Specialized Epic Expert M5 2009: review by João Silva

Não, não é o último grito da tecnologia sobre duas rodas. Não conhece palavras tais como "carbono" ou "29er". Pela velocidade a que as novidades surgem no mundo deste nosso desporto, haverá quem diga que esta é uma bicicleta desactualizada, uma antiga campeã destinada apenas a ficar parada no seu canto da garagem, suplantada por novos modelos mais eficientes, rígidos, confortáveis e rápidos.
Hoje em dia, com a queda das rodas de 26 polegadas, é possível adquirir autênticas pechinchas no mercado de usados que pouco perdem para modelos mais recentes, estando ainda plenamente aptas para nos dar horas de divertimento nos nossos trilhos preferidos. A Epic é uma dessas bicicletas, que por muito que os anos passem nunca perdem o seu encanto e despertam sempre olhares e a curiosidade daqueles com quem se cruzam.
Esta é a menina que me tem acompanhado ao longo dos últimos três anos, após ter vendido a minha Vag (http://www.forumbtt.net/showthread.php?24504-Vag-Predator-Hist%F3ria-e-Review-by-Jo%E3o-Silva). Considero portanto estar apto a escrever este review e dar-vos a conhecer em maior detalhe a minha companheira de pedaladas.

Specialized Epic Expert M5 2009: review by João Silva

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Para o ano de 2009 a Specialized resolveu redesenhar por completo o seu modelo de suspensão total para XC, passando agora o amortecedor a ocupar a posição central no quadro, ao invés do antigo sistema em que o amortecedor estava colocado na escora. Em consequência, esta "nova" Epic tem uma melhor distribuição de peso e um aspecto, a meu ver, mais apelativo, com linhas suaves e agradáveis à vista, já não despertando o mesmo sentimento de "estranheza" associado aos modelos anteriores. Tal como sempre, manteve-se o característico sistema Brain de bloqueio automático do amortecedor, que é sem dúvida uma característica que define estas bicicletas e as torna ainda mais especiais.

Componentes

Começando pela suspensão, tenho montada uma Sid Race de 2009 com 100mm de curso. O modelo é bem conhecido e sobre a sua performance só tenho a dizer que é super suave e proporciona um amortecimento muito progressivo, sendo praticamente impossível esgotar o curso desta suspensão quando esta esteja afinada correctamente. Mostra-se super competente para manter a frente controlada durante descidas irregulares e apresenta uma sensibilidade às pequenas irregularidades que considero muito satisfatória, ajudando a tornar a bicicleta bastante confortável e agradável de conduzir.

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Ao nível de regulações, conta com um ajuste de compressão que é também o comando de bloqueio (com regulação de intensidade), rebound e pré-carga de ar, através do sistema dual-air da RockShox.

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Encarregado da traseira encontramos o amortecedor FutureShock, específico para a bicicleta e que conta com o sistema Brain, localizado numa unidade localizada junto ao cubo traseiro. Permite a regulação do rebound e também da intensidade do Brain, que pode ser definido para a firmeza máxima ou então desligado completamente, havendo várias posições intermédias possibilitadas pelo 20 "clicks" de regulação.

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Ao nível das rodas a marca dominante é a Dt Swiss, sendo compostas por um aro XR 350 e cubo Dt Swiss 370 na traseira e aro XR 4.2D e cubo Specialized Stout na frente. Nada a dizer sobre este conjunto excepto que se mostrou sempre fiável em todas as situações e com um rolar suave. O peso do conjunto ronda as 1750 gramas. Estão vestidas com um par de pneus Schwalbe Racing Ralph, uma óptima escolha para pneus leves e com um piso que se adapta bem à maior parte dos terrenos, fazendo deles os meus pneus de eleição.

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Ao nível da transmissão reina uma mistura de marcas que formam um conjunto acima de tudo fiável e com um funcionamento silencioso e irrepreensível. A acção dos shifters Sram X9 em conjunto com os desviadores sram X0 (atrás) e Shimano SLX (frente) é suave e precisa, não havendo falhas ou desafinações a reportar. A pedaleira de três pratos é uma Shimano XT que só posso descrever como sendo à prova de bala. Desliza sobre rolamentos também da Shimano que continuam suaves como quando a bicicleta veio para mim. Ao nível da cassete a Shimano aparece de novo, "casada" com uma corrente KMC X9.

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Encarregues da travagem estão uns travões Avid Elixir SLC, com manetes em carbono. Mordem em discos de 140mm na traseira (Ashima AirRotor) e de 160mm na frente (A2Z) e a travagem é suficiente, mas deixa algo a desejar em algumas situações nas quais um pouco mais de potência seria desejável. São um ponto que considero que poderia ser melhorado e um upgrade que planeio realizar no futuro.

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O resto dos periféricos são fornecidos pela Specialized e nunca tive queixas dos mesmos. São componentes acima de tudo fiáveis e que servem bem o seu propósito, pelo que não vejo urgência em trocá-los. No entanto, penso que um guiador um pouco mais largo seria um bom upgrade.

