Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

Rui Marçal

New Member
Ora muitos parabéns...

Vais passar a pedalar menos, gastar menos, ter menos tempo, dormir menos, mais dores de cabeça, etc...

Estou-te a dar os parabéns porquê? Estás feito, e entretanto a tua encomenda continua a dar a volta ao mundo...lol...
 

tinric

Super Moderador
Obrigado pessoal :)

Está a correr tudo bem e a ser espetacular :)

Quanto à encomenda Rui, já chegou, finalmente...

Vejo uma caixa de direção muito esquisita sem rolamento em cima... vamos ver quando a montar se isto se aguenta à bomboca.

Logo que possa (daqui a umas semanas para aí :) ) coloco aqui umas fotos.

Abraço e mais uma vez obrigado a todos.
 

ny12xx

Super Moderador
... vai mas é mudar fraldas cheias de fezes mal cheirosas.

Já te dedicaste a "aligeirar" o carrinho da Laura?

Aproveita-a bem, porque daqui a dias, já está a entrar para a escola.

Felicidades e um grande abraço

ny12xx
 

tinric

Super Moderador
Boas pessoal

se isto era leve
IMG_5257_zpscf3fa43c.jpg


Que dizer disto?
IMG_5253_zpsd28c73e2.jpg



E disto então :)
IMG_5251_zps1007adef.jpg


Muito bom... mas deixa-me alguma reticencia... pois o de cima, não é rolamento... é um cone de ceramica...

Vejam de que "é feita" esta caixa de direção:

IMG_5243_zpsf4ed1388.jpg


A ver vamos como se vai portar depois
 

tinric

Super Moderador
Ficaçador, ao ver a parte de cima fiquei com essa mesma ideia... mas nada como testar... agora já cá está...

não correndo bem vai resumir-se a meter um rolamento novo em cima e já está.

E como o ny12xx diz, linda (ou diferente) e leve é ela...

Ao montar vou logo testar a compatibilidade da parte de cima com o rolamento convencional que já lá tenho... e a funcionar... perfeito... caso contrário... logo se ouvirá dizer...
 

essence_s

New Member
Grande pinta essa caixa "furada"!
Agora isso sem rolamento em cima, vai de certeza criar mais atrito na direcção, põe massa com força nisso!
 

tinric

Super Moderador
Seguindo o que li por aqui e por ali... e o "que ouvi dizer"... depois disso e após uma analise cuidada a caixa... pensei... "isto não é para mim" e 40€ custam a ganhar por um rolamento de baixo apenas pois o de cima não lhe "estimava" 2 ou 3 meses de uso.

Além disso aquele cone aberto seria um "ninho" de lixo... ainda bem (acho eu) que não a montei... pois como sabem a BlackSin é para ser usada, e bem.
Como tal tem que ter equipamento fiável.

Foi para trás.

Vem uma normal para não mandar vir apenas rolamentos que estranhamente ficam mais caros que uma caixa nova.


Mais... eu que disse bem das cassetes XT, deste sistema 10V da SRAM e das espirais Niro Plus de aluminio... mas num destes 3:

Cassete XT 10V
Desviador/Rotativos 10V com sistema de racio 2/3 para 1 e não 1 para 1 como nos antigos 9V
Espirais de aluminio (presumo que seja daqui)

Alguma coisa não está a 100% e explico.

Após umas voltas numa bike com X7/X9 com uma espiral do rotativo X7 ao desviador X9 9V, aquilo trabalha com uma suavidade e precisão que "envergonham" o X0 10V

Agora após ter retirado e limpo os cabos, vejo que tinha muito atrito aqui:




Pois como o sistema seria supostamente isolado ou quase, costumo mete um pouco de massa dentro destes revestimentos do cabo para supostamente deslizar melhor... errado... entra sugidade e ainda fica pior pois faz uma mistura humida e espessa muito má...

Retirados por completo estes tubinhos de revestimento... ficou melhor mas...

No prato pequeno funciona tudo melhor, no grande nem por isso...

Explico... ao passar mudanças... (ao reduzir.. da 10ª para a 1ª) a espiral vê-se que se "contorce" ao puxar o cabo... fico na dúvida se não se terá já deformado e como tal está "elástica" (ao puxar cabo encolhe, ao soltar estica (com o atrito)...) e como tal as mudanças trabalham menos bem (para não dizer pior)

Próximo teste será meter expirais de aço normais (e testar), pois para ser sincero, não me lembro o que meti primeiro, se as espirais alu, se o X0 10V...

