Tendinites

David R

Member
Após duas tendinites em dois anos, resolvi postar algo acerca deste inferno:

"Tendinite é uma doença ocupacional resultante da inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo).
Em consequência, esta condição afecta pessoas que dispendem muito tempo realizando uma mesma tarefa (...).
A tendinite provoca dores muito fortes e pode resultar em incapacidade física (...).
Uma vez que a tendinite é uma condição de difícil tratamento, uma prevenção eficaz é a melhor solução. As medidas preventivas mais aconselhadas incluem a realização de pausas frequentes no trabalho e a diversificação de movimentos realizados.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tendinite"

Apenas vou falar das que tive, as causas e tratamento.

1º - Em inicio de Janeiro do ano passado fiz um treino de 5h durante um dia que nao parou de chover e cair granizo, ao chegar a casa a tremer, alongamentos nem vê-los doh. No dia seguinte tinha uma dor aguda na parte anterior do joelho, no tendao rotuliano (por baixo da rotula). Continuei a treinar até que tinha tantas dores que tive de vir para casa a passo de caracol. No dia seguinte mal era capaz de dobrar a perna. Tomei anti-inflamatorio para isto melhorar para continuar a treinar, afinal tava em Janeiro e tinha de treinar como deve ser. Com o treino só piorei.
Fui a um massagista que me diagnosticou a tal "tendinite rotuliana". Fez um tratamento á base de infra-vermelhos, ultrasons, correntes electricas e massagem. Houve melhoras, mas sempre que tentava treinar a dor voltava. Isto durante uns 20 dias.
Até que resolvi investigar o que se passava :sabichao:. Já sabia que tinha muito pouca flexibilidade nos Isquiotibiais e através duma cadeira que tive chamada Cinesiologia (estudo do movimento) descobri a CAUSA.
Devido a um encurtamento dos Isquiotibiais, a bacia foi "obrigada" a fazer anteversão (puxada para a frente), alongando o quadricipede e pondo o tendão sob stress. Isto porque tanto os diversos musculos do quadricipede (vasto interno e externo, recto femural e crural) como os Isquitotibiais se inserem na bacia, mas em sitios diferentes, e se um encurta o outro alonga.
Ou seja, o tratamento que estava a fazer apenas tava a tratar o SINTOMA e não a CAUSA. Fiz um plano de flexibilidade e fiquei bom. De notar de cada vez que me esquecia de fazer alongamentos após um treino puxado a dor voltava.


2º - Este ano apesar de ter feito uma pré-época bem estruturada tive de ser operado aos seios nasais a uma polipose extensa pois não conseguia respirar. Após uma paragem de 22 dias voltei aos treinos com calma em final de Janeiro. Contudo, num dia em que tive um exame de Faculdade não pude levar a bike para Lisboa e para não perder um dia de treino fui treinar atletismo em corta mato, fazendo 1h e 10 minutos com series. No dia seguinte doia-me o joelho, na parte interior estendendo-se á própria rótula e pensei "devo ter batido com o joelho em algum lado". Fui treinar e ainda me estava a doer a rótula mas continuei, até que com tanta dor fui para casa. No dia seguinte pior ainda.
Fui a um massagista que me diagnosticou tendinite na asa lateral que liga ao ligamento interno. Após uma série de 3 tratamentos (iguais aos do ano passado) e me ter dito que estava bom voltei a treinar, mas ao fim de 1 hora tive de voltar para casa. Voltei aos tratamentos e após 2 semanas e alguns dias desde o 1º a dor estava melhor, mas continuava, não me deixando treinar.
Resolvi ir a outro massagista para ter uma 2a opinião. Após uns 3 minutos viu o que se passava. Tinha me lesionado no Costureiro (que se insere na parte interna do joelho) mas não sentia. O problema é que não estando esse musculo a trabalhar como deve descompensa nos ligamentos da rotula provocando a tendinite.
Ou seja, mais uma vez estava a tratar o SINTOMA e não a CAUSA. Devido á paragem por causa da operação, houve uma atrofia dos musculos que envolvem a rotula. Não havia problema desde que treinasse na bike, só que com aquele treino de atletismo (choque na articulação) o caso muda de figura.
Agora estou a fazer um reforço desses musculos fazendo treinos em natação e de isometria e sinto-me bastante melhor. Além disso o tratamento de infra-vermelhos e ultrasons é estendido ao costureiro. Contudo o treino de bike teve de ser suspenso até estar a 100% do tendão.

