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Já há algum tempo que andava com ideias de alterar a geometria da bicicleta. O ângulo da direcção estava bastante tombado e o centro pedaleiro ligeiramente elevado, como resultado do maior comprimento da suspensão com curso de 130mm. Até dá jeito para fazer umas descidas por terreno acidentado. No entanto, para subir ou fazer mais Kms, achei que um ângulo de direcção mais fechado e uma direcção mais baixa resultariam melhor. O quadro foi projectado para ser usado em Dual e 4X, não como uma hardtail de freeride.
Originalmente o quadro Sunn Le Saint era vendido com uma Marzocchi Z1 100mm:
Apesar de a perspectiva da foto não ser a melhor, vê-se que a Duro, em 130mm faz levantar a frente da bicicleta:
Parece-me que a Suntour Duro, em 110mm, não chega a ter os 10mm de comprimento a mais que a diferença de curso para a Marzocchi Z1 100mm faria adivinhar, por ter uma coroa mais baixa.
Pensei, por isso, em reduzir um pouco o curso para alterar a geometria. Após tirar algumas medidas, vi que era possível passar o curso a 110mm.
Por isso, desmontei tudo:
A foto não é grande coisa
Partindo das medidas originais de quando a suspensão fazia 100mm, com a mola original, tirei umas medidas e fiz umas contas:
-Espaçadores originais têm 30mm. Tive que fazer uns com 20mm para deixar o curso em 110mm. São os brancos que estão enfiados nos veios, ao lado dos originais, pretos.
-Do lado esquerdo, a mola original tem 230mm de comprimento. A mola mais mole, retirada da XCR, tem 260mm. Usando a tampa original teria que ficar com 130mm de curso. Acontece que a tampa que fiz não tem botão nem parafuso de pré carga, logo a mola iria assentar 22mm acima do ponto em que assentaria se usasse a tampa original. Por isso ainda tive que colocar uma anilha de plástico, com 2mm, no interior da tampa que fiz, para obter os 110mm de curso.
-Do lado direito(dentro da cartridge) a mola ficava 10mm mais curta que o desejável. Podia usar um espaçador com 10mm, mas decidi usar o botão de pré-carga desse lado, que com a pré carga no máximo faz 10mm de pré compressão.
- A tampa roscada do lado esquerdo tem 25.4mm de diâmetro interior e a mola(com 25.4 também) teria que entrar nesse furo, sem aperto. Portanto tive que "desbastar" a mola umas décimas de mm no diâmetro(com um disco de lixa e uma rebarbadora:twisted para que entrasse no interior da tampa roscada com uma folga adequada. Desbastei a mola apenas nos primeiros 60mm da parte de cima, pois o resto da mola não interfere com a tampa.
Imagem das molas e das tampas estão uns posts atrás e na foto de cima.
-Aproveitei para ver que folga ficava, entre a coroa e o pneu, com a suspensão no fundo, se removesse as peças de plástico branco do fundo dos copos (está uma no canto inferior direito na imagem acima e no esquema apresentado no 1ºpost tem o número 18 ).
A folga é de 3mm, com um pneu 2.5, mais volumoso que o normal para a medida. Decidi por isso retirar as peças de plástico, que faziam com que a folga fosse de 7 em vez de 3mm, e substituí-las por umas borrachas em forma de meia esfera com furo justo para passar o veio. Na imagem acima as peças de borracha estão enfiadas nos veios, apesar de não se ver muito bem...
Caso me passe pela cabeça usar um pneu 3.0 tenho que verificar se há folga que chegue, mas não é muito provável, por isso...
-Como a mola é a mesma e o curso de 110mm é inferior ao anterior de 130 havia a possibilidade de bater no fundo com alguma facilidade se resolvesse abusar em saltos e drops. Para evitar que, no fim de curso, fosse bater em seco coloquei as peças de borracha descritas no parágrafo anterior.
Para tornar os últimos mm de curso mais progressivos, e ser mais difícil esgotar o curso, usei um cilindro de borracha retirado da XCR. Este cilindro de borracha, que fica por dentro da mola, é igual ao apresentado no esquema do 1ºpost, mas é um pouco mais comprido. É comprimido, no fim de curso, como se fosse uma mola auxiliar que só funciona nos últimos 18mm de curso.
Continua...
