SRP160 - Serpa 160 - 4ª Ultramaratona - Serpa - 9 Abril 2011

Trilhos Vivos

Administrator
Viva!

Mais um ano, mais uma edição da Ultramaratona SRP160 / Maratona SRP80.

Ainda com os dias curtos, e o frio, já se vai começando a preparar a 4ª edição, para que a 9 de Abril de 2011 tudo corra da melhor forma possível.

Depois de dois anos de excepções, em 2011 voltamos à data prevista no regulamento, o 2º sábado de Abril.

srp160f1.jpg


Como é nosso apanágio, no próximo ano procuraremos proporcionar percursos diferentes das edições anteriores. Como não poderia deixar de ser, não faltará a Serra, o Rio, nem a Planicie.

Muito provavelmente voltaremos a entrar no concelho de Mértola, para passar no local que marcou a memória de todos os presentes: As Minas de São Domingos.

srp160f2.jpg


Em aberto está a incursão em terrenos do lado de lá do Chança, em trilhos de "nuestros hermanos", assim o São Pedro seja um pouco mais simpático connosco do que tem sido nos últimos anos.

Resumo da informação:

Data: 9 Abril 2011

Inscrições: 10 de Dezembro 2010 a 21 de Março 2011
Métodos de inscrição: Através do website http://www.srp160.com
Valor das inscrições: 39€

Contactos:

931 814 100 - Luís Silva
info@trilhosvivos.com

Distâncias dos percursos:
~ 160km - Ultramaratona - 2800m a 3200m de desnível acumulado
~ 80Km - Maratona - 1500m a 1700m de desnível acumulado

Local de Secretariado/concentração: Pavilhão Carlos Pinhão

Nota Importante

2011 será um ano complicado para todos!
E apesar de não fomentarmos a discussão dos valores de inscrição, não podemos deixar de aproveitar esta oportunidade para dizer que não foi fácil estabelecer o valor da inscrição para 2011.

Em recentes reuniões com as entidades que nos costumam apoiar, formos informados que estão previstos cortes de 10% a 20% e contenção nas despesas, o que significa não só uma redução nos apoios financeiros, mas também indirectamente maiores dificuldades nos apoios de ordem logística.
Estes aspectos aliados ao aumento do IVA levam-nos para um custo de inscrição elevado que poderá afastar muitos participantes.

Estamos cientes do esforço financeiro que será necessário fazer para participar nesta 4ª edição do SRP160, porém tudo faremos para que todos os participantes sintam que valeu cada cêntimo.

Boas pedaladas a todos!
 

LAMEGOBIKE

New Member
Um desafio

Os meus cumprimentos.

Faço intenção em participar, e venha o dia 10 para fazer a inscrição.

Já têm o projecto do Jersey?

Desejo boa sorte á organização.
 

tojo22

New Member
realmente ir do porto para serpa, deslocação, dormida, inscrição e mais alimentação, n fica nada barato, vamos ver se as coisas correm bem...espero k sim
 

btomas08

New Member
Boas o ano passado estive presente para o percurso mais pequeno grande desilução percurso todo mal marcado encrutamento do percurso e o preço que paguei fiz 50km.
 

José Martins

Administrator
Este ano estive presente, mas apenas para passar o fim de semana.
Uma gripe daquelas afastou-me por completo e como tinha já a inscrição e o alojamento pago, acabei por fazer um fim de semana de passeio com a cara metade, para além de ter aproveitado para dar uma ajudinha na organização.

Compreendo que o pessoal se sinta de alguma forma defraudado pelo facto de os percursos terem sido encurtados, em especial o pessoal do SRP80, mas acreditem que tive oportunidade de constatar pessoalmente as condições nalguns locais e foi acima de tudo uma opção em prol da segurança de quem participou.
Entre isso e correr o risco de em vez de BTT fazer uma prova de rafting até ao Guadiana, para mim ganha a primeira hipótese.

Por esse motivo, conto participar este ano, nem que seja para ver ao vivo aqueles trilhos e colocar-me à prova.
 

Trilhos Vivos

Administrator
BTT SEMTEAM, o design do jersey não está definido ainda.

Relativamente à opinião do btomas08.

Entre 3 edições do SRP160/SRP80, uma do Sudoex, e outras pequenas actividades que organizámos, não temos dúvidas que a perfeição não existe.