Com isto pretendo que todos que tenham uma tendinite descubram em 1º lugar a causa, pois o sintoma ve-se a olho nu. Tratando a causa erradica-se o problema, se tratarem apenas o sintoma apenas o atrasam.

Falem também das vossas para aprendermos uns com os outros
Saudações
 

filks

New Member
boas

bem eu ja tive essa dor na pre-epoca este ano e no ano passado tambem a tive, mas como nao te aconteceu a ti, a mim a dor passou e ate agora nao deu mais sinais de vida, mas agora que falas nisso parece que a dor esta a voltar neste momento :D loool

epa mas 2ª feira a ver se vou ao massagista.eu no ano passado quando fui ao massagista ele disse-me logo que era uma tendinite e mandou-me comprar voltaren em ampolas para fazer uma tratamento qualquer marado, mas depois a dor passou e ainda tenho o voltaren em casa.

abraço
 

terrivel28

New Member
Boas,

Eu já estou parado desde o Natal. Estava a começar a pré época e como estava muito frio e Chuva o que é frequente aqui para os lados do Marão optei por não ficar parado e fui fazer umas séries nas escadas do meu prédio. Como me senti bem com as 10x80degraus nessa mesma semana repeti a dose, na semana seguinte comecei a sentir dores muito fortes na zona da Rotula. Andei assim a forçar mais algum tempo, como a dor não desapareceu fui a um ortopedista e ele mandou fazer uns exames. Os exames não acusaram nada e eu fiquei a pensar que isto tem de ter alguma coisa. Foi então que recorri a um Terapeuta e que me diagnosticou uma inflamação no Tendão Rotuliano e aconselhou a paragem de exercício do joelho.

Estou um pouco angustiado pois a competição está mesmo aí à porta e ainda nem recuperei.

Já estou em tratamento à duas semanas se tudo correr como previsto ainda esta semana vou começar a rolar.

Espero estar de volta o mais breve possível.

Boas Pedaladas,
 

David R

Member
Mais desenvolvimentos:

Após tratamentos de Ultrasons e Infravermelhos no costureiro sinto-me bastante melhor, mas ainda não tive "ordem" do fisioterapeuta que me está a tratar para voltar a treinar na bike, pois a recuperação é bastante lenta.

Entretanto ponho aqui os exercicios que tenho feito na piscina:

- Andar o mais naturalmente possivel com água pelos ombros
- O mesmo mas com uma prancha submersa (bem mais dificil)
- Andar rapidamente sem prancha, mas com mudanças de direcção rápidas
- Encostado lateralmente e com mão a agarrar o bordo da piscina com barbatana na perna lesionada (que fica do lado externo) fazer extensões até fazer ângulo de 90º com o tronco (10x's)
- O mesmo mas com a perna a partir de trás (como se se tratasse dum remate de futebol), atenção que é para flectir a articulação do joelho quando fizer o balanço
- De frente para o bordo da piscina e a agarrá-lo bater as pernas com força, mas atenção, não é fazer batimento de Crawl, é para flectir as pernas fora de água e batê-las de seguida na água (3 x 15segundos)
- Com algo que vos faça flutuar na cintura (atar um "chouriço") fazer 15metros de "Skipping", sem tocar com os pés no chão (2 x's)
- 100m de estilo livre para relaxar.

Estes exercicios foram-me prescritos pelo Dr. José Luiz Pedroza, do Centro Desportivo de Fátima, 5 mestrados e doutoramento em Medicina Desportiva.
Alguma dúvida quanto aos exercicios digam
 

David R

Member
Depois de 2 semanas a fazer fisioterapia voltei lentamente a treinar na bike, começando com "voltas" de 30min com mudanças leves. Sem esquecer o reforço muscular no quadricipede.

De referir que é impressionante a diferença de massa muscular de uma perna para a outra (a lesionada está com muito menos massa muscular que a outra).

