Specialized Epic S-Works 2010

Hetfield

New Member
Boas a todos,

Como frequentador assíduo deste espaço do Fórum, faltava-me apresentar também aqui a minha bike e sujeitá-la ao juízo crítico da comunidade weight weenie. :) Já a tenho desde Novembro do ano passado, mas a falta de tempo e sobretudo de paciência, foram-me impedindo de colocar aqui o devido tópico.

Como já viram pelo título do tópico, é mais uma Epic, como dirão decerto alguns... :) De facto após 15 anos de rígidas, tinha alguma vontade em experimentar uma suspensão-total e a Epic sempre me pareceu a que melhor se adequaria ao que pretendo de uma bicicleta. O negócio proporcionou-se e lá troquei a minha S-Works HT de 2008 por esta Epic.

Daquilo que tenho visto e apesar de gostar muito de quadros rígidos, acho que fiz uma boa opção, porque não perdi em rapidez (nalguns casos até acho que melhorei) e ganhei algum conforto. Confirma-se aquilo que me diziam sobre a Epic, o Brain funciona mesmo e a bike comporta-se como uma rígida quando o terreno o permite e como uma FS quando é necessário.

Mas vamos ao que interessa...



A bike na sua primeira configuração (foto acima) estava com 10,400Kg. Mais 400g que a rígida que tinha até então. O quadro como sabem, não é dos mais leves da classe e para atingir o sub-10 teria que forçosamente alterar alguns componentes.

A primeira troca foram os pedais XTR por uns X-Pedo XMF 08 TT que reduziram logo o peso total em quase 120g. Esta parte foi fácil porque já tinha uns anteriormente que foram para garantia e estes vieram de substituição. Mesmo assim, o sub-10 estava longe e foi aí que decidi que apesar da reconhecida fiabilidade das SLR e dos pneus UST, estava na altura de assumir alguns riscos e optar por algo mais leve. Analisei várias opções, ouvi algumas opiniões e optei por isto:





Uma montagem com aros ZTR Alpine, Cubos Tune King + Kong e raios Sapim Laser. Peso total (sem fita e válvulas) 1.305g. Um ganho considerável só nas rodas que associado à troca de pneus pela versão Tubeless Ready fez com que o objectivo fosse cumprido. A bike está actualmente com 9,880Kg. Ainda tem uma margem grande de redução de peso (há componentes que tem um peso nada WW...) mas para já é o que se pode arranjar... :)



A obrigatória foto na balança:



E agora a respectiva lista de componentes:

Quadro - Specialized S-Works Epic 2010 tamanho M
Suspensão - Specialized Future Shock E100
Caixa de Direcção - Cane Creek + Tampa BK Composites
Avanço - FSA OS 99 CSI
Guiador - FSA K-Force Light 580mm
Punhos - Specialized XC Locking
Shifters - SRAM XX
Desviador F - SRAM XX
Desviador T - SRAM XX
Cassete - SRAM XX 11-36 (11-32 na 1.ª versão)
Corrente - SRAM PC 1090 R
Pedaleira - S-Works com pratos Rotor Q-Rings 40/27 (SRAM XX 39-26 na 1.ª versão)
Travões - Hope Race X2 com discos de 160mm e Matchmaker
Aros - ZTR Alpine 32 Furos
Cubos - Tune King + Kong
Raios - Sapim Laser
Apertos - KCNC
Pneu F - Schwalbe Rocket Ron Evo 2.1 Tubeless Ready
Pneu T - Schwalbe Racing Ralph Evo 2.1 Tubeless Ready
Espigão de Selim - Specialized
Selim - Specialized Phenom SL

Para já fica a apresentação feita, mais tarde coloco uma análise mais completa e também mais umas fotos da bike.
 

nogueira.nuno

Active Member
É sempre mais uma Epic mas nos pormenores é que há a diferença ;)

Parabéns de qualquer maneira pela aparição com a Bike e 9880gr para uma suspensão total com Tubless(mesmo sendo ready) e outros componentes como que "normais" é muito bom.
Sem duvida a Bike está muito bem equipada, os Tune, a Pedaleira S-Works, a Future Shock, Hope X2, Sram XX ;)

E já agora a pergunta da praxe, upgrades?




Ahh, envia lá um abraço ao Armando :)
 

Antonio73

New Member
Excelente máquina em todos os aspectos, linda, fiável, leve qb e com margem para descer ainda mais. Sem dúvida que à semelhança do meu HT S Works é dos quadros que mais gosto neste momento.
 

David Raquel

Active Member
Está lindíssima, Parabéns!!