Para quem tiver paciência e interessado, no geral os rescaldos feitos pelos participantes aqui no fórum das edições passadas, espelham bem os aspectos positivos e negativos.
À disposição de quem quiser ler em:

2008 - http://www.forumbtt.net/showthread.php/7628
2009 - http://www.forumbtt.net/showthread.php/12283
2010 - http://www.forumbtt.net/showthread.php/21489

Não causa maior frustração aos participantes, verem-se privados daquilo que estava previsto, do que a uma organização que trabalha meses a fio para por eventos desta dimensão de pé.
Pelo 2º ano consecutivo o S. Pedro foi mauzinho connosco na semana que antecedeu o SRP160.
Nos 2 dias que antecederam a edição deste ano, choveu tanto que as ribeiras encheram como há muito não enchiam.
São cerca de 220Km de trilhos que balizamos todos os anos. Quem faz marcações de terreno terá uma ideia do esforço que isto acarreta. Às organizações compete arranjarem soluções para minimizar ao máximo os problemas, e foi isso que fizemos nas 12h que antecederam a edição de 2010.

Depois de dias inteiros passados no campo a marcar, partimos a cabeça à procura de soluções para evitar as ribeiras. Para o SRP160 conseguimos arranjar uma alternativa que reduziu alguns km's a extensão total. Para o SRP80 fomos forçados a cortar para metade, o motivo està à vista nesta imagem:

Ribeiras-SRP80-2010.png


Quatro Passagens de ribeira a vau completamente impossíveis face ao grande e forte caudal da água.
Alguns compreenderam que estava em causa a sua segurança. Outros ficaram chateados e defraudados. E um dos participantes face à informação que demos no briefing de sexta-feira, foi para os 160Km.

A 12horas da partida como devem calcular é impossível arranjar um percurso "novo" com 80Km, marcá-lo, redistribuir o suporte logístico para dar apoio ao mesmo, e informar toda a equipa de trabalho.
Foi o trabalho de alguns meses, praticamente deitado para o lixo, para à última hora improvisar uma alternativa que minimizasse os estragos. Naturalmente que esta alternativa posta de pé em 12h para o SRP80 teve as suas falhas.

Quem ler o rescaldo da edição de 2010 vai ver que as opiniões negativas de quem fez o SRP80 encurtado, contrastam com as opiniões positivas de quem fez o SRP160.

Esta situação levou-nos inclusive a considerar acabar com o SRP80, concentrando todo o trabalho da nossa equipa no SRP160. Quando perguntámos aos participantes o que achavam disso, disseram-nos que não o devíamos fazer. Para muitos o SRP80 é um "aperitivo", um teste, que uma vez suplantado faz com que tenham vontade de regressar para os 160Km.

Ainda sobre a edição de 2010, o registo de vídeo de um dos participantes da equipa Just4Fun, retrata bem as condições adversas com que nós trabalhámos e com que todos pedalaram.

[video=youtube;2XeDc37moR8]http://www.youtube.com/watch?v=2XeDc37moR8[/video]

Ao minuto 5 deste vídeo é bem visível, a força e a quantidade de água que corria na ribeira, na única passagem possível (apenas viável para o SRP160).

Por tudo isto, e porque no Sudoex, o São Pedro voltou a fustigar a malta com chuva ( a protecção civil deu alerta amarelo para a zona onde estávamos), no próximo dia 10 de Dezembro, quando as inscrições abrirem, haverá um ponto do regulamento referente às condições climatéricas. Explicando que por consequência das mesmas os percursos podem sofrer alterações significativas.

Por agora só nos resta esperar que as condições para essa altura sejam boas, e ir trabalhando nos outros aspectos que podemos controlar e que são passíveis de melhorias.
 

peanuts

New Member
Estive presente na primeira e na terceira edições. Já me propuseram o desafio de ir em 2011 e em principio não vou falhar.
 

touros em furia

New Member
2011 será um ano complicado para todos!
E apesar de não fomentarmos a discussão dos valores de inscrição, não podemos deixar de aproveitar esta oportunidade para dizer que não foi fácil estabelecer o valor da inscrição para 2011.

Em recentes reuniões com as entidades que nos costumam apoiar, formos informados que estão previstos cortes de 10% a 20% e contenção nas despesas, o que significa não só uma redução nos apoios financeiros, mas também indirectamente maiores dificuldades nos apoios de ordem logística.
Estes aspectos aliados ao aumento do IVA levam-nos para um custo de inscrição elevado que poderá afastar muitos participantes.

