Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

pimentoski

New Member
quando referi mais largos, estava a falar de guiadores que tem os 31,8 maior, ou seja são mais grossos do centro até quase às manetes... Por exemplo na bicicleta de estrada o guiador é quase todo oversized, provavelmente nem o consigo meter sem tirar as manetes e as fitas.
 

tinric

Super Moderador
Pois.... isso boa sorte :) eu usei um "truque" que foi meter uma madeirinha a forçar um bocadinho a abertura para passar um riser num que já deu mais trabalho (por causa das curvas e para não riscar) ... o de estrada então deve dar um bocadinho mais ainda...

Mas isso com uma madeira ou assim entalada a forçar um bocadinho a abertura dos 260º do avanço e "besuntado" com alcool ou ajax no momento de montar o guiador... passa tudo (digo eu)

Na zona de aperto até meti um bocadinho de massa de fricção de carbono que ajuda a fixar e também a "escorregar" melhor para montar sem riscar.
 

tinric

Super Moderador
Ok pessoal...

Último upgrade na calha... desta é que é... pois não vejo por onde mais posso ir :) (ando com a miopia agravada :D)

485004d1253844938-dt-new-star-ratchet-star-comp.jpg


DT-Swiss-star-ratchet-plus.jpg


Depois de ler algumas coisas e reler as outras...

Fica realmente a dúvida da durabilidade, pois a questão do peso... a não ser que as fotos que se encontram por aí sejam "marteladas" ... parece-me bem.

De qualquer modo, tenho ideia (logo que encontrar) de mandar vir também um kit daqueles já com massa deles logo que encontre tudo o que procuro num mesmo "sitio" para aproveitar os portes.

Em principio lá para o dia 12 (se não falharem por aí num conhecido site... se ficarem disponíveis em stock, vem o kit que procuro)

O pessoal que já tem 240S há mais tempo, que massa usam para lubrificação do cepo e das star ratchet? (para saber se hei-de mandar vir massa deles ou se qualquer uma dá... tenho uma bem fina e viscosa que me parece exatamente igual à que vem de origem, mas opiniões são bem vindas)
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Na minha opinião, deves utilizar a massa mais fluída (fina) possível.

Como os "entalhes" são muito pouco pronunciados, caso utilizes uma massa "menos fina", pode ser que te dificulte o engate entre carretos, e consequentemente, potenciar o desgaste prematuro.

Pode ser que possas esticar mais as molas para lhes dar mais alguma força.

Isto são suposições!

Um abraço

ny12xx
 
eu a cerca de 1 ano alterei o meu cubo 240s para 36t.
essa diferença de pesos deve se tambem ao facto de o ratchet de 18 ser maciço em quanto que o de 36 ser oco por dentro.
Na minha opiniao essa alteração faz o cubo 240s ficar perfeito. Vais notar muita diferença em zonas de pedra em que necessites de deixar de pedalar por breves instantes, ai vais notar o mais rapido engate do cepo.

Nos meus meto um pouco de massa( mesmo muito pouca) e termino com um bocado de oleo com teflon. Mas isto sou e que gosto de cubos barulhentos e nao me importo de o abrir de vez em quando.

Espero ter ajudado.

ps: temos de combinar uma volta aqui na zona
 

tinric

Super Moderador
Boas André, obrigado pela partilha. Tenho mesmo que mandar vir isso para testar.

Voltinha aí é um dia destes... é só combinar.

Estive a ver a tua máquina agora mesmo :)

Brutal.
 

ivan luis

New Member
Lamento informar-te Trinic mas muito provavelmente não vais tirar nenhum peso com este upgrade. Isto porque...

essa diferença de pesos deve se tambem ao facto de o ratchet de 18 ser maciço enquanto que o de 36 ser oco por dentro.
No entanto, nos 240s mais recentes o ratchet de 18 também já é oco por dentro, ou seja, as diferenças de peso são mínimas. Aproveitei para pesar agora o meu par de 18T e acusou 14.5g (ligeiramente sujo de massa).

Por isso, se trocares fá-lo apenas por uma questão de performance, tal como o André disse:

Vais notar muita diferença em zonas de pedra em que necessites de deixar de pedalar por breves instantes, ai vais notar o mais rapido engate do cepo.

Só não concordo que o cubo fique perfeito :D Engata mais rápido é certo (e isso é notório) mas sente-se um pouquinho mais de atrito.


Espero ter ajudado :wink:
 

tinric

Super Moderador
Olha que no outro dia fiquei a pensar isso mesmo...

Reparei que o meu já é oco, sim... e pensei que o 36 fosse de titânio ou assim...

Também não será tanto pelo peso... mas sim pelo que referem e pela mariquice do som... um gajo quando começa a não ter mais por onde "inventar" ... procura tudo :) eheheh


Se bem que bem pode ainda haver uma outra alteração antes da star ratchet ... :D

Vamos ver como correm as coisas... :)

Obrigado.
 

Mox

New Member
Ola Mestre ... ja tenho novidades acerca do que falamos heheheh

sempre vais ter novidades também ??

abraço heheheh

Afinal com 38 ... a bike tem um feeling melhor =)
 

tinric

Super Moderador
Sim :) 38 rulles :)

eheheh

Há um tempo atrás era 28 rulles (mas era na cassete :) ) Mudam-se os tempos... mudam-se os andamentos ... oh... as vontades :D

Novidades... tudo depende do fim de semana...
 

tinric

Super Moderador
Uma pequena tranca ainda derivada da tempestade... e ... caput...

IMG_4164_zps6d8f3596.jpg


IMG_4165_zps95f62afe.jpg


Fez bem a sua função... não apresentou resistência... tendo sido o único dano.

Como levava outro comigo... 5 minutos depois estávamos a andar novamente...
 

pimentoski

New Member
nunca parti um dropout... nunca tive um suplente e espero manter esse registo... :D No teu caso foi azar mas ainda bem que foi só isso... Afinal o objectivo é mesmo esse, partir.
 

tinric

Super Moderador
Já éramos 2 ... em muitos muitos anos...


Nunca sequer tive um suplente... um dia um amigo disse-me algo assim: "Vais para Santiago e não levas um dropout suplente!?"

E eu achava que sim... mas... comprei um suplente... uns dias depois bati com o desviador numa pedra, entortei o dropout quase a 90º, troquei-o pelo novo, endireitei-o e pronto.

Agora este.

A ver se ficamos por aqui, pois com a facilidade com que ele se partiu... se não fosse ele... podia ter sido algo pior... menos mal... 15€ à vida... mas pronto.


Brevemente 3 novidades pesadíssimas :)
 

Mox

New Member
Antes isso .... que pior =)

eu hoje testei tudo que havia pra testar =) Obrigado pelo teu track .... acho que vou sonhar com o dia de hoje durante muito tempo ...

=)
 

tinric

Super Moderador
Aviso à navegação!!!

Vem aí engorada ...

Em 3 de 4 componentes vamos (em principio) ficar com o seguinte:

De 261 para 265 = + 25gr
De 171 para 182 = + 11gr
De 193 para 201 = + 8gr

Menos pior

De 268 para 249 = - 19gr

Saldo teórico final = + 25gr

Pensei que fosse pior :)

Já que não se poupa peso na Star Ratchet de 36 dentes... e como também não há em stock a bom (ou aceitável) preço ...

Lá para o final da semana queria ver se tinha bike para andar :)

Que agora está outra vez levezinha... levezinha...
 
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