Suporte V-Brake nos Quadros - Porque não?

David R

Member
Alguem me explique o porquê das marcas tirarem os suportes de V-brake nos quadros (pelo menos de alta gama). :evil:

Se é algo que não faz com que os quadros fiquem muito pesados não percebo porque é que nos tiram essa opção? :grrr:

Quase todas (senão todas) as marcas tiraram o suporte, e para atletas que não gostam de travão de disco como é?
 

CAlves

New Member
Eu particularmente não gosto de disco, mas eles dizem que as escoras superiores ficam menos frageis e perdesse peso no quadro... tretas... (perdesse no quadro ganha-se nas rodas...).
Acho que as marcas se tivessem os dois modelos v-brakes e disco vendiam mais. por exemplo o mondraker podium é um optimo quadro se tivesse apoios de v-brake talvez se vissem mais. :s
cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

a primeira razão é sempre o custo, se a marca fizer sem esses apoios, é menos material e mão de obra necessária, logo fica mais barato e mais fácil de produzir (normalmente os apoios são soldados, e a soldadura pode realmente enfraquecer a zona, mas encarece substancialmente).

Depois vem a questão prática, se os discos são a tendência, para quê deixar lá uns apoios que provavelmente não irão ser usados? Esteticamente a escora fica mais limpa.

Eu acho que é por isso que cada vez mais os quadros só trazem os apoios para os discos. Eu quando compro quadros gosto que tenham os dois apoios, porque nunca se sabe o dia de amanhã e pode ser preciso (momentaneamente) usar um v-brake traseiro, contudo, já existem alternativas tão baratas em termos de discos que facilmente se substitui um sem grandes problemas.

Jepas
 

thor

New Member
Tambem penso que é má politica das marcas venderem quadros só de disco mas em tempo de "lobis" talvez esteja a ser exercida alguma pressão da parte dos construtores de travões de disco e rodas.
Uma bicicleta que leve v-brakes pesa quase menos 1 Kg do que uma com discos , pelo que não é pelo factor peso ,
uns bons V-brakes travão tão bem como os discos (tirando o factor chuva) pelo que pela segurança tambem não convencem ,
Portanto quando for comprar um novo quadro terei que ser obrigado a comprar novas rodas e novos travões .
Podia-se pensar que não haveria mercado para quadros com v-brakes mas penso que em quadros de gama alta há muita gente que prefere um quadro em que pode poupar algum peso e alem disso os discos são feios !!!!
Portanto a unica coisa que se pode fazer é reclamar !
Por isso quando acabar de enviar esta mensagem vou enviar e-mails para todas as marcas que não tenham opção v-brakes a expor o meu protesto pelo facto. Convido todos os que pensam como eu a fazer o mesmo .
Cumps

P.S. Tambem vou mandar e-mails a alguns clubes de btt por esse mundo fora a expor o problema, talvez se houver alguma pressão por parte do publico a situação mude .

P.S.2 De facto é duma prepotencia obrigar as pessoas a comprar o raio dos discos, David R. obrigado por te lembrares desta questão
 

miguelromao

New Member
Jepas said:
Boas,
Depois vem a questão prática, se os discos são a tendência, para quê deixar lá uns apoios que provavelmente não irão ser usados? Esteticamente a escora fica mais limpa.
Jepas

Amigo Jepas,,
Estou de acordo com o que escreveste, mas, JEPAS :roll: até dizeres que é uma questão de prática e os discos são a tendência, eu diria uma tendência forçada obrigando aqueles que não gostam de discos ou por outro motivo qualquer TER QUE COMPRAR DISCOS, não acho bem mas entendo perfeitamente o mercado. :wink:
esteticamente não me afecta é mais uma opção. :D
 

fg

New Member
O problema levantado coloca-se, não só em relação aos quadros como também em relação a suspensões.
Compreende-se que suspensões com grandes cursos estejam apenas preparadas para discos... mas suspensões com 100mm sem opção de apoios para V-Brakes ... lá está outra vez a "ditadura" das marcas....
 

Jepas

Super Moderador
Há que ver isto pelo aspecto evolutivo, ninguém tem saudades do cantilever? Travavam menos que os V-brakes mas era mais leves! E os fabricantes de suspensões (e quadros) que deixaram de ter apoios para a bicha de travão impossibilitando a montagem?

Ninguém tem saudades das caixas de rosca? Eram mais fáceis de ajustar em termos de folga e ajuste de altura do avanço.

