[Sugestão] Criação de Secção de AM/ENDURO

Bom dia!

Antes de mais, referir que é do meu intento dirigir-me directamente à Moderação nesta minha sugestão, apenas o faço de forma aberta como tópico e não por mensagem privada por achar de superior interesse a possível participação de outros membros.

Aquilo que venho sugerir passa pela implantação de uma secção de All-Mountain/Enduro, cuja potencial existência se justifica a passos largos pela quantidade de utilizadores praticantes ou em iniciação. Basta uma pequena visita ao tópico Vìdeos e Fotos de Enduro/AllMountain, para se aferir pelo seu tamanho, participação e atualização aquela que será a vantagem da criação de um espaço dedicado à discussão desta vertente do Ciclismo de Montanha. Já existe um fórum concorrente é um facto, mas não é exactamente isso um indicio revelador da dimensão desta vertente? Já para não falar no aumento de tráfego para esta comunidade, possibilidade de abertura e conhecimento do AM/Enduro com outras vertentes, aumento de inscrições ativas, maior informação, redução das duplas inscrições (eu sou uma delas, e ando entre dois fóruns a postar questões similares, sendo que nesta comunidade; têm pouca aderência pois quem percebe delas lhe tem acesso pela ausência da supra-sugerida secção).

Não esqueçamos ainda que a nossa maior abertura e formação permitem agora -mais do que nunca- a expansão de uma modalidade extremamente aliciante para muitos praticantes de fim de semana, que não dispõem de tempo/recursos para maratonas de km's mas ainda assim gostam de fazer umas descidas mais "malucas" aos sábados/domingos de manhã e que estão dispostos a perceber e conhecer melhor o desporto.

Deixo à vossa melhor consideração, e agradeço a atenção e trabalho que dedicam a esta comunidade,
 
Bem escrevido! Eu apoio esta sugestão! Seria mais um ponto a favor do fórum já que também se pedala em AM/Enduro ;)

Cada vez se começa a ver mais malta nestas andanças.
 

José Martins

Administrator
Caros amigos,

A sugestão não é nova e foi já abordada no passado, facto que não retira nenhum mérito à iniciativa do companheiro Filipe_Nogueira.
No entanto, sempre se tentou manter o espaço do FórumBTT com uma estrutura que fosse o menos densa possível. Tal passa por tentar limitar o numero de sub quadros.

Está previsto há algum tempo a criação de uma secção dedicada às bikes de roda 27,5 atenta a participação que teve a de roda 29 e por agora é tudo.
Nestes casos, existe alguma especificidade derivados dos componentes específicos de cada uma, desde quadros, rodas, suspensões, etc. Mas não podemos perder de vista que este espaço é dedicado ao BTT no seu todo. Seguir esta metodologia implicaria criar também uma secção de XC, outra de downhill, depois de bmx, etc, etc. Num instante teríamos "N" sub quadros.

Como diz o Moderador Zykon, o BTT é acima de tudo andar de bike e pedala-se a direito, a descer, quando surgem subidas sobem-se ou contornam-se, tudo se resume a pedalar e retirar prazer disso.
Espero que compreendam as razões desta opção.

Boas pedaladas a todos.
 

mlouro

New Member
Há que respeitar a decisão, mas..

Nestes casos, existe alguma especificidade derivados dos componentes específicos de cada uma, desde quadros, rodas, suspensões, etc.

José, o mesmo se pode aplicar ao AM/Enduro.. sem querer ir para a questão dos quadros (que têm geometrias especificas), espigões telescópicos, guias de corrente, 1x10/1x9, suspensões com bainhas 34/35/36, amortecedores com piggy back ou a mola.. tudo coisas que podem ser aplicados numa bike "normal" claro, mas que na comunidade de AM/Enduro têm uma adesão muito maior.

Como diz o Moderador Zykon, o BTT é acima de tudo andar de bike e pedala-se a direito, a descer, quando surgem subidas sobem-se ou contornam-se, tudo se resume a pedalar e retirar prazer disso.

Acho que essa frase se aplica a todas as bikes no geral, mas há coisas que distinguem o praticante de maratonas/btt, de quem prefere a chamada "vertende" do AM/Enduro, e isso é o gosto preferencial pelas descidas e trilhos técnicos.


Como disse, respeito a decisão, mas acho que não é por acaso que as marcas segmentam as bikes pelo tipo de utilização e não pelo tamanho da roda.. no entanto não deixo de achar que a secção das 29 foi importante para quem na altura tinha duvidas as poder esclarecer num local dedicado.
Do meu ponto de vista, que há cada vez mais pessoas interessadas nesta "vertente" aqui no forum não ha duvidas, e até a federação, além do troféu Enduro/Vodafone que já existiu o ano passado, vai organizar o campeonato nacional este ano.. Espero que um dia reavaliem esta decisão, pois gostava, e acho que faz sentido, haver um espaço dedicado a esta vertente/modalidade do BTT.

Abraço
 

ANFO

New Member
Para quê criar uma secção para essa vertente quando já existe um fórum da especialidade? O 6 Polegadas (www.6polegadas.pt.vu), aliás conhecido de alguns de vocês.

Sou da opinião do José Martins, não faz sentido estar a criar um secção para cada vertente senão tinham um sem fim delas...
 

mlouro

New Member
Anfo, nem toda a gente conhece o 6 polegadas, e muita gente começa por outros andamentos.. ja enviei algumas vezes pessoal para o 6polegadas mas não acho que uma seccao aqui fosse competir com ou prejudicar ninguém.. quanto muito ia ajudar a esclarecer algumas pessoas que estão a iniciar-se e a dar a conhecer melhor o All Mountain a outras.
 

ANFO

New Member
Atenção que o que disse não tem nada a haver com "concorrência"! Só acho que não faz sentido estar a criar uma secção para cada modalidade, e como já foi dito, o FórumBTT sempre existiu com vista ao BTT no seu todo.

Porque para vertentes existem os fóruns de especialidade, como o 6 Polegadas, o (inactivo) Freeridezone, etc...
 
Top