Taça do Mundo Nissan XCO 2009

BExpert

New Member
paudesilva

Dou-te um conselho, experimenta fazer uma zona muito técnica em ritmo de treino, seja ele calmo ou de alta intensidade, ou até mesmo passar la picado com uns amigos, e depois tenta passar nessa zona em prova e diz-me que diferença notas...

Pela minha experiencia, e pelo meu gosto de conduzir em zonas técnicas digo-te que em treinos passo mais rápido pelas zonas técnicas do que em prova, será que desaprendo alguma coisa nos dias de prova? ou será que é o stress da prova e o medo de não caír para nao comprometer a prova, que me leva a perder 1 ou 2 segundos numa descida mais técnica do que em treino, em que se cair o mais que pode acontecer são umas escoriações...? Agora diz-me como axas que devo ir limando estas arestas, continuar a treinar mais e mais em zonas técnicas? ou treinar essa técnica em situação de competição...? Ambas as situações são importantissimas mas só em competição podes treinar para competição.

Abraço e boas pedaladas
 

prodriv3r

New Member
Na minha humilde opinião, acho que o grau técnico dos circuitos das principais competições devia ser mais exigente, para que os atletas possam adquirir um traquejo mais elevado em competição, não basta só ter pernas, um atleta na vertente de XCO tem que ser completo, para poder dar o máximo, mais que tudo é preciso estar á vontade no terreno.
Mas é o que temos!
Mas gostava que os circuitos fossem mais trabalhados e não aproveitassem só os estradões já existentes no local.

Abraços para o pessoal
:lol:
 

alexmg

New Member
Eu tambem concordo...

A minha preferência é por pistas mais técnicas, quanto mais técnicas e mais duras melhor. A pista de Castro Marim, considero que seja técnica e sobretudo MUITO DIVERTIDA. Mas é uma técnica bem diferrente desta pista que se viu em Offemburg. Temos tambem a pista de Avis!!! que é uma pista bastante técnica e que pessoalmente tambem adoro, infelizmente este ano não houve. Esperemos que a sua substituta esteja à altura.

Boas pedaladas
 

Splinth

New Member
Logo por ai vem a dureza e técnica da pista de offenburg...
O David cá ate agora tem feito todas as provas de forqueta é porque a dureza e técnica das pistas não e assim tão grande.....

Cumpz

André Cunha
 

crosseiro

New Member
Boas a todos,
quanto á prestação dos portugueses no BTT Internacional realço:

1- os juniores têm mostrando bom poder físico e técnico, estando no bom caminho. No entanto em nada se pode projectar ou especular de um júnior, ainda muita progressão falta para atingir o nível exigido em elites, aparecendo ao longo desse duro caminho muitos travões, quer da parte psicológca, física intrínseca (atleta que pára de evoluir ou não evolui como deveria, típico em juniores demasiado treinados), lesões, mais concorrência (muitos mais se aplicam em Elites, tornando-se profissionais). Portanto aos 3 jovens atletas juniores que se têm mostrado ultimamente desejo-lhes uma boa progressão, no entanto não acredito que todos farão 10º ou 18º lugares nos mundiais de Elites como fizeram em Juniores, não se iludem!!! Ainda falta muita barba.
2- Temos Elites de qualidade mas que apresentam lacunas importantes e difíceis de colmatar: não estão habituados a competir contra concorrência a sério (com todo o respeito em Portugal só 2 ou 3 elites é que têm um VO2max nos píncaros, os restantes nem podem sonhar em pedalar ao lado dos estrangeiros). As nossas provas de Cross são pouco exigentes, isto é, a título de exemplo, considero o Luis Pinto como provavelmente o atleta com mais poder físico em Portugal, no enanto falta-le técnica! Só pode corrigir isso a competir lá fora e só lá fora. Acredito que fará um óptimo campeonato do Mundo de Maratona, no entanto no Cross é difícil obter bons resultados sem uma técnica exemplar. Os Elites nacionais mais dotados tecnicamente levam com 5 ou mais minutos nas provas menos exigentes do Leão Pinto ou do Tiago Ferreira, portanto fisicamente não estão preparados!! Um tipo que não consegue a roda de um Tiago Ferreira ou Leão Pinto não pode querer pedalar ao lado de estrangeiros em que o nível é altíssimo, com andamentos que cortam a respiração ao L.Pinto ou T.Ferreira.
3- Como o nosso campeonato e pistas são fracos, só estando numa equipa mais importante, em campeonatos mais sérios, é que se esperará progressos. Aconselho os nossos melhores Elites e Juniores a tentarem a sorte lá fora, por mais que lhes custe! Um tipo que queira jogar Basquet a sério tem que ir para os Estados Unidos, um tipo que queira pedalar em Cross a sério tem que ir para Espanha, França, Itália, Suissa, Holanda!!! Não me digam que quando os atletas vão a Espanha até fazem bons resultados, porque em Elites conseguem ficar pelo menos a 5 minutos do vencedor! Eu bem sei, eles partem de trás, mas mesmo assim! Os juniores ainda são novinhos, só em elites é que se pode comparar o nível.
4- OS nossos Elites têm poucas condições paa serem profissionais a tempo inteiro, prejudicando a maior parte das vezes o descanso, parte tão importante como o treino.