Aliás, vindo de quem vem não esperava menos...ainda me lembro da tua Stumpjumper S-works em 2005 ou 2006 com a fox terralogic e o grupo xtr m960..fazia-me sonhar a tua bike ehehehehehe

Sou um fã incondicional da Epic há uns anos e não tenciono desfazer-me da minha nem por nada...é realmente um mundo à parte, como já tiveste oportunidade de ver!

É como dizes, tens ainda muita margem para baixar o peso (espigão/selim/punhos..?) mas a bike está excelente como está!

Tens muitos km com as rodas já? Como se está a portar o cubo traseiro? É mesmo verdade que os problemas com cubos tune acabaram?
E o pedaleiro? Confesso que tenho muita curiosidade em experimentar um a sério, é pena as medidas fora do standard...

Abraço e mais uma vez Parabéns!
 

FVA

New Member
Como não podia deixar de ser, está 5** ;)

O que dizes das rodas (v.s. SLR), agora que já testaste?
Ainda não a tinha visto com os Q-rings, ficou porreiro.

Quando a minha estiver sub-10, vou aproveitar o teu tópico para postar uma ou duas fotos (se não houver problema, claro!), assim escuso de criar outro tópico com mais uma Epic... ;)
Quanto a Upgrade's para fazer um "downgrade" ao peso, como já te tinha dito, e para já, era um Speedneedle Marathon... ... mas isto sou eu a ver se arranjo uma "cobaia" para o experimentar antes de mim... :D


Grd Abraço
 

GS67

Member
É apenas a minha bike favorita,e tb gosto das cores,equipamento "principal" muito bom.
Boas pedaladas !!!
 

Hetfield

New Member
Antes de mais obrigado pelos vossos comentários. Vindos de quem vem ainda tem mais valor. :)

Respondendo por partes às questões colocadas...

nogueira.nuno:

Antes de mais obrigado pelo ajuda na questão das rodas. Esclareceste-me algumas dúvidas importantes. Quanto a upgrades, estou a pensar em alguns, nomeadamente o espigão e talvez o selim. O espigão é uma questão complicada... já uso espigão com recuo à 5 anos, estou habituado a esta posição e tenho medo de estranhar a troca por um recto. O problema é que espigões de selim leves com recuo que me agradem não há muitos. O que me tira do sério é o Ax-Lightness Daedalus mas tem o inconveniente de custar mais de 350€. :)
O selim é outro caso que tenho q analisar muito bem. O que tenho é pesadote mas muito cofortável. Apesar de ouvir muitas opiniões positivas acerca do Tune Speedneedle, não me agrada particularmente. O Saevid S1 desperta-me mais a atenção. De qualquer forma, nunca comprarei nenhum sem o testar primeiro e isso por vezes não é fácil.
Depois destes dois componentes, quem sabe... mas para já são as minhas ideias para o médio prazo.

Antonio 73:

Quando vi um quadro igual ao teu ao vivo a primeira vez, quase me apeteceu voltar às rígidas. :) Espero que a tua situação da garantia se resolva pelo melhor.

David Raquel:

Quanto às rodas, ainda só tenho perto de 100km com elas. Tenho-as há pouco tempo. Ainda não posso falar muito acerca delas em termos de fiabilidade. Pelo que sei o problema do cepo dos Tune está resolvido, mas agora o tempo o dirá. Que as rodas tem um rolar espectacular é um facto.
O pedaleiro S-Works foi uma oportunidade que surgiu e que aproveitei. Devido às limitações de escolha neste campo que o quadro tem, estava um bocado indeciso acerca do que montar. A minha ideia inicial era o SRAM XX mas quando vi que para o instalar tinha que usar adaptadores e que nem sempre a coisa ficava a 100%desisti da ideia. Pensei no FSA K-Force e no Rotor 3D, mas entretanto surgiu este S-Works com pouco uso, rolamentos cerâmicos, um preço convidativo e ainda com a vantagem de ser o único que não precisava de alterar nada na montagem, foi a minha escolha. Vinha de um XTR M970 que é uma referência em termos de rigidez e funcionamento geral e devo dizer que não notei diferenças. Para mim tem apenas um inconveniente, mas isso é comum a todos os pedaleiros de carbono no BTT, as pedras fazem mossa com facilidade e com o tempo acredito que aquilo não vá ficar bonito de se ver. Fora isso 5 estrelas.

