Teste REAL HT 9,9kg vs FS 11,3kg

wawando

Member
Boas,
Como já foi referido, cada um tem a sua maneira de pedalar e isso tem imensa influência. Eu pedalo muito certinho, normalmente a 88-92rpm e quase não me mexo na bicicleta o que faz com que a diferença de HT/FS se note menos em termos de eficácia de pedalada. Há pessoas que se abanam imenso e/ou têm pedalada mais "martelada" (e não é por isso que andam menos) e nesses casos, imagino que haja diferenças maiores.

No entanto, nas condições extremas que tivemos no transportugal (700km de lama), com tantas horas em piso pesadissimo, é ainda mais importante optimizar tudo, nomeadamente ir utilizando todos os musculos, pedalar em pé, etc.
As horas foram tantas que deu para testar tudo e acabei com a opção de: para responder a "ataques", em piso mais mole, na lama ou quando o peso era lisinho ou alcatrão ter sempre tudo bloqueado. Sempre que era a descer ou rolar com pedra solta, tudo desbloqueado, para descansar o rabiosque.
Quando um gajo tem que fazer 15000m de acumulado e vê bikes com 8.5kg (menos 3kg que a minha) dá que pensar...
Abraços!
 
Last edited:
Excelente teste, simples e directo ao que interessa.

Eu pessoalmente acho que o peso só existem dois locais onde se nota bastante, o primeiro é nas rodas que é o mais importante sem sombra de dúvida, e o outro é na suspensão, onde em trilhos técnicos que temos de puxar a frente bastantes x para passar obstáculos e mudar de linhas várias x ai sim noto e muito.

No entanto a rolar o peso já não têm assim tanta importância, tem muito mais uma suspensão bem afinada e as rodas com a pressão certa do que tudo o resto, e a grande maioria nem sonha o que é ter uma suspensão bem afinada e teima em usar pneus com pressões elevadas pq pensam que assim rolam melhor...
 

RTC

Super Moderador
No entanto a rolar o peso já não têm assim tanta importância, tem muito mais uma suspensão bem afinada e as rodas com a pressão certa do que tudo o resto, e a grande maioria nem sonha o que é ter uma suspensão bem afinada e teima em usar pneus com pressões elevadas pq pensam que assim rolam melhor...

:sabichao::sabichao::sabichao:
:yeah:
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

o único contra que vejo nas FS, é no que diz respeito à manutenção (revisão ao amortecedor, rolamentos/casquilhos). Se esquecer-mos este (important€) ponto, FS,(não esquecer que há FS, e FS....), é sempre melhor.... ainda há dias, veio a minha epic de fazer manutenção ao amortecedor, vinha com ar a mais, numa volta de 70km, senti imediatamente. FS bem afinada, = a mais horas de "saúde"/gozo a cada pedalada. ;)
 
Last edited:

Mr.sa

Active Member
Eu mudei à duas semanas para cá para fs, com um quadro da cube(ams100 shpc race 2014) que comprei, fiz uns upgrades, em termos de selim, espigão e guiador, e meti um fox float rp2(2007) que me arranjaram(apesar de inicialmente querer meter um ctd kashima de 2014, que se calhar mais tarde pode ser que entre na mesma, para ter tudo a bloquear no guiador, mas ainda não sei).

Eles meteram-me mais pressão do que era recomendado pela fox, mas disseram-me que naqueles amortecedores convinha e a verdade é que ele fica a roçar o bottom out do curso em algumas ocasiões.

Se um modo climb teria mais vantagens que o propedal firm(que é o que o amortecedor está metido para), não sei, mas também sou um ciclista de evitar ao máximo me abanar ou mexer nas subidas.

Ela está a pesar 12.2kg's(tamanho 23" xD), coisa que tirando as rodas de 1900 e muito quase 2000(dtswiss x1800) e uns pedais mais leves que os m520, não resolvam. Quando vier os próximos meses, será isso a mudar.

A análise? Bem... vindo de uma ht, e indo logo fazer o mountainquest no dia a seguir a ter montado, perdia-me completamente em saber como descer... ás vezes descia melhor sentado, outras em pé, e dei 2tralhos, porque em alguns sítios ficava indeciso em descer em pé ou sentado e pumba eheheheh

Agora nada a haver. Conforto então uiiiiiii, coisa do outro mundo. A subir não me parece que perca rendimento, mas mal o terreno fica mais escorregadio ou saltitante, agarra que é uma coisa brutal, o pneu derrapa muito menos vezes. Diria que se perder alguma coisa para a HT, será em terrenos lisos e certinhos e no desgaste a subir(isto para aquelas HT leves, porque a minha pesava 11.8kg xD), mas se calhar compensa no que poupa o ciclista a descer e a rolar.....
 