O BT está a crescer, no entanto a um ritmo que não nos pode permitir um atleta nos JO 2012, sejámos realistas, a diferença de ritmo e técnica é notória.
Desabafo, não quero tirar força a quem a tem, só quero que as pessoas se apercebam da realidade para realmente se aperceberem que a mudança de atitude é necessária.
 

nmb

Member
alguém que ajude a descobrir onde estão nesse clip os nossos juniores. cores dos jerseys e tal. agradecido.
 

Cazusa

New Member
boas

eu vi agora o video e identifiquei logo os tugas :mrgreen:

o 1º a passar é o Ricardo Marinheiro aos 28 segundos de video!!

o 2º é o David Rodrigues k aparece entre os 30 e 32 segundos um pouco escondido

e por ultimo o Mario Costa entre o 41 e 42 segundos!!!

os jerseys sao kuase na sua totalidade brancos e em algumas partes com as cores nacionais e os calções axo k sao vermelhos com um pouco de verde e branco!!


abraco
 

Sev

New Member
Nesse clip tens Ricardo Marinheiro aos 28 segundos, David Rodrigues aos 32 segundos e o Mário aos 41 segundos. Mas a qualidade está fraquinha, pouco se ve :roll:
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Um bom júnior augura melhor futuro que um mau júnior, mas evidentemente sabemos que muitas condicionantes podem fazer de um bom júnior um mau elite, ou mesmo um não elite, isso depende da massa do homem por trás do júnior, da sua tenacidade e perserverança, mas também do meio que os rodeia e da força e motivação que este meio lhe dá para continuar sem desistir.
Se os nossos júniores lutarem até ao limite e se mantiverem assim eu sei que serão elites muito fortes em termos internacionais mesmo, pois não há que esquecer que estes resultados e outros que o Ricardo já fez antes, foram conseguidos contra os melhores do Mundo que já no 1º ano de júnior conseguiram top 5 nas Taças do Mundo e nos mundiais e europeus, são atletas que prometem muito, alguns deles com condições e em equipas que nem em sonhos nós temos, como a Merida junior Team, uma especie de balão de ensaio e formação da Merida na Suiça que tem como mentor o Ralph Naeph que nós até chamamos os ralfezitos, com atletas já na equipa principal a nascerem deste projecto ou a SwissPower do Frishnet que forma sempre 1 ou 2 super cracks tendo neste ano o Roger Walder e outros muitos exemplos.
Um bom júnior será sempre, se bem acompanhado e MOTIVADO, um bom elite, e deixo como exemplo os 3 últimos campeões do Mundo de XCO em júnior: 2006 -Mathias Fluckiger, hoje apenas 2 anos depois na equipa de fábrica da Trek... Thomas Licshter, 2007, atleta profissional de uma equipa média que faz toda a Taça do Mundo e que nesta prova partindo do final fez um excelente 65º lugar, na zona dos Fumic... Peter Sagan 2008, primeira prova anteontem em Ofenburg como sub-23 mas já como atleta profissional da Canondale de fábrica ao lado do Marco fontana e do grande Roel Paulissen... outros mais até ao 4º a 5º lugar neste últimos 3 mundiais estão a correr a taça do mundo, uns melhor outros pior... o Inaki lejarreta foi campeão do mundo e hoje está onde está... o Absalon foi campeão do Mundo júnior... e etc.

