Stumpjumper de 1982 termina prova profissional de estrada

Joseelias

Well-Known Member
Aqui está uma noticia engraçada. :D

Um ciclista de estrada profissional, estando a quatro quilómetros do fim da subida viu o seu desviador traseiro "explodir" após de ter estado envolvido nua queda de grupo provocada por um cão quilómetros antes.

Depois de tentar correr com a bike às costas estilo Ciclo-Cross percebeu que ia chegar fora de controlo e ser desqualificado, e quando viu um adepto a apoiar os ciclistas da prova enquanto descia a colina na sua velha Specialized Stumpjumper de 1982 (mas em excelente estado) perguntou-lhe se o adepto lhe emprestava a sua Btt enquanto ficava com a sua bicicleta de estrada como garantia. O Bttista disse que não havia problema e ficaria honrado em ajudá-lo.

O ciclista acabou não só por acabar bem dentro do tempo de controlo, como ultrapassar vários adversários que começaram a quebrar no resto da subida os quais, segundo relatos, não queria sequer ser vistos ao pé da Stumpjumper em particular por até trazer um porta-bagagens . :D

Os juízes da prova quando o viram até pensaram que ele já tinha terminado a prova e que andava na brincadeira. A verdade é que no final não o desclassificaram, mesmo que a bicicleta pudesse não cumprir todos os requisitos da UCI (ou até cumpria? :confused:).

Moral da história: 1º - Nunca desistir; 2º - No final de tudo, o que conta é o ciclista.

Aqui estão as imagens. Gosto em particular do lançamento da bike no photo-finish. :D

http://www.bicycling.com/racing/pro...NG magazine - bicyclingmag_FBPAGE_Bicycling__





 
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Joseelias

Well-Known Member
Sim, durante muito tempo as bikes de Btt de produção em massa eram muito semelhantes às de estrada em vários aspectos. Apenas mais reforçadas e com ângulos de direcção menos verticais. Até na diferença da altura do selim ao guiador, na largura deste e no comprimento do avanço, entre outros aspectos, haviam proximidades. No passado montei uma Btt com base num quadro Nishiki Backroads que devia de ser de 1991/2 em que o tubo superior era totalmente horizontal. Se fosse equipada com material de estrada/ciclo-cross pouco se distinguiria de bikes dessas modalidades. Mas gostava imenso dela em Btt.

Curiosamente, esta Stumpjumper está mais próxima das bikes modernas na altura do guiador, na forma e na sua largura que as que foram feitas posteriormente. Houve um retrocesso para se voltar à origem. :D
 
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davidream

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bOAS!
Realmente algo caricato,mas ao mesmo tempo mostra a força do desporto;) nunca desistir!!

OBS:Adorava ter uma máquina daquelas na minha garagem!!faz parte da história do Btt:exacto: uma verdadeira relíquia!
 

Joseelias

Well-Known Member
@ davidream

Tu, e muita gente. :D Mas lá fora conseguem-se sempre encontrar algumas à venda, por vezes por preços baixíssimos para algumas que precisam de restauro. Depois há quem restaure com qualidade de nível museológico e se dedique a participar em eventos dedicados à história do Btt com estas bicicletas. E até mesmo a irem assistir a provas de campeonatos onde acabam por receber mais atenção que as máquinas profissionais de 10.000€. :D

Ainda hoje passei por um site onde haviam Btt's dos anos 80 à venda por 12$ e em bom estado.

Vi há algum tempo atrás um tipo do site retrobike a construir uma réplica da Klunker do Gary Fisher depois de ter encontrado uma Schwinn dos anos 30 e a ter transformado de forma exacta à do dele. Chegou ao ponto de ter conseguido encontrar dois pares de punhos de motocross da Honda dos anos 70 usados na bicicleta original bem como as restantes peças.

@camponubla

O detalhe do porta-bagagens nessa imagem é mesmo demais. Nada naquela foto bate certo. Bom, talvez ainda falte um cestinho à frente. :D
 
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