Verdade é que esta é a 2ª cassete ou 3ª XT... e nenhuma me convenceu, nem em 9 nem em 10V... mas a ver vamos.

Se com as espirais normais fizer o mesmo... e o memso é ... da 1ª até à 9ª desce bem e a 10ª demora a entrar (e não é do parafuso limitador/afinador do desviador)
e a subir tenho que rodar um bocadinho mais que o clique do rotativo para meter bem para cima,

Ou afino para meter bem para cima e assim a 10ª só entra mesmo quando lhe apetece e já mete bem para cima ...


Vou meter uma expiral exterior completa do rotativo ao desviador e testar a ver se é do atrito do passa-cabos por baixo da zona pedaleira, das espirais, da cassete ou do 10V.... já estive mais longe de meter isto em 9V outra vez :)


Para não ser tudo mau... na última fornada veio, misturado com os irmãos de 510 a 520 gr.... isto :)




Como já tirei o guarda-lama, agora quando meter este pneu... em comparação com o que lá estava... este


Vão uns belos gr à vida...

Provavelmente já passa dos 8.5 para baixo outra vez...

Depois logo tiro fotos e peso.

Abraço
 
Last edited:

matz

Member
Vou estar atento a essa questão da transmissão.

A minha está agora no "estaleiro" pois depois de colocar praticamente tudo novo, continua a não funcionar a 100%.

O mecânico disse-me que não gosta nada de passagem interna de espias, pelo que provavelmente será algum problema daí. Vai ser tudo inspeccionado nas próximas horas a ver no que dá.

Boa sorte para ti... e para mim! ;)
 

tinric

Super Moderador
Não terá garantidamente a ver com as passagens internas pois nesse teu quadro durante 6 meses e até já com as 10V e neste durante algum tempo funcionou na perfeição

O problema para mim está além do atrito da parte inferior, nas espirais (no meu caso)

Mas é como digo... com as 9V não me lembro de ter tido algum problema... não sei se o desviador tinha mais força na mola que estes de 10, se era do rácio 1 para 1 se do que era... mas ainda hoje vou ficar a saber se é das espirais :)

Daqui a nada já vou ali ao bunker ver disso.
 

tinric

Super Moderador
Primeira impressão... não é das espirais :)

Próximo teste... limpar bem o desviador e testar com roladanas novas pois tem as de aluminio da BBB que já apresentam algum desgaste lateral nos dentes e folga no rolamento... pode ser o suficiente para um mao funcionamento na troca das mudanças.

Será o próximo teste, amanhã ou depois :)
 

tinric

Super Moderador
:) define novas!!

4 meses certos e não muitos kms... ainda têm muito mais de 2/3 ou 3/4 de vida util, mas a despistar... há-de ser de alguma coisa...

tem que se ir testando...

mas começo a apontar para a diferença entre os desviadores 9 e 10v quer seja o rácio ou a força da mola...

como nos 9v o passo é maior... pode ajudar a trabalhar melhor... (ou não)
 

Giantfreerider

New Member
Pois, considero 4 meses, novas! :p
Mas depende do andamento...4 meses para quem ande muito, ja pode ser o fim de vida das rodas dentadas.

Quanto 'a questao 9v vs 10v...so agora 'e que notaste isso, ou desde que fizeste a troca?
Mesmo com a diferenca de racios...penso que nao seja por ai.
 

TLouro

Member
Caro Tinric, de certeza q o problema não está nos cabos/bichas?

Já tenho tido esses sintomas (em 9v) e foi invariavelmente essa a origem.

Abraço
 
Last edited by a moderator:

matz

Member
Caro Tinric, já tenho o problema resolvido e foi tão simples que até me meteu raiva! LOL

Dropout ligeiramente (milímetros) empenado. Fui ao mecânico, utilizou aquela ferramente tão simples e eficaz, uma forcinha e agora entra tudo que é uma maravilha! E pior, já era o dropout novo ;)

Também se trocou uma espia por descargo de consciência, mas o dropout é que fez toda a diferença. Vê como está o teu ;)
 
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