Por isso é que as tendinites demoram muito tempo a curar e são um ciclo vicioso. Tens de parar para reduzir a inflamaçao, mas com isto vai haver atrofia muscular, e por isso vai haver uma sobrecarga no tendão. Além disso no dia a dia a perna não lesionada vai ter uma compensaçao "destreinando" a outra por não haver deslocamentos tao simples como subir degraus.

Agora já faço "treinos" de 1h30min mas o ESSENCIAL é ganhar hipertrofia na perna lesionada com "leg extension", tanto com as duas pernas como só com uma, ou pedalar só com a perna esquerda num curto espaço de tempo.

Tambem fiz um plano de flexibilidade bidiario, não esquecendo o tricipede sural (gemos e sulear)
 

terrivel28

New Member
Amigo o meu caso está mais complicado, fiz 17 sessões de fisioterapia e aparentemente já tenho o tendão recuperado agora tenho de esperar que a cartilagem recupere.

Também tenho os músculos da perna direita atrofiados, agora vou começar a recuperação muscular, mas primeiro tenho de ser avaliado pelo Fisiatra.

Estou a tomar um suplementos de Sulfato de Glucosamina e Sulfato de Condroitina para o endurecimento da cartilagem.

Ao mesmo tempo tenho feito alguns treinos de natação e cerca de 20minutos de BIke no ginásio.

Não estou muito confiante que recupere a cartilagem do joelho o mais certo é o abandono por completo.

É com grande tristeza que escrevo esta ultima frase.

As melhoras e vê se voltas porque o BTT(XCO) está a fica sem atletas de referencia.
 

paulosilveiro

New Member
Um pouco "OFF TOPIC" (se quiserem apaguem...

Presumo que sei o que estás a tomar... não sei se sabes qual a história... mas uns senhores gajos aperceberam-se que os carangueijos não sofriam das articulações, e desde essa descoberta começaram a estudar o assunto até que descobriram que era devido a essa "substrancia"... foi ai que "inventaram" esse medicamento... os médicos sempre andaram um pouco reticentes a prescrever isso... mas, lá vão aceitando...lol
 

terrivel28

New Member
O medicamento que estou a tomar é o OPTIMUS
E não é comparticipado, perguntei ao médico se havia algum que fosse e ele disse que este Suplemento não tem comparticipação.

Obrigado pela atenção
 

Franck

New Member
terrivel28 said:
O medicamento que estou a tomar é o OPTIMUS
E não é comparticipado, perguntei ao médico se havia algum que fosse e ele disse que este Suplemento não tem comparticipação.

Obrigado pela atenção

Como Sulfato de glucosamina tens o Viartril S que é comparticipado
 

terrivel28

New Member
Davide desculpa estar a fugir um pouco ao tema principal, mas todo este problema deve ter uma ligação.

1º um distúrbio muscular do quadríceps (Vasto interno)
100px-Vastus_medialis_muscle.png

2º O distúrbio provocou um desalinhamento da rotula
3º Desgaste da cartilagem
E por fim com ou pouco de carga a mais o tendão também sofreu.

Agora só me resta esperar, vou começar um trabalho de recuperação muscular numa clínica de fisioterapia.

Estou também a recomeçar na Bike muito devagar e tenho feito alguma Piscina.
 

David R

Member
Exactamente, é isso mesmo terrivel28. Tambem estou a tomar o Joint Fuel da TwinLab que não é mais do que Glucosamina e Coindrotina. Tenho feito muito ginasio com o leg extension para aumentar a massa muscular da perna esquerda (lesionada) pois estava com menos 1,5 cm de perimetro que a direita.
Tambem fiz umas series com o Fernando Duarte, sim aquele que é o tal "empastilhado" mas que anda bem a época toda, fizemos media de 38km/h ja a contar com aquecimento e retorno a calma.

Contudo tenho de fazer sempre reforço muscular da perna esquerda ate que o fisioterapeuta me diga que já chega.

O que noto mais é uma certa falta de solidez no joelho, e para isso tenho feito um treino de propriocepção. Passo a explicar:

Numa plataforma instável (Mini trampolim por exemplo, tanto os que se usam em ginastica ou em aulas de body jump) equilibrem-se só com a perna esquerda, e quando o equilibrio estiver adquirido, comecem a flectir a perna (para dificultar o equilibrio). Para dificultarem ainda mais, fechem os olhos. Este trabalho vai aumentar a solidez do joelho.

