Taça de Portugal XCM#1 - Maratona do Centro (Leiria) 20-03-2011

jorgeklx

New Member
Sem duvida, a maratona mais exigente que fiz nos últimos 2 anos... Não pelos km ou subidas, mas sim pela pedra, maldita pedra, nunca desaparecia, tun, tum, tum, fiquei todo achocalhado... Foi a minha primeira vez na taça, mas posso dizer que gostei bastante do convívio e de haver sempre pessoal, por perto, nunca vamos a pedalar sozinhos é impressionante.... Quanto a organização, apenas tenho a dizer que no ultimo single, mesmo antes de entrar no alcatrão, estava lá um drop grande, onde um colega se espalhou, que acho que devia estar melhor sinalizada, ou alguém a avisar.... Por falar nisso alguém sabe como é que o rapaz ficou? Sei que os bombeiros iam a caminho com a maca, por isso subentendi que seria grave.... Abraço a todos, e boas pedaladas....
 

Espigão

New Member
Criticas à partida, criticas à falta de água, atletas em mau estado... já parece mais do MESMO...:roll:

Bem... só quero desejar as melhoras ao amigo Rui e a todos os outros atletas acidentados e agradecer a atenção da Organização para com a minha situação de não ter conseguido participar. Tive pena mas para o ano há mais...

Parabéns aos vencedores e vencedoras!;)

Cumprimentos

Hugo
 

anafonso

New Member
Boas...
Pela 2º vez participei nesta maratona e mais uma vez tenho de dar os parabéns à organização...a maratona é espectacular, com percurso para todos os gostos e muito bem assinalada...eu sei que às vezes é complicado verem os avisos nas zonas de perigo quando se vem a uma velocidade considerável, mas os avisos estavam lá, inclusivé no último drop antes d entrarmos no alcatrão...
Quanto à Água, eu fui uma das pessoas que sofri bastante entre a ZA1 e ZA2 com a falta da mesma..e mais sofri quando cheguei a ZA2 e não havia água..mas meus caros, porque é que em vez de criticarem a organização, nao criticam os participantes que usam a água literalmente para tomar banho e refrescar as pernas como eu vi muitos a fazerem logo na ZA1? È inadmissivel, eu também sofri bem com o calor e mais sofri com cãimbras a partir dos 20/25 km mas nao foi por isso que tirei 3/4 aguas nas ZA para beber 1 e despejar 2/3 pelo corpo abaixo...a falta de consideração de alguns atletas é notória nestas alturas..já para não falar dos muitos atletas que arrancam para estas provas sem um bidon sequer...
Para a mim a maratona nao correu da melhor forma, depois da época passada, mas por culpa minha que não treinei o mesmo que o ano passado (para nao dizer que não treinei nada lol) e por isso as caimbras começaram bem cedo..mas consegui chegar ao fim, em sofrimento, mas cheguei..agora resta-me treinar mais para nao me voltar a acontecer o que aconteceu ontem...
Mais uma vez os meus sinceros Parabéns à AirBike...e para o ano cá estaremos novamente :D
 

jmmribeiro

New Member
Boa tarde a todos,

pela 2.ª vez na Maratona de Leiria e este ano sem quedas (o ano passado tive que ser operado por fractura da clavicula). Abordei a prova com alguma ansiedade, mas sobretudo com muito concentração. Gostei do percurso e não tive problemas de água, dois bidões à partida, reabastecidos na ZA3 e ainda cheguei com água ao fim. Quando na meta pedi uma água senti que a menina me queria "impingir" um RedBull, mas depois lá deu a garrafita, mas não imaginava que seria por falta de água. Acho que a organização para o ano deve anunciar o que é o almoço, pois se eu soubesse que eram fritos não tinha ido. Se não consumo fritos em casa sou obrigado a fazê-lo no final duma maratona?
Excelentes marcações, bons trilhos, muita adrenalina, uma boa manhã de BTT.

As melhoras para os acidentados e que regressem depressa.

José Ribeiro "Power".
 

Narciso Magalhães

Active Member
Eu queria aproveitar para dar os parabéns aos meus amigos Miguel Macedo (júnior de 1ºano) e Nuno Montanha (cadete de 2ºano) que mesmo saindo da última box da promoção alcançaram, respectivamente, um fantástico 3º e 11º lugar na meia-maratona.
 

Espigão

New Member
E já agora, dou também os meus parabéns ao colega de Equipa Claudio Trancadas que na sua estreia em Maratonas, alcançou um 2º Lugar Elite e também partindo da última box.

Este pessoal está a andar muito... ou é o raio do PDI que já começa a chatear... :lol:

Parabéns a todos!

Cumprimentos

Hugo
 

Dario Teixeira

New Member
Sempre gostei deste evento organizado pela Airbike. Raramente tenho reparos a fazer. Este ano talvez tivesse faltado mais um abastecimento líquido entre o Km 56 e 75 devido ao calor que se fez sentir.
Conseguir realizar um evento destes com esta moldura humana é obra. Fico satisfeito por saber que esta equipa vai organizar a Etapa de Manteigas (atenção aos abastecimentos líquidos pois lá aquece que se farta).
As melhoras para os acidentados.
 