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No terreno

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Bom, o que dizer em concreto sobre o comportamento desta Epic? Vindo de um quadro rígido de gama baixa a primeira impressão com que fiquei foi a de que este quadro, com um triângulo dianteiro mais longo, me serve melhor apesar de o avanço ser 10 milímetros mais curto. E este é um benefício que se faz notar após algumas horas em cima do selim, em que a postura mais correcta evita que sujam dores causadas pela fadiga. Posto isto, noto também que quando é hora de atacar as descidas, tudo parece mais fácil e o avanço de 90 milímetros em conjunto com o guiador sobrelevado certamente que desempenham aqui um papel fulcral. Esta bicicleta, com esta montagem que não prima por ser super "racing" acaba por ser surpreendentemente dócil e ágil, sempre fácil de colocar na linha certa. A Sid e o amortecedor FutureShock tratam de lidar com os impactos, contribuindo para manter tudo bem previsível e controlável.

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Falando do amortecedor, creio ser adequado fornecer uma opinião mais detalhada sobre o mesmo, principalmente no que diz respeito ao carismático sistema Brain. De acordo com a specialized, este sistema bloqueia a roda traseira automaticamente quando o terreno é suave, mas torna-se activo assim que a válvula de inércia localizada junto ao cubo detecta um impacto proveniente do terreno. Tudo isto é verdade, mas não posso dizer que seja um mar de rosas. É verdade que o Brain contribui para dar à Epic alguma firmeza que faz com que esta se comporte mais como uma rígida, evitando-se o bombeio excessivo, mas também é verdade que, quando o sistema está activo, a sensibilidade da traseira sai afectada em todas as situações e a resposta não é tão boa como a que obtemos numa bicicleta de suspensão total em que não há sistemas anti-bombeio. Há impactos que não geram força suficiente para activar o Brain, o que faz com que o amortecedor use apenas alguns milímetros de curso, resultando numa sensação de "rígida mais confortável". O que existe aqui é um compromisso, em que se troca a sensibilidade e o conforto por uma plataforma que limita bastante o movimento da suspensão. No entanto, quando a bicicleta recebe um impacto maior, é possível sentir a válvula de inércia a desbloquear o amortecedor, o que lhe permite utilizar todo o curso, comportando-se como uma verdadeira suspensão total.

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Resta-me falar do comportamento em subida. Pelo que disse anteriormente, a firmeza da suspensão traseira da Epic torna-a quase tão eficaz a subir como uma bicicleta rígida, tendo no entanto algum conforto e tracção acrescidos. A posição de condução não é excessivamente relaxada, pelo que não há grande tendência para a roda da frente levantar, sendo portanto fácil de controlar nas subidas mais técnicas. O peso de cerca de 11.750 g com os componentes apresentados está longe de ser super leve, sendo um dos factores que mais limitam as capacidades de subida desta bicicleta (isso e o meu "fitness" invejável :roll:).

Concluindo, esta é uma bicicleta super capaz e que ainda dá cartas nos trilhos, sendo eficaz, composta e super divertida. Não faço planos de a substituir num futuro próximo, pelo que continuará a ser a minha companheira nos trilhos.

Fica a lista de componentes:

Quadro: Specialized Epic Expert M5
Suspensão: RockShox Sid Race
Rodas: Dt Swiss XR 350 com cubo Dt Swiss 370 (traseira)
Dt Swiss XR 4.2 D com cubo Specialized Stout (frente)
Pneus: Schwalbe Racing Ralph Evo
Guiador: Specialized XC
Avanço: Specialized 90mm
Espigão: Specialized
Punhos: Espuma (sem marca, semelhantes aos Ritchey WCS)
Shifters: Sram X9
Desviador Fr: Shimano SLX
Desviador Tr: Sram X0
Selim: Specialized Phenom 130mm
Pedaleira: Shimano XT
Pedais: Shimano PD-M520
Travões: Avid Elixir SLC
Cassete: Shimano CS HG-61
Corrente: KMC X9

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E é isto. Espero que gostem desta minha modesta análise e aguardo as vossas críticas e pontos a melhorar. Um grande abraço para todos :cool:.
 
Last edited:
Bela análise, eu também sou proprietário de uma bicicleta roda 26, e como tu, para o o que faço é mais que suficiente.
Grandes negócios encontra-se por aí. Vai continuando a relatares progressos da máquina.
 

davidream

Active Member
bOAS!
Bom relato da tua experiência com a bike;) demonstra bem o prazer que tens de andar e da tua "montada" claro:#1:

Pessoalmente tb acho que a questão das 29" (new) ou 26" (old) nem vale a pena chamar á coação,cada pessoa estando feliz com o que tem é para mim o mais importante:yeah: ( a gente faz isto por que gosta de andar de bicicleta não é? :confused: ):mrgreen:

Quanto á tua bike é mesmo isso! andar com força,aproveitar a FS em todo o seu explendor:D o material actual não compromete muito pelo contrário, por isso siga pedalar ;)


OBS: A situação do Brain para mim causa sempre algum melindre, pois acho que no final das contas é sempre uma questão de escolhas/concessões... um dos pontos que eu tenho como muito relevante, são os custos de manutenção e aí....:fpalm:

Cumps!!
 
É verdade que o Brain tem esse senão, davidream. Por enquanto o meu tem-se portado bem e tem sido fiável a 100%, mas sei que quando precisar de lhe fazer alguma manutenção a despesa vai ser grande :roll:.

E para não ser só fotos com ela limpinha, fica aqui uma depois de uma volta com muita lama:

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Abraço
 

lucard

Member
Uma bela bike, uma bela review e uma boa camada da protetora de lama em cima. What else? :D

Isso agora é dar-lhe uns Klms em cima!
 
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