Caro jmdcfigueiredo, se o óleo DOT dilatasse, não poderia ser incompressível. Isso é um contra-senso. Se dilatasse ao aquecer teria de comprimir ao arrefecer, o que o tornaria compressível. A temperatura não altera a densidade do óleo DOT, altera (quando muito) a sua viscosidade.
Em relação aos tubos contraírem, bem, não sei onde fui buscar essa ideia, mas já admiti que fui precipitado. Estes tubos podem quando muito dilatar ligeiramente devido à pressão exercida durante uma travagem (agravando com a temperatura). Isto dá a sensação de o travão ter um toque "esponjoso" durante a travagem (tal como acontece nos carros). Daí nos carros de competição se usar cabos com malha de aço, para evitar esta deformação.
Atenção: Não digo que isto seja significativo nas bicicletas, pois estamos a falar de dimensões diferentes, pressões muito diferentes!
Em relação aos tubos contraírem, bem, não sei onde fui buscar essa ideia, mas já admiti que fui precipitado. Estes tubos podem quando muito dilatar ligeiramente devido à pressão exercida durante uma travagem (agravando com a temperatura). Isto dá a sensação de o travão ter um toque "esponjoso" durante a travagem (tal como acontece nos carros). Daí nos carros de competição se usar cabos com malha de aço, para evitar esta deformação.
Atenção: Não digo que isto seja significativo nas bicicletas, pois estamos a falar de dimensões diferentes, pressões muito diferentes!
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