Dirt Rider
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Não, não é o último grito da tecnologia sobre duas rodas. Não conhece palavras tais como "carbono" ou "29er". Pela velocidade a que as novidades surgem no mundo deste nosso desporto, haverá quem diga que esta é uma bicicleta desactualizada, uma antiga campeã destinada apenas a ficar parada no seu canto da garagem, suplantada por novos modelos mais eficientes, rígidos, confortáveis e rápidos.
Hoje em dia, com a queda das rodas de 26 polegadas, é possível adquirir autênticas pechinchas no mercado de usados que pouco perdem para modelos mais recentes, estando ainda plenamente aptas para nos dar horas de divertimento nos nossos trilhos preferidos. A Epic é uma dessas bicicletas, que por muito que os anos passem nunca perdem o seu encanto e despertam sempre olhares e a curiosidade daqueles com quem se cruzam.
Esta é a menina que me tem acompanhado ao longo dos últimos três anos, após ter vendido a minha Vag (http://www.forumbtt.net/showthread.php?24504-Vag-Predator-Hist%F3ria-e-Review-by-Jo%E3o-Silva). Considero portanto estar apto a escrever este review e dar-vos a conhecer em maior detalhe a minha companheira de pedaladas.
Specialized Epic Expert M5 2009: review by João Silva
Para o ano de 2009 a Specialized resolveu redesenhar por completo o seu modelo de suspensão total para XC, passando agora o amortecedor a ocupar a posição central no quadro, ao invés do antigo sistema em que o amortecedor estava colocado na escora. Em consequência, esta "nova" Epic tem uma melhor distribuição de peso e um aspecto, a meu ver, mais apelativo, com linhas suaves e agradáveis à vista, já não despertando o mesmo sentimento de "estranheza" associado aos modelos anteriores. Tal como sempre, manteve-se o característico sistema Brain de bloqueio automático do amortecedor, que é sem dúvida uma característica que define estas bicicletas e as torna ainda mais especiais.
Componentes
Começando pela suspensão, tenho montada uma Sid Race de 2009 com 100mm de curso. O modelo é bem conhecido e sobre a sua performance só tenho a dizer que é super suave e proporciona um amortecimento muito progressivo, sendo praticamente impossível esgotar o curso desta suspensão quando esta esteja afinada correctamente. Mostra-se super competente para manter a frente controlada durante descidas irregulares e apresenta uma sensibilidade às pequenas irregularidades que considero muito satisfatória, ajudando a tornar a bicicleta bastante confortável e agradável de conduzir.
Ao nível de regulações, conta com um ajuste de compressão que é também o comando de bloqueio (com regulação de intensidade), rebound e pré-carga de ar, através do sistema dual-air da RockShox.
Encarregado da traseira encontramos o amortecedor FutureShock, específico para a bicicleta e que conta com o sistema Brain, localizado numa unidade localizada junto ao cubo traseiro. Permite a regulação do rebound e também da intensidade do Brain, que pode ser definido para a firmeza máxima ou então desligado completamente, havendo várias posições intermédias possibilitadas pelo 20 "clicks" de regulação.
Ao nível das rodas a marca dominante é a Dt Swiss, sendo compostas por um aro XR 350 e cubo Dt Swiss 370 na traseira e aro XR 4.2D e cubo Specialized Stout na frente. Nada a dizer sobre este conjunto excepto que se mostrou sempre fiável em todas as situações e com um rolar suave. O peso do conjunto ronda as 1750 gramas. Estão vestidas com um par de pneus Schwalbe Racing Ralph, uma óptima escolha para pneus leves e com um piso que se adapta bem à maior parte dos terrenos, fazendo deles os meus pneus de eleição.
Ao nível da transmissão reina uma mistura de marcas que formam um conjunto acima de tudo fiável e com um funcionamento silencioso e irrepreensível. A acção dos shifters Sram X9 em conjunto com os desviadores sram X0 (atrás) e Shimano SLX (frente) é suave e precisa, não havendo falhas ou desafinações a reportar. A pedaleira de três pratos é uma Shimano XT que só posso descrever como sendo à prova de bala. Desliza sobre rolamentos também da Shimano que continuam suaves como quando a bicicleta veio para mim. Ao nível da cassete a Shimano aparece de novo, "casada" com uma corrente KMC X9.