Quem quiser v-brakes tem de se sujeitar à oferta, eu também tive de investir quando quis trocar para discos e não foi pouco. Quando troquei da forqueta para a suspensão também: travões, caixa, avanço, etc.

Ainda vão haver muitos quadros compatíveis com as duas coisas, que melhor protesto do que escolher o que tem o que queremos?

Jepas
 

David R

Member
Thor, é exactamente o meu ponto de vista.

Quanto ao facto de evolução, acho que não faz sentido. Os cantilevers eram pouco + leves e o V-brake travava MUITO melhor. Quanto aos discos é outra história, pois são sempre + pesados (fora o peso da roda), bem + caro. Mas enfim, são opiniões e opções.

Protesto é contra a falta de OPÇÃO
 

miguelromao

New Member
Re: Suporte V-Brake nos Quadros - Porque não?

É verdade tudo evolui mas nem sempre para o lado positivo, não é este o caso até porque os discos travam melhor que os v-brakes.
mas chateia andar ao toque de caixa das marcas e ter que acabar por escolher o que eles lançam cá para fora.
Dou-te um exemplo: Jepas, como sabes eu gosto da stumpjumper Pro e só se vende em quadro e só aceita disco, mas como eu sou um gajo torto (v-brakes)) teria que ir para outra marca logo o big S perdia um cliente, chato para caraças (para mim) claro.

agora imagina que amanhã um gajo inventava uns discos com abs e a coisa até resultava, e os quadros ou suspensões teriam que sofrer aterações lá teriamos que ir atrás das marcas e como processo evolutivo tu quando mudasses de hopes terias que mudar de quadro é só gastar €.
pode ter sido um exemplo parvo mas...... foi o que saiu. :mrgreen:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Sou claramente a favor dos travões de disco, as razões são evidentes e as vantagens inúmeras, a única desvantagem que me ocorre nos discos é o peso, mas como não sou nenhum weight weenie não me incomoda.

Os vários posts neste tópico abordam um ponto de vista, o cliente final e utilizador das bicicletas, mas agora vejamos o ponto de vista dos fabricantes:

1) A minha produção é de 1000 quadros por ano, 500 só suportam disco e vendi-os todos, 500 só suportam v-brake e vendi 50, fiquei com 450 quadros que só suportam v-brake para "salgar".

2) 1000 quadros por ano na mesma, todos suportam disco e v-brake, vendi 450 quadros a gajos que utilizam discos, vendi 100 quadros a gajos que só usam v-brake. Não vendi os outros 450 quadros que produzi porque haviam 425 gajos (ou mais) que queriam quadros só com suporte para disco, e haviam mais 25 gajos que queriam só com suporte para v-brake.

Com base nisto, para o ano que vem, na minha produção, em que tipo de suporte de travão é que acham vou "investir" ?

Isto é a tendência do mercado que o Jepas referiu.
Um dado que comprova isto?

Trek Top Fuel SL de 2007 - Com v-brakes
Trek Top Fuel 9.9 ssl de 2008 - só com discos

E por certo encontrarão mais exemplos noutros fabricantes de "bicicletas em massa".
Se estão revoltados contra a tendência dos discos, manifestem-se contra os gajos como eu que gostam dos discos e que até compram quadros e suspensões sem suporte para v-brakes, atenção que não vale ofender nem apedrejar :mrgreen: :lol:

Os fabricantes de massas só se limitam a fazer o que é mais lucrativo e vendável para eles.

Felizmente para nós existem outros fabricantes que se dedicam aos nichos de mercado que gostam de outras coisas que não o que está em voga, o senão desses fabricantes será na maioria dos casos o preço que temos que pagar, vocês podem decidir se o vosso Seven Sola traz apoios só para disco, ou só para v-brake ou para ambos :twisted:

Vão-se mentalizando, os discos vieram para ficar (até que surja algo que os substitua 8) ), mas não se resginem aos discos, procurem viver felizes, e se isso é com v-brakes, cantilveres, ou mesmo uns fantásticos magura hs, então que seja :)

Boas pedaladas.
 

David R

Member
1) A minha produção é de 1000 quadros por ano, 500 só suportam disco e vendi-os todos, 500 só suportam v-brake e vendi 50, fiquei com 450 quadros que só suportam v-brake para "salgar".

