Boas a todos,
Como frequentador assíduo deste espaço do Fórum, faltava-me apresentar também aqui a minha bike e sujeitá-la ao juízo crítico da comunidade weight weenie. Já a tenho desde Novembro do ano passado, mas a falta de tempo e sobretudo de paciência, foram-me impedindo de colocar aqui o devido tópico.
Como já viram pelo título do tópico, é mais uma Epic, como dirão decerto alguns... De facto após 15 anos de rígidas, tinha alguma vontade em experimentar uma suspensão-total e a Epic sempre me pareceu a que melhor se adequaria ao que pretendo de uma bicicleta. O negócio proporcionou-se e lá troquei a minha S-Works HT de 2008 por esta Epic.
Daquilo que tenho visto e apesar de gostar muito de quadros rígidos, acho que fiz uma boa opção, porque não perdi em rapidez (nalguns casos até acho que melhorei) e ganhei algum conforto. Confirma-se aquilo que me diziam sobre a Epic, o Brain funciona mesmo e a bike comporta-se como uma rígida quando o terreno o permite e como uma FS quando é necessário.
Mas vamos ao que interessa...
A bike na sua primeira configuração (foto acima) estava com 10,400Kg. Mais 400g que a rígida que tinha até então. O quadro como sabem, não é dos mais leves da classe e para atingir o sub-10 teria que forçosamente alterar alguns componentes.
A primeira troca foram os pedais XTR por uns X-Pedo XMF 08 TT que reduziram logo o peso total em quase 120g. Esta parte foi fácil porque já tinha uns anteriormente que foram para garantia e estes vieram de substituição. Mesmo assim, o sub-10 estava longe e foi aí que decidi que apesar da reconhecida fiabilidade das SLR e dos pneus UST, estava na altura de assumir alguns riscos e optar por algo mais leve. Analisei várias opções, ouvi algumas opiniões e optei por isto:
Uma montagem com aros ZTR Alpine, Cubos Tune King + Kong e raios Sapim Laser. Peso total (sem fita e válvulas) 1.305g. Um ganho considerável só nas rodas que associado à troca de pneus pela versão Tubeless Ready fez com que o objectivo fosse cumprido. A bike está actualmente com 9,880Kg. Ainda tem uma margem grande de redução de peso (há componentes que tem um peso nada WW...) mas para já é o que se pode arranjar...
A obrigatória foto na balança:
E agora a respectiva lista de componentes:
Quadro - Specialized S-Works Epic 2010 tamanho M
Suspensão - Specialized Future Shock E100
Caixa de Direcção - Cane Creek + Tampa BK Composites
Avanço - FSA OS 99 CSI
Guiador - FSA K-Force Light 580mm
Punhos - Specialized XC Locking
Shifters - SRAM XX
Desviador F - SRAM XX
Desviador T - SRAM XX
Cassete - SRAM XX 11-36 (11-32 na 1.ª versão)
Corrente - SRAM PC 1090 R
Pedaleira - S-Works com pratos Rotor Q-Rings 40/27 (SRAM XX 39-26 na 1.ª versão)
Travões - Hope Race X2 com discos de 160mm e Matchmaker
Aros - ZTR Alpine 32 Furos
Cubos - Tune King + Kong
Raios - Sapim Laser
Apertos - KCNC
Pneu F - Schwalbe Rocket Ron Evo 2.1 Tubeless Ready
Pneu T - Schwalbe Racing Ralph Evo 2.1 Tubeless Ready
Espigão de Selim - Specialized
Selim - Specialized Phenom SL
Para já fica a apresentação feita, mais tarde coloco uma análise mais completa e também mais umas fotos da bike.
Como frequentador assíduo deste espaço do Fórum, faltava-me apresentar também aqui a minha bike e sujeitá-la ao juízo crítico da comunidade weight weenie. Já a tenho desde Novembro do ano passado, mas a falta de tempo e sobretudo de paciência, foram-me impedindo de colocar aqui o devido tópico.
Como já viram pelo título do tópico, é mais uma Epic, como dirão decerto alguns... De facto após 15 anos de rígidas, tinha alguma vontade em experimentar uma suspensão-total e a Epic sempre me pareceu a que melhor se adequaria ao que pretendo de uma bicicleta. O negócio proporcionou-se e lá troquei a minha S-Works HT de 2008 por esta Epic.
Daquilo que tenho visto e apesar de gostar muito de quadros rígidos, acho que fiz uma boa opção, porque não perdi em rapidez (nalguns casos até acho que melhorei) e ganhei algum conforto. Confirma-se aquilo que me diziam sobre a Epic, o Brain funciona mesmo e a bike comporta-se como uma rígida quando o terreno o permite e como uma FS quando é necessário.
Mas vamos ao que interessa...
A bike na sua primeira configuração (foto acima) estava com 10,400Kg. Mais 400g que a rígida que tinha até então. O quadro como sabem, não é dos mais leves da classe e para atingir o sub-10 teria que forçosamente alterar alguns componentes.
A primeira troca foram os pedais XTR por uns X-Pedo XMF 08 TT que reduziram logo o peso total em quase 120g. Esta parte foi fácil porque já tinha uns anteriormente que foram para garantia e estes vieram de substituição. Mesmo assim, o sub-10 estava longe e foi aí que decidi que apesar da reconhecida fiabilidade das SLR e dos pneus UST, estava na altura de assumir alguns riscos e optar por algo mais leve. Analisei várias opções, ouvi algumas opiniões e optei por isto:
Uma montagem com aros ZTR Alpine, Cubos Tune King + Kong e raios Sapim Laser. Peso total (sem fita e válvulas) 1.305g. Um ganho considerável só nas rodas que associado à troca de pneus pela versão Tubeless Ready fez com que o objectivo fosse cumprido. A bike está actualmente com 9,880Kg. Ainda tem uma margem grande de redução de peso (há componentes que tem um peso nada WW...) mas para já é o que se pode arranjar...
A obrigatória foto na balança:
E agora a respectiva lista de componentes:
Quadro - Specialized S-Works Epic 2010 tamanho M
Suspensão - Specialized Future Shock E100
Caixa de Direcção - Cane Creek + Tampa BK Composites
Avanço - FSA OS 99 CSI
Guiador - FSA K-Force Light 580mm
Punhos - Specialized XC Locking
Shifters - SRAM XX
Desviador F - SRAM XX
Desviador T - SRAM XX
Cassete - SRAM XX 11-36 (11-32 na 1.ª versão)
Corrente - SRAM PC 1090 R
Pedaleira - S-Works com pratos Rotor Q-Rings 40/27 (SRAM XX 39-26 na 1.ª versão)
Travões - Hope Race X2 com discos de 160mm e Matchmaker
Aros - ZTR Alpine 32 Furos
Cubos - Tune King + Kong
Raios - Sapim Laser
Apertos - KCNC
Pneu F - Schwalbe Rocket Ron Evo 2.1 Tubeless Ready
Pneu T - Schwalbe Racing Ralph Evo 2.1 Tubeless Ready
Espigão de Selim - Specialized
Selim - Specialized Phenom SL
Para já fica a apresentação feita, mais tarde coloco uma análise mais completa e também mais umas fotos da bike.