SeteGu

Active Member
Também só vejo uma desvantagem: pr€ço e manut€nção, ou seja, €€.

Para mim as HT só ganham (eventualmente) em terreno liso... mas pessoalmente não gosto muito desse tipo de BTT/Ciclocross.

EDIT: Eu troquei de uma HT com 100mm de curso e 11,9 kg para uma FS com 140mm/150mm de curso e 13,5 kg e não notei grande perda de rendimento.
 
Last edited:

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Passei de uma Trek Superfly 9.6 de 9,7kg para uma Scalpel 3 carbon de 11,2kg e prefiro a FS mas uma coisa e certa 1,5kg nota se em todo o sitio, a descer, e subir e a rolar.
Mas tambem se me aborrecer de andar a puxar pelos 11,2kg sempre posso voltar a andar com 9,7kg pois tenho as 2 ha ha ha
 

SeteGu

Active Member
Esqueci-me só de acrescentar que as rodas, no meu caso, são exatamente as mesmas. O peso extra é só do quadro e alguns periféricos (guiador, avanço, etc...). De resto até o equipamento é igual.

Agora peso à parte... as diferenças são mais do que muitas.
 

Mr.sa

Active Member
Eu não não a diferença do peso, até porque é mínima 400-500gramas, e o ciclista entretanto perdeu bem mais que isso.

Noto é a diferença entre andar na fininha e nesta, raio do trator!!!!
 

wawando

Member
Agora é que vamos ver a diferença real. Vendi a Scalpel e agora tenho uma f-si team. A principal razão é para experimentar e, claro, os eur vs peso... No outro dia fui experimentar a bike de um amigo que pesa 9kg e bati o meu tempo numa subida lixada em sintra (4 caminhos-monge) sem ir mesmo a fundo. Como tinha vendido a Scalpel e não queria investir uma fortuna, decidi experimentar a versão ht levezinha. Vamos ver o que dá!!!
 
Last edited:

Medroso#78

Active Member
Boas,

para as voltas domingueiras (voltas pequenas), uma HT, é TOP. Relativamente à scalpel, no caso da "antiga"(1ª versão da 29er), que deve ser a que tinha, diga-se de passagem, geometricamente falando, é um trambolho daqueles........ irá, naturalmente, sentir uma ENORME evolução. ;)

A nova sclapel, totalmente redesenhada, muito parecida com a epic, já é um outro assunto. Mas lá está, será sempre mais pesada que uma HT.
 

wawando

Member
Sinceramente não sinto essa diferença de geometria. Felizmente tenho a possibilidade de experimentar imensas bicicletas. Antes de comprar a Scalpel experimentei (e bem) a Epic e gostei mais da Scalpel por ser mais reactiva. Lá está cada um com a sua preferência, por isso é importante experimentar...
O mesmo entre a f29 e a f-si, não noto nenhuma diferença gritante (bikes com o mesmo peso). Pode ser que com o tempo perceba essas difrenças...
Claro que da Scalpel para esta noto as diferenças, são muitas, começando pelo peso e sua distribuição até HT/FS.
Até agora (incluindo uma voltita de 6h a andar bem) as diferenças que noto são menores do que esperava. Onde a HT é mais cansativa é claramente a rolar com pedra em que na scalpel ía sentadinho no sofa e agora é preciso mais atenção. A descer surpreendemente não noto dif.
 

Medroso#78

Active Member
....compreendo o que nos diz!! Mas, lá está, quando estamos inclinados para um lado, podemos testar mais "1000" que, mais NENHUMA nos satisfaz. :p
Com o tempo, aparecem versões atualizadas, modelos novos, com geometria "milagrosa" (só nos comparativos, pq na realidade... :p ), a partir daí, a nossa parte psicológica fica alterada de tal forma, que a que temos, deixa de nos satisfazer...... toca a trocar.... e voltamos ao circulo vicioso (enquanto é novidade, é que anda.... parece que passamos a andar o triplo). :D
 

Jocas22

Active Member
quando se experimenta as coisas a maior parte das vezes temos os resultados que desejamos ter, influenciados pelo psicologico, um pouco mais de adrenalina na maquina que gostamos mais. Pra mim o peso faz sempre diferenca ainda pra mais se for numas rodas. Andavamos todos de FS se nao fosse o problema dos euros, pra ter uma com o mesmo peso de uma HT tem de se gastar muito dinheiro e quanto mais baixo o peso mais a diferenca se acentua. Uma FS com 9kg é coisa proibitiva.
Pra quem tem todo o dinheiro do mundo, ok. Pro resto dos mortais nem sao coisas que se comparem.
 
Já eu vendi a minha F29 sub10kg para ir buscar uma Scalpel Si quase de 11kg :D
Tenho a certeza que mesmo com mais um 1kg vou ter mais vantangens, principalmente nas provas por etapas e pisos duros.
 
Top