Teste Contra-Relógio

Cândido Morais

New Member
Oi Match ,
Considerando a tua FCmax 180 , pode ser mais alta , e como o limiar anaerobico é +/- 90% daria 162 , o que bate certo com os teus valores ,

Em relação a eu ter 44 anos e ter fcm alta , e uma fc em repouso entre 45 e 50 dependendo do meu estado de forma ,
varia de pessoa para pessoa, e um bom atleta não tem que ter uma pcmax alta, mais importante do que isso é a capacidade de recuperação.
O Paulo poderá explicar melhor que eu não tenho muito jeito para escrever .
 

match

New Member
Ok
É que estranhei a diferença muito grande da sua FCM 195 com a da formula, que em tese seria 176.
Com relação ao Limiar, acho que deve estar mesmo nos arredores de 162.
Fiz uma prova longa, 5:30h, e até estranhei andar tanto tempo, quase duas horas no Limiar e muitas vezes bem acima.ra cima.
Exagerei, e daí pra frente, na segunda parte da prova, foi caindo a pulsação em função do cansaço, e no geral creio que não passa de 162.
É a primeira prova longa que faço. Eu deveria ter ido de leve desde o começo, no máximo no Limiar, andando na boa, e daí eu consegueria manter o mesmo ritmo no restante da corrida?? Ou seja, qual a estratégia pra Maratona??
Em princípio a idéia era essa, mas o pessoal em geral pisou forte e eu acabei entrando na onda, no clima de competição.
 

wayken1

New Member
Boas
Tive aqui a ver o topico e descobri que hoje fiz um treino muito parecido...
No entanto deu me resultados um pouco diferente e as condições idem aspas...
Comecei por aquecer em plano durante os tais 20 min e depois fui para a pista de Loulé. Ai, com mais alguns companheiros fizemos 30min entre 36 e 40km/h e depois abrandamos um minuto e fizemos o mesmo durante 20'. O que achei de estranho foi me dar me'dia de pulsação das partes a puxar 162bpm. Achei mt estranho pois eramos apenas 3, a puxar durante 3 voltas cada. Os dados do treino (todo) foram: 150bpm (max 186bpm) media de 30km/h, cadencia media 106, temp 14, alt 118.
 

reivax

New Member
Boas pesoal...fiz hoje o teste do Contra-Relógio e estou surpreendido e bastante agradado! É impressionante como bate tudo certo sem ter que gastar dinheiro em testes complicados para conseguir treinar minimamente em segurança, por com testes deste sim, passamos a treinar em segurança e é escusado alguns virem para aqui dizer que deve-se procurar aconselhamento e que é um erro treinarmo-nos nós próprios.Quando o objectivo não é sermos campeões Nacionais, sigam estes "posts"que o Paulo aqui nos deixa, e a ele mais uma vez obrigado por ainda não ter desistido de nos ajudar a todos apesar das adversidades. E peço a quem não vai á "bola/BTT" com ele, que nem abra os tópicos dele, porque assim evitavasse textos desnecessários.Passo a contar a minha História:
Comecei a treinar há uma semana, e como todos o anos faço, procurei saber qual a minha FCmaxima, para apartir daqui poder traçar as zonas de treino, porque eu não acredito nas formulas matemáticas e tento encontrar a FCM é no terreno. Ontem fiz um teste que pensso já ter visto ser descrito pelo Paulo que consiste em pós um aquecimento de 20m começar a aumentar a intensiade durante cerca de 3 minuto até atigir quase o máximo e após estes 3 minutos fazer um sprint que quase nos faça chegar ao esgotamento fisico, e aí fiquei a saber que a minha FCMax. era de 185pm. Segundo a formula de Karvonen e outras a minha FCMax. era de 195pm(220-idade). Por haver uma diferença tão grande entre as formulas matemáticas e a do terreno hoje fui fazer o teste do contra-relógio, para ver a fiabilidade deste e para saber se o meu max. é mesmo os 185 ou os 195. O resultado do teste foi:
-20m de aquecimento sem passar das 130pm.
-30m de contra-relógio, sempre a dar o maximo mas sem abusar ao inicio para poder aguentar bem o teste.
-Pulsação média durante o teste de 166pm.
- o percurso onde o teste foi feito era completamente plano, alcatroado e apenas com algumas curvas de 90º.
Conclusões:
- O meu max. é mesmo os 185pm, porque se 166 é o meu Limiar anaerobico, e este dásse aos 90% da fcmax., então os 100% é as 185pm.
- Já posso treinar com mais confiança e segurança, ao contrário do que muitos dizem, e vou voltar a fazer este teste que é relativamente simples, daqui a 1mês ou 2 para ver a evolução da FCMax., sim porque esta varia ao longo da época.
- Não se fiem nas formulas matemáticas, estas podem levar-vos ao Overtrainning, embora sejam uma pequena ajuda para quem começa a treinar, porque com uma margem de erro de cerca de 11pm dão-nos a FCMax..

Cumprimentos a todos e boas festas!
 

match

New Member
Vou fazer esse teste de FCmaxima, mas nao sei se é simples assim, 3 minutos e 1 sprint. Receio que sempre não forçamos até onde deveria, até por medo. Li algo a respeito de um Teste de Campo, mas não me lembro onde.
Normalmente, parece que a trendencia é que a FCmax da formula dá menor que o real, mas no seu caso deu maior, e numa diferença considerável, às margens das diferenças de 10 pra cima ou pra baixo da formula 220-idade.
 

wayken1

New Member
Reivax, a formula da FCmax e' mais ou menos certa, o problema que reparaste foi que so chegaste às 185ppm. No entanto, e supondo que atingiste esse valor a rolar tens de te lembrar que nesse aspecto, o passar do vento te arrefece, o que faz baixar as tuas pulsações. Se, pelo contrario realizasses o mesmo esforço, mas a subir, verias as tuas pulsações a subir desse valor, pois aí o passar do vento é menos intencisvo.
Mas as formulas nao sao 100% certas, variando de pessoa para pessoa.
 

reivax

New Member
Boas, obrigado Wayken1 pela dica, mas não sei se será muito valida no meu caso embora seja verdade que a subir devido á menor deslocação de ar, a FCMax. sobe! E digo isto porque o primeiro teste que fiz, o de prai 3m a puxar gradualmente com sprint no final, foi feito em rolo, ou seja, sem vento, logo os 185 já é a FCMax. kitada até com o facto de não haver vento, e pronto esta depois veio a confirmar-se com o teste do contra-relógio. Já o ano passado a minha max. também era 185...com 24 anos, espero ter 40 e continuar nos 185! :)
 
Top