Transpirinaica

tlages

Member
Local: Pirineus (99% Espanha e 1% França)
Inicio: Llançà
Fim: Hondarribia
Nome do track: Transpirinaica
Link Para a Página do Autor: http://tiagussbtt.blogspot.com/2009/07/transpirinaica.html
Data: 04/07/2009
Acumulado: (aprox) 25500 metros
Distância: (aprox) 1000 Kms
Dificuldade Técnica: Difícil
Dificuldade Física: Difícil
Observações:
15 etapas da Travessia dos Pirineus em BTT
Travessia caracterizada por longas subidas e longas descidas.
Há um pouco de tudo, algum alcatrão, bons caminhos de terra, rampas acentuadas de cimento, trilhos pedregosos, single tracks para fazer montado e desmontado, etc ...

Existe ao fim de todas as etapas locais para pernoitar, desde parques de campismo, pensões, hostais, quartos, abergues, etc ...
Algumas das aldeias onde a etapa termina (tal como Noves de Segre, Bonansa, Senegue, Roncesvalles) não tem qualquer mercearia daí o ser boa ideia antes de acabar a etapa fazer as compras para o dia seguinte.
Ter em atenção que em muitos locais o comercio fecha ao domingo e à segunda-feira.

Na etapa 5 o track não acaba em Noves de Segre, por não haver local para dormida. A solução foi fazer um desvio até Adrall (mais 5 Kms aproximadamente), na estrada de acesso a Andorra, onde havia local para pernoitar, para comprar comida e jantar.
A etapa 6 inicia-se em Adrall e apanha de novo o percurso em Canturri.
Na etapa 10 passamos em Senegue, mas desviamo-nos para Sabiñanigo (cerca de 6 Kms), uma pequena cidade com todo o tipo de serviços inclusivé loja com oficina de bicicletas (razão pela qual lá fomos).
Na etapa 11 , saímos de Sabiñanigo e voltamos atrás para apanhar de novo a rota em Senegue, onde a tínhamos "deixado".
Na etapa 12 os primeiros Kms são efectuados por um caminho onde só se anda a pé, como queríamos pedalar e não andar a pé saímos desse caminho pedestre em Urdués e acrescentamos uns Kms, mas por alcatrão, até Ansó, onde apanhámos de novo a rota.
Na etapa 15 o track passa na estação dos comboios em Irun.

É aconselhável começar a pedalar cedo por duas razões, evitar pedalar na hora de maior calor e evitar as normais trovoadas ao final da tarde.

Bibliografia aconselhada: "La Travessia de los Pirineos en BTT" da editora espanhola Prames. Livro com a travessia dividida em 16 etapas e com o percurso todo definido através de um roadbook. Além da descrição das etapas, tem informações muito úteis tais como locais para dormir, comer, oficinas de bicicletas, etc ...
 

froids

Active Member
Entretanto já li o teu relato da aventura!
Muito bom! Revi também lugares por onde passei na semana antes, e outros que já conhecia de outras andanças. (também de mochila às costas, etc :wink:)
À semelhança dos tais "maluquinhos" que referes que faziam a Pedals de Foc, também eu fiz essa ruta em solitario e durante 4 magnificos dias...

Aquele Coll del Triador e aquela subida desde Espui (os 12kms que voces desceram) dificilmente me há-de sair da memória :mrgreen:
Tenho que acabar o meu relato doh doh

Mais uma vez parabéns! É/foi uma aventura de respeito!

Abraços
:xau:
 

tlages

Member
froids said:
Aquele Coll del Triador e aquela subida desde Espui (os 12kms que voces desceram) dificilmente me há-de sair da memória :mrgreen:

Acredito bem nisso :mrgreen:
O livro que levei, descrevia essa "nossa" descida como uma descida vertiginosa. Ainda bem que era de bom piso 8)

Abraço e venha lá esse relato
Tiago Lages
 
Top