Abraço
 

BExpert

New Member
O terrivel28 tocou aqui num assunto que me desportou a atenção, o desalinhamento da rótula... A minha questão é a seguinte como é que se pode detectar se estamos a sofrer desse problema? porque tenho verificado que com o desenvolvimento da massa muscular (sobretudo dos quadríceps), quando tenho as pernas flectidas, parece que tenho a rotula de lado, no entanto com a perna esticada está tudo normal...

Ja agora gostava de saber técnicas para prevenir esse distúrbio :wink: a unica coisa que faço são uns bons 10 a 15min de alongamentos...
 

terrivel28

New Member
O meu desalinhamento foi detectado com um TAC ao Joelho com Contracção Muscular, que provavelmente tem ligação com o musculo k referi.

Quanto à forma como prevenir o distúrbio muscular na Pedalada, devemos ver o alinhamento do sapato de encaixe. O quadricipede é o musculo responsável pelo alinhamento da rotula uma vez o pé mal colocado(desalinhado) pode provocar um desenvolvimento instável do quadricipede. No meu caso foi o vasto interno k perdeu massa muscular e já estava a criar desgaste na cartilagem da Rotula.
 

Pedro_Carvalho

New Member



Bem, a ver pelos sintomas que aqui falam passo pelo mesmo (tendinite nojoelho). No meu caso, 8 mil km este ano sem nunca ter tido qualquer dor deste géneroe ao terminar um treino de 30min de rolo fui correr 6km em alcatrão (refira-seque foi a 3º vez na minha vida que corri e levei umas sapatilhas novas).

Ao começar a correr, principalmente a descer senti logo umas picadas no joelhodireito mas como não eram dores muito fortes continuei. No dia seguinte asdores impediam-me de subir e descer escadas. E não eram dores musculares.



Quandopedalo, não sinto que a dor resulte da força para pedalar mas sim do movimentoque faço com a perna.

Isto foi há 3 semanas e depois disso pedalei 4 vezes e em todas elascheguei em sofrimento a casa, nas últimas acabei mesmo a pé. Fiz uma de 70kmmas o resto foi de 20km pois a dores não deixavam continuar. A última volta foiontem depois de 5 dias sem pedalar pois já não sentia dores. De facto ate ao km15 não senti e pensei que já estava melhor, mas apartir dai foi um pesadelo.



Ando desde há1 semana a tomar o OPTIMUS.

Uma
das questões que gostava de saber era onde foram e saber serecomendam algum médico na zona de Coimbra.


Gostava ainda de saber quanto gastaram com os tratamentos.Bem sei que o custo nestas coisas vale a pena mas preciso de ter essa noção.


Obrigado
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Tendinites no joelho, é algo que não tem prazo de cura... é com o tempo. Eu já tive uma, fiz de tudo para antecipar a cura, o que resultou foi "esquecer" a bike por uns tempos.... fazia natação, umas caminhadas e tal.. para reforço muscular.

O que me provocou essa maldita tendinite, foi a má posição dos cleat´s dos sapatos, que me faziam pedalar muito com a ponta do pé.... esforçava demasiado o joelho/tendões. ;)

Votos de rápidas melhoras.
 

mlouro

New Member
Pedro, o ano passado andei com os sintomas que referes, picadas a pedalar e dores nos dias seguintes maioritariamente a descer escadas, mas também sentando, especialmente quando tinha os joelhos flectidos.

Primeiro fui ao médico de família e fiz exames.. detectou tendinite, mas não me souberam aconselhar sobre como resolver (repouso completo a mim só me fez pior).

Depois fui um oesteopata, que me detectou problemas semelhantes ao 1. do David R.. também tinha problemas de flexibilidade (fazia 0 alongamentos) e um desequilíbrio na bacia fazia o quadricípite do lado direito a puxar a rotula mais para cima provocando desalinhamento e consequentemente dores. Fiz umas 3 sessões e os exercícios de alongamentos recomendados e notei melhorias de sessão para sessão,.

