Specialized Epic S-Works 2010

HaTrED

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Muito interessante este teu "pequeno avião", esteticamente irrepreensível!
Pessoalmente prefiro as SLR, opiniões, opiniões. Parabéns!
 

Hetfield

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Após passar uma bela tarde a fazer mais uns km com a bike, até tenho mais vontade de vir aqui escrever mais qualquer coisa. :)

No geral está tudo a funcionar bem, com uma pequena excepção para o pneu da frente que está teimoso em selar por completo. A primeira vez que saí com estas rodas e pneus começou logo mal porque o pneu da frente perdia muito ar por furos nas paredes laterais, que o líquido não tapava. Meti uma câmara fui andar e no dia a seguir lá fui à loja ver o que se passava. Desmontaram o pneu, trocaram o líquido da Joe's pelo No Tubes e apesar de continuarem a aparecer furinhos por todo o lado, o líquido desta vez fez o seu papel e lá vedou aquilo tudo. Hoje chego para ir andar e tinha o pneu em baixo. Enchi, abanei aquilo e lá vedou, mas comparado com o Racing Ralph que vedou à primeira e não perde nada, este está a dar mais trabalho.

Já agora e por falar em pneus, fica aqui o registo de pesagem:






A questão do espigão também acho que deverá ter mais a ver com a posição em que cada um está habituado a pedalar. Eu por acaso conheço várias pessoas com Epics e HTs com espigões rectos montados. Quanto à geometria ser pensada para o uso de espigão com recuo, não sei. Certo é que vem com eles de fábrica... Sinceramente não sei, acho que só experimentado mesmo.

nogueira.nuno: O Ax Europa que falas ainda é do mesmo dono mas agora está numa S-Works HT de 2010. ;)

Phalhas: Aquilo que dizes dos pratos Rotor também já me tinha levantado algumas dúvidas. Também não achei um salto muito grande do XX 39 que tinha para este 40, mas como tenho a cassete de 36 e antes tinha a de 32, baralha um bocado as contas.

cnunes: Podes perfeitamente instalar os pratos Rotor na tua pedaleira. Tens no entanto duas coisas a ter em atenção. Uma é a furação, tens que comprar a versão para XX que é a aranha que tens no teu pedaleiro. Outra é o desviador da frente. Não estou 100% certo porque me esqueci de perguntar na loja, mas acho que o desviador para usares o 40/27 tem que ser o XX para 42/28 e não o que tens.

HaTrED : As SLR ainda estão lá por casa para o que der e vier, mas a pelo que tenho visto estas vão ficar . :)
 

xman

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Boas,

Hetfield, parabéns pela maquina e tens ai uma boa base para ter uma maquina muito leve e super eficaz.
Já agora uma questão, esse RRon é 2.1?

Cumps.
X.
 

Hetfield

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O pneu é efectivamente um 2.1, quando o pesei também pensei logo que era a balança a ser simpática, mas como o peso do Ralph e das versões UST conferiam, talvez tenha tido sorte. :)

A questão do desviador, ainda não tive oportunidade de confirmar, mas não está esquecida.
 

xman

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Boas,

Obrigado pela resposta, realmente tiveste sorte com o peso do pneu. O ultimo que comprei, igual a esse, pesa 450g. :(

Cumps.
X.
 

Nozes

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Boas!

Grande máquina,xôr Hetfield!

No domingo na maratona do centro tive a oportunidade (durante quase 5h dá para muita coisa...) de reparar no funcionamento de algumas bikes,entre as quais algumas Epic's. É certo que as afinações do utilizador é que fazem a diferença,mas não vi nenhuma a bombear a subir,isso é certo :)

Gostos e preferências à parte,é uma excelente bicicleta,muito bem equipada e ainda com margem de manobra para chegar aos sub-8 :mrgreen:

Muito bom o peso do RoRo em 2.1,agora que é mesmo um 2.1...pude no outro dia atestar que estes modelos mais recentes "Tubeless Ready" são bastante mais largos que os meus (do ano passado),que são mais pro lado de 1.9. Penso que esta diferença se deva ao aparecimento da medida 1.85 na gama Schwalbe.
Anyway,até nos pneus não mudava nada!

Gostava de saber é mais sobre a suspensão...devias ter estado na maratona do Centro para eu ver isso a trabalhar :D

Alguns não saberão,mas fui feliz proprietário de uma Specialized (Stumjumper FSR XC) durante 7 anos,e não tenho nada a dizer.

Boa sorte com o maquinão!
 