Encarregues da travagem estão uns travões Avid Elixir SLC, com manetes em carbono. Mordem em discos de 140mm na traseira (Ashima AirRotor) e de 160mm na frente (A2Z) e a travagem é suficiente, mas deixa algo a desejar em algumas situações nas quais um pouco mais de potência seria desejável. São um ponto que considero que poderia ser melhorado e um upgrade que planeio realizar no futuro.
O resto dos periféricos são fornecidos pela Specialized e nunca tive queixas dos mesmos. São componentes acima de tudo fiáveis e que servem bem o seu propósito, pelo que não vejo urgência em trocá-los. No entanto, penso que um guiador um pouco mais largo seria um bom upgrade.
No terreno
Bom, o que dizer em concreto sobre o comportamento desta Epic? Vindo de um quadro rígido de gama baixa a primeira impressão com que fiquei foi a de que este quadro, com um triângulo dianteiro mais longo, me serve melhor apesar de o avanço ser 10 milímetros mais curto. E este é um benefício que se faz notar após algumas horas em cima do selim, em que a postura mais correcta evita que sujam dores causadas pela fadiga. Posto isto, noto também que quando é hora de atacar as descidas, tudo parece mais fácil e o avanço de 90 milímetros em conjunto com o guiador sobrelevado certamente que desempenham aqui um papel fulcral. Esta bicicleta, com esta montagem que não prima por ser super "racing" acaba por ser surpreendentemente dócil e ágil, sempre fácil de colocar na linha certa. A Sid e o amortecedor FutureShock tratam de lidar com os impactos, contribuindo para manter tudo bem previsível e controlável.
Falando do amortecedor, creio ser adequado fornecer uma opinião mais detalhada sobre o mesmo, principalmente no que diz respeito ao carismático sistema Brain. De acordo com a specialized, este sistema bloqueia a roda traseira automaticamente quando o terreno é suave, mas torna-se activo assim que a válvula de inércia localizada junto ao cubo detecta um impacto proveniente do terreno. Tudo isto é verdade, mas não posso dizer que seja um mar de rosas. É verdade que o Brain contribui para dar à Epic alguma firmeza que faz com que esta se comporte mais como uma rígida, evitando-se o bombeio excessivo, mas também é verdade que, quando o sistema está activo, a sensibilidade da traseira sai afectada em todas as situações e a resposta não é tão boa como a que obtemos numa bicicleta de suspensão total em que não há sistemas anti-bombeio. Há impactos que não geram força suficiente para activar o Brain, o que faz com que o amortecedor use apenas alguns milímetros de curso, resultando numa sensação de "rígida mais confortável". O que existe aqui é um compromisso, em que se troca a sensibilidade e o conforto por uma plataforma que limita bastante o movimento da suspensão. No entanto, quando a bicicleta recebe um impacto maior, é possível sentir a válvula de inércia a desbloquear o amortecedor, o que lhe permite utilizar todo o curso, comportando-se como uma verdadeira suspensão total.
Resta-me falar do comportamento em subida. Pelo que disse anteriormente, a firmeza da suspensão traseira da Epic torna-a quase tão eficaz a subir como uma bicicleta rígida, tendo no entanto algum conforto e tracção acrescidos. A posição de condução não é excessivamente relaxada, pelo que não há grande tendência para a roda da frente levantar, sendo portanto fácil de controlar nas subidas mais técnicas. O peso de cerca de 11.750 g com os componentes apresentados está longe de ser super leve, sendo um dos factores que mais limitam as capacidades de subida desta bicicleta (isso e o meu "fitness" invejável :roll.
Concluindo, esta é uma bicicleta super capaz e que ainda dá cartas nos trilhos, sendo eficaz, composta e super divertida. Não faço planos de a substituir num futuro próximo, pelo que continuará a ser a minha companheira nos trilhos.
Fica a lista de componentes:
Quadro: Specialized Epic Expert M5
Suspensão: RockShox Sid Race
Rodas: Dt Swiss XR 350 com cubo Dt Swiss 370 (traseira)
Dt Swiss XR 4.2 D com cubo Specialized Stout (frente)
Pneus: Schwalbe Racing Ralph Evo
Guiador: Specialized XC
Avanço: Specialized 90mm
Espigão: Specialized
Punhos: Espuma (sem marca, semelhantes aos Ritchey WCS)
Shifters: Sram X9
Desviador Fr: Shimano SLX
Desviador Tr: Sram X0
Selim: Specialized Phenom 130mm
Pedaleira: Shimano XT
Pedais: Shimano PD-M520
Travões: Avid Elixir SLC
Cassete: Shimano CS HG-61
Corrente: KMC X9
E é isto. Espero que gostem desta minha modesta análise e aguardo as vossas críticas e pontos a melhorar. Um grande abraço para todos .