Estamos cientes do esforço financeiro que será necessário fazer para participar nesta 4ª edição do SRP160, porém tudo faremos para que todos os participantes sintam que valeu cada cêntimo.

Uma organização bem experiente como é esta não pode entrar por este caminho. A questão do barato ou do caro é da consciência de cada um e os lucros da responsabilidade da organização. No meu caso, nas duas vezes que já participei, gastei o dorsal, seguro e a água do banho e para o ano vou novamente participar e gastar o mesmo. Agora imagino o lucro que tenho dado...
 

btomas08

New Member
Trilhos Vivos desde ja obrigado por responderem.

Boas foi pena pois nao pode estar presente ao briefing na noite pois se tivesse e soubesse que curtaram a meia maratona para 50km teria mudado para a Ultra mas quando chego do algarve para me despachar e aquecer foi-me mencionado que era 50km como é que uma pessoa fica so quem anda nisto é que sabe.

Em seguida queria dizer que por ainda me lembro como se fosse hoje aqueles caminhos que o video mostra muita lama e muita agua, de seguida queria dizer que encrutaram o caminho por segurança dos participantes o que acho bem.

Agora ao pessoal que fez so 50km este ano acho que merecia uma atenção da vossa parte um desconto na inscrisão desde ano porque fomos os mais penalizados.Pensem nisto.......
 

Trilhos Vivos

Administrator
Boas, os finisher´s dos 80 não têm direito a jersey

Começando por esclarecer a questão do jersey, que no ano passado algumas pessoas assumiram estar incluído na inscrição.

Não é de todo o caso.

Os jerseys de finisher estão disponíveis apenas para os participantes dos 160Km.
Apesar de termos o maior respeito por quem se esforça para pedalar 80Km, estas distâncias de maratonas são tão banais, que não justificam a realização de um jersey de finisher do SRP80 (de resto, em 2009 abrimos essa possibilidade e tivemos uma tremenda dificuldade em conseguir interessados para executar a quantidade mínima).

Gostaríamos de oferecer este mimo aos finisher's do SRP160, mas até hoje não conseguimos reunir as condições financeiras necessárias para tal. Dos contactos que ja tivemos, também não se perspectiva que em 2011 venha a acontecer.

Assim, teremos jerseys de finisher personalizados, que terão de ser adquiridos por quem estiver interessado. O preço será custo do fabricante + portes de envio (este ano eram 28€, tentaremos reduzir esse preço em 2011).

touros em furia, sem dúvida alguma tem razão quando diz que o caro ou barato vai da consciência de cada um. Mas talvez mais do que da consciência vai da capacidade financeira.
Por norma não abordamos a questão dos preços, pedimos aquilo que consideramos justo e a partir daí quem quiser participa, quem não quiser não participa. Ainda assim face à conjuntura em que vivemos actualmente, e porque aqui no fórum tende sempre a ser uma questão abordada e criticada, achámos por bem avançar uma com uma justificação para os potenciais participantes que aqui nos lêem.

No seu caso, não temos mais lucro por não usufruir das ZA's, ou da refeição que está incluída no preço.
Preparamos as coisas para o nº de participantes que temos, e sempre por excesso. Nunca pode faltar!
Havendo ou não consumo dos participantes da refeição ou das ZA's, o gasto é feito.
O que a ausência desse consumo pode significar é mais sobras, que distribuimos pelos colaboradores.


btomas08, não foi só no briefing de sexta-feira que informámos acerca da redução dos percursos. No próprio dia, na acreditação no secretariado, fizemo-lo.
Compreendemos que seja uma tremenda desilusão, mas simplesmente ficou fora do nosso alcance. Havia quem meio a sério, meio a brincar sugerisse que fossem dadas duas voltas ao percurso, mas além de não ser o carácter da coisa, também não estaríamos aptos a controlar e a atribuir classificações com base nisso.

Sobre a compensação, nós pensámos sobre isso, aliás, já foi um assunto discutido com outros participantes, mas a conclusão a que chegamos é que devemos assumir responsabilidade sobre as falhas que são nossa culpa, e compensar as pessoas dessas falhas.

No caso das condições climatéricas não podemos compensar as pessoas.
Imagine que vai de férias para a neve, e por azar, nesse período cai um nevão enorme que fecha as pistas, e vê-se confinado ao quarto de hotel. Quem tem culpa disso? A unidade hoteleira? A agência de viagens?
Ou mesmo se for para um destino tropical, e surgir uma tempestade?

