Substituição corrente - preventivamente

PXL

New Member
Boa tarde a todos,
Gostaria da vossa ajuda no esclarecimento desta dúvida, já li bastante aqui no forum (os links "fixos" estão todos mortos julgo que é por causa do novo forum) mas não consegui chegar a um consenso...

Na vossa opinião para quem faz BTT regularmente onde 80% é mato e 20% estrada e estradão, de quanto em quanto tempo se deve mudar a corrente??
Ano a ano, 1000Kms em 1000Kms, também li de 3000Km em 3000Km mas já me parece um pouco longo este período.

Desde já agradeço a vossa ajuda!
 

Joseelias

Well-Known Member
A tua questão é mudar de corrente ou rodar entre correntes?

Se a questão é tirar a corrente velha para a deitar fora, e comprar uma nova para a substituir existe uma ferramenta especifica para medir o desgaste. É a da foto seguinte e penso que na Decathlon tem à venda por cerca de 10€. Mas em principio também a conseguirás encontrar noutras lojas e online. Na primeira imagem a corrente está nova e na segunda está gasta. Como vês, uma ferramenta complexa e de de alta tecnologia. :D

No Btt a corrente pode esticar até 0.75mm. A partir daí será para sair.

YC-503-3.jpg


Cycling-chain-wear-indicator-bicycle-tool-kit-Chain-Wear-Indicator-chain-Checker-Tool-for-Bicycle-chain.jpg


Mas se a questão é rodar entre correntes para as fazer durar mais, bem como a restante transmissão (pratos da pedaleira, cassete) ao minimizar o desgaste, penso que rodar a cada 2000km funciona. Isto é, tens duas correntes e depois de fazeres 2000km trocas de corrente e guardas a primeira. Ao fim de outros 2000km voltas a meter a primeira e assim por diante. Quando a ferramenta acima começa a assinalar desgaste estará na hora de trocar de correntes, de pratos (ou pelo menos o mais usado) e de cassete. Ou então usas até estourar que é o que estou a fazer agora. O meu prato de 32 já quase não tem dentes, e nem estou a exagerar. Mas enquanto "morder" vai ficar.

Pelo menos é esta a técnica que o pessoal aqui refere muitas vezes (tirando a parte do estourar com o resto da transmissão). :D
 
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camponubla

Well-Known Member
Boas, eu tenho a galga da fotografia, mas mesmo assim vou trocando entre duas correntes de 800 em 800 km aproximadamente, este intervalo cresce ou encurta dependendo de se ando mais ou menos com lama/agua.

Mas com independência de lavar a bicla ou não, sempre, sempre, depois de cada saída, lavo a corrente, prato e roldanas, limpo e lubrifico. Se a k7 não está suja (em excesso) não a desmonto nem limpo.....só de vez em quando.
 
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PXL

New Member
Efectivamente é assim que faço, até já tenho essa ferramenta altamente tecnológica!!! :)
Mas pensei que preventivamente deveria ser substituída para poupar a K7 e pedaleiras.
Sendo assim vou comprar uma segunda corrente para fazer essa rotação!
Obrigado pelos esclarecimentos!
 

Anistruk

New Member
Aproveitando o tópico, comprei a ferramenta na Decathlon e deu-me um desgaste de 70% numa corrente com 700km! Comprei uma corrente suplente para prevenir e eis que encontrei na web como medir o desgaste com um paquímetro.

Marcando 133mm no paquímetro este não pode entrar todo, tal como a ferramenta. Será este método de confiança já que testei a ferramenta da Decathlon numa corrente com 0 km e deu 50% de desgaste?!?!

Cumps
 

Pedro Barradas

Super Moderador
erá este método de confiança já que testei a ferramenta da Decathlon numa corrente com 0 km e deu 50% de desgaste?!?!
Provavelmente é da corrente, há umas novas ( mesmo nas caras) que vêm assim... Já me aconteceu... ( tenho um medidor de folga da PARK tool, dos bons ;)
PARK TOOL CC-2
 

Anistruk

New Member
Falamos do de 9 euros, certo?

Edit: agora depois de uma pesquisa reparei que as medições são diferentes nos diferentes tipos de correntes. A que me mediu os 0.75 é de 12v e a que mediu 0.50 é de 9v.
 
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Pedro Barradas

Super Moderador
reparei que as medições são diferentes nos diferentes tipos de correntes. A que me mediu os 0.75 é de 12v e a que mediu 0.50 é de 9v.

Isso pouco importa. o que importa é o desgasta, o alongamento da corrente...
aqui o meu medidor da park-tool tem esta informação:

CC-2 FEATURES

The CC-2 is compatible with most single-speed and derailleur chains. For 9 and 10-speed chains, replace chain at or just before the 0.75% reading. For 11 and 12-speed chain, replace at or just before the 0.5% reading. For single-speed chains, replace chain at or just before the 1% reading. Check with manufacturer for specific replacement instructions.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Nem sabia que havia uma corrente especifica SRAM AXS.... com elos planos num dos lados... que raio!?
Assim mais vale comprar a CC-4... dá para correntes de 5 a 12V, inlcuindo as AXS.
 
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