve para por a menina ao sol e ver se o problema ta resolvido.
Só um a parte estamos aki para partilhar os nossos problemas e os nossos conhecimentos ,não para ofender quem aqui anda,ninguem nasce ensinado, antes de escrever pensar um pouco como se faz um comentario isto serve pra ajudar e não para deitar abaixo o pessoal.

Um grande abraço a todos
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ó FiCaçador, a duvida não é nenhuma!

Expandir é que têm de ser forçosamente para o exterior. Chamasse a isso um pleonasmo, como subir para cima, descer para baixo, recuar para trás...
O material expande para todos os lados, num tubo um desses lados é o lado interior! É como aqueles medidores de pulsasão que os médicos usam nos braços dos pacientes, que se ajustam ao braço e depois dá-se umas bombadas de ar e eles expandem, tanto para fora como para dentro onde está o braço, apertando-o.
E estou a justificar isto apenas para dizer que o que o outro user disse não é nenhuma barbaridade, embora neste caso não terá certamente que vêr com o problema.

E não disse que o óleo não dilatava, apenas disse que a dilatação do oleo devido ao calor não deve ser suficiente para travar sozinho.

Aproveito para desejar boas pedaladas a todos, não só ajuda a esquecer os problemas como também é bom para acalmar o stress. Cumps.
 

JoãoLopes

New Member
A diferença entre o DOT 3 4 e 5.1 é o ponto de ebulição (e o preço , claro), dot 5 é o único que é "diferente" por ser de silicone.
 

jmdcfigueiredo

New Member
ze scott depois de teres tirado esse óleo de que falas a travagem não ficou comprometida?

Ficas-te com a manete a travar mais fundo, certo?
 
JoãoLopes: correctíssimo! :) só acrescentava que podes misturar o 3 e o 4, mas não com o DOT 5 por causa do Silicone.

O DOT 5.1 é 100% compatível com todos os travões Avid (alias está no manual técnico para quem não domina a verdade absoluta) e até melhora um pouco o funcionamento, pela presença do Silicone (menos fricção entre vedantes e partes fixas).
Lembra-te de que não deves misturar óleos: nem velho com novo nem entre DOT's.

Um bom sangramento é uma tarefa metódica que nunca deverá demorar menos do que uns bons 10 minutos, feito sempre com 2 seringas.

Embora o manual do utilizador não mencione a obrigação do sangramento, eu recomendo que todos os travões Avid com corpos em Magnésio sejam sangrados na totalidade de 6 em 6 meses e os que sejam de alumínio, todos os 12 meses.
Esta acção prolonga bastante o bom funcionamento e a vida dos vedantes.

Boas pedaladas e bons sangramentos! :)

VT (lider da verdade absoluta - seita reconhecida pelos 5 melhores mecânicos da Europa!)
 

ze scott

New Member
Boas jmdcfigueiredo

Ainda nao tive a oportunidade de a levar a passear para avaliar como ficou a travagem!!!
Mas posso te dizer sem sombra de duvida de que a manete ficou mais fundo para travar, mas assim que exprimentar em andamento digo te como foi senão ficar espetado nalguma curva lol

Grande abraço
 

_King_Pin_

New Member
@fabiosilva
Outro sintoma será o travão estar esponjoso dado o ar ser compressível. Consequentemente, muito pior qualidade travagem do que a que se pode ter.
Apenas acho estranho o travão bloquear com a bike ao sol e não bloquear após uma boa descida de uns bons quilómetros que fatigue o travão como deve ser?
 

jpab

New Member
Eu tenho uns Avid Juicy 7 e também tem esse problema principalmente o de trás.

Nos dias de calor se ela ficar parada ao sol o a roda fica bloqueada mas em andamento nunca notei, mas já me aconteceu tirar a bicicleta do suporte do carro e a roda estar bloqueada.

A resposta de vários mecânicos é "feitio e não defeito".
 

jmdcfigueiredo

New Member
ze scott esses travões não têm um parafuso para afinar o curso da manete!?

Experimenta a bike e vê o que achas, mas à mínima duvida sobre a segurança que o travão te oferece trata de sangra-lo o quanto antes!
Antes travar demais do que de menos!

Um abraço
 
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