Trabalho de Ourives – Manípulo SRAM X7.0 – 9 Velocidades

pepelento

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Phonix ... ao fim de dois dias (tendo ontem ido dormir às 3h da manhã a tentar arranjar o raio do manípulo :D )

CONSEGUI! (bolas, e hoje já são 2h30m)

Um misto de trabalho, pesquisa e sorte à mistura, lá consegui.

fitty77, se ainda tiveres os manípulos e quiseres ajuda, avisa ;)

Basicamente a dica fundamental foi a dica do nfh, o problema é quando a mola está como a minha estava, quase feita num 8...

Bem, agora a ver se dura :) e a deitar que amanhã o patrão não perdoa :D
 

RUI VENTURA

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Parece que os X9 já devem vir com esse defeito. Depois de ter notado o manipulo traseiro com dificuldade em voltar à posição normal quando colocava mudança, resolvi desmontar por completo para limpar e lubrificar. Na montagem, graças a este tutorial, foi fácil voltar a enrolar a mola que é a parte que mais paciência requer. Por ainda não ter as respectivas capas e cabos para substituir não sei se o trabalho ficou a 100%.
Só não consegui perceber o porquê de lixarem o parafuso da alavanca de aluminio, como aqui já foi referido, lixar como??
Parabens pelo tutorial postado
 

nfh

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Não lixas o parafuso, lixas o casquilho onde o parafuso entra (lixas por fora).
A razão é muito simples: esse casquilho acaba por ficar áspero com o desgaste produzido pelas impurezas que se infiltram. Ao ficar áspero, tende a prender o movimento de rotação da alavanca.
Se lixares um pouco com lixa fina, acabas por alisar o casquilho e a alavanca já roda livremente.
 

RUI VENTURA

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Obrigado nfh
não tinha atingido, lol. E fui eu ourives durante anos, ehehe
Quando fizer a montagem vejo se hà necessidade de o fazer
 

Marco Nunes

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Boas.
Como já se sabe que com o passar do tempo todo o sistema de mudanças tende a desgastar-se (principalmente cabos e bichas), uma ou outra vez, desmonto cabos e bichas, verifico se vale a pena substituir, ejecto um pouco de óleo para dentro dos manipulos de mudanças (1º WD40 ou Bala-Redex e depois óleo lubrificante em spray), um pouco de óleo nas bichas e cabos e ........... 5*****. Por acaso fiz isso há pouco tempo e fiquei com a mudanças impecáveis.
Apesar de todo o trabalho que o nosso amigo teve com o manipulo SRAM, no final fez um muito bom trabalho. Espero que tudo tenha ficado impecávelmente bem montado e funcional.

Fiquem bem.
 

R.Peres

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boas pois estive a ver este enorme trabalho pois esta magnifico. venho perguntar uma duvida, no shifter x9 da pedaleira quantas voltas da a mola do manip de meter, pois esta na pagina 4. eu tento meter mas se for muito apertada nao consigo, ou entao estou a fazer mal e nao consigo encaixar
 

jmdcfigueiredo

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Esse óleo nas bichas e cabos não me parece muito aconselhável Marco, pois isso fica a trabalhar muito bem assim que pões o óleo mas após duas ou três voltas começa a entrar pó (que entra sempre...) e agarra-se ao óleo formando uma massa que te vai comprometer a suavidade na passagem de mudanças.

Desaconselho vivamente esse tipo de procedimento e para ter a transmissão o mais suave possível devemos trocar as bichas quando começam a mostra sinais de desgaste (trocar as bichas completas fica em 7/8 euros...)
 

tokage

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Boas pessoal,

tou com o mesmo problema nos X9, o mais grave ainda é que a bike tem perto de 3 meses ainda não os fez loool... eu como so meio artista meto mãos a obra e desmontei tudo e com ajuda do poste montei, agora tenho e uma grande duvida, so verifiquei que não funcionava montado na bike e com o cabo metido nas bichas não me lembrei de ver se com o X9 fora se trabalhava em condiçoes, no fim de desmontar e fazer todas as artimanhas aqui ditas funciona mas com o X9 na mão quando vou a montar com o cabo nas bichas fica pouco melhor já n sei mesmo o que fazer, alguem tem mais aguma dica? o cabo tenho de o trocar as bichas acho que são novas de maos para ja terem desgaste.
 

antoniojcramos

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Muito bem! E ando eu a procurar esta informação em sites estrangeiros, quando neste tipo de desenrascansos o Tuga é o mais capaz!

Valeu
 

jjen

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Está um espectaculo este tópico.
Mas eu tenho uma questão: para o X9.0 os processos são iguais?
Eu tive a infeliz ideia de desmontar o meu X9 e já não o consegui montar, não perdi nenhuma peça, estão lá todas, mas é completamente impossivel segurar aquelas molas.
Peço por favor amigo se possivel, uma indicação de montagem do X9.
Já consultei o sitio da SRAM mas não encontrei nada.
Obrigado
 

kreatorz

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Boas,

Quando desmontei o meu X9 segui este link , o segredo está na colocação da mola inferior.

Conclusão: umas horas perdidas mas consegui montar o maldito shifter, que foi entretanto trocado por uns X0 rotativos muito mais fiáveis, mais leves e mais baratos.
 

pepelento

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A montagem dos X9 é exactamente igual. Se leres bem o tópico, vês que os que eu montei são os X9. Ficaram e estão 5*.

A parte complicada é sempre a montagem da mola, mas se a meteres na posição correcta, não é tão dificil quanto isso. Tenta montar, se tiveres alguma duvida em particular, pergunta. Existem muitos sitios na net onde ver como fazer, mas acredita que o melhor topico é mesmo este aqui, sei por experiencia propria.
 

Maxado

Member
Viva boa gente.
Eu tenho um problema no meu X7 direito, mas não é igual a esse. A alavanca não fica presa.
O que acontece é o seguinte:
Vou a pedalar no carreto maior de trás e quero reduzir uma mudança (passar pro carreto imediatamente menor).
Carrego na alavanca do shifter e o que acontece é que reduz duas mudanças de uma vez.
De seguida, como é obvio, se carregar pra reduzir outra, não acontece nada, por reduziu duas anteriormente.
O problema é que se eu quiser logo de seguida, voltar a um dos carretos acima (maiores), a alavanca mexe, mas não acontece nada, não puxa o cabo.
Para conseguir voltar aos carretos maiores, tenho que reduzir tudo (ir ao carreto mais pequeno) e depois então subir as mudanças todas até à maior.
Como devem compreender, isto torna-se um bocado complicado em certos terrenos mais acidentados...
O shifter já foi todo desmontado, limpo, lubrificado e montado e não aparenta desgaste em nenhuma peça.
Alguma sugestão sobre o que possa estar a causar isto? Ou como resolver o assunto? Sem ser comprar um novo, claro.

Abraço.
 
T

The_Command

Guest
Bom post.

Também já sofri do mesmo mal, lol levei quase uma tarde mas ficou operacional
 
Boas.

A mim também me aconteceu isso, eu comprei logo uns Sram X.0, depois de os novos terem chegado, repeti imensas vezes o movimento de esticar e soltar o cabo até que ele voltou a funcionar outra vez.

Cumps.
 
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