Quanto a este ponto de vista estou de acordo. :wink:

2) 1000 quadros por ano na mesma, todos suportam disco e v-brake, vendi 450 quadros a gajos que utilizam discos, vendi 100 quadros a gajos que só usam v-brake. Não vendi os outros 450 quadros que produzi porque haviam 425 gajos (ou mais) que queriam quadros só com suporte para disco, e haviam mais 25 gajos que queriam só com suporte para v-brake.

Aí não concordo porque não conheço ninguem que só quer suporte de disco no quadro. :roll:

By the way, há muita gente que prefer v-brakes por causa da fiabilidade. Usei discos em 2005 e tavam-me sempre a dar problemas (e não eram de baixa gama). Além do factor peso não só pelo disco mas pela roda. 8)
 

Bravellir

New Member
sinais said:
David R said:
porque não conheço ninguem que só quer suporte de disco no quadro. :roll:

eu! :rotfl: :rotfl: :rotfl:

e dispenso por uma questão de estética :wink:

Igual, tb não quero suportes de v-brake para nada. Não vou nunca voltar a usar vbrakes por isso não vejo porque tenho de andar com mais aquele peso no quadro.


Entendo perfeitamente que para quem é adepto de v-brakes este "movimento" da industria é muito penalizador e frustrante. Mas não é a primeira vez que isto acontece e não vai ser de certeza a ultima.
Mas pelo menos, uma coisa é garantida e acho que serve até certo ponto de paliativo. Vão sempre existir fabricantes de quadros e componentes que vão continuar a utilizar os v-brakes. Afinal, mesmo um quadro em cromoly é relativamente fácil de encontrar.
Alem disso, e seguindo a mesma exemplo, os fabricantes que mantiverem produção de quadros com v-brake, vão ser de certeza os melhores e com produtos de melhor qualidade.
O cliente que é adepto deste tipo de produto, não é normalmente cliente de modas ou de "ultima versão", pelo que os poucos produtos disponíveis vão ser robustos, testados e estáveis em termos de mercado ( não vão ter nova pintura todos os anos ).
Vai haver um acréscimo de preço a pagar pela menor dimensão do negócio, é verdade, mas ao mesmo tempo, vai haver uma economia porque acaba a pressão de estar sempre a mudar para a ultima versão. Os Single Digit eram excelentes há uns anos e vão continuar a ser excelentes durante muitos mais anos.
 

P.M.

Member
Boas,

Creio que esta situação depende de dois factores: A evolução da modalidade (em termos do tipo de bicicleta que a maioria procura) e da evolução tecnológica.

Em relação à primeira, o caminho seguido pelas marcas (e em consequência do que os clientes pediam) foi o de bicicletas com mais curso mantendo o peso, mais polivalentes e necessáriamente travando mais. A realidade é que nos ultimos anos (com uma inversão nos ultimos 2 anos com o crescer do carbono, em que o xc voltou a ganhar novo folego) a aposta foi no enduro/all mountain/trail/freeride, onde os travões de disco são uma obrigatoriedade...
E a verdade é que a maioria troca de bom grado 300-500 gramas pelas vantagens dos travões de disco. E se a maioria acaba por preferir os travões de disco, é inevitável que a produção de quadros siga estas escolhas.

A nivel técnologico, é inegável que os discos muito têm evoluido, enquanto que os v-brakes chegaram ao seu limite. O factor peso é cada vez menos distante e menos importante (afinal, muito depende da montagem escolhida). A nivel de preço, existem v-brakes mais caros que muitos travões de disco. A Shimano com o sistema centerlock ameaça acabar com a diferenciação nos cubos e produzir apenas estes, devido à compatibilidade.
Não quero dizer com isto que está declarada a morte dos v-brakes. Apenas que será inevitávelmente uma minoria.
Por muito que custe, funcionalmente, os discos são superiores. E isso é inegável...

P.M.
 

350plus

New Member
Boas pessoal,

Já agora, e aproveitando uma pesquisa que tenho vindo a fazer ultimamente, deixo aqui uma pequena lista de quadros Hardtail XC de alumínio disponíveis para venda em separado, divididos em quadros com apoios para v-brakes e sem apoios. Os preços foram obtidos de lojas portuguesas e lojas online europeias e na sua maior parte são apenas indicativos, pois na realidade variam muito de loja para loja e de país para país.