As eventuais compensações que podem surgir aqui, são em função da margem de manobra que se pode ter, neste caso temos pouca. Faríamos uma figura ridicula a propor um desconto de 1€ aos participantes do SRP80 do ano passado na inscrição deste ano.

É tramado sair prejudicado, mas infelizmente há situações assim, e que ocorrem por motivos de força maior simplesmente incontroláveis.

hdiogo os 39€ da inscrição dão direito a um belo empeno :lol: e incluem:

- Participação
- Seguro de acidentes pessoais
- Seguro de responsabilidade civil
- Frontal ( e respectivas braçadeiras de serrilha :lol: )
- Lembrança de participação (habitualmente uma t-shirt)
- Banho (quente, se nada de anormal acontecer)
- Zonas de Abastecimento (fruta, água, bolos, bebida isotónica, bebida de recuperação)
- Refeição no final da prova
- Barras e/ou geis (dependendo do que os patrocinadores oferecem e do que temos que comprar)
- Uma surpresa para os finisher dos 160Km 2011
- Controlo e tiragem dos tempos
- Mecanismos de apoio e segurança
- Transporte de abastecimento próprio para a ZA que "fica a meio" dos 160Km
- Zona de lavagem das bicicletas com máquinas de pressão (algo muito solicitado na edição de 2010, e que ficou prometido para 2011)

Existem ainda outras coisas que podem vir a integrar a lista, mas dependem de apoios e parcerias, pelo que é prematuro estar a falar delas.
 

rfccarvalho

New Member
Enquanto noutros eventos pago uma quantia elevada e sinto que foi bem empregue...este ano em Serpa senti o contrário! Com tudo o que os 39 euros de inscrição tem direito não vou voltar a deslocar-me a Serpa. Com certeza mais tarde terei oportunidade com o track gps desfrutar de alguns dos trilhos e fazer o treino que lá pretendia fazer e um pouco mais em conta.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Ricardo, embora tenhamos consciência que agradar a toda a gente é algo impossível de se conseguir, faz parte do nosso trabalho analisar o feedback e ir ao encontro das expectativas das pessoas.
É a única maneira de evoluirmos, e melhorar.
Não conseguimos deixar de ficar intrigados com esta sua mensagem, sobretudo quando o feedback que deixou no rescaldo até foi positivo.
O que terá corrido mal ou menos bem, e que consequentemente o leva a sentir que o dinheiro da inscrição empregue na 3ª edição do SRP160, foi mal empregue.

Os trilhos aparentemente não são, porque revela interesse em vir fazer o percurso posteriormente.
Será o custo? Serão as ZA's ? As marcações? O suporte logistico? A refeição final?

Para nós este tipo de afirmações é sinónimo de alguma falha naquilo que propomos. Gostaríamos saber especificamente o quê.

Boas pedaladas! ;)
 

rfccarvalho

New Member
De facto gostei de estar presente na edição deste ano! Os trilhos são excelentes e pedalar no alentejo é extremamente gratificante! Montar um evento com 160 km não tem o mesmo custo que fazer o mesmo numa maratona de 80 km. Mas a única coisa que vejo entre este tipo de prova e a ultramaratona de Serpa é mesmo a distância pois todas as outras ofertas que a inscrição incluí nos 2 eventos são sensívelmente as mesmas. Num pago 39 e noutro 15/20 euros! Se o preço duplica...os 80 km duplicam também...certo! Mas a refeição, seguro, t-shirt...etc etc também duplicam? Não quero aqui criar nenhuma discussão acerca do preço do evento mas a jeito de feedback deixei o meu desabafo!

Claro que gostava de estar presente mas não posso pensar apenas na inscrição...transporte de ida a volta mais estadia e refeições....dá uma contita grande!

Cumps

Ricardo
 

Pedro Diogo

New Member
Gostava de estar presente mas pelo valor estou fora. Só uma questão, não me levem a mal, o que é que um atleta que faz 160 km é a mais que o que faz 80 km para dizerem isto " que não justificam a realização de um jersey de finisher do SRP80 " ? Se querem diferenciar as coisas tudo bem mas assim o valor das inscrições tambem teriam de ser separadas, ATENÇÃO É SÓ O MEU PONTO DE VISTA.
 
Top