FVA:

Se quiseres até podemos criar um tópico conjunto tipo "Não é mais uma mas sim mais duas Epic" ou "Specialized Epic by Team Mortágua-Basi". :) As rodas é o que te disse hoje, so far so good, a bicileta está mais ágil, acelera com maior facilidade, vamos ver a continuação...

pimentoski:

Esta é a minha primeira bike com setup 2x10v. Não sabia bem a relação que melhor se iria adaptar à minha forma de pedalar. Inicialmente pensei montar pratos XX 42-28 com cassete 11-36. Como tendencialmente pedalo em força achei que seria o indicado. Acontece que os pratos XX de 42 dentes estavam esgotados e emprestaram-me estes 39-26 e uma cassete 11-32 para eu poder andar até vir o material. Achei que o 26 até nem era má ideia para subir certas paredes, mas o 39 às vezes parecia-me curto. Como o prato 42 nunca mais vinha, propuseram-me experimentar este Rotor 40-27 que por serem ovalizados tem uma relação equivalente a um 42-28. Até ver estou a gostar deste setup. Fiz a maratona de Arganil com eles, aquilo subia bem e nunca senti necessidade de mais leve. Não digo que naquelas paredes muito inclinadas não possa haver um dia que fique a pé, mas até ver tudo ok. :)
 

pimentoski

New Member
a geometria da specialized está estudada para ser usada com recuo no espigão, de certeza que trocando por um recto vais-te arrepender, eu fiz o mesmo na minha s-works HT mas foi um volta com espigão a direito e desisti logo da ideia... acho que nem precisava de dar um volta, foi só andar uns metros para perceber que tinha feito asneira... o que vale é que ainda tinha o espigão original e foi só voltar atrás...
 

Pedro MM

Member
Boas pimentoski!
Eu tenho uma opinião contrária à tua!
Tenho uma Specialized S-Works HT Carbon 2008.
Tinha um espigão Ritchey WCS com recuo e mudei para um espigão Extralite recto, e gosto muito mais!
Com o recto, pedalo praticaente alinhado com a pedaleia e sinto que a produtividade é superior!
São gostos!

Cumprimentos.
 

Phalhas

New Member
Boa tarde.

Embora "embirre", cada um tem as suas, um pouco com as bikes Specialized sou obrigado a dizer que têm aparecido por aqui várias propostas bem interessantes.

Esta Epic é mais uma...Parabéns.

Em relação à geometria e ao espigão, acho que há para aí muita confusão. Não acredito que a Spec desenhe quadros p determinado tipo de espigão, isso, acho, que tem a ver com a postura e as nossas "geometrias". Acho, repito...

Outra ideia que tenho lido algumas vezes tem a ver com os pratos q-rings que correspondem, por ser ovais, a dentições superiores. Acho puro engano e quem diz isso, acho eu, está a inventar, basta ler alguns comentários da Rotor num fórum espanhol ou mesmo os artigos do site deles. O prato de 27 corresponde efectivamente a um 27, um de 33 a um de 33 e assim acontece em todos. O resto e as "sensações" que temos ao usar uns pratos ovais é pura "sensação".

Mas claro, isto é a minha opinião, que disto de bikes percebo pouco...

Grande abraço e aproveita bem a bike que está é a pedir terreno duro...

Rui
 
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Pedro MM

Member
Aliás, eu tinha um com recuo e estava com medo de colocar um recto!
Neste momento, só posso dizer que foi a melhor coisa que fiz, em termos de substituições de espigões!
 

Dadupe

New Member
Segundo me disse um vendedor numa loja specialized, uma das poucas diferenças que há no epic 2011 para o 2010 é realmente o ângulo do tubo do espigão. É menos vertical o que permite a utilização de espigões rectos.

Mas foi só o que me venderam.

Parabéns com a máquina porque eu estou como o David Raquel diz que estava à uns anos relativamente a outra máquina tua. Só me faz sonhar em ter uma...
Já tive uma epic m5 e tenho imensas saudades daquilo. De momento tenha uma giant xtc c, mas pondero sinceramente (assim que juntar o guito) comprar um epic de carbono.
 

pimentoski

New Member
então desculpem a minha teoria do espigão, mas na minha foi da noite para o dia, quando comprei a stumpjumper s-works M5 vinha com recuo, dei umas voltas e depois fui meter o meu espigão recto (um thomson) e detestei... foi dar uma volta e voltei para o recuado, depois com a pancada do peso voltei a testar um KCNC recto mas não dá mesmo... acabei por comprar o KCNC recuado...
 

cnunes

Member
Boas Hetfield,

Sou possuidor de uma epic igual á tua, e tb está equipada com um pedaleiro s-works com pratos xx 39/26, mas breve vou necessitar de os trocar, devido ao desgaste. Este pedaleiro suporta bem outro tipo de pratos que não os que vêm montados, como os rotor ou os TA? Vi que na tua tens os rotor, não necessitas-te de qq adaptador? foi só montar? Já agora, qual a referência dos que montas-te? Nota-se muita diferença do 39/26, para o rotor 40/27, pois é precisamente essa mudança que estou a pensar.

Desculpa o interrogatório
Obrigado
Nunes
 
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