Hoje em dia, com a queda das rodas de 26 polegadas, é possível adquirir autênticas pechinchas no mercado de usados que pouco perdem para modelos mais recentes, estando ainda plenamente aptas para nos dar horas de divertimento nos nossos trilhos preferidos. A Epic é uma dessas bicicletas, que por muito que os anos passem nunca perdem o seu encanto e despertam sempre olhares e a curiosidade daqueles com quem se cruzam.
Esta é a menina que me tem acompanhado ao longo dos últimos três anos, após ter vendido a minha Vag (http://www.forumbtt.net/showthread.php?24504-Vag-Predator-Hist%F3ria-e-Review-by-Jo%E3o-Silva). Considero portanto estar apto a escrever este review e dar-vos a conhecer em maior detalhe a minha companheira de pedaladas.
Specialized Epic Expert M5 2009: review by João Silva
Para o ano de 2009 a Specialized resolveu redesenhar por completo o seu modelo de suspensão total para XC, passando agora o amortecedor a ocupar a posição central no quadro, ao invés do antigo sistema em que o amortecedor estava colocado na escora. Em consequência, esta "nova" Epic tem uma melhor distribuição de peso e um aspecto, a meu ver, mais apelativo, com linhas suaves e agradáveis à vista, já não despertando o mesmo sentimento de "estranheza" associado aos modelos anteriores. Tal como sempre, manteve-se o característico sistema Brain de bloqueio automático do amortecedor, que é sem dúvida uma característica que define estas bicicletas e as torna ainda mais especiais.
Componentes
Começando pela suspensão, tenho montada uma Sid Race de 2009 com 100mm de curso. O modelo é bem conhecido e sobre a sua performance só tenho a dizer que é super suave e proporciona um amortecimento muito progressivo, sendo praticamente impossível esgotar o curso desta suspensão quando esta esteja afinada correctamente. Mostra-se super competente para manter a frente controlada durante descidas irregulares e apresenta uma sensibilidade às pequenas irregularidades que considero muito satisfatória, ajudando a tornar a bicicleta bastante confortável e agradável de conduzir.
Ao nível de regulações, conta com um ajuste de compressão que é também o comando de bloqueio (com regulação de intensidade), rebound e pré-carga de ar, através do sistema dual-air da RockShox.
Encarregado da traseira encontramos o amortecedor FutureShock, específico para a bicicleta e que conta com o sistema Brain, localizado numa unidade localizada junto ao cubo traseiro. Permite a regulação do rebound e também da intensidade do Brain, que pode ser definido para a firmeza máxima ou então desligado completamente, havendo várias posições intermédias possibilitadas pelo 20 "clicks" de regulação.
Ao nível das rodas a marca dominante é a Dt Swiss, sendo compostas por um aro XR 350 e cubo Dt Swiss 370 na traseira e aro XR 4.2D e cubo Specialized Stout na frente. Nada a dizer sobre este conjunto excepto que se mostrou sempre fiável em todas as situações e com um rolar suave. O peso do conjunto ronda as 1750 gramas. Estão vestidas com um par de pneus Schwalbe Racing Ralph, uma óptima escolha para pneus leves e com um piso que se adapta bem à maior parte dos terrenos, fazendo deles os meus pneus de eleição.
Ao nível da transmissão reina uma mistura de marcas que formam um conjunto acima de tudo fiável e com um funcionamento silencioso e irrepreensível. A acção dos shifters Sram X9 em conjunto com os desviadores sram X0 (atrás) e Shimano SLX (frente) é suave e precisa, não havendo falhas ou desafinações a reportar. A pedaleira de três pratos é uma Shimano XT que só posso descrever como sendo à prova de bala. Desliza sobre rolamentos também da Shimano que continuam suaves como quando a bicicleta veio para mim. Ao nível da cassete a Shimano aparece de novo, "casada" com uma corrente KMC X9.
Encarregues da travagem estão uns travões Avid Elixir SLC, com manetes em carbono. Mordem em discos de 140mm na traseira (Ashima AirRotor) e de 160mm na frente (A2Z) e a travagem é suficiente, mas deixa algo a desejar em algumas situações nas quais um pouco mais de potência seria desejável. São um ponto que considero que poderia ser melhorado e um upgrade que planeio realizar no futuro.