Entretanto fui também a um ortopedista especialista em lesões no joelho, que sem ver os exames e apenas como o toque no sitio certo (ou errado), detectou 3 tendinites, uma no joelho esquerdo e duas no direito, e me recomendou fisioterapia e andar mais vezes de bike durante a semana, mas com menos carga.. fiz 5 sessões de fisioterapia, que ajudaram a acelerar a recuperação e tenho pedalado sem restrições desde então, ainda que por vezes tenha alguma moínha, mas nada incapacitante.

Tal como o Medroso, também penso que a posição dos cleats causou danos.. e alterei também algumas coisas na bike. Coloquei os cleats o mais para trás possível, troquei de sistema de encaixe dos pedais (para a marca Time) para ter mais liberdade de movimentos e não forçar o pé a ir sempre na mesma posição, e coloquei pratos rotor (que entretanto deixei de usar).

Sinceramente não posso apontar uma coisa apenas como a solução, acho que foi o conjunto delas, mas sem dúvida que posição correcta dos cleats e alongamentos como deve ser são essenciais para prevenir e recuperar deste tipo de situações.. por outro lado a fisioterapia e a osteopatia dão-te alguns ensinamentos para perceberes se há um desequilíbrio e fazeres os exercícios correctos e na fase crítica penso que sejam o melhor a fazer.

Em termos de custos.. faz as contas a 40€ a 50€ por consulta.. mas aconselho primeiro um especialista para confirmares mesmo se é tendinite ou algo mais grave.

Boa sorte!
 

Pedro_Carvalho

New Member
Obrigado pelas respostas e pela ajuda pessoal.

Desde o ultimo post não andei mais de bike e marquei consulta de medicina física e reabilitação num especialista. Esta marcada para dia 19 pelo que darei feedback depois.

O estranho e que mesmo parado o joelho nunca esta conforavel. Esta sempre a moer ainda que levemente.

Estas coisas assustam e muito quem gosta tanto deste desporto...vamos ver.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

A mim só acontecia a pedalar. Aos domingos de manhã à hora habitual da malta se encontrar eu acordava.... as lágrimas vinham-me aos olhos mesmo sem eu querer.... foi uma fase difícil para mim.. quando fiz BTT pela 1ª vez fiquei totalmente apaixonado pela modalidade, era extremamente triste para mim, após 1/2 dúzia de dias de me ter iniciado mais a sério no BTT, com bike novinha bla bla bla, ver os outros pedalar, eu nada.... isto durou mais de um ano... durante esse tempo fiz sessões de fisioterapia, inúmeros exames, consultas em tudo que era médicos, reforço muscular, enfim.... nem quero relembrar. Quando recomecei, principalmente os primeiros km tinham que ser muitos calmos para aquecer bem.... por isso sei muito bem o que sente. Tente não pensar muito nisso, e arranje uma alternativa ao BTT.. umas caminhadas, se possível alternando com corrida pelos mesmos locais por onde costumava pedalar, de certeza que irão ajuda-lo a passar melhor esta fase. :)

As mais rápidas melhoras, e já agora boas festas para si e todos os seus.. ;)
 

Pedro_Carvalho

New Member
Medroso#78 o sentimento que tenho é mesmo esse…custa emuito.. com a diferença de que eu nos últimos anos devo ter estado 40 dias sempedalar no máximo.. é o meu escape, o que mais gosto de fazer.
Como prometi aqui vai o feedback da consulta:
Antes de mais tive num especialista de medicina física queor coincidência é também betetista o que ajudou e muito a explicar e aaconselhar o que devo fazer (alem de ser medico claro). Após alguma analise aotoque chegou a conclusão de que o que tenho é Sindrome Femuro Patelar. Pelo queme informou é uma lesão que demora algum tempo mas é possível recuperar.
Amanha irei fazer um Raio X e marcar 15 sessoes defisioterapia. Segundo o medico o motivo que me levou a esta lesão foi o factode ter abusado nas voltas e depois ir correr quando não é normal faze-lo. Ofacto de ter as pernas muito treinadas para pedalar faz com que a adequação nacorrida tenha feito pressões na rotula que não são normais.
Além disso irei tomar uma espécie de voltaren administradopor impusos eléctricos segundo percebi.
Poderei pedalar mas muito em cadência e sem esforço. Mas sóo vou fazer daqui por 3 ou 4 semanas, não quero arriscar.
Daqui por 1 mês ou menos caso melhore colocarei aqui ofeedback.

 
Top