Hetfield

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Boas,

A suspensão tem um funcionamento um pouco diferente, se já andaste com uma fox terralogic é muito semelhante. A sensação inicial que temos, se viermos duma suspensão sem válvula de inércia, é que aquilo é duro e não tem sensibilidade nenhuma. Há mesmo quem nunca se habitue e deteste este tipo de suspensão. No Forum espanhol há montes de Epics com SIDs Maguras, etc...
Eu como vinha duma Terralogic já não estranhei nada. Apenas meti a pressão recomendada para os meus 72Kg, regulei a sensibilidade do brain para um valor a meio da escala e depois disso ainda não fiz grandes experiências. Para mim está bom assim, tem-se sempre aquela sensação de pancada quando a suspensão (ou o amortecedor desbloqueia) mas a partir daí tem a sensibilidade desejável. Aliás para mim a grande vantagem que tenho visto na Epic em relação à HT é em zonas rolantes mas com piso irregular. Enquanto na HT ia ali a levar pancada e a compensar as irregularidades com o corpo, nesta consigo ir sentado a pedalar que o amortecedor faz o trabalho dele. Desculpa não te podar dar um maior feedback a este nível, mas a minha experiência com bikes FS resume-se a estes 4 meses com a Epic. :)

Quanto ao pneu, eu também acho que está mais largo. Tenho lá um 2.1 do ano passado (versão UST) e este assim à vista parece mais largo.

Não fui à Maratona do Centro realmente. Isto com os preparativos para a nossa maratona não está fácil. Mas vou a Alte, quem sabe nos encontramos por lá.

Abraço
 

Nozes

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Em Alte não me apanhas,maratonas agora provavelmente só Tábua,entretanto é só DH e talvez uma ou outra de XC...sim,eu vou a "todas"! :D
Estive em Alte há 4 anos,o percurso era porreiro mas com a dureza toda no fim,e parece que desde aí aquilo é mais estradões que outra coisa...isso para mim não dá.

Já experimentei por breves instantes uma F80X,e aquilo não me convenceu,não sei se estava mal afinada,mas levava a porrada toda nos braços e depois então a suspensão mexia...não fiquei cliente,mas também só andei 200 metros. Ah,e também experiementei uma Epic,e tive a oportunidade de poder regular o Brain,nas posições mais fechadas a sensação era a mesma,a pancada passa para as costas e só depois aquilo mexe...eficaz talvez,confortável nem perto.

Boas pedaladas
 
Last edited:

pimentoski

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uma epic convém estar afinada para o peso certo e com a sensibilidade pretendida para maximizar o comportamento, já andei em muitas bicicletas mas sem dúvida que a melhor bicicleta que alguma vez andei de longe, mas de muito longe mesmo é esta (a de um colega meu) s-works de 2010... também vim de uma rígida o que faz com que esteja habituado a bicicletas rijas mas a velocidade com que o brain (à frente e atrás), "liga" e "desliga" é impressionante... lembro-me de vir num estradão muito irregular e a bicicleta vir com a suspensão a funcionar, depois entrei em alcatrão e 1 segundo depois a bicicleta fica super rígida, impressionante... e a subir é aquela máquina... muitas vezes a subir gosto de ir atrás de epic's para as ver super bloqueadas sem mexer...
 

Hetfield

New Member
Boas,

Uma pequena actualização ao peso da bike. Consegui uma redução inesperada de 160g sem trocar nenhum componente:



O que se passou foi que ao desmontar a suspensão e amortecedor para manutenção verificou-se que o quadro tinha água no interior. Ao que parece ainda era alguma porque o resultado está à vista... :)

Resumindo tirei 160g a custo zero, ou seja o mesmo que retirararia trocando o espigão pelo desejado Ax-Lightness Deadalus que custa mais de 300€. :D
 

pimentoski

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que estranho essa água no quadro... normalmente os quadros costumam ter furos para evitar essas situações, estava entupido ou que?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
LOL...
Água malvada, que entra e não sai! Por acaso já me lembrei disso na minha, com a chuva e as lavagens e tal é provável que lá por dentro não esteja tão seco como eu penso.
 

Hetfield

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Mesmo com o furo ela entra e não sai. Já nos dois HT que tive isso aconteceu. O furo com a lama, pó, etc... entupia e a água não saía.
 

Dadupe

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Eu de vez em quando viro a minha bike de pernas pro ar e deixo-a ficar umas horas pra que a possível água saia. Costumo vir sempre dar com o selim molhado. lol
 

Marreiros

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Também tenho o cuidado de tempos a tempos meter a bike de pernas para o ar. ;) Já agora qual a tua opinião sobre a posição do aperto do espigão de selim? Sempre usei como tens montado na foto mas a malta anda a dizer que se deve montar ao contrário...
 

Duarte86Dias

New Member
Boas

Bela máquina sim senhor, pois essa questão da água o meu conselho é mesmo meteres a bike de pernas para o ar depois das lavagens, ou depois daquelas maratonas que nos fazem andar dentro das ribeiras com a agua pelo eixo pedaleiro.
Eu tenho um stump Ht de 2011 e o furo no eixo pedaleiro é minimo...logo após alguma sujidade deixa de cumprir a sua função...
Quanto á questão do Marreiros eu prendi-me com a mesma duvida e o que me disseram na loja foi montar com a abertura para o lado oposto da ranhura do quadro.... A meu ver não faz muito sentido já que todos os outros fabricantes montam da forma convencional.

Boas pedaladas e saude pra essa máquina e para o proprietário claro :D
 
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