O resto dos periféricos são fornecidos pela Specialized e nunca tive queixas dos mesmos. São componentes acima de tudo fiáveis e que servem bem o seu propósito, pelo que não vejo urgência em trocá-los. No entanto, penso que um guiador um pouco mais largo seria um bom upgrade.
No terreno
Bom, o que dizer em concreto sobre o comportamento desta Epic? Vindo de um quadro rígido de gama baixa a primeira impressão com que fiquei foi a de que este quadro, com um triângulo dianteiro mais longo, me serve melhor apesar de o avanço ser 10 milímetros mais curto. E este é um benefício que se faz notar após algumas horas em cima do selim, em que a postura mais correcta evita que sujam dores causadas pela fadiga. Posto isto, noto também que quando é hora de atacar as descidas, tudo parece mais fácil e o avanço de 90 milímetros em conjunto com o guiador sobrelevado certamente que desempenham aqui um papel fulcral. Esta bicicleta, com esta montagem que não prima por ser super "racing" acaba por ser surpreendentemente dócil e ágil, sempre fácil de colocar na linha certa. A Sid e o amortecedor FutureShock tratam de lidar com os impactos, contribuindo para manter tudo bem previsível e controlável.
Falando do amortecedor, creio ser adequado fornecer uma opinião mais detalhada sobre o mesmo, principalmente no que diz respeito ao carismático sistema Brain. De acordo com a specialized, este sistema bloqueia a roda traseira automaticamente quando o terreno é suave, mas torna-se activo assim que a válvula de inércia localizada junto ao cubo detecta um impacto proveniente do terreno. Tudo isto é verdade, mas não posso dizer que seja um mar de rosas. É verdade que o Brain contribui para dar à Epic alguma firmeza que faz com que esta se comporte mais como uma rígida, evitando-se o bombeio excessivo, mas também é verdade que, quando o sistema está activo, a sensibilidade da traseira sai afectada em todas as situações e a resposta não é tão boa como a que obtemos numa bicicleta de suspensão total em que não há sistemas anti-bombeio. Há impactos que não geram força suficiente para activar o Brain, o que faz com que o amortecedor use apenas alguns milímetros de curso, resultando numa sensação de "rígida mais confortável". O que existe aqui é um compromisso, em que se troca a sensibilidade e o conforto por uma plataforma que limita bastante o movimento da suspensão. No entanto, quando a bicicleta recebe um impacto maior, é possível sentir a válvula de inércia a desbloquear o amortecedor, o que lhe permite utilizar todo o curso, comportando-se como uma verdadeira suspensão total.
Resta-me falar do comportamento em subida. Pelo que disse anteriormente, a firmeza da suspensão traseira da Epic torna-a quase tão eficaz a subir como uma bicicleta rígida, tendo no entanto algum conforto e tracção acrescidos. A posição de condução não é excessivamente relaxada, pelo que não há grande tendência para a roda da frente levantar, sendo portanto fácil de controlar nas subidas mais técnicas. O peso de cerca de 11.750 g com os componentes apresentados está longe de ser super leve, sendo um dos factores que mais limitam as capacidades de subida desta bicicleta (isso e o meu "fitness" invejável :roll.
Concluindo, esta é uma bicicleta super capaz e que ainda dá cartas nos trilhos, sendo eficaz, composta e super divertida. Não faço planos de a substituir num futuro próximo, pelo que continuará a ser a minha companheira nos trilhos.
Fica a lista de componentes:
Quadro: Specialized Epic Expert M5
Suspensão: RockShox Sid Race
Rodas: Dt Swiss XR 350 com cubo Dt Swiss 370 (traseira)
Dt Swiss XR 4.2 D com cubo Specialized Stout (frente)
Pneus: Schwalbe Racing Ralph Evo
Guiador: Specialized XC
Avanço: Specialized 90mm
Espigão: Specialized
Punhos: Espuma (sem marca, semelhantes aos Ritchey WCS)
Shifters: Sram X9
Desviador Fr: Shimano SLX
Desviador Tr: Sram X0
Selim: Specialized Phenom 130mm
Pedaleira: Shimano XT
Pedais: Shimano PD-M520
Travões: Avid Elixir SLC
Cassete: Shimano CS HG-61
Corrente: KMC X9
E é isto. Espero que gostem desta minha modesta análise e aguardo as vossas críticas e pontos a melhorar. Um grande abraço para todos .
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