transmissao 1x10

FCardeira

New Member
Boas pessoas,
Tenho uma trek superfly 5 2016 que tem de origem transmissao 2x10 com cassete 11-36 e na frente 36t-22t.
Cheguei a conclusão que não uso o prato 22t na frente.
A minha questão é, vou retirar o prato 22t da frente e claro também tiro o shifter e o desviador, e vou substituir o 36t por um 34t narrow wide. Necessito de mudar também a corrente? Ao colocar um prato mais pequeno terei que tirar elos a corrente?

Obrigado
Cumprimentos
 

camponubla

Well-Known Member
Antes de nada mira o post de "considerações....1x10, 1x11" poderá tirar-te algumas dúvidas.

A conversão (ao meu ver) não é assim tão directa. Tens de ver entre outras coisas; se o desviador é de caixa curta, média o comprida, se o mesmo tem ou não embraiagem (shadow plus se é da shimano), se ao tirar os pratos 2x10 e por o 1x10 este será compatível com o tipo de fixação à aranha da pedaleira (104 BCD, direct-mount, etc), etc.

E tens de ver também se com o 34T a frente e 11-36 atrás perderás muita velocidade ponta e se esse facto é importante para ti ou não....mas acho que perderás e muita velocidade! E também subir encostas com um 34T a frente e 36 atrás......meu deus, deves ter umas pernas!!

Acho que antes de nada, tens de analisar bem a relação ideal para ti (prato-carretos)

Tens esta web que te pode dar alguma ideia em relação às diferentes combinações: http://gears.mtbcrosscountry.com/#26I1I1
 

gfrmartins

Active Member
Nunca usas o 22? Sobes tudo com o 36x36? ***** que pernas ou então não tens feito grandes subidas

De resto concordo com o camponubla, tem em conta as especificidades que ele disse.

Já existem aqui uns quantos topicos com essa alteração podes retirar mais informações
 

seagate

New Member
Sinceramente vê se é o que queres e quais os benefícios que vais retirar da conversão, para além do óbvio ganho de peso.

Eu estava a ponderar converter a minha 2 x 10 para 1 x 11. No entanto experimentei a de um amigo, e no meu caso não gostei. Prefiro a 2x 10 e por enquanto não irei mudar.
 

ruiki

Member
eu tinha 2x10 e 11-36t. decidi experimentar a conversão para 1x10. Comprei o prato 34t oval da absoluteblack e o kit de conversão da cassete, com dois carretos (um de 42t e outro de 16t). se não fosse o prato de 42t atrás, confesso que só com 36t teria que fazer muitas subidas a pé, o que para mim deixaria de fazer sentido tal conversão. Mas pernas há muitas e algumas com mais força que outras. quanto ao que já foi referido em termos de velocidade de ponta, é óbvio que esgota facilmente a descer. mas pessoalmente não é coisa que me incomode, porque a descer quero é descansar as pernas :) como já alguém disse, cada um tem que perceber as suas necessidades. Se não se faz subidas com muita inclinação e se não se quer abrir muito a descer, 11-36 atrás e 34t à frente chega bem. Mas para quem tem que subir muito e/ou pedalar muito a descer, não será grande ideia. A subir, vai ter certamente que desmontar e a descer vai pedalar em falso. espero ter ajudado
 

uerba

New Member
boas pessoal, actualmente na minha bike tenho 2x10 mas quero converter pra 1x10. que me dizem da relaçao 34t e atrás 11x42..
 

uerba

New Member
Não minha opinião optaria por 34t-11x46...
nesse caso teria que mudar o desviador e nao queria estar a investir num. no fundo minha duvida é no prato que de meter 30,32 ou 34. no post acima meti 34 porque no site onde vou comprar a cassete tinha um 34 a bom preço. obrigado
 
Top