Com apoio V-brake:

Scott Scale 40 570€
Trek 8500 350€
Bianchi Mutt Alu 420€
Giant XTC Alu 500€
Orbea Lanza 292€
Orbea Scape 472€
Orbea Kilo 755€
Specialized HT M5 995€
Kinesis Maxlight XC2 300€
GT Avalanche 230€
GT Zaskar Team 256€
Viper Scandium 350€
Merida TFS 500 200€
Massi Casta Airlight 355€
Poison Zynkali 200€
Poison E605 250€
Ghost HTX Team Ed. 250€
Salsa Juan Solo Scand. 900€
Salsa Moto Rapido 700€
Massi Z-8 900€
Yeti Arc 1000€
Ridley Scorpion 520€
Steinbach Scandium 730€
Simplon Zion 400€
Nicolai Argon CC 1100€
Rock Machine Blizzard 300€
Commençal VIP Nuts 5 600€
Storck Rebel Race 900€

Sem apoio para v-brake:

Mondraker Podium 427€
Rocky Mountain Vertex 1000€
Kinesis Maxlight Pro2 513€
Kona Kula Primo 470€
Bianchi Oetzi Alu 1290€
Merida Matts TFS 800 250€
Merida Matts Special 250€
Progress Team SL 655€
KTM Race Line 300€
Poison Chromat 449€
Canyon Grand Canyon 900€
Endorfin Speed II SL 1030€
Fusion Slash SL 750€
Corratec SuperBow WC 900€


Embora esta lista não seja de modo algum completa, podemos ver que nesta classe de bikes, há a uma distribuição equilibrada de quadros com apoios e sem apoios, com uma vantagem para os quadros com apoios. Para já ainda há bastante opção se não nos limitarmos ao mercado português. Aí sim existe pouca escolha. Quem quiser uma bike leve para XC têm muitas alternativas de vários níveis de preços.

Nas bicicletas de suspensão total aí é que a escolha é quase nula. Mas sou da opinião que FS com v-brakes não se justifica (e as marcas também!)
 

Giovani

New Member
Boas.

Concordo com Ludos que a questão mercadológica é determinante nessa questão. Um exemplo: a linha 2008 das Scott possui 3 modelos com travões V-Brake (Scale 80, Scale 70 e Scale 60). Para a linha 2009, manteve-se apenas a Scale 80 (que não é vendida nos USA). Todas as outras são a disco e os quadros não possuem suporte para V-Brake (também chamados de "Brake Boss Axles"). Além disso, a evolução tecnológica aponta naturalmente para a evolução dos freios a disco hidráulicos. É só uma questão de tempo para que os freios a disco hidráulicos passem a ter um peso inferior aos meus V-Brakes Shimano XT. Quando isso acontecer, eu troco de travões.

P.S.: a Scott oferece o quadro da Scale 40 para venda separada (e para reposição em garantia) e, ao contrário da versão "stock", nesse caso o quadro é oferecido com suporte para V-Brake. Eu posso garantir isso porque possuo um assim.
 

nasp

Member
Eu sou adepto confesso dos v-braques, sao mais simples de aplicar, reparar, afinar e detesto tambem os quadros que têm os apoios pros discos.
 

tkul

Utilizador Banido
Quando abri o tópico, parece que tinha voltado a 95 ou 96 :lol:

Durante anos... ou mesmo décadas, o sonho de ter travões e não abrandadores foi algo que sonhei. Aqueles dias mais húmidos... ou com lama, e ao travar só ouviamos aquele barulho de lama a lixar as pastilhas e jante!

Hoje em dia, com os preços que se praticam é simplesmente impressionante ainda vermos bikes um pouco acima dos 300€ sem este tipo de travões!
Uns falam em fiabilidade... mas existe algo mais fiável que um travão de disco hidraúlico dos dias de HOJE EM DIA?

V-Brake:

- Roda perfeitamente centrada para ter uma boa travagem
- Limpeza e bom estado da superfície de contacto
- Limpeza das pastilhas
- Lubrificação dos cabos e bichas...
- Lubrificação dos apoios dos V-Brakes
- Afinação do cabo
- Regulação da tensão da mola, para que ambas as hastes se movam simultâneamente...

Discos:

- montar...
- afinar para não tocar no disco
- esquecer........... mesmo que a jante esteja quase num 8!


Ainda falamos de fiabilidade do V-Brake??!?!?!?

Peso???
Epá, estamos a falar de items de segurança e ainda se fala em peso?


PS- Para quem acha o sangramento/mudança de óleo/mudança de pastilhas complicado, deixe para "especialistas"!!!
 
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