Ser um grande júnior nestes países acima mencionados é meio caminho andado para o sucesso desportivo porque lhes dão condições e motivação apoiando-os...
...aqui deve-se fazer o mesmo e parar com o discurso fatalista que sempre mandou os putos para fora disto... o David Rodrigues, o Mário Costa, o Ricardo Marinheiro, o cadete João Leal são míudos com classe mundial, e devem pensar apenas assim: foi a dar forte sem olhar para o lado a perder tempo a tentar descodificar as teorias dos velhos do restelo, que o Sagan está na Canondale e o Fluckiger na Trek, duas crianças autenticas que não têm barba ainda, quem vir o fluckiger vê um menino de 15 anos quase, mas eu ví-o a correr no 1º ano de subs à doida sempre no máximo à procura do lugar ao sol, sem pensar o que seria na próxima encarnação... sem pensar se será bom ou mau, se vai conseguir ou não, apenas pensando e sonhando que pode ser o melhor do mundo e dando tudo para que isso aconteça... Portugal tem que mudar a forma de ver as suas crianças do desporto, para daqui a 4 anos ter homens muito fortes nas pernas, que estes 4 serão sem dúvida, mas que saberão negociar todas as curvas e drops do circuíto internacional... espero que estes míudos percebam que podem chegar lá também... um vai até ao fim, pois nunca desde míudo ouvíu um dos milhares de velhos do restelo que sempre zumbinaram nas suas orelhas a dizer que "não vale a pena", senão já tinha desistido há muito, pois tantas vezes já lhe deram o discurso derrotista... poucos, muito poucos lho deram o de vencedor e que pode ter o céu se quiser... e se calhar o acreditar dele, tem levado outros jovens a acreditar também... agora que as máquinas estão a rolar, as crianças estão a mostrar o que vale o novo Portugal do BTT, não comecemos novamente com as dúvidas para baralhar a rapaziada, eles devem é dar forte e ir até ao fim do arco-iris para ver o que há lá... o resto é conversa de quem nunca correu atrás do sonho, ficou-se pela segurança de não arriscar para não ter nunca que se sujeitar a perder... acho que estes 3 júniores têm a mente dos tenazes que correm atrás do que querem até ao limite, mas sempre é bom conter o negativismo... sim, porque se não vierem daqui os homens do BTT, acho que todos já percebemos que não virão dos actuais elites, que me perdoem mas acho que está à vista de todos, até porque continuo a achar que se os míudos estiverem maduros podem ir a Londres, senão, para ficarmos mal falados nos jornais da Bola, mais vale nem ir...

Pena tenho é que na próxima prova... em Houffalize, numa pista que faz parecer Offenburg uma pista rolante, onde quem estiver maduro cái mesmo, como pude ver entre várias coisas que tenho sobre esta prova, num video espectacular da prova do ano passado com tantos atletas a cairem que parecia aquelas filmagens de DH... pista de loucos mesmo, vejam os videos e sigam a prova do próximo fim de semana que aquela é a melhor prova do Mundo do XCO... pena tenho que o David não esteja lá, pois naquele circuíto, com o kitt de unhas dele, aliado à brutal forma fisica que apresenta nesta fase, tenho a convicção que podia ainda chegar mais longe que este 10º lugar e levar o BTT em termos de apoio ainda mais longe e com isso arrastar outros atletas, como o Ricardo já fez nos 2 últimos anos, com os seus resultados internacionais a abrirem estas portas que estavam fechadas há anos, mas infelizmente, e por falta se calhar de mais gente que como eu FORÇASSE a porta mesmo com força e exigisse mais atenção de quem de direito, ... ele não vai... ficamos todos a perder, no imediato e no futuro pois é mais uma oportunidade que ele perde para evoluír mais, aprender mais e conhecer mais, e é mais uma oportunidade que o btt perde de conseguir um pódio numa prova de topo, pois nesta altura infelizmente o Ricardo não consegue estar ao nível sequer do seu pior no ano passado, e apenas o David naquela pista em que a técnica vale mesmo lugares podia mesmo puxar por todos nós, pois nenhum atleta português consegue andar em Houfalize mais rápido que o David ou o Ricardo em condições de saúde, pois alí vale mais ter 100 cavalos e conseguir mete-los no chão que ter 400 e ser um Ferrari que naquele terreno fica logo atolado e atascado aos piões sem aderencia!


Cumprimentos e saúdo este debate sobre os nossos pobres circuítos, com opiniões de gente ilustre como os 2ºs ou 3ºs melhores elites nacionais, os nossos colegas de forum Ivo Santos e o Alexandre Guilhoto, homens de pódio que pedem mais nível neste aspecto, masi que não seja para se divertirem mais, pois até nisso estas pistas são enfadonhas e apeas de sofrimento físico... só não o fará, só quererá manter, quem realmente prefere, pelas condicionantes intrissecas, que as pistas sejam assim...
paulo marinheiro
 
Top