Já há algum tempo que andava com ideias de alterar a geometria da bicicleta. O ângulo da direcção estava bastante tombado e o centro pedaleiro ligeiramente elevado, como resultado do maior comprimento da suspensão com curso de 130mm. Até dá jeito para fazer umas descidas por terreno acidentado. No entanto, para subir ou fazer mais Kms, achei que um ângulo de direcção mais fechado e uma direcção mais baixa resultariam melhor. O quadro foi projectado para ser usado em Dual e 4X, não como uma hardtail de freeride.
Originalmente o quadro Sunn Le Saint era vendido com uma Marzocchi Z1 100mm:
Apesar de a perspectiva da foto não ser a melhor, vê-se que a Duro, em 130mm faz levantar a frente da bicicleta:
Parece-me que a Suntour Duro, em 110mm, não chega a ter os 10mm de comprimento a mais que a diferença de curso para a Marzocchi Z1 100mm faria adivinhar, por ter uma coroa mais baixa.
Pensei, por isso, em reduzir um pouco o curso para alterar a geometria. Após tirar algumas medidas, vi que era possível passar o curso a 110mm.
Por isso, desmontei tudo:
A foto não é grande coisa
Partindo das medidas originais de quando a suspensão fazia 100mm, com a mola original, tirei umas medidas e fiz umas contas:
-Espaçadores originais têm 30mm. Tive que fazer uns com 20mm para deixar o curso em 110mm. São os brancos que estão enfiados nos veios, ao lado dos originais, pretos.
-Do lado esquerdo, a mola original tem 230mm de comprimento. A mola mais mole, retirada da XCR, tem 260mm. Usando a tampa original teria que ficar com 130mm de curso. Acontece que a tampa que fiz não tem botão nem parafuso de pré carga, logo a mola iria assentar 22mm acima do ponto em que assentaria se usasse a tampa original. Por isso ainda tive que colocar uma anilha de plástico, com 2mm, no interior da tampa que fiz, para obter os 110mm de curso.
-Do lado direito(dentro da cartridge) a mola ficava 10mm mais curta que o desejável. Podia usar um espaçador com 10mm, mas decidi usar o botão de pré-carga desse lado, que com a pré carga no máximo faz 10mm de pré compressão.
- A tampa roscada do lado esquerdo tem 25.4mm de diâmetro interior e a mola(com 25.4 também) teria que entrar nesse furo, sem aperto. Portanto tive que "desbastar" a mola umas décimas de mm no diâmetro(com um disco de lixa e uma rebarbadora:twisted para que entrasse no interior da tampa roscada com uma folga adequada. Desbastei a mola apenas nos primeiros 60mm da parte de cima, pois o resto da mola não interfere com a tampa.
Imagem das molas e das tampas estão uns posts atrás e na foto de cima.
-Aproveitei para ver que folga ficava, entre a coroa e o pneu, com a suspensão no fundo, se removesse as peças de plástico branco do fundo dos copos (está uma no canto inferior direito na imagem acima e no esquema apresentado no 1ºpost tem o número 18 ).
A folga é de 3mm, com um pneu 2.5, mais volumoso que o normal para a medida. Decidi por isso retirar as peças de plástico, que faziam com que a folga fosse de 7 em vez de 3mm, e substituí-las por umas borrachas em forma de meia esfera com furo justo para passar o veio. Na imagem acima as peças de borracha estão enfiadas nos veios, apesar de não se ver muito bem...
Caso me passe pela cabeça usar um pneu 3.0 tenho que verificar se há folga que chegue, mas não é muito provável, por isso...
-Como a mola é a mesma e o curso de 110mm é inferior ao anterior de 130 havia a possibilidade de bater no fundo com alguma facilidade se resolvesse abusar em saltos e drops. Para evitar que, no fim de curso, fosse bater em seco coloquei as peças de borracha descritas no parágrafo anterior.
Para tornar os últimos mm de curso mais progressivos, e ser mais difícil esgotar o curso, usei um cilindro de borracha retirado da XCR. Este cilindro de borracha, que fica por dentro da mola, é igual ao apresentado no esquema do 1ºpost, mas é um pouco mais comprido. É comprimido, no fim de curso, como se fosse uma mola auxiliar que só funciona nos últimos 18mm de curso.
Continua...
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