Transmissão nova 1x11 Dúvida

klaser

Well-Known Member
Eu achava que os XT de caixa longa permitiam essa cassete, achei que se media pelos tipos de caixa. neste caso até permitiria um monoprato de 38T.

Shimano
Longa = 45d
Média = 33d
Curta = 28d

Assim sendo parece arriscado.
Não confundir a capacidade do desviador, que por outras palavras é a capacidade que o desviador tem em esticar mais ou menos a corrente, consoante a diferença que podemos ter no sistema entre os pratos maiores e os carretos maiores e depois ao contrário, ou seja, se temos um prato X e um carreto maior Y temos de ter um determinado comprimento de corrente ,mas depois com o prato mais pequeno ( ou monoprato) combinado com o carreto mais pequeno o desviador tem de conseguir esticar a corrente para não ficar lassa.... Por isso quanto maior a caixa do desviador mais ele vai conseguir compensar....
Outra coisa diferente é o numero de dentes do carreto maior que o desviador é capaz de lidar....
 

mack1

Active Member
Pois, confusão minha então. Está-se sempre a aprender. Sempre achei que o comprimento dos desviadores estaria ligado à capacidade da transmissão.
 
Alguém tem experiência com o grupo Sunrace 12s?
Não estou para já a pensar trocar, quero primeiro gastar a minha transmissão e na devida altura logo penso no assunto. Mas vi por acaso online e queria saber se já há opiniões formadas
 

klaser

Well-Known Member
Há dois tipos de cassetes SRAM, para cepos tipo XD q são diferentes e também para cepos "normais" ditos tipo shimano... Uma indicação de grande probabilidade da cassete ser compatível com cepo shimano é o menor carreto ser de 11 dentes ( ao contrário, de 10 dentes é sinal de incompatibilidade)... É ver nas especificações,mas como disse cassete SRAM 11 alguma coisa tem tudo para ser de cepo convencional
 

m.r.f.

Active Member
E porque não Sram NX? Os preços não são equivalentes?
São equivalente mas o sunrace é mais leve e talvez seja superior.
Eu diria que em qualidade estará entre o NX e o GX.
Também tenho visto. Mas a ideia que tenho é que a cassete sram não é compatível com os cubos convencionais shimano certo?
O NX é compatível porque o menor carreto começa com 11 dentes.
Essa escolha foi por causa do cepo ou por outro motivo?
Certamente relação preço/peso.
 

mack1

Active Member
Também aproveito para perguntar se mudar de 9x2 para 12x1 é um processo complicado que deveria ser feito em oficina, ou se por outro lado comprando as ferramentas certas se é uma mudança que se consiga fazer em casa, incluindo a mudança da pedaleira?
Assustei me um bocado com o preço das mudanças em lojas comparativamente com os preços on-line, estamos a falar quase do dobro. Respeito muito o trabalho alheio, no entanto se for " fácil " arriscava a fazer em casa.
 

ruy tejay silva

New Member
eu tinha um pedaleiro xt, de 2 pratos e aproveitei apenas para um prato. a cassete sunrace teve a ver com o cepo que não recebia a cassete sram.
 

m.r.f.

Active Member
Eu também tirei os dois pratos e coloquei só um na mesma pedaleira, mas meti anilhas para centrar o mono prato com o centro da cassete.
 

klaser

Well-Known Member
No XT de 11v (slx tb) é mais fácil porque a pedaleira de 2 pratos e a de só 1 é a mesma, é só tirar ou colocar pratos próprios à vontade....
 
Top