Saionap

New Member
Amigo MMTS,
o companheiro de que fala pertence à minha equipa... Deixo aqui algumas palavras dele:
Pois é pessoal, aqui vos trago uma foto da minha roda que ficou completamente desfeita na maratona do centro no passado domingo, em que sofri um acidente muito feio. Isto tudo se passou ao km 10 numa pequena descida em alcatrão que dava acesso a um single track. Como todos os outros ciclistas que iam a parar por causa do engarrafamento eu fiz o mesmo, infelizmente um outro ciclista não o fez da mesma forma vindo embalado da descida e apenas utilizou os travões em cima de mim sem tempo para parar a bicicleta. O resultado disto tudo foi a roda completamente desfeita (apenas se aproveita o cubo e alguns raios), o capacete partido, o selim que ficou sem uma pequena parte da esponja, os oculos que ficaram todos empenados, o disco de travão que ficou bastante empenado que nem tem maneira de o amanhar e por fim a suspensão que tambem empenou na parte onde se aperta a chaveta... Em relação ao corpo, está tudo bem, nem com um arranhão fiquei graças ao facto de estar quase parado como todo o outro pessoal ao contrario do outro ciclista que partiu a clavicula e o tornozelo e ainda abriu um golpe no joelho bastante fundo (imaginem a velocidade do ciclista).
A unica coisa de bom que esta maratona teve foi o facto de ter partido na meta e ter estado um pouco á conversa com um dos grandes senhores do ciclismo portugues, Vitor Gamito :)
É pena ainda haver pessoas com falta de mentalidade e com aquela ganância GIGANTE de quererem ultrupassar mesmo onde nunca haveria possibilidade de o fazer...

O atleta que embateu na roda dele sofreu alguns problemas... Segundo o que pude apurar partiu a clavícula, tinha várias feridas no corpo e o tornozelo estava feio, muito feio...
São situações desnecessárias que acontecem por inconsciência de alguns de nós. Posso dizer-lhe que as rodas têm sensivelmente 2 meses
 

Saionap

New Member
Quero desde já agradecer a um companheiro que, depois de me ter esquecido dos óculos (Spiuk brancos com lentes azuis espelhadas) no balneário masculino, os entregou ao segurança que estava à porta!
Fico muito satisfeito por saber que ainda existem pessoas sérias neste mundo! Agradeço à alma caridosa que se acuse :D
MUITO OBRIGADO ainda poupei uns euritos!
 
V

vader

Guest
Precurso muito bom,marcações muito boas, abastecimentos muito maus, almoço péssimo.
Contabilizando tudo,acho que foi das piores organizaçoes da airbike.
 

DMPN

New Member
Boas, eu fiz a meia maratona e gostei do percurso, bem durinho, o que realmente não gostei foi o que aconteceu com a minha namorada.
Ela este ano correu como federada e partiu lá na frente, logo nos primeiros 200mt, em alcatrão e a descer a uns 40km, foi atropelada pelo outro participante, atropelada visto que ele vinha de trás e bateu-lhe tendo ela ido pelo alcatrão raspando a perna e o braço.
Lá se levantou e seguiu prova, ao fim de uns 2 km, começou a sentir muitas dores, não conseguia fazer força para pedalar, mas lá fez a maratona até ao fim.
Chagada da maratona, e cheia de dores, lá foi tomar um banho e fazer 2h30 de viagem.
Chegados a casa e as dores sem aliviarem fomos ao hospital, resultado tem uma fractura/partido o cóxxis.
Agora são uns 8 dias de repouso, no mínimo.
Isto tudo teria sido talvez evitado, digo eu, se o outra atleta tivesse um pouco de mais cuidado, visto que ela ia em linha recta e ele é que veio por trás e levou-a á frente literalmente.
Com isto não estou a dizer que o fez propositadamente como é lógico, não seria certamente a sua intenção, mas o que é certo é que aconteceu.
 

Sigma Octantis

New Member
Quem criou os links esqueceu-se de os testar, seguem os links correctos para as classificações da maratona dos não federados:
http://www.airbike.net/images/stories/Organizacao/2011/T1/Classificacoes/Maratona_Geral.pdf
http://www.airbike.net/images/stories/Organizacao/2011/T1/Classificacoes/Maratona_Escaloes.pdf

Relativamente à prova acho que foi excelente e a organização estava bastante boa!
A organização só pecou na falta de água, especialmente na ZA2. A desidratação não é brincadeira!
Tenho de agradecer ao velhote que me forneceu a água do poço!

Abraço a todos e as melhoras aos acidentados
 

jorgemmiguel

New Member
"Boas!!
Estive a apoair a organização na realização do evento e fico algo triste quando vejo como são feitos alguns comentários no que diz respeito à distribuição de água. Tratando-se de uma prova com grande nível de exigência fisíca e técnica terá de ser acompanhada de igual profissionalismo, quer por quem a organiza quer pelos atletas e respectivas equipas de assistência e é por isso que por mais água que houvesse esta nunca iria chegar. Passo a explicar: Entre outras coisas vi atletas a solicitar água nos pontos de abastecimento e imediamente usarem-na para se refrescar!!! Verifiquei também que muitas das equipas de assistência nem sequer para elas próprias traziam água, exigindo, nas zonas de assistência, que a organização lha fornecesse ao desbarato!!! Por outro lado outras houve que chegaram, fizeram o seu trabalho e partiram sem dar nas vistas. Parabéns! "

Tal como o meu colega na citação anterior, também colaborei na organização, nomeadamente no reforço de água às ZA e efectivamente existiu um momento entre 5 a 10 minutos no qual não consegui chegar a tempo com o reforço de água necessária para os atletas à ZA2. Esta situação verificou-se quando existiam entre 30 a 40 atletas em prova nesta zona. As minhas sinceras desculpas a estes atletas e concerteza será uma situação a rever no futuro.
 
Top